Lilian Novack Silva


Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Geografia

2007 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I SEMANA ACADEMICA.ÁREA FRONTEIRIÇA DE MATO GROSSO E BOLÍVIA: IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS ARTICULAÇÕES E INTERAÇÕES SOCIAS E ECONÔMICAS NA ZONA DE FRONTEIRA DE PARTE DO MUNICÍPIO DE CÁCERES NO BRASIL, COM A PROVÍNCIA DE ANGEL SANDOVAL NA BOLÍVIA.. 2010. (Seminário).

OFICINA DE TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA. 2010. (Oficina).

semana do professor de geografia.I semana do prfessor de geografia. 2009. (Seminário).

XVI Seminario de Iniciaçao Cientifica.Atividades Alternativas e de Subsistencia nos Municípios Fronteiriços da pré-Amazônia Matogrossense: Aspectos Econômicos e Sociais. 2008. (Seminário).

II Seminario da Pos-Graduaçao em Geografia.. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Tereza Cristina Cardoso de Souza-Higa

: Produção de comodities nos Municípios fronteiriços da pré-amazônia mato-grossense: Aspectos econômicos e alternativas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado Em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tereza Cristina Cardoso de Souza-Higa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. N. ; HIGA, T.C.S. . Atividades Alternativas e de Subsistência nos Municipios Fronteiriços da pré-Amazônia Mato-grossense: Aspectos Econômicos e Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HIGA, T.C.S. ; SILVA, L. N. . ÁREA FRONTEIRIÇA DE MATO GROSSO E BOLÍVIA: CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DA ZONA DE FRONTEIRA DE PARTE DO MUNICÍPIO DE CÁCERES NO BRASIL, COM A PROVÍNCIA DE ANGEL SANDOVAL NA BOLÍVIA.. 2009. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Area fronteiriça de Mato-Grosso e Bolivia: Identificação e analise das articulaçoes e interaçoes sociais e economicas na Zona de Fronteira de parte do municipio de Caceres no Brasil, com a provincia de Angel Sandoval na Bolivia., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lilian Novack Silva - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    ÁREA FRONTEIRIÇA DE MATO GROSSO E BOLÍVIA: CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DA ZONA DE FRONTEIRA DE PARTE DO MUNICÍPIO DE CÁCERES NO BRASIL, COM A PROVÍNCIA DE ANGEL SANDOVAL NA BOLÍVIA., Descrição: Este trabalho refere-se à análise feita sobre características ocupacionais e produtivas de parte da zona de fronteira do município de Cáceres no Brasil e a província de Angel Sandoval na Bolívia, nas proximidades do destacamento Corixa. Na realização desta pesquisa objetivou-se efetuar o levantamento do uso da terra da área proposta para estudo, assim como proceder a análise de suas características ocupacionais e produtivas. A primeira fase do trabalho envolveu a revisão bibliográfica e o levantamento de dados secundários. Na fase seguinte foram realizados o trabalho de campo e a coleta de dados e informações in loco. A terceira etapa envolveu a análise dos dados e na quarta e última fase foi elaborado o relatório da pesquisa. Destaca-se a escassez de informações bibliográficas e de dados estatísticos específicos sobre a área objeto deste estudo, os quais, quando disponíveis, se referem ao município ou à microrregião. Desta forma, o trabalho de campo se constitui na principal fonte de informações da pesquisa. Com relação ao levantamento do uso da terra na área fronteiriça de Cáceres, constatou-se presença de um grande número de projetos de assentamentos, nos quais a intensidade ocupacional é variável, respondendo às tradições e experiências de vida dos assentados, suas condições financeiras e as potencialidades de cada gleba. Em relação à potencialidade de ocupação, chama-se a atenção para os projetos de assentamentos situados nas proximidades do Destacamento Corixa, ao longo da rodovia Cáceres San Matias, nos quais as dificuldades de acesso a água têm limitado a utilização agropecuária, exceto no período das chuvas. A gravidade da situação, decorrente da escassez de água tem provocado o abandono de muitos lotes, pois a falta de água impede a prática de atividades domésticas mínimas, como cozinhar, lavar louças e cuidados com a higiene pessoal. Nas áreas em que há possibilidade de desenvolvimento agropecuário são encontrados cultivos de subsistência, como mand. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lilian Novack Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional