Ângela de Araújo Porto

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1979) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Secretária Geral da ANPUH-RJ, pesquisadora titular aposentada da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de História, com ênfase em História de Doenças, atuando principalmente nos seguintes temas: história do brasil, história de doenças, doença e representação, história da tuberculose e escravidão.

Informações coletadas do Lattes em 01/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

1991 - 1994

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Vida inteira que podia ter sido e que não foi: trajetória de um poeta tísico
Sérgio Luís Carrara. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História da Ciência; História de doenças; Trajetória de Vida.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: História de Doenças. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: História da Tuberculose. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: Literatura. Setores de atividade: Saúde Humana.

Mestrado em História

1977 - 1979

Universidade Federal Fluminense
Orientador: Victor Vincent Valla
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: história do Brasil; História da Ciência; Saúde Pública; Positivismo.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: Conhecimento Médico. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: Saúde Pública. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências / Especialidade: Sanitarismo. Setores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em História

1973 - 1976

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: História de Doenças.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: Conhecimento Médico.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências/Especialidade: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Participação em eventos

IV Encontro de Escravidão e Liberdade no Brasil meridional.Fontes para a história da saúde dos escravos no Brasil. 2009. (Encontro).

XIV Congreso de la Sociedad Española de História de la Medicina. Fuentes y debates en torno de la salud de los esclavos en el Brasil del siglo XIX. 2008. (Congresso).

XIV Congreso de la Sociedad Española de História de la Medicina. Representaciones sociales de la tuberculosis: estigma y preconcepto. 2008. (Congresso).

XIV Congreso de la Sociedad Española de História de la Medicina. Males e infortunios de la esclavitud: visiones sobre las enfermedades de los negros esclavos en América. 2008. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de História da Medicina. Trajetória de vida e representação da tuberculose na poética de Manuel Bandeira. 2008. (Congresso).

III Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e IX Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Escravidão, Tráfico, raça e pathos: novas perspectivas da história das moléstias dos negros cativos no Brasil. 2008. (Congresso).

Curso História de Doenças.Fontes documentais para a história da saúde dos escravos no século XIX. 2008. (Seminário).

III Seminário História das Doenças.Doenças e Tráfico: Fontes para o estudo dos escravizados. 2008. (Seminário).

As doenças e os medos sociais. 2008. (Seminário).

XV Congresso Internacional da AHILA.O corpo do escravo no pensamento médico do século XIX no Brasil. 2008. (Simpósio).

III Encontro Regional de História da Anpuh-MA.A saúde do escravono Brasil. 2008. (Encontro).

SLAS Conference 2007.Doença e raça nos periódicos e teses de medicina do século XIX no Brasil. 2007. (Simpósio).

I Simpósio do Patrimônio Cultural da Saúde.150 anos de história da saúde no Rio de Janeiro - Seu patrimônio arquitetônico. 2007. (Simpósio).

XXIV Simpósio Nacional de História - ANPUH.O escravo na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. 2007. (Simpósio).

Escravidão, cultura negra e cidadania.Escravidão e doenças: Estudos e perspectivas. 2007. (Encontro).

3º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.O cotidiano da escravidão. 2007. (Encontro).

Jornadas Peruanas de Historia de la Ciencia, la Tecnología y la Salud: Medicina Social e inclusiós social en perspectiva histórica.O pensamento médico sobre o escravo nas teses de medicina e manuais (1830-1870). 2007. (Encontro).

3º Encontro de Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Fontes documentais do arquivo da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro para a história do tratamento de escravos na segunda metade do século XIX. 2007. (Encontro).

XI Congresso Brasileiro de História da Medicina. O sistema de saúde do escravo no Brasil do século XIX: instituições, doenças e práticas terapêuticas (projeto de pesquisa). 2006. (Congresso).

52º Congresso Internacional de Americanistas. A atenção à saúde do escravo e as práticas de cura no século XIX no Rio de Janeiro. 2006. (Congresso).

I Fórum de História das Ciências e da Saúde na Bahia: perspectivas historiográficas.O sistema de saúde do escravo no século XIX: pesquisa nos arquivos da Bahia. 2006. (Seminário).

II Seminário História das Doenças.coordenadora da mesa-redonda: As doenças infecciosas.. 2006. (Seminário).

Seminário de Avaliação das Estratégias de Controle da Tuberculose.Representações Sociais sobre a Tuberculose: estigma e preconceito. 2006. (Seminário).

Simpósio Temático: Doenças e Escravidão: sistema de saúde e práticas terapêuticas.A saúde dos escravos na historiografia brasileira. 2006. (Simpósio).

V Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.Epidemiologia da tuberculose: o caso do recife (1852-1898). 2006. (Encontro).

Jornada de Estudos Interdisciplinares: Alexandre Rodrigues Ferreira - 250 anos.Sobre a edição de Enfermidades Endêmicas da Capitania do Mato Grosso. 2006. (Outra).

XXII International Congresse of History of Science. Tuberculose: pèlerinage à la recherche d'une guérison et d'une nouvelle sensibilité. 2005. (Congresso).

X Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Representação da Tuberculose na Literatura Brasileira no ifinal do século XIX e início do XX. 2005. (Seminário).

Jornada de Estudos Interdisciplinares: Manuel Bandeira.Manuel Bandeira e a Tuberculose. 2005. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de História da Medicina. A Revolta da Vacina e a Participação dos Homeopatas. 2004. (Congresso).

Seminário Internacional: 100 Anos da Revolta da Vacina: repensando as relações entre ciência, cidadania e saúde pública.100 Anos da Revolta da Vacina: repensando as relações entre ciência, cidadania e saúde. 2004. (Seminário).

Arte e Peste.Floradas na Serra: debate sobre o filme. 2004. (Oficina).

XI Encontro Regional de História.O pensamento médico de Alexandre Rodrigues Ferreira. 2004. (Encontro).

IV Encuentro de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur.O Positivismo e a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro. 2004. (Encontro).

VIII Congresso Brasileiro de História da Medicina. Cartazes da Campanha de erradicação da Poliomielite: reflexões sobre o discurso gráfico. 2003. (Congresso).

LI Congresso Internacional de Americanistas. Relatos da Poliomielite. 2003. (Congresso).

II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. Emendar com a arte os defeitos da natureza: o pensamento médico de Alexandre Rodrigues Ferreira. 2003. (Congresso).

As Doenças Têm História.As Doenças Têm História. 2003. (Seminário).

XXII Simpósio Nacional de História - História, acontecimento e narrativa.Cartazes da Campanha de erradicação da Poliomielite: reflexões sobre o discurso gráfico. 2003. (Simpósio).

Exposição Imagens da Peste Branca; Memória da Tuberculose e Dengue.A tuberculose e a Literatura: a trajetória da vida de Manuel Bandeira. 2003. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de História da Medicina. Banco de Imagens da Poliomielite. 2002. (Congresso).

Seminário Internacional Saberes médicos e práticas terapêuticas.Alexandre Rodrigues Ferreira e as enfermidades no Brasil Colônia. 2002. (Seminário).

IV Simpósio Brasileiro de Vacinas.Um mundo sem Pólio. 2002. (Simpósio).

X Encontro Regional de História - História e Biografias.Relatos da Poliomielite. 2002. (Encontro).

X Encontro Regional de História - História e Biografias.Vou-me embora pra Pasárgada: Manuel Bandeira, o poeta tísico. 2002. (Encontro).

III Bienal de Pesquisa da Fiocruz.Banco de Imagens da Poliomielite. 2002. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de História da Medicina. Doenças, escravidão e curas populares. 2001. (Congresso).

XXI Congresso Internacinal de História da Ciência. Do sujeito doente à sujeição da doença. 2001. (Congresso).

XXI Simpósio Nacional de História - História no Novo Milênio.A Doença na perspectiva do doente.. 2001. (Simpósio).

VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Da sujeição à doença ao sujeito doente. 2000. (Congresso).

I Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. Das febres reinantes: a contribuição de Alexandre Rodrigues Ferreira ao estudo das enfermidades no Brasil Colônia. 2000. (Congresso).

IX Simpoósio Regional de História - História, Memória e Comemorações..Negro escravo: estudo das enfermidades e curas.. 2000. (Simpósio).

Joint Conference: The Healthy Life: People, Perceptions, Politics. A life that could have been but was not: The trajectory of a consumptive poet. 1999. (Congresso).

XX Simpósio Nacional de História - História: Fronteiras.Mulheres viajantes do século XIX: suas contribuições no campo da ciência e da assistência médica. 1999. (Simpósio).

V Congresso Latino-americano de História das Ciências e da Tecnologia. A vida inteira que podia ter sido e que não foi: trajetória de um poeta tísico. 1998. (Congresso).

I Seminário Internacional sobre fontes documentais para a história do Brasil colonial.Fontes para a História da saúde e da medicina no Brasil colônia. 1998. (Seminário).

VII Encontro Regional de História - História e Religião.Representação da doença e da morte na vida e obra de Manuel Bandeira. 1998. (Encontro).

VIII Encontro Nacional de História - História e Religião.Aspectos da Tuberculose entre os séculos XIX e XX. 1998. (Encontro).

Seminário de História da Ciência e da Técnica.A vida inteira que podia ter sido e que não foi: trajetória de um poeta tísico. 1997. (Seminário).

Encontro às Quintas.A vida inteira que podia ter sido e que não foi: trajetória de um poeta tísico. 1997. (Encontro).

I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia. Um Mundo sem Polio. 1995. (Congresso).

XVIII Simpósio Nacional de História - História e Identidades.Trajetórias de (re)construção da identidade a partir da tuberculose. 1995. (Simpósio).

Workshop do Laboratório: Cidade, Poder e Memória.História Social da Doença no Rio de Janeiro. 1995. (Outra).

Palestra no Instituto René Rachou - Fiocruz.A Revolta da Vacina. 1994. (Outra).

V Encontro de História e Saúde.História de Doenças: Estudos de casos. 1993. (Encontro).

Seminário: Medicina no Brasil - Perspectivas Histórica e Sociológica.Homeopatia: subsídios para a pesquisa. 1992. (Seminário).

III Simpósio Nacional de Pesquisas Institucionais em Homeopatia.A participação dos homeopatas na epidemia de cólera morbus no Rio de Janeiro em 1855. 1991. (Simpósio).

Encontro de pesquisadores em museus.O cotidiano do Pesquisador em Museus: obstáculos e vias de superação. 1990. (Encontro).

Palestra proferida no Instituto Biomédico da UNI-RIO.As práticas de saúde como objeto da história social. 1990. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Saulo Veiga de Oliveira

ODA, Ana Maria Galdini;PORTO, Angela; DALGALARONDO, P.. Suicídio dos Escravos em São Paulo no século XIX. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Andréa Baptista Braga

PORTO, Angela; VENÂNCIO, Ana Teresa; MONTEIRO, Yara Nogueira. O que tem de ser tem força: narrativa sobre a doença e internação de Pedro Baptista, leproso, meu avô (1933-1955). 2006. Dissertação (Mestrado em História das CIências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Mônica Castro de Oliveira

PORTO, Angela; MAUAD, A. M.; FONTES, V.. Poder, ciência e medicina na República Velha: O campo científico a partir da trajetória de Oswaldo Cruz e do Instituto de Manguinhos (1899-1917). 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Verônia Martins Brito

PORTO, Angela; EDLER, F. C.; GOMÉZ, M. N. G.; SOUZA, R. F.. A preservação da memória científica da Fiocruz: a visão de quem faz ciência. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia Regina Ristow

PORTO, Angela; CAMPOS, André Luiz Vieira de; MARTINS, I.. Saber médico e populações nas práticas de Saúde Pública no Paraná nas décadas de 1930 e 1940. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elizabeth Vieiralves Castro

PORTO, Angela; CAMPOS, André Luiz Vieira de; NEVES, L. G. P.. Nova Friburgo: um estudo das relações entre medicina, poder político e história (1947-1977). 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Herminda Carbone

PORTO, Angela; STOTZ, E.; MACHADO, M. H.. Tísica e rua: Os dados da vida e seu jogo. 2000. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Mônica Soares Rodrigues

PORTO, Angela; ESTERCI, N.; TRINTA, A.. Pelas lentes da Tupi: Uma leitura do campo jornalístico no final da Era Vargas. 1999. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nikelen Acosta Witter

CAMPOS, André Luiz Vieira de; FERREIRA, Luiz Otavio; RAMINELLI, Ronald;PORTO, Angela; WEBER, Beatriz Teixeira. Males e epidemias: sofredores, governantes e curadores no Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, século XIX). 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Verônica Pimenta Velloso

FONSECA, Maria Rachel Fróes; FERREIRA, Luiz Otavio;PORTO, Angela; LUSTOSA, I.; MARQUES, V. B.. Farmácia na Corte Imperial (1851-1887): práticas e saberes. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: MARIA MARTHA DE LUNA FREIRE

FERREIRA, Luiz Otavio; VENÂNCIO, Ana Teresa; AZEVEDO, N.; BRITES, O.; MARTINS, A. P. V.; BARRETO, M. R. N.;PORTO, Angela. Mulheres, mães e médicos - discurso maternalista em revistas femininas (rio de Janeiro e São Paulo, década de 20). 2006. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Silvio César de Souza Lima

KOURY, L. B.; FIGUEIREDO, B.;PORTO, Angela. Medicina e escravidão: o negro no pensamento Médico do século XIX (1830-1870). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Andréa Baptista Braga

PORTO, Angela; EDLER, Fávio Coelho; VENÂNCIO, Ana Teresa. O que tem de ser tem força: narrativa sobre a doença e a internação de Pedro Baptista, leproso meu avô (1933-1955). 2005. Outra participação, Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Alex Moreira Andrade

PORTO, Angela; GOMES, F. J.; CARVALHO, J. M.. Os modelos políticos da maçonaria (1863-1927). 2003. Outra participação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

KURY, L. B.; EDLER, Flavio Coelho; SANTOS, F. D.; SA, D. M.;PORTO, Angela. Seleção do Programa de Pós Graduação em História das Ciências da Saúde COC. 2007. Fundação Oswaldo Cruz.

PORTO, Angela; AZEVEDO, N.; BRITO, M. F.. Divulgação e educação não formal em temas de saúde e ciências biomédicas voltadas para museus de ciências. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

PORTO, Angela; AZEVEDO, N.; KORNIS, M.. Avaliação e utilização pedagógica de materiais em museus de ciência. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

PORTO, Angela; WAIZBORT, Ricardo; WEGNER, R.. Comissão de avaliação do relatório de atividades de alunos bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. 2006. Casa de Oswaldo Cruz.

PORTO, Angela; FONSECA, Maria Rachel Fróes; WAIZBORT, Ricardo. Comissão de Seleção de Bolsas Tec-Tec. 2005. Fundação Oswaldo Cruz.

Comissão julgadora das bancas

Ismênia de Lima Martins

MARTINS, Ismênia de Lima. AS ARTIMANHAS DE ESCULÁPIO: CRENÇA OU CIÊNCIA NO SABER MÉDICO. 1985. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Orientou

Júlio César Medeiros da Siva Pereira

Práticas de saúde e sociabilidade escrava na Imperial Fazenda de Santa da Cruz da segunda metade do século XIX; Início: 2007; Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Andréa Baptista Freitas Braga

O que tem de ser tem força: narrativa sobre a doença e a internação de Pedro Baptista, leproso, meu avô (1933-1955); 2006; 187 f; Dissertação (Mestrado em História das Ciências da Saúde) - Casa Oswaldo Cruz,; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Bruno de Morais Martins Ferreira

O sistema de saúde do escravo no Brasil do século XIX: instituições, doenças e práticas terapêuticas; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Ana Carolina Pereira de Oliveira

História da poliomielite e de sua erradicação no Brasil; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Roberta Cerqueira

Representação Social da Doença: História da Tuberculose no Brasil / Recuperação da Memória escrita sobre saúde e medicina no Brasil colônia; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Rodrigo Andres Barrenechea Bouch

Representação social da doença: História da tuberculose; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Ana Pires do Prado

Representação social da doença: História da tuberculose no Brasil; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Elaine Cristina Ferreira Duarte

Doença e raça nos periódicos e teses de medicina do século XIX; 2008; Orientação de outra natureza - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Vivian Cristina da Silva Zampa

Doença e raça nos periódicos e teses de medicina do século XIX; 2007; Orientação de outra natureza - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Eduardo Cavalcante

O sistema de saúde da escravo no Brasil do século XIX: doenças, instituições e práticas terapêuticas; 2007; Orientação de outra natureza - Projeto PAPES A (Fiocruz); Orientador: Angela de Araujo Porto;

Rogério Luiz dos Santos Pinto

O sistema de saúde do escravo no Brasil do século XIX: doenças, instituições e práticas terapêuticas; 2007; Orientação de outra natureza - Projeto PAPES A (Fiocruz); Orientador: Angela de Araujo Porto;

Leonardo Bertolossi

O sistema de saúde do escravo no Brasil no século XIX: Instituições, doenças e práticas terapêuticas; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Projeto PAPES A (Fiocruz), Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Silvana Cassab Jeha

O sistema de saúde do escravo no Brasil do século XIX: instituições, doenças e práticas terapêuticas; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Projeto PAPES A (Fiocruz), Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Renata Nunes

O sistema de súde do escravo no Brasil do século XIX: instituições, doenças e práticas terapêuticas; 2006; Orientação de outra natureza; (2º Grau) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Luiza Chuva Ferrari Leite

Cultura, História e Experiência Social da Doença; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Centro Educacional Anísio Teixeira; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Sabrina Galeno Costa

Ciência dos Viajantes; 1998; 0 f; Orientação de outra natureza - Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Marina Ribeiro César

Ciência dos viajantes; 1997; 0 f; Orientação de outra natureza - Colégio Pedro II Unidade São Cristóvão; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Marcos Roma Santa

Trajetória de vida de tuberculosos; 1994; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angela de Araujo Porto;

Foi orientado por

Sérgio Luis Carrara

A vida inteira que poderia ter sido e que não foi: a trajetória de um poeta tísico; ; 1997; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Luis Carrara;

Produções bibliográficas

  • PORTO, Angela . Fontes e debates em torno da saúde do escravo no Brasil do século XIX. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , v. 11, p. 726-734, 2008.

  • PORTO, Angela . Representações sociais da Tuberculose: estigma e preconceito. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , v. 41, p. 43-49, 2007.

  • PORTO, Angela . O sistema de saúde do escravo no Brasil do século XIX: doenças, instituições e práticas terapêuticas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. 13, p. 1019-1027, 2006.

  • PORTO, Angela ; PONTE, C. F. . Vacinas e Campanhas: as imagens de uma história a ser contada. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. 10, p. 725-742, 2005.

  • PORTO, Angela . A vida inteira que podia ter sido e que não foi: trajetória de um poeta tísico. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. VI, p. 523-550, 2000.

  • PORTO, Angela ; OLIVEIRA, B. T. de . Edifício colonial construído pelos Jesuítas é Lazareto desde 1752 no Rio de Janeiro. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. II, p. 171-180, 1996.

  • PORTO, Angela ; NASCIMENTO, Dilene Raimundo Do . Tuberculosos e seus itinerários. História, Ciências, Saúde-Manguinhos , v. I, p. 129-141, 1995.

  • PORTO, Angela . Fontes do Arquivo do Instituto Hahnemanniano do Brasil para a História da Homeopatia. Studia Homeopatica , Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 135-139, 1993.

  • PORTO, Angela . Assistência Médica aos Escravos no Rio de Janeiro: o tratamento homeopático. Revista de Homeopatia , São Paulo, v. 3, n.54, p. 88-98, 1989.

  • PORTO, Angela . Positivismo e seus dilemas. Ciência Hoje , Rio de Janeiro, v. 6, n.34, p. 55-61, 1987.

  • PORTO, A. A. (Org.) . Enfermidades Endêmicas da capitania de Mato Grosso: a memória de Alexandre Rodrigues Ferreira. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. 175p .

  • PORTO, Angela (Org.) ; SANGLAR, G. P. (Org.) ; FONSECA, Maria Rachel Fróes (Org.) ; COSTA, R. G. (Org.) . História da Saúde no Rio de Janeiro: instituições e patrimônio arquitetônico (1808-1958). 1. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008. v. 1. 171p .

  • PORTO, Angela (Org.) . Doenças e escravidão: sistema de saúde e práticas terapêuticas. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2007.

  • PORTO, Angela ; FRITSCH, L. A. ; PADILHA, S. F. . Processo de modernização do Brasil, 1850-1930. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa / Banco Crefisul, 1985. v. 1. 364p .

  • PORTO, Angela . Representação da tuberculose na literatura brasileira na passagem do século XIX para o XX. Arte3 de saúde: desafios do olhar. Rio de Janeiro: Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio, 2008, v. , p. 47-56.

  • PORTO, Angela . A atenção à saúde do escravo e as práticas de cura no século XIX no Brasil. In: Priego, Natalia; Lozano, Sonia. (Org.). Paradigmas, culturas y saberes. La transmisión del conocimiento científico en Latinoamérica. Madrid; Frankfurt: Iberoamericana; Vervuert, 2007, v. , p. 187-204.

  • PORTO, Angela . Tuberculose: peregrinação em busca da cura e de uma nova sensibilidade. In: Dilene Raimundo do Nascimento; Diana Maul de Carvalho. (Org.). Uma História Brasileira das Doenças. -ed.Brasília, DF: Paralelo 15, 2004, v. -, p. 91-108.

  • PORTO, Angela . Representação da doença e da morte na vida e obra de Manuel Bandeira. In: Lana Lage da Gama Lima; Francisco Carlos Teixeira da Silva; Cezar Teixeira Honorato; Marilda Corrêa Ciribelli. (Org.). História e Religião. -ed.Rio de Janeiro: FAPERJ/MAUAD, 2002, v. -, p. 209-222.

  • PORTO, Angela . Da sujeição à doença ao sujeito doente. In: Adrián Carbonetti; Carlos Garcés; Fernando Blanco. (Org.). De sujetos, definiciones y fronteras: Ensayos sobre disciplinamiento, marginación y exclusión en América. De la colonia al siglo XX. -ed.Buenos Aires - Argentina: Editorial universidad Nacional de Jujuy e Ferreyra Editor, 2002, v. -, p. 233-245.

  • PORTO, Angela . Doenças, escravidão e curas populares: representações de viajantes. In: Nísia Trindade Lima; Magali Romero Sá; Lorelai Brilhante Kury. (Org.). A ciência dos viajantes: natureza, populações e saúde em 500 anos de interpretações do Brasil. -ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2002, v. -, p. 38-39.

  • PORTO, Angela . A botica de viagem de Alexandre Rodrigues Ferreira. In: Nísia Trindade Lima; Magali Romero Sá; Lorelai Brilhante Kury. (Org.). A ciência dos viajantes:natureza, populações e saúde em 500 anos de interpretações do Brasil. -ed.Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz, 2002, v. -, p. 40-40.

  • PORTO, Angela . Fontes documentais do arquivo da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro para a história do tratamento de escravos na segunda metade do século XIX. In: 3º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2007, Florianópolis. Fontes documentais do arquivo da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro para a história do tratamento de escravos na segunda metade do século XIX, 2007.

  • PORTO, Angela . Representação da Tuberculose na Literatura Brasileira no final do século XIX e início do XX. In: 10 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005, Belo Horizonte - MG. Cd Rom, 2005.

  • PORTO, Angela . Das febres reinantes: a contribuição de Alexandre Rodrigues Ferreira para o estudo das enfermidades no Brasil Colonia. In: I Congresso Luso Brasileiro de História da Ciência e da Técnica, 2001, Évora e Aveiro. Anais do I Congresso Luso Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. Évora: Ed. Universidade de Évora, 2000. v. -. p. 226-236.

  • PORTO, Angela . A vida inteira que podia ter sido e que não foi: trajetória de um poeta tísico. In: V Congresso Latino-americano de História das Ciências e da Tecnologia, 1998, Rio de Janeiro (RJ). Gênero, Ciência & Tecnologia na História Latino-americana. Rio de Janeiro/Campinas: Sociedade Latino-Americana de História das Ciências e da Tecnologia e Unicamp, 1998. p. 193-195.

  • PORTO, Angela . A participação dos homeopatas na epidemia de cólera morbus no Rio de Janeiro em 1855. In: III Simpósio Nacional de Pesquisas Institucionais em Homeopatia, 1991, Uberlândia - MG. Anais do III Simpósio Nacional de pesquisas Institucionais em Homeopatia. Uberlândia - MG: Universidade Federal de Uberlândia, 1991. p. 57-64.

  • PORTO, A. A. . Representaciones sociales de la tuberculosis: estima y preconcepto. In: XIV Congreso de la Sociedad Española de História de la Medicina, 2008, Granada - Espanha. La experiencia de enfermar en perspectiva histórica. XIV Congreso de la Sociedad Española de História de la Medicina. Granada: Editorial Universidad de Granada. p. 291-295.

  • PORTO, A. A. ; ODA, Ana Maria Galdini . Males e infortunios de la esclavitud: visiones sobre las enfermedades de los negros en América. In: XIX Congreso de la Sociedad Española de História de la Medicina, 2008, Granada - Espanha. La Experiencia de enfermar en perspectiva histórica. Granada: Editorial Universidad de Granada, 2008. p. 367-369.

  • PORTO, A. A. . Fuentes y debates en torno a la salud de los esclavos en el Brasil del siglo XIX. In: XIV Congreso de la Sociedad Española de História de la Medicina, 2008, Granada - Espanha. La Experiencia de enfermar en perspectiva histórica. Granada: Editorial Universidad de Granada, 2008. p. 381-364.

  • PORTO, Angela de A. . Trajetória de vida e representação da tuberculose na poética de Manuel Bandeira. In: XIII Congresso Brasileirode História da Medicina, 2008, Fortaleza -CE. Jornal da Sociedade Brasileira de História da Medicina. São Paulo, 2008. v. 11.

  • PORTO, Angela . O escravo na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. In: XXIV Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2007, São Leopoldo - RS. Caderno de Resumos. São Leopoldo- RS: Unisinos, 2007. p. 375.

  • PORTO, Angela . O sistema de saúde do escravo no Brasil do século XIX: instituições, doenças e práticas terapêuticas. In: XI Congresso Brasileiro de História da Medicina, 2006, Goiânia. Jornal Brasileiro de História da Medicina. São Paulo: Sociedade Brasileira de História da Medicina, 2006. v. 9. p. 31.

  • PORTO, Angela . Tuberculosis: Pilgrinage in quest of healing and of a new sensibility. In: XXII . In: XXII INTERNATIONAL CONGRESS OF HISTORY OF SCIENCE, 2005, Beijing - China. BooK of Abstracts 22 IHCS.. beijing - China: Institute for the History of Natural Science, Chinese Academy of Sciences, 2005. p. 83.

  • PORTO, Angela . A Revolta da Vacina e a Participação dos Positivistas. In: IX Congresso Brasileiro de História da Medicina, 2004, Rio de Janeiro. Jornal Brasileiro de História da Medicina - Programas e Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de História da Medicina, 2004. v. 7. p. 15-15.

  • PORTO, Angela . Emendar com a Arte os Defeitos da Natureza: O Pensamento Médico de Alexandre Rodrigues Ferreira. In: II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica, 2003, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2003. v. 1. p. 16-16.

  • PORTO, Angela ; SILVA, Maria de Lourdes Vasques da ; OLIVEIRA, A. C. P. . Banco de Imagens da Poliomielite. In: VII Congresso Brasileiro de História da Medicina, 2002, Ribeirão Preto/SP. Jornal Brasileiro de História da Medicina. São Paulo: Sociedade Brasileira de História da Medicina, 2002. v. 5. p. 35-35.

  • PORTO, Angela . Da sujeição à doença ao sujeito doente - Comunicação. In: XXI International Congress of Science, 2001, Cidade do México. Book of Abstracts 2 - Scientific Sections, 2001. p. 257-258.

  • PORTO, Angela . Das febres reinantes: a contribuição de Alexandre Rodrigues Ferreira ao estudo das enfermidades no Brasil Colônia. In: Iº Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica, 2000, Évora - Coimbra - Aveiro. Livro de Resumos. Évora - Portugal: Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora, 2000. p. 51-51.

  • PORTO, Angela . A life that could have been but was not: the trajectory of a consumptive poet. In: The Healthy life: people, perceptions, politics, 1999, Almuñécar (Granada - Espanha). Book of abstracts. Granada - Espanha: Departamento de A.P. de Historia de la Ciencia (Universidad de Granada), 1999. p. 35-37.

  • PORTO, Angela . A trajetória de um poeta tísico. In: V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1997, Águas de Lindóia - SP. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Abrasco, 1997. p. 277-278.

  • PORTO, Angela ; KODAMA, Kaori . Doença e raça nos periódicos e teses de medicina do século XIX no Brasil. In: SLAS Conference 2007, 2007, Newcastle. SLAS Conference 2007. Newcastle: Newcastle University, 2007. p. 9-9.

  • PORTO, Angela . Fontes documentais do arquivo da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro para a história do tratamento de escravos na segunda metade do século XIX. In: 3º Encontro de Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2007, Florianópolis. Caderno de resumos. São Leopoldo - RS: Oikos Editora, 2007. p. 33-34.

  • PORTO, Angela . Epidemiologia da tuberculose: o caso do Recife (1852-1898). In: V Encontro da Associação de Filosofia e História da Ciência do Conesul, 2006, Florianópolis - SC. Resumos do V Encontro da AFHIC. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. p. 29.

  • PORTO, Angela . Representações sociais sobre a tuberculose: estigma e preconceito. In: Seminário de Avaliação das Estratégias de Controle da Tuberculose, 2006, São Paulo. Seminário de Avaliação das Estratégias de Controle da Tuberculose, 2006.

  • PORTO, Angela . O Pensamento Médico de Alexandre Rodrigues Ferreira. In: XI Encontro Regional de História - ANPUH - Democracia e Conflito, 2004, Rio de Janeiro. Democracia e Conflito - Livro de Resumos. Rio de Janeiro: UERJ, 2004. v. -. p. 49-49.

  • PORTO, Angela . Cartazes da campanha de erradicação da poliomielite: reflexões sobre o discurso gráfico. In: XXII Simpósio Nacional de História - ANPUH - História, Acontecimento e Narrativa, 2003, João Pessoa/PB. XXII Simpósio Nacional de História - História, Acontecimento e Narrativa - Caderno de Programação e Resumos. João Pessoa: Sal da Terra, 2003. v. 1. p. 135-135.

  • PORTO, Angela . Vou-me embora pra Pasargada. In: X Encontro Regional de História da ANPUH - História e Biografias, 2002, Rio de Janeiro. X Encontro Regional de História - História e Biografias - Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2002. v. -. p. 75-76.

  • PORTO, Angela ; SILVA, Maria de Lourdes Vasques da ; OLIVEIRA, M. C. P. . Banco de Imagens da Poliomielite. In: III BIenal de Pesquisa, 2002, Rio de Janeiro. Anais da III Bienal de Pesquisa - Inovação Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz, 2002. v. -. p. 419-419.

  • PORTO, Angela . Doenças, escravidão e curas populares: representações de viajantes. In: VI Congresso Brasileiro de História da Medicina, 2001, Barbacena/MG. Livro de resumos do VI Congresso Brasileiro de História da Medicina, 2001. p. 94.

  • PORTO, Angela . Da sujeição à doença ao sujeito doente (Poster). In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador - BA. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Abrasco, 2000. p. 294.

  • PORTO, Angela . Mulheres viajantes do século XIX: suas contribuições no campo da ciência e da assistência médica. In: XX Simpósio Nacional de História - ANPUH - História e Fronteiras, 1999, Florianópolis/SC. XX Simpósio Nacional de História - História e Fronteiras - Livro de Resumos. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999. v. -. p. 642-642.

  • PORTO, Angela . Aspectos da tuberculose entre os séculos XIX e XX. In: VIII Encontro Regional de História - ANPUH - História e religião, 1998, Vassouras/RJ. Livro de resumos - VIII Encontro Regional de História - História e religião. Vassouras/RJ: Editora da Universidade Severino Sombra, 1998. v. -. p. 34-34.

  • PORTO, Angela . A vida após a vida: duas trajetórias de (re)construção da identidade a partir da tuberculose. In: XVIII Simpósio Nacional de História - ANPUH - História e identidades, 1995, Recife/PE. Livro de Resumos - XVIII Simpósio Nacional de História - História e identidades. Recife: Editora da UFPE, 1995. v. -. p. 104-104.

  • PORTO, Angela . Fontes para a história da saúde dos escravos no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTO, A. A. ; ODA, Ana Maria Galdini . Males e infortunios de la esclavitud: visiones sobre las enfermedades de los negros esclavos en América. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PORTO, Angela . O corpo do escravo no pensamento médico do século XIX no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTO, Angela ; KODAMA, Kaori . Doença e raça nos periódicos e teses de medicina no século XIX no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTO, Angela ; CAMPOS, André Luiz Vieira de ; NASCIMENTO, Dilene Raimundo Do ; SILVA, Maria de Lourdes Vasques da ; ALMEIDA, Anna Beatriz de Sá ; MACIEL, Laurinda Rosa ; MARANHÃO, Eduardo . Projeto: História da Poliomielite e de sua Erradicação no Brasil - Seminários. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2004 (Tradução e síntese de capítulos de livros).

  • PORTO, Angela . Apresentação do livro: A gripe espanhola em São Paulo, 1918 :epidemia e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003 (Apresentação).

  • PORTO, Angela . Orelha do livro: História Social da Tuberculose e do Tuberculoso: 1900-1950, de Claudio Bertolli Filho. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001 (Apresentação).

  • PORTO, Angela . Introdução da obra: Igreja Positivista do Brasil: acervo bibliográfico, compilado por Iara Moussatché, Mª Isabel Sant'Anna e Regina Célia A. Batista. Rio de Janeiro: Museu da República, 1994 (Apresentação).

  • PORTO, Angela . Orelha do livro: Querelas Brasileiras: homeopatia e a política imperial, de Fernando Antônio Faria. Rio de Janeiro: Notrya, 1994 (Apresentação).

Outras produções

PORTO, Angela ; WELTMAN, W. L. ; WEGNER, R. ; EDLER, F. C. . Avaliação do acervo da biblioteca da Casa de Oswaldo Cruz. 2002.

PORTO, Angela ; PAULA, S. G. ; SANTOS, D. G. ; LEITE, J. P. G. ; PISSURNO, J. W. ; FRANQUEIRA, M. L. M. ; AZEVEDO, P. E. M. ; TAVARES, T. C. A. . Aproveitamento do Palácio Itaboraí. 2002.

PORTO, Angela ; JOUBERT, José ; OUTROS . Recepção, circuito histórico, trilhas e bondinho. Projeto de implantação do Museu da Vida.. 1994.

PORTO, Angela ; VASQUES, Maria de Lourdes da Silva ; GUIMARÃES, Lísia . Banco de Imagens da Poliomielite. 2005.

PORTO, Angela . Le corps de la nation: classification raciale et gestion sociale de la reproduction dans un hôpital publique de Rio de Janeiro. 2007.

PORTO, Angela . Ciência, medo e morte na influenza de 1918. 2006.

PORTO, Angela ; PIVAR, R. L. C. ; PIMENTA, Tânia Salgado . Aspectos da cidade e da saúde no período joanino. 2008. (Maquete).

PORTO, Angela . Seminário: 100 Anos da Revolta da Vacina - Repensando as relações entre ciêncioa, cidadania e saúde pública. 2004 (Captação de recursos em agências de fomento) .

PORTO, Angela . A erradicação da poliomielite: uma história comparada, Barsil e Peru. 2003 (Captação de recursos em agências de fomento) .

PORTO, Angela ; KURY, L. B. ; WEGNER, R. . O Iluminismo Luso-Brasileiro e as experiências coloniais: saúde e medicina em um contexto de circulação de conhecimentos. 2002 (Captação de recursos em agências de fomento) .

PORTO, Angela ; MACIEL, Laurinda Rosa ; ALMEIDA, Anna Beatriz de Sá ; NASCIMENTO, Dilene Raimundo Do . Acervo de depoimentos orais do Projeto História da Poliomielite e de sua Erradicação no Brasil. 2002 (Captação de recursos em agências de fomento) .

PORTO, Angela ; EDLER, F. C. . Fontes públicas para a História da Medicina e da Saúde no Rio de Janeiro: Aquisição da Biblioteca Lourival Ribeiro. 2001 (Captação de recursos em agências de fomento) .

PORTO, Angela ; NASCIMENTO, Dilene Raimundo Do . História da Poliomielite e de sua erradicação no Brasil. 2001 (Captação de recursos em agências de fomento) .

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Exposição História da Saúde do escravo no Brasil, Descrição: Esposição de imagens, documentos e textos sobre a história da saúde do escravo no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angela de Araujo Porto - Coordenador / Pedro Paulo Soares - Integrante / Robert Wegner - Integrante / Tânia Salgado Pimenta - Integrante / Kaori Kodama - Integrante.

  • 2006 - 2008

    O sistema de saúde do escravo no Brasil do século XIX: instituições, doenças e práticas terapêuticas, Descrição: O projeto se insere na área de História social da cultura no Brasil e estabelece um diálogo estreito com a História da ciência. Seu objetivo principal é apresentar um panorama qualitativo e quantitativo dos múltiplos aspectos relacionados à saúde dos escravos no Brasil do século XIX. Este panorama será estruturado em três vertentes: as instituições envolvidas no tratamento de saúde dos escravos, as doenças que os acometiam e as práticas terapêuticas adotadas em seus tratamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Angela de Araujo Porto - Coordenador / Pedro Paulo Soares - Integrante / Laurinda Rosa Maciel - Integrante / Flavio Coelho Edler - Integrante / Tânia Salgado Pimenta - Integrante / Kaori Kodama - Integrante / Vivian Zampa - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 3

  • 2006 - 2008

    150 anos de História da Saúde no Rio de Janeiro: seu patrimônio arquitetônico, Descrição: Reconstitui a história da saúde pública no Rio de Janeiro, no séc.XIX/XX, através da análise histórica do patrimônio da arquitetura em saúde. Serão contemplados diversas categorias representativas do patrimônio em saúde no Rio de Janeiro: estabelecimentos médicos, hospitais, centros hospitalares, lazaretos, leprozários, instituições filantrópicas e para deficientes físicos, instituições de pesquisa, laboratórios, instituições de ensino médico, estabelecimentos de banhos, órgãos públicos, associações e academias médico-científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Angela de Araujo Porto - Coordenador / Maria Rachel Fróes Fonseca - Integrante / Gisele Porto Sanglar - Integrante / Renato Gama-Rosa Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2008

    Cultura, História e Experiência Social da Doença., Descrição: Promover a reflexão sobre as relações entre os sistemas de valores culturais e as doenças. Objetiva-se pensar o tema da doença a partir de estudos que consideram tanto a experiência imediata e individual do doente, face aos problemas de seu estado de saúde, como também daqueles que voltam seu interesse para a enfermidade de modo mais amplo em contextos sociais variados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Angela de Araujo Porto - Coordenador., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Remuneração., Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 2

  • 2003 - 2005

    A erradicação da Poliomielite: uma história comparada, Brasil e Peru, Descrição: O objetivo do estudo é resgatar a história da poliomielite, das estratégias de seu controle e de sua erradicação no Brasil e no Peru, numa perspectiva comparada. E analisar os mecanismos internacionais de apoio ao programa de erradicação da pólio das Américas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Angela de Araujo Porto - Integrante / Dilene Raimundo do Nascimento - Coordenador / Maria de Lourdes Vasques da Silva - Integrante / Eduardo Maranhão - Integrante / Marcos Cueto - Integrante / Amanda Cristina de Lima - Integrante / Felipe Ponce Maranhão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Remuneração., Número de produções C, T & A: 15

  • 2002 - 2004

    O Iluminismo Luso-Brasileiro e as experiências coloniais: saúde e medicina em um contexto de circulação de conhecimentos, Descrição: A pesquisa aborda a construção, pelos iluministas luso-brasileiros, de teorias e práticas científicas capazes de dar conta da compreensão e do controle da natureza e das populações do Brasil. Neste sentido, foram privilegiados os estudos da obra de médicos, naturalistas e viajantes que se vincularam organicamente às políticas científicas capitaneadas pelo estado português a partir das últimos décadas do século XVIII, que deram frutos até as primeiras décadas do século XIX, de 1780 a 1830.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Angela de Araujo Porto - Integrante / Lorelai Brilhante Kury - Coordenador / Robert Wegner - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

  • 2000 - 2002

    História da Poliomielite e de sua erradicação no Brasil, Descrição: O objetivo do estudo é resgatar a história da poliomielite no Brasil, das estratégias de seu controle e de sua erradicação E analisar os mecanismos nacionais e internacionais de apoio ao programa de erradicação da pólio. Organizar banco de dados: fontes arquivísticas e bibliográficas; entrevistas com agentes de saúde que participaram da campanha; banco de imagens.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Angela de Araujo Porto - Integrante / Dilene Ramundo do Nascimento - Coordenador / André Luiz Vieira de Campos - Integrante / Maria de Lourdes Vasques da Silva - Integrante / Laurinda Rosa Maciel - Integrante / Anna Beatriz de Sá Almeida - Integrante / Eduardo Maranhão - Integrante / Ives Mauro Costa Jr - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 1997 - 1999

    Recuperação da memória escrita da saúde e da medicina no Brasil colônia, Descrição: O objetivo da pesquisa é levantar, nas bibliotecas públicas e privadas brasileiras, os manuscritos e publicações sobre saúde e medicina no Brasil colônia e tornar tal bibliografia disponível por meios eletrônicos aos pesquisadores.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Angela de Araujo Porto - Integrante / Roberta Cerqueira - Integrante / Sérgio Góes de Paula - Coordenador., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Remuneração.

  • 1992 - 1997

    Representação Social da Doença: História da Tuberculose, Descrição: Realizar o levantamento de bibliografia que privilegie a diemnsão social da doença em suas diversas abordagens. Identificar as perspectivas de análise de cada autor, conceitos utilizados e metodologia. Estudar a representação social da tuberculose no Brasil, privilegiando a interpretação de fontes tais como a literatura, diários de doentes, correspondência, depoimentos, prontuários médicos e iconografia. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Angela de Araujo Porto - Coordenador / Dilene Raimundo do Nascimento - Integrante / Roberta Cerqueira - Integrante / Marcos Roma Santa - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4

Projetos de desenvolvimento

  • 2004 - 2006

    Preservação e divulgação de acervos em história oral da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, Descrição: O projeto consiste na preservação e disponibilização de entrevistas em História Oral, relativas aos projetos Memória de Manguinhos e Memória da Assistência Médica da Previdência Social no Brasil, depositados no Arquivo Sonoro, do Departamento de Arquivo e Documentação, da Casa de Oswaldo Cruz. Estas etapas serão concretizadas com a digitalização e conferência deste amplo material de forma a incluí-lo no conteúdo da página de internet, da Casa de Oswaldo Cruz. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Angela de Araujo Porto - Coordenador / Nara Azevedo - Integrante / Laurinda Rosa Maciel - Integrante / Anna Beatriz de Sá Almeida - Integrante / Wanda Suzana Hamilton - Integrante / Nathacha Regazzini Bianchi Reis - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Casa Oswaldo Cruz. , Av. Brasil, 4036 - 4º andar, Manguinhos, 21040361 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38829086, Fax: (21) 22605496, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - 2008

Associação Nacional de História Rio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 3ª secretária da Anpuh-Rio

Atividades

  • 08/2006

    Direção e administração, Associação Profissional, .,Cargo ou função, Outra.

  • 08/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Co-coordenadora do Ciclo de Idéias.

1992 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Casa Oswaldo Cruz, Departamento de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro de Comissão Temporária.

  • 07/2001

    Ensino, História das Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura, História e Experiência Social da Doença (1º semestre de 2005)

  • 07/1995

    Serviços técnicos especializados , Casa Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz.,Serviço realizado, Editora da Seção Imagens da Revista Manguinhos - História, Ciências, Saúde.

  • 07/1992

    Pesquisa e desenvolvimento , Casa Oswaldo Cruz, Departamento de Pesquisa.,Linhas de pesquisa

1980 - 1992

Fundação Casa de Rui Barbosa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora adjunta, Carga horária: 40

Outras informações:
A data indicada como fim do período de trabalho é a de minha redistribuição para a Fiocruz.

Atividades

  • 05/1980 - 07/1992

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Históricos, Setor de Pesquisa.,Linhas de pesquisa

1977 - 1980

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: contrato de trabalho, Carga horária: 20

Outras informações:
O período de trabalho indicado não foi contínuo. Trabalhava pelo sistema de contrato renovado a cada pesquisa.

Atividades

  • 09/1977 - 02/1980

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Interamericana de Administração Pública, Curso de Pós Graduação Em Desenvolvimento Agrícola.,Linhas de pesquisa