Sabrina Gabardo

Sabrina Gabardo possui graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Bento Gonçalves (2009). Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), atuando na área de concentração de bioprocessos em alimentos, mais especificamente no aproveitamento de subprodutos da indústria de alimentos para a produção de etanol. Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), atuando na área de bioengenharia de reatores imobilizados para a produção de etanol, aproveitamento de subprodutos da indústria de laticínios, e modelagem matemática do bioprocesso. Pós-Doutora em Ciência e Tecnologia de alimentos pela UFRGS, atuando na obtenção de xilo-oligossacarídeos a partir de resíduos agroindustriais e enzimas advindas destes. Foi professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Lagoa do Sino, e atualmente é professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Araras. Tem experiência nas áreas de bioengenharia, processos fermentativos, imobilização celular, biologia molecular e modelagem matemática de bioprocessos.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Química

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Engenharia de Biorreatores Contínuos com Células Imobilizadas para a Bioconversão de Soro e Permeado de Soro de Queijo à Bioetanol
Marco Antônio Záchia Ayub. Coorientador: Rosane Rech. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: soro de queijo; Kluyveromyces marxianus; etanol; imobilização celular; cultura contínua; modelagem matemática. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Aproveitamento de Subprodutos. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Bioengenharia / Especialidade: Modelagem de Fenômenos Biológicos.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2009 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Otimização da bioconversão de lactose do soro de queijo em etanol em sistemas de biorreatores imobilizados,Ano de Obtenção: 2011
Marco Antônio Záchia Ayub.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos.

Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

2004 - 2009

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Título: Produção de Goma Xantana através do aproveitamento de Soro de Queijo
Orientador: Fábio Luis Maciel

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Minicurso Recuperação e Purificação de Bioprodutos ? usando técnica de sala. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2018 - 2018

IV Semana de Formação Docente. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2017 - 2017

Encontro de Formação Docente. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Cinética Enzimática. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Operação e manutenção básica de HPLC. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em MÉTODO LÓGICO PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONA. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA-parte prática. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA-parte teórica. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2011 - 2011

Operação do Sistema HPLC. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Catalisadores Enzimáticos e Química Sustentável:. (Carga horária: 36h). , Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas SENAI-CETA, CETA, Brasil.

2010 - 2010

Segurança de Allimentos-APPCC. (Carga horária: 8h). , NBS Consulting Group, NBS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Vocação Regional e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Processos Biotecnológicos de Produção de Enzimas. (Carga horária: 32h). , Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.

2005 - 2005

"Formação em EAD para alunos da UERGS". (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GABARDO, S. ; FERREIRA, I. E. P. ; BARON, D. . V Jornada Acadêmica da Lagoa do Sino: Desafios em Inovações Tecnológicas: perspectivas industrial, agroambiental e social. 2018. (Outro).

Gabardo, Sabrina ; LOVAGLIO, R. B. ; VOLTARELLI, M. ; MOTA, I. D. O. . IV Jornada Acadêmica: Transversalidade da questão ambiental nos cursos de graduação da Lagoa do Sino. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos e XIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas. 2019. (Simpósio).

6º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente. 2018. (Congresso).

V Jornada Acadêmica da Lagoa do Sino: "Desafios em Inovações Tecnológicas: perspectivas industrial, agroambiental e social".. 2018. (Outra).

12 SLACA ? Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Xylanase production from agroindustrial residues as alternative to prebiotic obtention. 2017. (Simpósio).

IV Jornada Acadêmica do Campus Lagoa do Sino. 2017. (Outra).

XIII OKTOBERFÓRUM. 2014. (Encontro).

XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. APROVEITAMENTO BIOTECNOLÓGICO DE SORO E PERMEADO DE SORO DE QUEIJO PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL POR SACCHAROMYCES CEREVISIAE. 2014. (Congresso).

XII OKTOBERFÓRUM.Bioconversão de permeado de soro de queijo a etanol em biorreatores contínuos de célula imobilizada. 2013. (Encontro).

XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS e X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS.BIOCONVERSÃO DE PERMEADO E SORO DE QUEIJO A ETANOL POR Saccharomyces cerevisiae. 2013. (Simpósio).

7º Congresso Internacional de Bioenergia. Bioconversão de permeado de soro de queijo a etanol. 2012. (Congresso).

7º Congresso Internacional de Bioenergia. Produção de etanol a partir de permeado e de soro de queijo em biorreatores imobilizados. 2012. (Congresso).

XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos.Produção de Etanol através de Biorreatores com Célula Imobilizada. 2011. (Simpósio).

5º Congresso Internacional de Bioenergia. Produção de etanol a partir da fermentação do soro de queijo. 2010. (Congresso).

5º Congresso Internacional de Bioenergia. Produção de Etanol a partir da fermentação do soro de queijo. 2010. (Congresso).

II Congresso Internacional de Meio Ambiente. Aproveitamento biotecnológico de soro de queijo para a produção de goma xantana. 2010. (Congresso).

II Semana de Biotecnologia Industrial. Produção de goma xantana em soro de queijo por duas linhagens de Xanthomonas campestris. 2010. (Congresso).

III Simpósio de Microbiologia Aplicada. 2009. (Seminário).

XI Saeda- Semana Acadêmica da Engenharia de Alimentos. 2009. (Outra).

1 º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS PARA O MEIO AMBIENTE. 2008. (Congresso).

SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL NA AGROPECUÁRIA-EMBRAPA. 2008. (Seminário).

XI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE VITICULTURA Y ENOLOGIA. Polimosfismo da região rRNA-ITS de Cylindrocarpon spp., agente causal do pé-preto da videira. 2008. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia. Caracterização Molecular do fungo Cylindrocarpon spp., agente causal do pé preto da videira. 2008. 2008. (Congresso).

5º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA EMBRAPA UVA E VINHO E 1º ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO.Análise do polimorfismo da região ITS do rDNA de Cylindrocarpon spp. agente causal do pé-preto da videira utilizando endonucleases.. 2007. (Encontro).

XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS-SINAFERM. 2007. (Simpósio).

4º ENCONTRO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA UVA E VINHO. 2006. (Encontro).

Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento- caso da tolerância ao alumínio tóxico em trigo. 2006. (Outra).

Fontes Alternativas de Energia- Aquecedores Solares. 2006. (Outra).

Integração de Processos-Embrapa. 2006. (Outra).

I WORKSHOP DE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL- FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS PARA MEIO AMBIENTE (FIEMA). 2006. (Outra).

Microencapsulação: princípios, técnicas e aplicações na indústria de alimentos. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Paula Klaus Damasceno

GABARDO, S.; HICKERT, L. R.; PEREIRA, F. C.; SAND, S. T. V. D.; ROSSI, D. M.; AYUB, M. A. Z.. Conversão de Glicerol em 1,3-Propanodiol e 2,3-butanodiol por Kleibsiella pneumoniae Blh-1 imobilizada em PVA, em biorreatores contínuos. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Machado da Silva Neto

GABARDO, S.; CRUZ, S. H.; ANTONINI, S. R. C.. EMPREGO DO ETANOL COMO SUBSTITUTO OU ADJUVANTE DO ÁCIDO SULFÚRICO NO TRATAMENTO DAS CÉLULAS EM FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA CONTAMINADA POR Lactobacillus fermentum. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal e Bioprocessos Associados) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Guilherme de Souza Hassemer

Oliveira, F. C; CARDOZO, N. S. M;GABARDO, S.. Produção de P(3HB) por Bacillus megaterium utilizando permeado de soro como meio de cultivo. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nádia Cristina Viana

Gabardo, Sabrina; BAPTISTA, A. S.; CONTIERO, J.. Potencial Biotecnológico da levedura Kluyveromyces marxianus para produção de etanol. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Gabriela Fiori da Silva

GABARDO, S.; SOARES, L. A.; DUARTE, D. I. C. S.. Avaliação do potencial do bagaço de laranja industrial peletizado para a produção de butanol por Clostridium beijerinckii via fermentação acetona-butanol- etanol. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Planejamento e Uso dos Recursos Renováveis) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Hediane Caroline Posselt

GABARDO, S.; SANTOS, M. G.; PIBERNAT, C. C.; KINAST, E. J.. AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE INFLUÊNCIA HIDRODINÂMICA NA OTIMIZAÇÃO DE BIORREATOR EM CULTIVO DE Bacillus megaterium. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Provenzi

Gabardo, Sabrina; ROSSI, D. M.. Avaliação do potencial de produção de 2,3-butanodiol utilizando diferentes espécies de bactérias e fontes de carbono. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paola Bandinelli

Gabardo, Sabrina; CASSINI, A. S.. Estudo de caso de melhoria no processo de mosturação de uma cervejaria no RS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiza Abdala

GABARDO, S.; FARENZENA, M.. TESTE DE DIFERENTES FONTES DE NITROGÊNIO PARA O CRESCIMENTO DAS ESPÉCIES Dunaliella tertiolecta e Chlorella sp.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Miranda Zoppas

GABARDO, S.; Moraes, L.B; Tramontina, F.. Utilização de bagaço de uva para produção de celulases com Aspergillus niger ATCC 10864, em fermentação submersa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

GABARDO, S.; ALBANO, K. M.; DOMINGUES, M. A. F.. Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto do Centro de Ciências da Natureza (CCN). 2019. Universidade Federal de São Carlos.

Gabardo, Sabrina; GONZALEZ, B. C.; SAAVEDRA, Y. M. B.. Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto do Centro de Ciências da Natureza (CCN). 2018. Universidade Federal de São Carlos.

Gabardo, Sabrina. Avaliação da Sessão de Pôster no XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos e XIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas. 2019. Universidade Federal de Uberlândia.

GABARDO, S.. Avaliador Ad Hoc dos Trabalhos submetidos no III Simpósio de Engenharia de Alimentos - III Simeali. 2019. Universidade Federal de Minas Gerais.

Gabardo, Sabrina. Parecerista Ad Hoc de propostas de atividades de extensão submetidas nos Editais ProEx de 2019. 2019. Universidade Federal de São Carlos.

GABARDO, S.. Avaliação dos Trabalhos Científicos da V Jornada Acadêmica: "Desafios em Inovações Tecnológicas: perspectivas industrial, agroambiental e social".. 2018. Universidade Federal de São Carlos.

GABARDO, S.. 25º Congresso de Iniciação Científica (CIC) e no 10º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI). 2018. Universidade Federal de São Carlos.

Gabardo, Sabrina. 24º Congresso de Iniciação Científica (CIC) e no 9º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI). 2017. Universidade Federal de São Carlos.

Gabardo, Sabrina; LOVAGLIO, R. B.; VOLTARELLI, M.; MOTA, I. D. O.; FERREIRA, I. E. P.. ?Trabalhos Científicos da IV Jornada Acadêmica do Campus Lagoa do Sino". 2017. Universidade Federal de São Carlos.

Gabardo, Sabrina. XIV OKTOBERFÓRUM. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gabardo, Sabrina. 30 ª MOSTRATEC- Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. 2015. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

ROSSI, D. M.; CASSINI, A. S.;GABARDO, S.. Salão UFRGS 2015: SIC - XXVII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

GABARDO, S.. 29ª MOSTRATEC- Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. 2014. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Gabardo, Sabrina. 27ª MOSTRATEC- Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. 2012. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Gabardo, Sabrina. XI Oktoberfórum. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gabardo, Sabrina. 26ª MOSTRATEC-Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. 2011. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano da Cunha.

GABARDO, S.. X OKTOBERFÓRUM. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

GABARDO, S.. 25º MOSTRATEC-Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. 2010. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano da Cunha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paula Guerra Schenato

SCHENATO, P G; MACIEL, F L. Produção de goma xantana através do aproveitamento de soro de queijo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Manuela Poletto Klein

KLEIN, M. P.; MACIEL, F.L.; HERTZ, P.F.; SCHENATO, P. G.. Produção de goma xantana através do aproveitamento de soro de queijo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Liliana Amaral Feris

Feris, L.A.; ROSSI, D. M.; PATINO, H. O.. Engenharia de biorreatores contínuos com células imobilizadas para a bioconversão de resíduos agroindustriais líquidos à bioetanol. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Daniele Misturini Rossi

PATINO, H. O.; FERIS, L. A.;Rossi, Daniele Misturini. Engenharia de Biorreatores contínuos com células imobilizadas para a bioconversão de resíduos agroindustriais líquidos a bioetanol. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Harold Ospina Patiño

ROSSI, D. M.; Féris, L.A.; Patino, Harold Ospina. Engenharia de Biorreatores contínuos com células imobilizadas para a bioconversão de resídups agroindustriais líquidos à bioetanol. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PPGQ/UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Giandra Volpato

AYUB, Marco Antônio Záchia;RECH, RosaneVOLPATO, G.; SILVA, P. V.; Cassini, A. S.. Engenharia de Biorreatores Contínuos com Células Imobilizadas para a Bioconversão de Resíduos Agroindustriais Líquidos à Bioetanol. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graziela Brusch Brinques

Brinques, Graziela Brusch; Flores, Simone Hickmann; de Matos, Gilvane Souza;Ayub, Marco Antônio Záchia. Otimização da Bioconversão de Lactose de Soro de Queijo em Etanol em Sistemas de Biorreatores Imobilizados. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Aline Vitoria Corim Marim

HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DA LACTOSE ATRAVÉS DE β-GALACTOSIDASE IMOBILIZADA OBTIDA DO APROVEITAMENTO BIOTECNOLÓGICO DO SORO DE QUEIJO PORUNGO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Rafaela De Jesus Silva Coelho

APROVEITAMENTO BIOTECNOLÓGICO DO SORO DE QUEIJO PORUNGO PARA OBTENÇÃO DA ENZIMA β-GALACTOSIDASE; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Lais Saldanha Bolognesi

PRODUÇÃO BIOTECNOLÓGICA DE GALACTOOLIGOSSACARÍDEOS (GOS) ATRAVÉS DO APROVEITAMENTO DO SORO DE QUEIJO PORUNGO; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Gabriela Feix Pereira

Aproveitamento do resíduo fibra de soja na produção de enzimas hemicelulolíticas por Aspergillus nidulans recombinante e aplicação na produção de xilo-oligossacarídeos; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Sabrina Gabardo;

Gabriela Feix Pereira

Bioprocessos da produção de goma gelana por Sphingomonas paucimobilis CCT 1899 usando resíduos agroindustriais como substrato de cultivo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Sabrina Gabardo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

PATRICIA SILVA RITSCHEL

Variabilidade genética de fungos que atacam a videira; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Embrapa Uva e Vinho; Orientador: Patrícia Silva Ritschel;

Fábio Luis Maciel

Produção da goma xantana través do aproveitamento do soro do queijo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Fábio Luís Maciel;

Fábio Luis Maciel

Estudo de caso do monitoramento da qualidade da água do lago do Parque da Fenachamp através de parâmetros físico-químicos e biológicos FÍSICO-QUÍMICOS E BIOLÓGICOS; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Fábio Luís Maciel;

Marco Antônio Záchia Ayub

Otimização da Bioconversão de Lactose do Soro de Queijo em Etanol em Sistemas de Biorreatores Imobilizados; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marco Antonio Zachia Ayub;

Marco Antônio Záchia Ayub

ENGENHARIA DE BIORREATORES CONTÍNUOS COM CÉLULAS IMOBILIZADAS PARA A BIOCONVERSÃO DE SORO E PERMEADO DE SORO DE QUEIJO À BIOETANOL; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marco Antonio Zachia Ayub;

Marco Antônio Záchia Ayub

2016; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Marco Antonio Zachia Ayub;

Rosane Rech

Otimização da bioconversão de lactose do soro de queijo em etanol em sistemas de biorreatores imobilizados; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Rosane Rech;

Rosane Rech

Engenharia de biorreatores contínuos com células imobilizadas para a bioconverão de soro e permeado de queijo à bioetanol; 2015; Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rosane Rech;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, GABRIELA FEIX ; SQUINA, F. ; de BASTIANI, D. ; AYUB, M. A. Z. ; GABARDO, S. . Solid-state cultivation of recombinant Aspergillus nidulans to co-produce xylanase, arabinofuranosidase, and xylooligosaccharides from soybean fibre. BIOCATALYSIS AND AGRICULTURAL BIOTECHNOLOGY , v. 15, p. 78-85, 2018.

  • GABARDO, S. ; PEREIRA, GABRIELA FEIX ; KLEIN, MANUELA P. ; Rech, R. ; HERTZ, PLINHO F. ; AYUB, MARCO ANTÔNIO ZÁCHIA . Dynamics of yeast immobilized-cell fluidized-bed bioreactors systems in ethanol fermentation from lactose-hydrolyzed whey and whey permeate. Bioprocess and Biosystems Engineering (Print) , v. 39, p. 141-150, 2016.

  • Gabardo, Sabrina ; PEREIRA, Gabriela Feix ; Rech, Rosane ; Ayub, Marco Antônio Záchia . The modeling of ethanol production by Kluyveromyces marxianus using whey as substrate in continuous A-Stat bioreactors. Journal of Industrial Microbiology and Biotechnology , v. 42, p. 1243-1253, 2015.

  • Gabardo, Sabrina ; Rech, Rosane ; ROSA, CARLOS AUGUSTO ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Dynamics of ethanol production from whey and whey permeate by immobilized strains of Kluyveromyces marxianus in batch and continuous bioreactors. Renewable Energy , v. 69, p. 89-96, 2014.

  • Gabardo, Sabrina ; Rech, Rosane ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Performance of different immobilized-cell systems to efficiently produce ethanol from whey: fluidized batch, packed-bed and fluidized continuous bioreactors. Journal of Chemical Technology and Biotechnology (1986) , v. 87, p. 1194-1201, 2012.

  • Gabardo, Sabrina ; Rech, Rosane ; Marco Antônio Záchia Ayub . Determination of Lactose and Ethanol Diffusion Coefficients in Calcium Alginate Gel Spheres: Predicting Values To Be Used in Immobilized Bioreactors. Journal of Chemical and Engineering Data , v. 56, p. 2305-2309, 2011.

  • BOLOGNESI, L. S. ; GABARDO, S. . EFFECT OF pH AND TEMPERATURE ON ENZYMATIC ACTIVITY OF b-GALACTOSIDASE IMMOBILIZED TO BE USED IN GALACTOOLIGOSACCHARIDERS SYNTHESIS. In: XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos e XIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2019, Uberlândia. XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos e XIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2019.

  • COELHO, R. J. ; PIMENTEL FILHO, N. J. ; AYUB, M. A. Z. ; GABARDO, S. . BIOTECHNOLOGICAL USE OF PORUNGO CHEESE WHEY TO PRODUCE b-GALACTOSIDASE. In: XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos e XIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2019, Uberlândia. XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos e XIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2019.

  • Gabardo, Sabrina ; Ayub, Marco Antônio Záchia ; Rech, Rosane . Aproveitamento de resíduo da indústria de laticínios para a produção de etanol utilizando células imobilizadas em Lentikats®. In: 6º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2018, Bento Gonçalves. 6º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2018.

  • Gabardo, Sabrina ; PEREIRA, Gabriela Feix ; KLEIN, M. P. ; Plinho Francisco Hertz ; Rosane Rech ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Aproveitamento biotecnológico de soro e permeado de soro de queijo para a produção de etanol por Saccharomyces cerevisiae. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014, Florianópolis. XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

  • GABARDO, S. ; PEREIRA, Gabriela Feix ; KLEIN, M. P. ; Plinho Francisco Hertz ; RECH, R (Rosane Rech) ; Marco Antônio Záchia Ayub . BIOCONVERSÃO DE PERMEADO E SORO DE QUEIJO A ETANOL POR Saccharomyces cerevisiae. In: XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS e X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2013, Foz do Iguaçu. XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS e X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2013.

  • COGHETTO, C. C. ; BRINQUES, G. B. ; VASCONCELOS, C. B. ; GABARDO, S. ; Marco Antônio Záchia Ayub . PRODUÇÃO DE EXOPOLISSACARÍDEOS E BACTERIOCINAS PELO PROBIÓTICO LACTOBACILLUS PLANTARUM BL011. In: XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS e X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2013, Foz do Iguaçu. XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS e X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2013.

  • Gabardo, Sabrina ; PEREIRA, Gabriela Feix ; Rech, Rosane ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Produção de etanol a partir de permeado e de soro de queijo em biorreatores imobilizados. In: 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012, São Paulo. 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012.

  • Gabardo, Sabrina ; PEREIRA, Gabriela Feix ; Rech, Rosane ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Bioconversão de permeado de soro de queijo a etanol. In: 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012, São Paulo. 7º Congresso Internacional de Bioenergia, 2012.

  • GABARDO, S. ; Rech, Rosane ; AYUB, M.A.Z . Produção de Etanol através de Biorreatores com Célula Imobilizada. In: XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011, Caxias do Sul. XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2011. v. 1. p. 1-6.

  • GABARDO, S. ; Plinho Francisco Hertz ; Marco Antônio Záchia Ayub ; Fábio Luis Maciel . Aproveitamento biotecnológico de soro de queijo para a produção de goma xantana. In: II Congresso Internacional de Meio Ambiente, 2010, Bento Gonçalves. Anais do 2º Congresso Internacional de Meio Ambiente, 2010. v. 1.

  • GABARDO, S. ; Rosane Rech ; Marco Antônio Záchia Ayub . Produção de etanol a partir da fermentação do soro de queijo. In: 5º Congresso Internacional de Bioenergia, 2010, Curitiba. Anais do 5º Congresso Internacional de Bioenergia, 2010. v. 1.

  • GABARDO, S. ; PEREIRA, GABRIELA FEIX ; MOTTA, G. C. ; AYUB, MARCO ANTÔNIO ZÁCHIA . XYLANASE PRODUCTION FROM AGROINDUSTRIAL RESIDUES AS ALTERNATIVE TO PREBIOTIC OBTENTION. In: 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos: ?A Ciência de Alimentos e seu Impacto no Mundo em Transformação?, 2017, Campinas. 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos: ?A Ciência de Alimentos e seu Impacto no Mundo em Transformação?, 2017.

  • ZAPAROLI, J. C. ; GABARDO, S. ; RECH, R. ; AYUB, M.A.Z . Bioconversão de Soro de Queijo em Etanol através de Biorreatores com Célula Imobilizada. In: XXIII Salão de Iniciação Científica, 2011, Porto Alegre. XXIII Salão de Iniciação Científica, 2011.

  • GABARDO, S. ; Marco Antônio Záchia Ayub ; Fábio Luis Maciel ; Plinho Francisco Hertz . Produção de goma xantana em soro de queijo por duas linhagens de Xanthomonas campestris. In: II Semana de Biotecnologia Industrail, 2010, Lorena. II Semana de Biotecnologia Industrail, 2010.

  • ZAPAROLI, J. C. ; GABARDO, S. ; Rech, Rosane ; AYUB, M.A.Z . Alta Bioconversão de Lactose do Soro de Queijo a Etanol em Reatores de Células Imobilizadas de Diferentes Linhagens de Kluyveromyces marxianus. In: XXII Salão de Iniciação Científica, 2010, Porto Alegre. XXII Salão de Iniciação Científica, 2010.

  • RECH, F. R ; GABARDO, S. ; RITSCHEL, P. S. ; GARRIDO, L. R. . Caracterização molecular do fungo Cylindrocarpon spp., agente causal do pé-preto da videira. In: XII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, 2008, Bento Gonçalves. Caracterização molecular do fungo Cylindrocarpon spp., agente causal do pé-preto da videira, 2008.

  • RECH, F. R ; RITSCHEL, P. S. ; REVERS, L. F. ; OLIVEIRA, P. R. D. ; BERENHAUSER, G. ; GABARDO, S. . Análise genética de acessos do Banco Ativo de Germoplasma de pêra com a utilização de marcadores moleculares SSR. In: 5º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA UVA E VINHO E 1º ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO, 2007, Bento Gonçalves. Análise genética de acessos do Banco Ativo de Germoplasma de pêra com a utilização de marcadores moleculares SSR, 2007.

  • GABARDO, S. ; RITSCHEL, P. S. ; GARRIDO, L. R. ; SONEGO, O. R. . Análise do polimorfismo da região ITS do rDNA de Cylindrocarpon spp., agente causal do pé-preto da videira utilizando endonucleases. In: 5º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA UVA E VINHO E 1º ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO, 2007, Bento Gonçalves. Análise do polimorfismo da região ITS do rDNA de Cylindrocarpon spp., agente causal do pé-preto da videira utilizando endonucleases., 2007.

  • RITSCHEL, P. S. ; GABARDO, S. ; GARRIDO, L. R. ; SONEGO, O. R. . Polimosfismo da região rRNA-ITS de Cylindrocarpon spp., agente causal do pé-preto da videira.. In: XI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE VITICULTURA Y ENOLOGIA, 2007, Mendoza. Polimosfismo da região rRNA-ITS de Cylindrocarpon spp., agente causal do pé-preto da videira., 2007.

  • BOLOGNESI, L. S. ; Gabardo, Sabrina . EFFECT OF pH AND TEMPERATURE ON ENZYMATIC ACTIVITY OF b-GALACTOSIDASE IMMOBILIZED TO BE USED IN GALACTOOLIGOSACCHARIDERS SYNTHESIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COELHO, R. J. ; PIMENTEL FILHO, N. J. ; AYUB, M. A. Z. ; Gabardo, Sabrina . BIOTECHNOLOGICAL USE OF PORUNGO CHEESE WHEY TO PRODUCE b-GALACTOSIDASE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Gabardo, Sabrina . Biorreatores: do soro de queijo ao etanol.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gabardo, Sabrina ; Ayub, Marco Antônio Záchia ; Rech, Rosane . Aproveitamento de resíduo da indústria de laticínios para a produção de etanol utilizando células imobilizadas em Lentikats®. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gabardo, Sabrina . Engenharia de Biorreatores: do soro de queijo ao etanol. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GABARDO, S. ; Ayub, Marco Antônio Záchia ; MOTTA, G. C. ; PEREIRA, GABRIELA FEIX . XYLANASE PRODUCTION FROM AGROINDUSTRIAL RESIDUES AS ALTERNATIVE TO PREBIOTIC OBTENTION. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GABARDO, S. . Biorreatores Contínuos com Células Imobilizadas para a Bioconversão de Soro de Queijo à Etanol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gabardo, Sabrina . Imobilização de células e enzimas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gabardo, Sabrina . Potencialidades do aproveitamento de soro de queijo para produção de etanol. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gabardo, Sabrina . Potencialidades do aproveitamento de soro e permeado de soro de queijo para a produção de etanol em biorreatores de células imobilizadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gabardo, Sabrina . Aproveitamento de soro de queijo para a produção de etanol em biorreatores com células imobilizadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gabardo, Sabrina . Imobilização de células e enzimas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gabardo, Sabrina ; PEREIRA, Gabriela Feix ; KLEIN, M. P. ; Plinho Francisco Hertz ; Rosane Rech ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Aproveitamento biotecnológico de soro e permeado de soro de queijo para a produção de etanol por Saccharomyces cerevisiae. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GABARDO, S. ; PEREIRA, Gabriela Feix ; KLEIN, M. P. ; Plinho Francisco Hertz ; RECH, R. ; Marco Antônio Záchia Ayub . XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS e X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Gabardo, Sabrina ; Rech, Rosane ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Bioconversão de permeado de soro de queijo a etanol em biorreatores contínuos de célula imobilizada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Gabardo, Sabrina ; PEREIRA, Gabriela Feix ; Rech, Rosane ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Produção de etanol a partir de permeado e de soro de queijo em biorreatores imobilizados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GABARDO, S. ; Rech, Rosane ; AYUB, M.A.Z . Produção de Etanol através de Biorreatores com Célula Imobilizada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GABARDO, S. ; Plinho Francisco Hertz ; Marco Antônio Záchia Ayub ; Fábio Luis Maciel . Aproveitamento biotecnológico de soro de queijo para a produção de goma xantana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GABARDO, S. ; Rosane Rech ; Marco Antônio Záchia Ayub . Produção de etanol a partir da fermentação do soro de queijo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GABARDO, S. ; Marco Antônio Záchia Ayub ; Fábio Luis Maciel ; Plinho Francisco Hertz . Produção de goma xantana em soro de queijo por duas linhagens de Xanthomonas canpestris. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GABARDO, S. ; RITSCHEL, P. S. ; GARRIDO, L. R. ; SONEGO, O. R. . Análise do Polimorfismo da Região ITS do rDNA de Cylindrocarpon spp., agente causal do pé-preto da videira utilizando endonucleases.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GABARDO, S. . BUNGE ALIMENTOS S/A. 2016.

GABARDO, S. . Produção de Etanol a partir de efluentes da indústria de laticínios. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GABARDO, S. . Aproveitamento Biotecnológico de Resíduos Agroindustriais - O caso do Soro de queijo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

AYUB, M. A. Z. ; GABARDO, S. ; GRAEBIN, N. G. ; MORCELLI, A. V. ; TODESCHINI, J. K. P. . I Curso de Bioprocessos e Biotecnologia da UFRGS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GABARDO, S. . Estudo de caso do monitoramento da qualidade da água do parque da fenachamp através de parâmetros físico-químicos e biológicos. 2008. (Relatório).

GABARDO, S. . Análise da diversidade genética de fungos causadores de declínio e morte da videira na Serra Gaúcha. 2007. (Relatório de Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DA LACTOSE ATRAVÉS DE β-GALACTOSIDASE IMOBILIZADA OBTIDA DO APROVEITAMENTO BIOTECNOLÓGICO DO SORO DE QUEIJO PORUNGO, Descrição: O aproveitamento de resíduos agroindustriais associado à tecnologia de processos enzimáticos tem incentivado o desenvolvimento de novas estratégias para a obtenção de bioprodutos. O soro de queijo se constitui como um substrato rico em lactose, servindo como fonte alternativa e de baixo custo para a obtenção de biomoléculas, tais como enzimas com potencial de aplicação na indústria de alimentos. Embora os custos da utilização de enzimas em processos industriais ainda sejam relativamente altos, este problema pode ser contornado através do uso das enzimas em sua forma imobilizada. A principal vantagem da tecnologia de imobilização enzimática decorre da possibilidade de reutilização do biocatalisador imobilizado, reduzindo custos associados ao processo. Neste contexto, o presente projeto propõe estudar a hidrólise da enzima β-galactosidase produzida a partir do soro de queijo porungo, característico do Território Lagoa do Sino (SP), e pouco explorado, utilizando a estratégia tecnológica de imobilização enzimática. Dois métodos de imobilização enzimática serão avaliados com relação às condições ótimas de pH, temperatura e estabilidade térmica. Em seguida, a potencialidade de hidrólise da enzima imobilizada será avaliada em processo batelada testando diferentes temperaturas e variando as fontes de lactose, sendo a primeira constituída de solução de lactose 5% e a segunda de soro de queijo porungo in natura. A estabilidade operacional do sistema será investigada através de batelada repetida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sabrina Gabardo - Coordenador / Aline Vitoria Corim Marim - Integrante.

  • 2018 - Atual

    PRODUÇÃO BIOTECNOLÓGICA DE GALACTOOLIGOSSACARÍDEOS (GOS) ATRAVÉS DO APROVEITAMENTO DO SORO DE QUEIJO PORUNGO, Descrição: O aproveitamento de resíduos agroindustriais associado à tecnologia de processos enzimáticos tem incentivado o desenvolvimento de novas estratégias para a obtenção de bioprodutos, tais os galactooligossacarídeos (GOS). O soro de queijo se constitui como um substrato rico em lactose, servindo como fonte alternativa e de baixo custo para a obtenção de GOS, oligossacarídeos que atuam como prebióticos. Neste contexto, o presente projeto propõe estudar o aproveitamento de soro de queijo porungo, característico do Território Lagoa do Sino (SP), para a obtenção GOS através do processo enzimático utilizando a enzima β-galactosidase imobilizada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sabrina Gabardo - Coordenador / Laís Saldanha Bolognesi - Integrante / Natan de Jesus Pimentel Filho - Integrante.

  • 2018 - Atual

    APROVEITAMENTO BIOTECNOLÓGICO DO SORO DE QUEIJO PORUNGO PARA OBTENÇÃO DA ENZIMA β-GALACTOSIDASE, Descrição: O soro de queijo consiste no principal subproduto da indústria de laticínios em decorrência da sua elevada carga orgânica e pelo grande volume gerado. Devido à riqueza de nutrientes, o soro de queijo consiste em um potencial substrato para a condução de processos biotecnológicos. A utilização de substratos alternativos e de baixo custo para a produção de β-galactosidase, uma enzima de grande importância comercial aplicada em indústrias de alimentos, vem sendo constantemente estudada, com resultados promissores. Neste contexto, o presente projeto propõe estudar o aproveitamento de soro de queijo porungo, característico do Território Lagoa do Sino (SP), para a obtenção da enzima β-galactosidase.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sabrina Gabardo - Coordenador / Rafaela de Jesus Coelho - Integrante / Natan de Jesus Pimentel Filho - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Utilização de resíduos agroindustriais para a produção de Xilooligossacarídeos, Descrição: A valorização dos resíduos agroindustriais como potenciais fontes de matérias-primas para novos processos produtivos tem impulsionado pesquisas a desenvolver tecnologias alternativas para a geração compostos de interesse, tais como aqueles que se remetem à produção de xilooligossacarídeos (XOS). Considerando que o setor agroindustrial se caracteriza pela expressiva geração de resíduos, o aproveitamento destes em novos processos consiste em uma estratégia interessante, visto a redução dos danos ambientais ocasionado pelo seu inadequado descarte, a potencial recuperação de biomassa e de nutrientes com alto valor biológico, servindo como fontes de matéria-prima abundante e não onerosa, e, portanto, contribuindo para a geração de produtos com alto valor agregado. Entre os resíduos agroindustriais com potencialidade de utilização para processos tecnológicos destacam-se a casca de trigo e a fibra de soja, os quais são gerados em quantidades significativas especialmente no estado do Rio Grande do Sul. Estes dois resíduos apresentam composições químicas com potencialidade para aplicação em diferentes bioprocessos e na síntese de diversos bioprodutos. Sendo compostos por polímeros hemicelulósicos tais como as xilanas, estes resíduos apresentam potencial promissor para a obtenção de XOS. Entre os principais benefícios dos dos XOS, destacam-se os efeitos prebióticos, e sua baixa caloria e doçura, podendo ser incluído na dieta de diabéticos. Dessa forma, o objetivo do presente projeto é o aproveitamento de resíduos agroindustriais para a produção de xilooligossacarídeos. Entre os objetivos específicos encontram-se a produção de enzimas tais como xilanases e arabinofuranosidases para a sua sequente utilização na produção de XOS pelo método enzimatico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sabrina Gabardo - Integrante / Ayub, Marco Antônio Záchia - Coordenador / Gabriela Feix Pereira - Integrante / Daniele Misturini Rossi - Integrante / Bruna da Silva Menezes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Otimização da operação de reatores contínuos com células de Klebsiella pneumoniae imobilizadas em polímero PVA, Descrição: O glicerol constitui-se no principal resíduo da síntese do biodiesel. Diante da necessidade de tecnologias menos poluentes, o seu aproveitamento como fonte de carbono alternativa em novos processos biotecnológicos consiste em uma proposta interessante, permitindo a obtenção de produtos biotecnológicos de alto valor agregado, tais como o 1,3 propanodiol e 2,3 butanodiol, concomitantemente à redução desse resíduo no ambiente. Com a necessidade de tecnologias capazes de melhorar o desempenho e a eficiência de processos fermentativos, a imobilização celular pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de processos mais eficientes e bastante vantajosos. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho é a obtenção de 1, 3 propanodiol e 2,3 butanodiol a partir de Klebsiella pneumoniae imobilizadas em Lentikats, a partir de sistemas contínuos de fermentação.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sabrina Gabardo - Integrante / Marco Antônio Záchia Ayub - Coordenador / Ana Gobo - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Engenharia de Biorreatores Contínuos com Células Imobilizadas para a Bioconversão de Resíduos Agro-Industrias Líquidos à Bioetanol, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marco Antonio Zachia Ayub em 22/08/2012., Descrição: O avanço de estratégias na produção de etanol vem sendo incentivado constantemente devido à necessidade de tecnologias capazes de melhorar o desempenho e a eficiência de processos fermentativos. Neste sentido, a utilização de técnicas de imobilização celular pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de processos mais eficientes e bastante vantajosos. Esta tecnologia tem favorecido numerosos processos biotecnológicos visto que leva ao aumento da produtividade, diminuição do tempo de fermentação, redução dos riscos de contaminação, além de permitir o sistema de operação contínuo evitando a lavagem de células. A utilização de substratos alternativos na produção de biocombustíveis tem sido significativa nos últimos anos em decorrência da redução dos custos de produção associada a sua utilização. O emprego de substratos alternativos e de baixo custo para a produção de etanol, tais como subprodutos industriais, vem sendo recentemente estudada, com resultados promissores. O permeado e o soro de soro de queijo, constituem-se como um substratos ricos em nutrientes, apresentando grande potencial para a para realização de processos biotecnológicos. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo aperfeiçoar o aproveitamento do permeado e do soro de queijo, como substratos alternativos para a bioconversão da lactose em um produto de alto valor agregado e de grande importância comercial mundial, o etanol, a baixos custos de produção, aliando para tanto, as vantagens da técnica de imobilização celular e o cultivo em biorreatores com sistema de operação contínuo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sabrina Gabardo - Integrante / Marco Antônio Záchia Ayub - Coordenador / Rosane Rech - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Operação e Otimização de Biorreatores Contínuos Imobilizados, Descrição: O soro de queijo constitui-se como o principal e mais problemático subproduto da indústria de laticínios em decorrência de sua elevada carga orgânica e grande volume gerado. No entanto, este subproduto representa um potencial substrato para realização de processos biotecnológicos, visto ser rico em nutrientes com apreciáveis quantidades de lactose, proteínas e sais minerais, além de apresentar baixo custo. O desenvolvimento de pesquisas que visam o aproveitamento de subprodutos industriais para a aplicação em bioprocessos, como por exemplo, para a produção de biocombustíveis alternativos, tem sido bastante significativo nos últimos anos. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo aproveitar este subproduto industrial para a bioconversão da lactose à etanol, otimizando esse processo através da técnica de imobilização celular em esferas de alginato de cálcio, utilizando como biocatalisador kluyveromyces marxianus em biorreatores de coluna de leito fixo e fluidizado com sistema de operação contínuo. A maior problemática desse sistema reside na transferência de massa de substratos e produtos no interior da esfera em virtude da rede estrutural que compõe o gel hidrofílico e principalmente pela distribuição heterogênea das células dentro da esfera, o que pode afetar significativamente a difusividade dos compostos. Sendo essa etapa limitante do sistema e contribuinte para a otimização da bioconversão de lactose em etanol, este projeto tem como objetivo específico avaliar as limitações de transferência de massa no sistema com células imobilizadas através do estudo da difusividade e verificar a heterogeneidade da estrutura das esferas decorrida do processo de imobilização celular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sabrina Gabardo - Integrante / Rech, Rosane - Integrante / Ayub, Marco Antônio Záchia - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Variabilidade genética de fungos que atacam a videira, Descrição: O pé-preto da videira é uma doença caracterizada pelo declínio e morte de plantas, causada pelo fungo Cylindrocarpon spp. Estudos moleculares recentes da região ITS de isolados coletados de diversos países e identificados como C. destructans sugerem que estes isolados sejam um complexo de várias espécies. A análise morfológica e molecular de isolados coletados de videiras com sintomas de pé-preto na região sul do Brasil pode resultar em grande variabilidade genética e na identificação da espécie agente causal da doença, uma vez que marcadores moleculares permitem obter uma grande quantidade de informações sobre a diversidade genética e relacionamentos filogenéticos. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é estimar o polimorfismo da região ITS de isolados de C. destructans, coletados no Rio Grande do Sul através de marcadores moleculares com base no polimorfismo do tamanho de fragmentos gerados por enzimas de restrição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sabrina Gabardo - Integrante / Patrícia Silva Ritschel - Coordenador / Lucas da Ressureição Garrido - Integrante / Olavo Roberto Sônego - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras. , Araras, Zona Rural, 13600970 - Araras, SP - Brasil, Telefone: (19) 35432614, Ramal: 2665

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2019

      Ensino, Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica metabólica, Biotecnologia Experimental

    • 08/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras, .,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho de Pesquisa da UFSCar.

    • 05/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Coordenação de Curso de Graduação em Engenharia Agronômica.

    • 05/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Biotecnologia.

    • 03/2019

      Ensino, Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Biosseparações , Fundamentos de Química

    • 03/2019

      Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Química

    • 03/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de São Carlos - Campus Lagoa do Sino, Centro de Ciências da Natureza da UFSCAR.,Linhas de pesquisa

    • 03/2018 - 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos - Campus Lagoa do Sino, Centro de Ciências da Natureza da UFSCAR.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Coordenação de Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos.

    • 10/2017 - 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos - Campus Lagoa do Sino, Centro de Ciências da Natureza da UFSCAR.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Alimentos.

    • 04/2017 - 11/2018

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CA2-Ciência dos Alimentos (Bioquímica Geral), Conteúdo Optativo- Tratamento de Águas Residuárias, EP1-Engenharia de Processos1 (Introdução ao Cálculo de Processos), EP3- Engenharia de Processos 3 (Operações Unitárias), EP3- Engenharia de Processos 3 (Reatores Químicos e Bioquímicos)

    • 04/2017 - 11/2018

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PQB2- Processos Químicos e Biológicos 2 (Bioquímica Aplicada à Eng Ambiental)

  • 2007 - 2007

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica-EMBRAPA, Carga horária: 20

  • 2006 - 2007

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiária Iniciação Científica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2008

    Prefeitura Municipal de Garibaldi/ Secretaria de Meio Ambiente

    Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 14

  • 2008 - 2008

    Prefeitura Municipal de Garibaldi/ Secretaria de Meio Ambiente

    Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 21

  • 2006 - 2006

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina de Biologia molecular, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Monitoria do Componente Curricular Biologia Molecular (CIB 501). Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Unidade de Bento Gonçaves.

  • 2011 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas Estágio docente em Bioengenharia

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Mestrado Acadêmico, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas Estágio docente em Bioengenharia