Geiziane Alves Santos

Bacharel em Química pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é mestranda pela Universidade Federal da Bahia, tendo como área de concentração Química Orgânica na linha de Síntese Orgânica com o grupo de pesquisa GPSQ. Graduanda em Licenciatura em Química. Atuou como aluna de iniciação cientifica no grupo de pesquisa GSPQ durante dois anos. Atuou como aluna de iniciação cientifica no grupo de pesquisa em química e quimiometria-GRPQQ durante dois anos. Estagiou no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Camaçari - CEPED durante um ano.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Química

2017 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: Síntese de piridazinonas polifuncionalizadas empregando isatinas,Orientador:
Silvio do Desterro Cunha.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em andamento em Química

2016 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Graduação em Química

2011 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: Síntese Verde de 1,3- Pirido-pirimidinonas e Pirido-Tiazinonas via aza-anelação de 2-aminopiridinas e -2-aminotiazois com arilideno-oxazolona empregando aquecimento por micro-ondas
Orientador: Silvio do Desterro Cunha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de Substancias Carboniladas. (Carga horária: 17h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2016 - 2016

ChemSketch: Edição de estruturas químicas aplicadas a química orgânica. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2016 - 2016

Aspectos práticos da analise e calibração multivariada. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em O trabalho em química: ética, ambiente, segurança e suas interfaces. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Curso de Inglês - PROFICI. (Carga horária: 680h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2014 - 2014

Tecnicas de planejamento experimental. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2012 - 2012

Princípios de cromatografia a gás. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2012 - 2012

BIOINORGANICA. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2012 - 2012

Síntese Orgânica verde. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, G. A. . VIII SEMANA DE QUÍMICA. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

17th Brazilian Meeting on Organic Synthesis - BMOS. Synthesis of 3-hydroxypyrrolidin-2-one derivatives from the Baylis?Hillman adducts of isatin assisted microwave. 2018. (Congresso).

Reunião Anual da Sociedade de Química - 41ª RASBQ. Catalyst-free synthesis of pyridazinones from 3-hydroxy-indole-2-ones. 2018. (Congresso).

ROAD SHOW DE CG e GCMS. 2016. (Outra).

VII Workshop de Quiometria.Síntese de um Polímero com íons impressos para pré-concentração e determinação de Antimônio em amostras ambientais. 2016. (Outra).

37 RASBQ. Reação de ciclo adição formal aza[3+3] de arilidenos-oxazolonas e 2-aminopiridinas: síntese de pirido-tiazinonas e pirido-pirimidinonas. 2014. (Congresso).

5° Workshop de Síntese Orgânica do Norte, Nordeste e Centro -Oeste e 3°Workshop de Micro-ondas e flow Chemistry.Síntese de pirido-pirimidinonas e pirido-tiazinonas através da reação de cicloadição formal aza-[3+3] de arilidenos-oxazolonas e 2-aminopiridinas. 2014. (Outra).

IX Olimpíada Baiana de Química. 2014. (Olimpíada).

V workshop de quimiometria. 2014. (Outra).

VIII Semana de Quimica. 2013. (Outra).

VII Olimpíada Baiana de Química. 2013. (Olimpíada).

EQBA. 2012. (Encontro).

VII Olimpiada Baiana de Química. 2012. (Olimpíada).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eliane de Oliveira Silva

CUNHA, S. D.; LOPES, W. A.;SILVA, E.O.. Síntese verde de 1,3 pirido-pirimidinona e tiazo-pirimidinona via aza-anelação de 2-aminopiridinas e 2-aminotiazóis com arilideno-oxazolona empregando aquecimento por micro-ondas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

Lourenço Luis Botelho de Santana

Santana, Lourenço L.B.; VICTOR, M. M.;CUNHA, S. D.. Síntese de 3-Piridazinonas e 2-Pirrolidonas via azaanelação de 3-hidroxiindóis frente a hidrazina. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Química) - Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia.

Mauricio Moraes Victor

VICTOR, MAURICIO M.; CUNHA, S. D.; SANTANA, L. L. B.. Síntese de 3-piridazinonas e 2-pirrolidonas via azaanelação de 3-hidroxiindóis frente à hidrazina. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de pós Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sílvio do Desterro Cunha

Síntese de cumarinas polifuncionalizadas bioativas; Início: 2020; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Sílvio do Desterro Cunha

SÍNTESE DE 3-PIRIDAZINONAS E 2-PIRROLIDONAS VIA AZA-ANELAÇÃO DE 3-HIDROXI-INDÓIS FRENTE A HIDRAZINA; 2020; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Silvio do Desterro Cunha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, G. A. ; CUNHA, S. D. . Synthesis of 3-hydroxypyrrolidin-2-one derivatives from Baylis?Hillman adducts of isatin assisted by microwave. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, G. A. ; CUNHA, S. D. . Catalyst-free synthesis of pyridazinones from 3-hydroxy-indole-2-ones. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIX, C. S. ; SANTOS, G. A. ; FERREIRA, S. L. C. . Síntese de um Polímero com íons impressos para pré-concentração e determinação de Antimônio em amostras ambientais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, S. D. ; SANTOS, G. A. . Síntese e funcionalização de 1,3 tiazinonas e pirimidonas através da reação de aza-anelação com arilidenos-oxazolonas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, G. A. ; AMPARO, J. ; SANTOS FILHO, R. F. ; CUNHA, S. D. . Reação de cicloadição formal aza-[3+3] de arilidenos-oxazolonas e 2-aminopiridinas: síntese de pirido-tiazinonas e pirido-pirimidinonas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, G. A. ; AMPARO, J. ; SANTOS FILHO, R. F. ; CUNHA, S. D. . Síntese de pirido-pirimidinonas e pirido-tiazinonas através da reação de cicloadição formal aza-[3+3] de arilidenos-oxazolonas e 2-aminopiridinas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    SINTESE DE PIRIDAZINONAS POLIFUNCIONALIZADAS EMPREGANDO ISATINAS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Geiziane Alves Santos - Integrante / Silvio do Desterro Cunha - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Desenvolvimento de procedimentos analíticos visando determinação de traços de metais e metalóides tóxicos em amostras ambientais empregando a espectrometria de absorção atômica com atomização electrotérmica, Descrição: No presente projeto, é proposto o desenvolvimento de procedimentos analíticos visando à determinação de traços de metais e metalóides tóxicos em amostras ambientais empregando a espectrometria de absorção atômica com atomização electrotérmica. Elementos químicos tais como: alumínio, gálio, índio e outros serão testados como modificadores químicos. Curvas de pirolise e atomização serão estabelecidas e os modificadores serão escolhidos em função dos resultados obtidos. As amostras ambientais envolve as seguintes matrizes: águas naturais, solos, sedimentos e alimentos marinhos. As variáveis associadas aos métodos analíticos serão otimizadas usando metodologia multivariada, mediante uso de planejamentos fatoriais para avaliação da significância das variáveis e técnicas baseadas em metodologias de superfície de respostas para determinação das condições experimentais ótimas. Todos os métodos analíticos serão validados conforme recomendação da IUPAC, envolvendo os seguintes parâmetros: curva analítica (linearidade, limite de detecção e quantificação), precisão (reprodutibilidade) e exatidão. A exatidão será avaliada mediante análise de materiais de referência com natureza próxima às matrizes estudadas. O projeto é viável, considerando-se que o projeto está estabelecido em uma linha de pesquisa consolidada no grupo de pesquisa e o coordenador da proposta tem experiência prévia na execução de projetos na área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Geiziane Alves Santos - Integrante / Caio Silva Félix - Integrante / Sérgio Luis Costa Ferreira - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Desenvolvimento de métodos diretos para determinação de metais e metalóides em matrizes complexas usando amostragem por suspensão e a espectrometria de absorção atômica com geração de hidretos, Descrição: No presente projeto, é proposto o desenvolvimento de métodos analíticos para determinação direta de traços de metais em amostras de alimentos no estado natural (sem tratamento prévio). Serão estudados elementos essenciais e tóxicos (cádmio, arsênio, antimônio e chumbo). Os métodos serão em baseados em preparo de suspensões usando soluções ácidas e energia de ultrassom. A análise direta de amostras oferece vantagens: a contaminação e ou perda do analito é consideravelmente reduzido; os resultados podem ser obtidos rapidamente; a sensibilidade é maior porque a diluição das amostras é menor; e o uso de reagentes corrosivos e perigosos é evitado, resultando em benefícios econômicos e ambientais. As técnicas analíticas de medida utilizadas serão a espectrometria de absorção atômica com atomização por chama (FAAS), geração de hidretos e eletrotérmica (ET AAS). As variáveis associadas aos métodos analíticos serão otimizadas usando metodologia multivariada, mediante uso de planejamentos fatoriais para avaliação da significância das variáveis e técnicas baseadas em metodologias de superfície de respostas para determinação das condições experimentais ótimas. Todos os métodos analíticos serão validados conforme avaliação dos seguintes parâmetros: curva analítica (linearidade, limite de detecção e quantificação), precisão e exatidão. O projeto é perfeitamente viável, considerando-se que todos os equipamentos de grande porte necessários para o desenvolvimento do projeto já estão disponíveis e em funcionamento pleno e regular. Além disso, o projeto está estabelecido em uma linha de pesquisa consolidada no nosso grupo e o coordenador da proposta tem experiência prévia na execução de projetos na área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Geiziane Alves Santos - Integrante / Caio Silva Félix - Integrante / Sérgio Luis Costa Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Síntese e funcionalização de 1,3-tiazinonas e pirimidinonas através da reação de aza-anelação com arilidenos-oxazolonas, Descrição: A consecução deste Plano permitirá a continuidade do projeto que vem sendo executado referente ao desenvolvimento de um método de síntese inédito de 1,3-tiazinonas e pirimidinonas densamente funcionalizadas através da reação de cicloadição formal aza[3+3], bem como a funcionalização dos heterociclos preparados em condições de reação de Suzuki. Adicionalmente, serão estudados o acoplamento com aminoácidos para a síntese de análogos de dipeptídeos. São objetivos do plano em tela: ? Sintetizar oxazolonas arilidênica derivadas de aldeídos alifáticos e aromáticos Sintetizar a etoximetileno-oxazolona Estudar a reatividade das oxazolonas em reações de aza-anelação com 2-aminopridinas e derivados e análogos Realizar reação de Suzuki com os derivados halogenados Sintetizar análogos de dipeptídeos dos 1-aza-biciclos preparados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Geiziane Alves Santos - Integrante / Raimundo Francisco Santos Filho - Integrante / Silvio do Desterro Cunha - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Síntese de 1,3-tiazinonas e pirimidinonas através da reação de aza-anelação com arilidenos-oxazolonas, Descrição: Objetivos específicos deste bolsista. Sintetizar oxazolonas arilidênica derivadas de aldeídos alifáticos e aromáticos Sintetizar a etoximetileno-oxazolona Estudar a reatividade das oxazolonas em reações de aza-anelação com 2-aminopridinas e derivados e análogos: 2. Resultados específicos do bolsista Lista os resultados específicos a serem alcançados por este bolsista, entre eles a capacitação a ser atingida pelo estudante ao final da bolsa. A consecução deste Plano permitirá o desenvolvimento de um método de síntese inédito de 1,3-tiazinonas e pirimidinonas densamente funcionalizadas através da reação de cicloadição formal aza[3+3]. A consecução do presente projeto proporcionará ao candidato a capacidade de: Empregar as técnicas clássicas de laboratório de síntese orgânica; Planejar a síntese de substâncias orgânicas de através da interconversão de grupos funcionais; Isolar e purificar produtos intermediários e finais; Interpretar espectros de infravermelho e ressonância magnética nuclear de substâncias orgânicas simples; Realizar pesquisa bibliográfica empregando os recursos clássicos e eletrônicos; Escrever relatório técnico-científico; Preparar e apresentar seminário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Geiziane Alves Santos - Integrante / Raimundo Francisco Santos Filho - Integrante / Silvio do Desterro Cunha - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: iniciação cientifica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisa como iniciação cientifica no grupo de pesquisa em química e quimiometria - GRPQQ.

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: iniciação cientifica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisa como iniciação científica no grupo de pesquisa em química e quimiometria - GRPQQ.

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: iniciação científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisa como iniciação cientifica no grupo de pesquisa GPSQ