Ítalo Nunes Ogliari

Formação Acadêmica: Graduação em Letras (2004), Mestrado em Letras (2007), Doutorado em Letras (2010), Especialização em Filosofia (2016), Especialização em Docência e Gestão na Educação a Distância (incompleto) e Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (cursando). Atuação profissional: Professor na Universidade Luterana do Brasil desde 2008. De 2016 a 2018 coordenou os Cursos de Letras e de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA nas modalidades presencial e EAD. Atualmente, como membro da Equipe Acadêmica EaD, coordena, ao lado da professora Patrícia Noll, o Laboratório de Aprendizagem Virtual - LAV (setor responsável pelo funcionamento técnico e pedagógico do ambiente virtual de aprendizagem da EAD da ULBRA e de gestão e manutenção das disciplinas a distância da universidade). Compõe, também, a Equipe Multidisciplinar da EaD ULBRA (Conselho editorial), que recebeu, apenas em 2021, onze visitas do MEC para abertura de mais novos cursos híbridos da universidade, todos com notas 4 e 5. Seus estudos possuem ênfase em Educação, Educação a Distância, Metodologias Ativas, Estudos Culturais, Teoria e crítica literária, Literatura brasileira contemporânea, Comunicação, Filosofia e Sociologia. Coordenou, por um ano, o programa de Extensão e Cultura da ULBRA Gravataí. Atua também, na mesma universidade, em disciplinas como Sociedade e Contemporaneidade, Filosofia Social, Fundamentos da Vida Social, Comunicação e Expressão, Comunicação Para o Planejamento Profissional, Instrumentalização Científica, Produção Textual e demais disciplinas de cunha pedagógico para demais cursos de licenciatura. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Autor, também, do livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil" (7Letras - 2012), com resenha publicada em periódico da UERJ, em 2014. Seu trabalho mais recente em ficção é o romance "O cão ou A vida da menina que não se mexia mais" (2016 - 7Letras).

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Teoria da Literatura

2007 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil
Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil e Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: literatura brasileira contemporânea; Novíssima contística brasileira; literatura e pós-modernidade; conto pós-moderno.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Conto. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Pós-modernidade. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Teoria da Literatura

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Pós-modernidade e condição humana na novíssima geração de contistas gaúchos,Ano de Obtenção: 2007
Profa. Dra. Maria da Glória Bordini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Novíssima contística sul-rio-grandense; literatura brasileira contemporânea; literatura e pós-modernidade.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Conto. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Pós-modernidade. Setores de atividade: Educação Superior.

Especialização em andamento em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação

2021 - Atual

Universidade Luterana do Brasil

Especialização em andamento em Docência e gestão na educação a distância

2016 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia

2015 - 2016

Universidade Estácio de Sá
Título: QUANDO A MORTE NOS RENOVA: DEUS, HOMEM E AS DUAS ÚLTIMAS REVOLUÇÕES DE UMA CULTURA
Orientador: Emerson Ferreira da Rocha

Aperfeiçoamento em Oficina de Criação Literária - Assis Brasil

2002 - 2002

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Contos de Oficina 30: antologia de contos, com 3 textos de cada participante. Ano de finalização: 2002
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil

Graduação em Letras

2000 - 2004

Universidade Luterana do Brasil
Título: Memórias póstumas de Brás Cubas: um livro de contos
Orientador: Profa. Ms. Marione Rheinheimer

Formação complementar

2018 - 2018

Capacitação Ambiente AULA - Perfil Professor. (Carga horária: 30h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2017 - 2017

GESTÃO ACADÊMICA: DIAGNÓSTICOS E ESTRATÉGIAS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2017 - 2017

A ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA: CAMINHOS E CONSTRUÇÕES. , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2012 - 2012

A EXTENSÃO EM AÇÃO: DIRETRIZES E FL. (Carga horária: 2h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2011 - 2011

IV Encontro de formação docente continuada. (Carga horária: 12h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2010 - 2010

Repensando a avaliação - capacitação docente ULBRA. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2010 - 2010

Identidade cultural sul-riograndense; mito e desc. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2010 - 2010

Interações pessoais e as tec. no interc. do saber. (Carga horária: 12h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2010 - 2010

Vivenciando a educação - II encontro form docente. (Carga horária: 8h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2008 - 2008

Fórum de reflex e desen da extens universitária.. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2008 - 2008

Cultura latino-americana en la modernidad tardia. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2007 - 2007

Figuras de ficção, com prof. Dr. Carlos Reis. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2007 - 2007

Perguntas sobre a memória, com Ivan Esquerdo. (Carga horária: 2h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2007 - 2007

Luiz Antonio de Assis Brasil: O códice e o cinzel. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2007 - 2007

Intelectuais, vida pública e literatura. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2006 - 2006

O romance a duas vozes: o autor e o narrador. (Carga horária: 2h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2005 - 2005

Tópicos de Narratologia, com prof. Dr. Carlos Reis. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Estudos Culturais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância - EAD.

Organização de eventos

OGLIARI, Ítalo . III Mostra de Pesquisa em Sala de Aula e II Mostra de Extensão. 2012. (Outro).

OGLIARI, Ítalo . III Mostra de Pesquisa e Extensão da ULBRA Gravataí. 2011. (Outro).

OGLIARI, Ítalo . Feira do Livro da ULBRA Gravataí 2010. 2010. (Outro).

OGLIARI, Ítalo . 2 Concurso de Contos e Poesias da ULBRA Gravataí. 2009. (Concurso).

OGLIARI, Ítalo . V Sarau Literário e Premiação do 2 Concurso de contos e poesias da ULBRA Gravataí. 2009. (Festival).

OGLIARI, Ítalo . 1 Concurso de Contos e Poesia da ULBRA Gravataí. 2008. (Concurso).

OGLIARI, Ítalo . IV Sarau Literário e Premiação do I Concurso Literário de Contos e Poesias. 2008. (Outro).

Participação em eventos

I Simpósio Nacional de Educação. 2012. (Simpósio).

Cinema e Sociedade - A cultura da Violência.Cinema e Sociedade - A cultura da Violência. 2011. (Encontro).

III Mostra de Pesquisa e Extensão - ULBRA Gravataí.Mímesis e literatura: por uma poética do paradoxo. 2011. (Outra).

X Fórum de Pesquisa, XVI Salão de Iniciação Científica e Mostra de Ensino (Feira das Profissões), que é realizada pelas Pró-reitorias de Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, e Pesquisa e Pós-Graduação da ULBRA.Por uma poética do paradoxo: mímesis e literatura a partir de um olhar pós-estruturalista. 2011. (Outra).

EGEL - XIV Encontro Gaúcho dos Estudantes de Letras.A criação Literária - conversa com autor. 2010. (Encontro).

XIV Encontro Gaúcho dos Estudantes de Letras - EGEL 2010.II Encontro com escritores. 2010. (Encontro).

XIV Seminário Nacional de Literatura e História - 200 Anos de Romantismo no Ocidente.O claro silêncio do Romantismo sobre o negro na cosntrução da identidade nacional. 2010. (Seminário).

1ª Semana Acadêmica da Área de Ciências Sociais Aplicadas - mesa redonda Sociedade e Tcnologia da ULBRA. 2009. (Encontro).

Ao Pé do Ouvido: seminário de contadores de histórias.O conto e a Oralidade. 2009. (Seminário).

IIª FestiPoa Literária.Desamparos sociais e individuais e a importância da literatura na sociedade contemporânea. 2009. (Encontro).

IV Mostra Científica e Sócio-cultural da ULBRA Gravataí. A problematização da identidade gaúcha no conto Dois Guaxos, de Sérgio Faraco. 2009. (Congresso).

Jornada de Oficinas do curso de Letras."A força narrativa do tango: Realidades e ficções que encantam o mundo". 2009. (Oficina).

Salão de Extensão da ULBRA.Extensão Universitária - Video Institucional. 2009. (Encontro).

FestiPoa Literária.Criação Literária, literatura e música. 2008. (Encontro).

Intelectuais, vida pública e literatura. 2007. (Encontro).

IV Feira do Livro e IV Semana Acadêmica do Curso de Letras (ULBRA - Gravataí).Desmitificando e revelando os caminhos da criação literária: um convite aos bastidores do texto artístico. 2007. (Seminário).

VII Seminário Internacional de História da Literatura.O duplo e a disputa pelo espaço sagrado no conto. 2007. (Seminário).

I colóquio de estudos literários da FAPA.Dois poemas de Ferreira Gullar e um exemplo do homem pós-moderno. 2006. (Seminário).

III Semana Acadêmica do Curso de Letras (ULBRA - Gravataí).Surrealismo e imaginário: A mulher que comia dedos e outros contos. 2006. (Seminário).

Seminário Nacional 20 Anos Sem Josué Guimarães. 2006. (Seminário).

XXIV Seminário de Crítica Literária e XXIII Seminário de Crítica do Rio Grande do Sul. 2006. (Seminário).

Deslocamento e Hibridismo, Pós-colonialismo e Literaturas Lusófonas. 2005. (Seminário).

Travessias - Encontro de Escritores Atlânticos - Açores/Brasil. 2005. (Encontro).

VI Seminário Internacional de História da Literatura. 2005. (Seminário).

IV Seminário internacional de história da literatura. 2001. (Seminário).

Literatura Européia dos Séculos XVI a XX - I Forum de Educação, Ciência e Cultura (I FECIC). 2001. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Cláudia Emi Yoshida

OGLIARI, Ítalo. Prática de ensino de leitura e escrita: oficinas de memórias literárias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Viviane Leila de Jesus

OGLIARI, Ítalo. Emília: transgressão em forma de boneca de pano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Vilnei Dorneles Tonhi

OGLIARI, Ítalo. Vicios de linguagem: repensando as práticas de escrita na escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lindsay Ribas Amado

OGLIARI, Ítalo. Sociolinguística: falares e lugares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Vladimir de Mello Brasil

OGLIARI, Ítalo. Aurélia e Capitu: a dupla transgressora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cláudio da Silva Camargo

OGLIARI, Ítalo. Vivências de literatura infantil na escola: sentidos e sentimentos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lidiane de Freitas Viana

OGLIARI, Ítalo. Literatura infantil e a formação da criança. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Jaqueline Pacheco Cardoso

OGLIARI, Ítalo. Transtornos da linguagem: classes especiais ou classes de inclusão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Josiane Ferrareze

OGLIARI, Ítalo. Segunda guerra X literatura: duas faces da mesma história. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Aline de Souza Silva Pereira

OGLIARI, Ítalo. O ensino da língua materna no ensino médio: práticas funcionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Marilene Graciano da Silva

OGLIARI, Ítalo. A formação de jovens leitores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Renata Dionísio Postigo

OGLIARI, Ítalo. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: Níveis de Linguagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Rosane Martins de Souza

OGLIARI, Ítalo. Método Fônico de Alfabetização: proporcionando letramento e respeitando a gramática internalizada do educando. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Marcia Eliane Kendzierski Aires

OGLIARI, Ítalo. Um Castelo no Pampa: as pedras falam, o castelo segreda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Camila Bellaver de Souza

OGLIARI, Ítalo. O lúdico no aprendizado de língua portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lisiane Martins da Silva Noronha

OGLIARI, Ítalo. O encanto da palavras: o resgate da voz do aluno na produção de litertura oral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Tamara Schernokuj Bolze

OGLIARI, Ítalo. Níveis de letramento e a inclusão de deficientes auditivos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Neila Maria de Mello

OGLIARI, Ítalo. Gíria: permanência e mudança nos falares contemporâneos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Kátia Annibel Ramos Carvalho Holz

OGLIARI, Ítalo. Os tipos de amor na literatura: uma análise sobre os tipos de amor e a relação de dependência entre eles na obra Amor além da vida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Gicele de Almeida Gomes

OGLIARI, Ítalo. Breve relato sobre a história ortográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Renata Felipe Alves

OGLIARI, Ítalo. Ensinando crase através da investigação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ana Paula Barcelos

OGLIARI, Ítalo. O processo de aprendizagem de uma escola montessoriana. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Loriane Moreira do Nascimento

OGLIARI, Ítalo. O escorpião da sexta-feira: manifestação do desenvolvimento junguiano da personalidade em Antônio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Letícia Martini Paz

OGLIARI, Ítalo. A solidão e a violência sem resposta nos contos de Rubem Fonseca. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Fernanda Gandon de Souza

OGLIARI, Ítalo. Do mito à desmitificação do gaúcho na obra O tempo e o vento, de Erico Verissimo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Angelita Santiago Nunes

OGLIARI, Ítalo. Os níveis de linguagem na produção textual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Maria Madalena Ramos Machado

OGLIARI, Ítalo. Caminhos da produção textual: o estímulo como fator determinante. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Daniela Knob

OGLIARI, Ítalo. Inclusão: novas perspectiva para valorizar o deficiente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lucinara Pereira da Silva

OGLIARI, Ítalo. Os níveis de linguagem presentes na música caipira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cléris Gonçalves Gusi

OGLIARI, Ítalo. Medéia: a história de uma assassina insanamente apaixonada. Aspectos psicológicos da personagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Mary Luciana Moreira dos Santos

OGLIARI, Ítalo. Como água para chocolate: a simbologia por detrás das letras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil.

Comissão julgadora das bancas

Mauro Nicola Póvoas

PÓVOAS, M. N.; BRASIL, L. A. A.; BARBERENA, R. A.; MONTEIRO, C.; BITTENCOURT, G. N. da S.. A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Maria da Gloria Bordini

BORDINI, Maria da Glória; BRASIL, Luiz Antonio de Assis; BITTENCOURT, Gilda Neves da Silva. Pós-Modernidade e a Condição Humana na Novíssima Geração de Contistas Gaúchos. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Orientou

Iara Teresinha dos Santos Pereira

Amor e sexualidade em Tristão e Isolda; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Carine da Costa Silveira

A presença mítica do labirinto em Todos os nomes, de José Saramago; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Antônio Alípio Jardim Soares

A crônica e a escrita de David Coimbra; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Rosângela Ribeiro

As visrtudes da casa e o mito de Agamenon: relações intertextuais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Patrícia Coimbra Curtis

O realismo mágico em O amor nos tempos do cólera, de Gabriel Garcia Marquez; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Luis Antônio Rodrigues dos Santos

Oliveira Silveira: um poeta a ser conhecido; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Gilce Rosane da Silva Castro

A contação de histórias como mantenedora da cultura dos povos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Marcela Amaro Moncks

O ato de ler e a formação do leitor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Ana Paula Barcelos

Educação e a condição da mulher em a Megera domada, de Willian Shakespeare; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Renata de Carvalho Barcelos

Literatura infantil e o prazer da leitura: um debate inesgotrável; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Daiane Cristine Porto

Frankenstein e Rousseau: um leitura possível; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Renata de Cravalho Barcelos

Literatura Infantil e o prazer da leitura: um debate inesgotável; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Erlane da Silva

A violência no miniconto: um recurso estético e temático; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Mara Solene Borges Markowski

Na garupa de Dom Quixote: os leitores implícitos na obra de Cervantes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Josiane Felippe Costa

Exclusões e inclusões étnicas na construção da nação brasileira: uma breve história da formação da identidade nacional através de nossas letras; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Claudete Machado

Cibercultura no espaço da escola: uma nova relação com o saber - um estudo de caso com alunos de ensino médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Andreza Mariane Batista Teichmann

O romantismo e a narrativa epistolar: o fluxo de consciência em nascimento; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Eunice da Silva Costa

A cartomante - da literatura para o cinema: o que se ganha e o que se perde; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Megui Cristina Barbosa de Oliveira

O mito do duplo em Dois irmãos, de Milton Hatoum; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Sinara Paes

A adaptação dos clássicos da literatura brasileira para HQs: o que podemos pensar?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Aline Carlos Carneiro

A desconstrução da fragilidade feminina em Falo de mulher, de Ivana Arruda Leite; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Wanya Della Justina Coelho da Silveira

Diário do Farol e a filosofia do bem e do mal: uma análise sob a ótica nietzschiana; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Vera Lúcia da Silva M

Cordova; Conhecendo o aluno: um recurso pré-metodológico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Cátia Regina Córdova Nunes Monteiro

A Imagem do Negro na Literatura Brasileira Contemporânea; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Manoela Etielle Gomes Pinto

O verossímil e o inverossímil em O escorpião da sexta-feira, de Charle Kiefer; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Heloisa Delfino Aimi

Valentina e o Brasil contemporâneo: a literatura infantil e a desigualdade social; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Jacqueline de Almeida

A problematização da identidade pampiana no conto Dois Gaxos, de Sérgio Faraco; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Eliane Luzia Nunes Macedo

Antíteses, paradoxos e contradições: a estética do amor camoniano; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Melissa Sana de Oliveira Zwirtes

As intermitências da morte e a filosofia do absurdo: uma análise sob a ótica de Albert Camus; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Marina Cunha Paulo

As faces do Realismo Mágico nos contos de Murilo Rubião; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Fabiana Andreia Rohden

A esfericidade da personagem Antônio Conselheiro na obra A casca da serpente, de José J; Veiga; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Sheryl Leprevost

Contos fluminenses e o berço do realismo machadiano; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Ítalo Nunes Ogliari;

Foi orientado por

Maria da Gloria Bordini

Pós-modernidade e condição humana na novíssima geração de contistas gaúchos; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação Em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria da Gloria Bordini;

Produções bibliográficas

  • OGLIARI, Ítalo . História da literatura e consciência historiográfica: um diálogo entre a escrita e a recepção. Aletria: Revista de Estudos de Literatura , v. 25, p. 243-252, 2015.

  • OGLIARI, Ítalo . Efeito e Atmosfera: o conto moderno e suas duas modalidades. Cenários: Revista de Estudos da Linguagem , v. 1, p. 43-54, 2014.

  • OGLIARI, Ítalo ; Almeida, Jacqueline . A PROBLEMATIZAÇÃO DA IDENTIDADE PAMPIANA NO CONTO DOIS GUAXOS, DE SÉRGIO. Cenários: Revista de Estudos da Linguagem , v. 2, p. 77-93, 2012.

  • OGLIARI, Ítalo . Os caminhos da literatura regionalista brasileira. Cadernos do IL (UFRGS) , v. 1, p. 211-229, 2008.

  • OGLIARI, Ítalo . O cão ou A vida da menina que não se mexia mais: narrativa cinematográfica. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016. v. 1. 109p .

  • OGLIARI, Ítalo . A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. v. 1. 132p .

  • OGLIARI, Ítalo . A volta. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010. v. 1. 96p .

  • OGLIARI, Ítalo . Um sete um. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. v. 600. 112p .

  • OGLIARI, Ítalo . Ana Maria não tinha um braço. 1. ed. Porto Alegre: IEL - Instituto Estadual do Livro, 2005. v. 1000. 80p .

  • OGLIARI, Ítalo . A mulher que comia dedos. 1. ed. Porto Alegre: WS editor, 2004. v. 2000. 80p .

  • OGLIARI, Ítalo . Comunicação e carreira profissional: perspectivas para um novo contexto. In: Ítalo Ogliari. (Org.). Comunicação para o planejamento profissional. 1ed.Canoas: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, 2018, v. 1, p. 1-1.

  • OGLIARI, Ítalo . O poder da fala: oralidade, protagonismo e relações interpessoais. Comunicação para o planejamento profissional. 1ed.Canoas: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, 2018, v. 1, p. 1-1.

  • OGLIARI, Ítalo . Vida acadêmica e a formação do professor de letras. In: OGLIARI, Ítalo.. (Org.). Docência em Letras e Realidade Escolar. 1ed.Canoas: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA, 2017, v. , p. 00-.

  • OGLIARI, Ítalo . O que é ensinar e qual o papel da escola?. Docência em Letras e Realidade Escolar. 1ed.Canoas: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, 2017, v. 1, p. 000-.

  • OGLIARI, Ítalo . Tópicos para uma educação a distância. Docência em Letras e Realidade Escolar. 1ed.Canoas: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, 2017, v. 1, p. 000-.

  • OGLIARI, Ítalo . Descomplexando Electra. In: RAMOS, Fernando. (Org.). O melhor da festa. 3ed.Porto Alegre: Nova Roma, 2009, v. 1, p. 49-49.

  • OGLIARI, Ítalo . Carta ao carrasco. In: RAMOS, Fernando. (Org.). O melhor da festa. 1ed.Porto Alegre: Nova Roma, 2009, v. 1, p. 47-47.

  • OGLIARI, Ítalo . Mariana. In: RAMOS, Fernando. (Org.). O melhor da festa. 4ed.Porto Alegre: Nova Roma, 2009, v. 1, p. 50-50.

  • OGLIARI, Ítalo . Confissão. In: RAMOS, Fernando. (Org.). O melhor da festa. 2ed.Porto Alegre: Nova Roma, 2009, v. 1, p. 47-47.

  • OGLIARI, Ítalo . A verdadeira história de Alexander Selkirk. In: ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de; SILVA NUNES, Lélia Pereira da. (Org.). Magma (revista). 1ed.Lajes do Pico - Portugal: Câmara Municipal das Lajes do Pico, 2008, v. sete, p. 59-59.

  • OGLIARI, Ítalo . O romance romantico. In: Marione Rheinheimer. (Org.). História da Literatura Brasileira: Periodização. 1ed.Curitiba: IBPEX, 2008, v. , p. -.

  • OGLIARI, Ítalo . As origens do Romantismo. In: Marione Rheinheimer. (Org.). História da Literatura Brasileira: Periodização. 1ed.Curitiba: IBPEX, 2008, v. , p. -.

  • OGLIARI, Ítalo . Joaquim Marcelo Miranda. In: CIRNE, Fraga e BARCELOS, Lúcia (membros da Associação Literária de Viamão). (Org.). Entre Prosa e Verso - I Coletânea da ALVI. 1ed.Viamão: Cezgraf, 2005, v. 500, p. 35-35.

  • OGLIARI, Ítalo . Conto da Carochinha. In: CIRNE, Fraga e BARCELOS, Lúcia (membros da Associação Literária de Viamão). (Org.). Entre Prosa e Verso - I Coletânea da ALVI. Viamão: Evangraf, 2005, v. 500, p. 36-36.

  • OGLIARI, Ítalo . O lugar. In: CIRNE, Fraga e BARCELOS, Lúcia (membros da Associação Literária de Viamão). (Org.). Entre Prosa e Verso - I Coletânea da ALVI. Viamão: Evangraf, 2005, v. 500, p. 37-37.

  • OGLIARI, Ítalo . O dia das marionetes. In: ASSIS BRASIL, Luiz Antonio. (Org.). Contos de Oficina 30. 1ed.Porto Alegre: WS editor, 2003, v. 500, p. 97-101.

  • OGLIARI, Ítalo . Eu. In: ASSIS BRASIL, Luiz Antonio. (Org.). Contos de Oficina 30. 1ed.Porto Alegre: WS editor, 2002, v. 500, p. 102-103.

  • OGLIARI, Ítalo . Jéssica. In: ASSIS BRASIL, Luiz Antonio. (Org.). Contos de oficina 30. 1ed.Porto Alegre: WS Editor, 2002, v. 500, p. 104-107.

  • OGLIARI, Ítalo . El circulo. Revista 2384, Espanha, p. 12 - 15, 01 jul. 2012.

  • OGLIARI, Ítalo . Descomplejando a Electra. Revista 2384, Espanha, p. 16 - 17, 01 jul. 2012.

  • OGLIARI, Ítalo . A estranha peste dos anões:. Jornal do Brasil - caderno Ideias&Livros, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 06 - 06, 15 ago. 2009.

  • OGLIARI, Ítalo . História para ninar crianças dos outros. Palpitar, internet, , v. 1, p. 1 - 1, 05 ago. 2009.

  • OGLIARI, Ítalo . Com a palavra, os novos - Entrevista. Notícias FALE, Porto Alegre, p. 1 - 1, 28 jun. 2008.

  • OGLIARI, Ítalo . FestiPoa Literária: melhores momentos. Rede Artistas Gaúchos, Publicação Virtual, 15 mar. 2008.

  • OGLIARI, Ítalo . Ítalo ogliari substitui o grotesco por cenário realista. Palpitar, Internet, 04 mar. 2008.

  • OGLIARI, Ítalo . Portal Literal. Portal Literal Terra - De Olho Neles, Internet, 10 abr. 2006.

  • OGLIARI, Ítalo . O duplo e a disputa pelo espaço sagrado no conto O ROSTO, de Amilcar Bettega Brabosa. In: VII Seminário Internacional de História da Literatura - PUCRS, 2008, Porto Alegre. VII Seminário Internacional de História da Literatura - PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 1.

  • OGLIARI, Ítalo ; LAZZARI, A. E. . LITERATURA E ENSINO: NOVOS MEIOS E AS NOVAS TEORIAS ACERCA DA PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DA ARTE LITERÁRIA. In: XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - EXPOULBRA, 2017, Canoas. XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - EXPOULBRA. Canoas: ULBRA - EXPOULBRA, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • OGLIARI, Ítalo . LITERATURA, RECEPÇÃO E ILUSÃO: A HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA EM DEBATE. In: XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2016, Canoas. XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Canoas: ULBRA - EXPOULBRA, 2016. v. 1. p. 1-1.

  • OGLIARI, Ítalo . Por uma poética do paradoxo: mímesis e literatura a partir de uma olhar pós-estruturalista. In: X Fórum de Pesquisa da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, 2011, Canoas. X Fórum de Pesquisa, XVI Salão de Iniciação Científica e Mostra de Ensino (Feira das Profissões), que é realizada pelas Pró-reitorias de Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, e Pesquisa e Pós-Graduação da ULBRA. Canoas: Editora da ULBRA, 2011.

  • OGLIARI, Ítalo . Mímesis e literatura: por uma poética do paradoxo. In: III Mostra de Pesquisa e Extensão - ULBRA Gravataí, 2011, Gravataí. Anais da III Mostra de pesquisa e Extensão - ULBRA Gravataí. Canoas: ULBRATECH, 2011.

  • OGLIARI, Ítalo . O Claro Silêncio do Romantismo Brasileiro sobre o Negro na Construção da Identidade Nacional. In: IV Seminário Nacional de Literatura e História - 200 Anos de Romantismo no Ocidente, 2010, Porto Alegre. IV Seminário Nacional de Literatura e História - 200 Anos de Romantismo no Ocidente: caderno de resumos. Porto Alegre: FAPA, 2010. v. 1. p. 2-2.

  • OGLIARI, Ítalo . A problematização da identidade gaúcha no conto Dois Guaxos, de Sérgio Faraco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OGLIARI, Ítalo . "A força narrativa do tango: Realidades e ficções que encantam o mundo". 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OGLIARI, Ítalo . Extensão Universitária - Video Institucional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OGLIARI, Ítalo . O conto e a oralidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OGLIARI, Ítalo . Desmitificando e revelando os caminhos da criação literária: um convite aos bastidores do texto artístico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OGLIARI, Ítalo . O duplo e a disputa pelo espaço sagrado no conto. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OGLIARI, Ítalo . A criação literária em "Ana Maria não tinha um braço". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OGLIARI, Ítalo . Dois poemas de Ferreira Gullar e um exemplo do homem pós-moderno. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OGLIARI, Ítalo . Surrealismo e imaginário: a mulher que comia dedos e outros contos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OGLIARI, Ítalo . A criação literária em "A mulher que comia dedos". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OGLIARI, Ítalo . Escrevendo um conto. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OGLIARI, Ítalo . Oswald de Andrade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OGLIARI, Ítalo . Modernidade e pós-modernidade 2019 (Artigo/ensaio inédito).

  • OGLIARI, Ítalo . A postura pós-moderna 2019 (Artigo/ensaio inédito).

  • OGLIARI, Ítalo . Histórias de um lugar qualquer, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • OGLIARI, Ítalo . Medeia, Antígona e a impossibilidade do heroísmo trágico 2008 (Ensaio/artigo inédito indicado para publicação).

  • OGLIARI, Ítalo . Breve história e teoria do conto moderno 2008 (Artigo/ensaio inédito).

  • OGLIARI, Ítalo . HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA E ARQUEOLOGIA DA LITERATURA BRASILEIRA: possíveis caminhos, possíveis diálogos 2008 (Ensaio/artigo inédito indicado para publicação).

  • OGLIARI, Ítalo . Pequeno convite. Porto Alegre, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

OGLIARI, Ítalo . Correção da Redações do Vestibular de 2014/1 da Universidade Luterana do Brasil - Região Sul. 2013.

OGLIARI, Ítalo . Correção da Redações do Vestibular de 2013/2 da Universidade Luterana do Brasil - Região Sul. 2013.

OGLIARI, Ítalo . Correção da Redações do Vestibular de 2012/2 da Universidade Luterana do Brasil - Região Sul. 2012.

OGLIARI, Ítalo . Correção da Redações do Vestibular de 2013/1 da Universidade Luterana do Brasil - Região Sul. 2012.

OGLIARI, Ítalo . Correção da Redações do Vestibular de 2011/2 da Universidade Luterana do Brasil - Região Sul. 2011.

OGLIARI, Ítalo . Correção da Redações do Vestibular de 2012/1 da Universidade Luterana do Brasil - Região Sul. 2011.

OGLIARI, Ítalo . Correção da Redações do Vestibular de 2010/2 da Universidade Luterana do Brasil - Região Sul. 2010.

OGLIARI, Ítalo . Correção da Redações do Vestibular de 2011/1 da Universidade Luterana do Brasil - Região Sul. 2010.

OGLIARI, Ítalo . Correção da Redações do Vestibular de 2010/1 da Universidade Luterana do Brasil - Região Sul. 2009.

OGLIARI, Ítalo . A LEITURA LITERÁRIA E O LEITOR NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . ORIGEM E PROBLEMÁTICAS DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . OS CONTOS CLÁSSICOS INFANTIS. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . A LITERATURA INFANTO-JUVENIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E AUTORES. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . A LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA ESCOLA: MEDIAÇÃO E RECEPÇÃO. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . O pré-modernismo. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . O modernismo brasileiro e a Semana de Arte Moderna. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . O Romance de 30. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . A renovação do Modernismo. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . Rosa e Clarice. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . Literatura brasileira contemporânea. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . Gêneros literários: do clássico ao contemporâne. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . Intertextualidade literária e outras linguagens. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . O texto literário para além do cânone. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . ORIENTAÇÕES/CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DAS DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional/Capacitação).

OGLIARI, Ítalo ; MATTOS, Patrícia Noll . ORIENTAÇÕES/CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DAS DISCIPLINAS DA PÓS-GRADUAÇÃO. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional/Capacitação).

OGLIARI, Ítalo ; MATTOS, Patrícia Noll . ORIENTAÇÕES/CAPACITAÇÃO ELABORAÇÃO DE DISCIPLINAS ULBRA TEC. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional/Capacitação).

OGLIARI, Ítalo ; MATTOS, Patrícia Noll . ORIENTAÇÕES/CAPACITAÇ O PARA ELABORAÇÃO DE CURSOS DE EXTENSÃO. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional/Capacitação).

OGLIARI, Ítalo . COMUNICAÇÃO E CARREIRA PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS PARA UM NOVO CONTEXTO. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo ; MATTOS, Patrícia Noll . CAPACITAÇÃO PROFESSORES NOVOS EAD 2020. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional/Capacitação).

OGLIARI, Ítalo ; MATTOS, Patrícia Noll . CAPACITAÇÃO AOS PROFESSORES DE TODAS AS UNIDADES PARA O USO DO AULA EM FUNÇÃO DA SITUAÇÃO DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstitucional/Capacitação).

OGLIARI, Ítalo ; MATTOS, Patrícia Noll . CAPACITAÇÃO PROFESSORES PÓS-GRADUAÇÃO EAD 2020/2. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstitucional/Capacitação).

OGLIARI, Ítalo ; MATTOS, Patrícia Noll . Docência, TICs e Metodologia Ativas na EaD. 2019. .

OGLIARI, Ítalo . METODOLOGIAS ATIVAS: O QUE SÃO E COMO USÁ-LAS?. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . COMBATE À EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo ; MATTOS, Patrícia Noll . CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE AULA - PERFIL PROFESSOR. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstitucional/Capacitação).

OGLIARI, Ítalo ; MATTOS, Patrícia Noll . Ambiente AULA - Perfil Aluno. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Institucional/Capacitação).

OGLIARI, Ítalo . Projeto Integrador I: Análise de Operações Industriais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . Historia e caracterizacao do ensino da lingua portuguesa segundo os Parametros Curriculares Nacionais (PCNs). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . Que fala cabe a escola ensinar?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . O texto e o leitor em sua atual perspectiva. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . Que escrita cabe a escola ensinar?. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . A Lingua Portuguesa e alguns temas transversais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . Língua Partiguesa para os Anos Iniciais. 2014. (Video-aula).

OGLIARI, Ítalo . COERENCIA TEXTUAL. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Livro/Material Didático).

OGLIARI, Ítalo . AS VARIAS POSSIBILIDADES DE LEITURA DE UM TEXTO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . A estrutura do texto narrativo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivro/MaterialDidático).

OGLIARI, Ítalo . 7ª edição da Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OGLIARI, Ítalo . Estratégias de ensino: a formação do sujeito reflexivo - Formação docente ULBRA Gravataí. 2011. .

OGLIARI, Ítalo . Iniciação científica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OGLIARI, Ítalo . Atualização do Projeto Pedagógico: Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico).

OGLIARI, Ítalo . 5ª Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OGLIARI, Ítalo . 6ª Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OGLIARI, Ítalo . 4ª Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OGLIARI, Ítalo . 3ª Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OGLIARI, Ítalo . Microoficina Literária. 2009. .

OGLIARI, Ítalo . 1ª Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OGLIARI, Ítalo . 2ª Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OGLIARI, Ítalo . Microoficina Literária. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OGLIARI, Ítalo . Oficina de Criação Literária. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

OGLIARI, Ítalo . Literatura Brasileira I - das Origens ao Romantismo. 2008. (Livro didático).

OGLIARI, Ítalo . Lapidando o texto literário. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OGLIARI, Ítalo . Video Institucional Publicitário - Curso de Letras Espanhol. 2009. Vídeo.

OGLIARI, Ítalo . Extensão Universitária - Video Institucional. 2009. Vídeo.

OGLIARI, Ítalo . O beijo. 2004. Filme.

OGLIARI, Ítalo . O causo dos dois guri. 2003. Filme.

OGLIARI, Ítalo . Conseqüência. 2002. Filme.

OGLIARI, Ítalo . Mágica. 2001. Filme.

OGLIARI, Ítalo . Você ainda vai me amar amanhã?. 2000. Filme.

OGLIARI, Ítalo . Entrevista para o Letras Nossas sobre o livro A VOLTA. 2010.

OGLIARI, Ítalo . Entrevista ao programa Autores e Livros sobre A VOLTA. 2010.

OGLIARI, Ítalo . Programa Radar (TVE) - entrevista sobre a Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí. 2008.

OGLIARI, Ítalo . Entrevista para o programa Letras Nossas sobre o livro UM SETE UM. 2007.

OGLIARI, Ítalo . Entrevista para o programa Letras Nossas sobre o livro ANA MARIA NÃO TINHA UM BRAÇO. 2006.

OGLIARI, Ítalo . "Literatura Feminina ? mulheres sem receita?, com as escritoras Cintia Moscovich e Telma Scherer.. 2011 (Encontro de escritores - Arte Sesc - Cultura por toda parte) .

OGLIARI, Ítalo . A poder da palavra na escrita e na crítica literária, com Luiz Horácio. 2009 (Organizador e debatedor) .

OGLIARI, Ítalo . Pelos Caminhos da Literatura Brasileira Contemporânea, com Marcelo Benvenutti. 2009 (Organizador e debatedor - bate-papo) .

OGLIARI, Ítalo . A produção do conto em Ana Maria não tinha um braço. 2008 (Palestra) .

OGLIARI, Ítalo . Autor presente. 2006 (Palestra) .

OGLIARI, Ítalo . Autor Presente. 2006 (Palestra) .

OGLIARI, Ítalo . A importância da produção audio-visual no ensino médio. 2005 (Palestra) .

OGLIARI, Ítalo . Fazer cinema no Brasil. 2004 (Palestra) .

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA PARA UMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PERSPECTIVAS E DESAFIOS, Descrição: Nossa atual forma de educação a distância, através de plataformas online e dentro deste universo digital, é extremamente nova, e isso faz com que todos nós, seus agentes (professores, tutores e alunos), ainda estejamos, em determinados aspectos, nos adaptando a ela e enfrentando determinados e significativos desafios. Um desses desafios diz respeito às inúmeras questões acerca da comunicação dentro dos seus espaços e da relação entre seus agentes. Engana-se aquele que acredita que toda essa pluralidade de espaços de comunicação que hoje temos torna tudo mais fácil. Essa facilidade é relativa se pensarmos que cada um deles permite e ao mesmo tempo limita tipos e modalidades diferentes de uso da linguagens. Justamente por isso, o estudo a que este projeto se propõe discute a comunicação na educação a distância, abordando as exigências comunicacionais dentro deste novo ambiente de aprendizagem. Focaliza-se nas questões que envolvem a capacidade de construir, através da EAD, ideias de pertencimento e de acolhimento, visto que uma das grandes demandas desta modalidade de ensino ainda é a dificuldade de se criar possíveis vínculos entre professor/tutor e aluno. É comum, na EAD, o aluno sentir-se ?sozinho?, sem alguém zelando, digamos assim, por seus estudos. Isso, muitas vezes, é um simples equívoco, pois ele geralmente possui, por trás, uma estruturação metodológica e pedagógica eficazes. Trata-se, na verdade, de um problema oriundo de uma cultura trazida da secular educação presencial. A educação a distância, porém, tem suas particularidades e características próprias, e nunca será como a educação presencial. Mesmo assim, ainda muitos alunos desejam, ao se matricularem em cursos EAD, a mesma experiência. Isso nunca será possível, mas também não é impossível que haja, na EAD, relações de grande proximidade e de caráter humanizado. E como lidar com isso, fazendo da educação a distância um processo de ensino-aprendizagem com um caráter mais humano, mais forte em vínculos e relações entre seus agentes, é o foco central de nosso debate.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ítalo Nunes Ogliari - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    Da criação à crítica: os novos meios e as novas teorias acerca da produção e recepção da arte literária, Descrição: Sabendo do caráter dinâmico da arte literária e que a literatura (assim como as demais manifestações artísticas) se transforma, temática e esteticamente, respondendo às mudanças do pensamento do homem e da condição humana e tecnológica de um determinado período, o projeto denominado ?Da criação à crítica: os novos meios e as novas teorias acerca da produção e recepção da arte literária? observa e discute não só o impacto das atuais teorias filosóficas e sociais frente a produção e a recepção crítica da arte literária, bem como a influência dos atuais espaços de comunicação neste processo. O democratização do espaço de publicação proporcionado pelo universo online, que decentralizou e problematizou a produção (tanto crítica quanto literária) antes hegemonicamente acadêmica, pondo em xeque, desse modo, o cânone; as oficinas de criação literária que se popularizaram nas últimas décadas; as novas teorias culturalistas e novas vozes (também potencializadas por este novo contexto comunicacional) que impedem, hoje, uma abordagem totalitária da história da literatura, as possibilidades e impossibilidades da crítica, entre outros pontos, são temas dos estudos abordados neste projeto, que toma como base teórica, dentre tantos outros, as ideias de David Lyon (2011) e sua ótica acerca do processo desenfreado no avanço das tecnologias de comunicação, o novo estágio do capitalismo de Jameson (1991), a incredulidade nas metanarrativas de Lyotard (2002), o desmanche da cultural apontado por Mike Featherstone (2006), assim como o balanço de Terry Eagleton (2005) pós teorias denominadas pós-modernas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ítalo Nunes Ogliari - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Por uma poética do paradoxo: mimesis e literatura a partir de um olhar pós-estruturalista, Descrição: Desde os escritos de Platão e Aristóteles, a ideia de mimese predomina na discussão estética ocidental. A noção de arte como reflexo de uma possível realidade, mesmo sendo ela um constructo da subjetividade humana, sustenta, em grande escala, o conceito de mimesis. Partindo dos registros de Michel Foucault e Jacques Derrida sobre arte e literatura, este estudo aborda, através de um olhar pós-estruturalista, o fazer literário como articulação paradoxal entre imitação e negação de uma verdade que só a própria arte pode dar, em um mecanismo mimético de apropriação e desapropriação daquilo que não está em outro lugar senão dentro da própria literatura. Tal visão imanente, porém, não se isola dos demais âmbitos sociais e de todas suas relações de poder, já que o movimento interno de construção e desconstrução da arte só é possível justamente pelo constante movimento epistêmico que possibilita o homem pensar sempre de forma diferente, sempre com um olhar constantemente modificado sobre o mundo e, por consequência, sobre a literatura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ítalo Nunes Ogliari - Coordenador., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Remuneração.

Prêmios

2007

Patrono da Feira do Livro da ULBRA Gravataí, Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí.

2005

Coleção 2000 - vencedor do concurso literário para a publicação de obra inédita, selecionado com o livro de contos ANA MARIA NÃO TINHA UM BRAÇO, IEL - Instituto Estadual do Livro e Caixa RS.

2004

Melhor Montagem, categoria Super 8, Festival de Cinema de Gramado.

2004

Troféu Gomezito, Festival de vídeo e mostra de cinema de Guaíba - RS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí. , Av. Itacolomi, 3600, São Vicente, 99999999 - Gravataí, RS - Brasil, Telefone: (51) 34317677, Ramal: 233, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador LAV - Laboratório de Aprendizagem, Carga horária: 40

2014 - Atual

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor do Curso de Especialização em Língua, Literatura e Novas Mídias - Disciplina Gêneros Digitais.

2010 - Atual

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Regente do EAD, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Regente do Curso de Pedagogia EAD da universidade luterana do Brasil. Compõe o NDE (Núcleo Docente Estruturante)

2008 - Atual

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Adjunto com doutorado, Carga horária: 40

2016 - 2018

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Coordenador de Curso, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40

Outras informações:
Assume, em 2016/1, a coordenação do Curso de Letras presencial e EAD e do Curso de Secretariado Executivo na UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA - CANOAS).

2009 - 2010

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de extensão, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenou, desde 2009 a 2010, do Programa de Extensão da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Campus Gravataí.

Atividades

  • 07/2014

    Ensino, Disciplina universal (todos os cursos), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e expressão, Sociedade e Contemporaneidade

  • 07/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento da linguagem humana, Literatura Infanto-juvenil EAD, Arte e Educação EAD

  • 07/2014

    Ensino, Línguas, Literaturas e novas mídias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Produção de materiais em ambiente virtual, Trabalho de Conclusão de Curso

  • 07/2014

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular IV (TCC)

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Disciplina universal (todos os cursos), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade e contemporaneidade (4N e 5N), Instrumentalização Cinetífica

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular IV (TCC), Literatura Brasileira Contemporânea

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infanto Juvenil EAD, Arte e Educação EAD, Redação Acadêmica

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Línguas, Literaturas e novas mídias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gêneros Digitais

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Disciplina universal (todos os cursos), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade e contemporaneidade, Comunicação e expressão, Instrumentalização científica

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Social

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura infanto-juvenil, Desenvolvimento da linguagem humana, Redação acadêmica, Arte e educação

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Disciplina universal (todos os cursos), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade e contemporaneidade, Comunicação e expressão, Instrumentalização científica

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura infanto-juvenil, Desenvolvimento da linguagem humana, Redação Acadêmica, Arte e Educação

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Crítica Literária

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Disciplina universal (todos os cursos), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade e contemporaneidade, Comunicação e expressão, Instrumentalização científica

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura infanto-juvenil, Desenvolvimento da linguagem humana, Redação acadêmica

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Disciplina universal (todos os cursos), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e expressão, Instrumentalização científica, Sociedade e Contemporaneidade

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura infanto-juvenil, Desenvolvimento da linguagem humana, Redação acadêmica

  • 03/2011 - 12/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí.,Linhas de pesquisa

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Disciplina universal (todos os cursos), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentalização Cinetífica, Sociedade e contemporaneidade

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Social

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Disciplina universal (todos os cursos), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão, Instrumentalização científica

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção textual

  • 08/2010 - 10/2010

    Ensino, Secretariado Executivo Trilíngue, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação empresarial

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Todos os Cursos (Disciplina Universal), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e expressão, Instrumentalização cinetífica, Sociedade e Contemporaneidade

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Social, Formação Sócio-histórica do Brasil

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Pedagogia EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infanto-juvenil, Desenvolvimento da linguagem Humana, Redação Acadêmica

  • 08/2009 - 12/2009

    Direção e administração, Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí.,Cargo ou função, Coordenador de Programa de Extensão - ULBRA Gravataí.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Crítica Literária, Literatura Brasileira - das Origens os Romantismo

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Social - Campus Canoas

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Textual

  • 08/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí.,Atividade de extensão realizada, Organização, divulgação e realização da 4ª edição da Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí.

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Teóricos da Literatura I, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Brasileira: do Realismo ao Modernismo

  • 03/2009 - 07/2009

    Extensão universitária , Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí.,Atividade de extensão realizada, Organização e desenvolvimento da 3ª edição da Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí..

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Crítica Literária, Literatura Brasileira: das Origens ao Romantismo

  • 08/2008 - 11/2008

    Extensão universitária , Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí.,Atividade de extensão realizada, Organização e desenvolvimento da 2ª Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí..

  • 08/2008 - 11/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí.,Cargo ou função, Organizador do 1 Concurso Literário de Contos e Poesias da ULBRA Gravataí.

  • 03/2008 - 07/2008

    Extensão universitária , Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí.,Atividade de extensão realizada, Organização e desenvolvimento da 1ª Oficina de Criação Literária da ULBRA Gravataí..

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista integral, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista pesquisador de vínculo integral durante o curso de Mestrado em Teoria da Literatura na PUCRS do projeto Margens da Literatura: Produção e Recepção, sob a orientação da prof. dra. Maria da Glória Bordini, com intuito de estudo de teorias literárias contemporâneas.

2002 - 2005

Escola Estadual de Ensino Médio Açorianos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor de Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Atividades

  • 07/2002 - 03/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura

2002 - 2005

Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Lucea

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de Língua Estrangeira Moderna (Inglês).

Atividades

  • 07/2002 - 02/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua estrangeira