Fabiana de Oliveira Dorneles

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente no tema: Erosão do solo e Recuperação de áreas degradadas. Atualmente é professora no Centro Universitário Franciscano, no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, trabalhando temas relacionados à Educação Ambiental e Qualidade da Água e do Solo.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência do Solo

2007 - 2009

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Produção de sementes de Lupinus albescens para recuperação de áreas degradadas por arenização,Ano de Obtenção: 2010
Flávio Luiz Foletto Eltz.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fertilização; Neossolo Quartzarênico; tremoço.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação em andamento em Formação de Professores para a Ed. Profissional

2009 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Agronomia

2002 - 2007

Universidade Federal de Santa Maria

Graduação interrompida em 2001 em Química Licenciatura Plena

2000 - Interrompido

Universidade Federal de Santa Maria
Ano de interrupção: 2001

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Manejo na Cultura do Arroz Irrigado. (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR - RS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Microbiologia e Bioquímica do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Educação Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DORNELES, F. O. . 5ª Mostra das Profissões. 2015. (Exposição).

DORNELES, F. O. . 4ª Mostra das Profissões. 2014. (Exposição).

DORNELES, F. O. . 3ª Mostra das Profissões. 2013. (Exposição).

DORNELES, F. O. . 2ª Mostra das Profissões. 2012. (Exposição).

DORNELES, F. O. . Mostra das Profissões. 2011. (Exposição).

DORNELES, F. O. . 3ª Mostra das Profissões. 2013. (Exposição).

DORNELES, F. O. . 2ª Mostra das Profissões. 2012. (Exposição).

DORNELES, F. O. . Mostra das Profissões. 2011. (Exposição).

DORNELES, F. O. . 4ª Mostra das Profissões. 2014. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio Gaúcho de Engenharia Ambiental. 2013. (Simpósio).

IV JORNADA INTEGRADA DO MEIO AMBIENTE.COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS. 2013. (Oficina).

Reunião do grupo de trabalho - Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.Projetos de inovação pedagógica do ensino de graduação, com ênfase nas áreas tecnológicas e de engenharias. 2013. (Outra).

II JORNADA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGª AGRÍCOLA.RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS POR ARENIZAÇÃO. 2012. (Seminário).

V FIEMA - Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. 2012. (Outra).

Dia de Campo da Disciplina de Manejo e Conservação do Solo e da Água do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Grãos.RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS POR ARENIZAÇÃO. 2011. (Seminário).

V Simpósio Brasileiro de Ensino em Solos. 2010. (Simpósio).

XVII Congresso de Iniciação Cinetífica e X Encontro de Pós-Graduação. Potencialização da germinaçao de sementes de Lupinus albescens oriundo de solos arenizados. 2008. (Congresso).

XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Produção de fitomassa e acúmulo de nutrientes de Lupinus albescens em solos arenizados da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. 2007. (Congresso).

58º Reunião Anual da Sociedade Braseleira para o Progresso da Ciência.Situação da fertilidade do solo em áreas sob sistema plantio direto da rigião do planalto médio e superior do RS. 2006. (Simpósio).

XX Jornada Acadêmica Integrada.Situação da fertilidade do solo em áreas sob sistemas plantio direto da região do planalto médio e superior do RS. 2006. (Seminário).

38ª Expofeira Agropecuária de Santa Maria. 2005. (Outra).

V Reunião Sul-Brasileira de Ciência do Solo. 2004. (Outra).

XIX Jornada Acadêmica Integrada.Balanço do enxofre após sucessão de culturas em solos com diferentes teores de argila. 2004. (Seminário).

XV SEAGRO - Semana Acadêmica da Agronomia. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Diego Polonia Weber

KEMERICH, P. C.; WEBER, D. P.;DORNELES, F. O.. ANÁLISE DA NORMATIZAÇÃO ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DE CEMITÉRIOS. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão ambiental) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Gislaine Kummer

DORNELES, F. O.. AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DE AGREGADOS E CIMENTOS EM PILAR DE CONCRETO PELO SOFTWARE BEES 4.0, DO BERÇO AO PORTÃO DA OBRA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Thielly Rodrigues Tuparay

DORNELES, F. O.. PANORAMA DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO DO RIO VACACAÍ-MIRIM (DNOS) DE SANTA MARIA - RS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Natiela Caponi

DORNELES, F. O.. REGIME HÍDRICO PLUVIAL E FLUVIAL NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO SEPÉ - RS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Marcieli Machado Manfio

DORNELES, F. O.. Mineralização do carbono do solo com adição de resíduos agrícolas sob incubação em laboratório. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Guilherme Klug Piêgas

DORNELES, F. O.. DESENVOLVIMENTO DE AVEIA PRETA EM SOLO CONTAMINADO POR CHUMBO (Pb) SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Gabriel Nunes do Nascimento

DORNELES, F. O.. CULTIVO DE AVEIA PRETA EM SOLO CONTAMINADO POR CÁDMIO (Cd) SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Fernando Luís Müller

DORNELES, F. O.. INFLUÊNCIA DO TERRACEAMENTO NA QUALIDADE DA ÁGUA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Felipe Lorenzoni Marx

DORNELES, F. O.. DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE DRENAGEM NO TALUDE DO CONJUNTO II DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Tuany Ramos Barbosa

DORNELES, F. O.. Avaliação temporal e espacial da potabilidade de água consumida na zona rural de Tupaciretã-RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Vanessa Caetano Mello

DORNELES, F. O.. A TRILHA ECOLÓGICA ORIENTADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Thiago Castro de Almeida

ALMEIDA, T. C.; SANTIAGO, M. R.;DORNELES, F. O.. REDUÇÃO DA CARGA ORGÂNICA E SÓLIDOS SEDIMENTÁVEIS DOS DEJETOS LÍQUIDOS DE SUÍNOS EM FILTRO BIOLÓGICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Aline Borges Klein

KLEIN, A. B.; TESSMANN, C.S.;DORNELES, F. O.. PUFE DESENVOLVIDO COM RESÍDUOS INDUSTRIAIS DO SETOR COUREIRO COM FOCO NO ECODESIGN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: ANNA NAJARA MÜLLER DA CRUZ

DORNELES, F. O.; VASCONCELLOS, N. J. S.; BOER, N.. ENSINO EM SOLOS ? UMA APLICAÇÃO ÀS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: NAIANA POMMERENING DA SILVA

DORNELES, F. O.; SWAROWSKY, A.; VASCONCELLOS, N. J. S.. A MATÉRIA ORGÂNICA NA CONTENÇÃO DE ÍONS TÓXICOS EM SOLO DA BACIA-ESCOLA URBANA NO ARROIO ESPERANÇA (SANTA MARIA ? RS). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: ROSSANO VENTURINI BRIZOLLA

BURIOL, G. A.;DORNELES, F. O.; SWAROWSKY, A.. ESTUDO DA VIABILIDADE DE ESTUFA PLÁSTICA PARA SECAGEM DE MADEIRA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano.

Aluno: Simone Filipini Abrão

ELTZ, F.L.F.; REINERT, D. J.;DORNELES, F. O.. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE Lupinus albescens SOB DIFERENTES DOSES DE ADUBAÇÃO EM NEOSSOLO QUARTZARÊNICO NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RS.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Flávio Luiz Foletto Eltz

ELTZ, F. L. F.ANTONIOLLI, Z. I.ROVEDDER, Ana Paula Moreira. Produção de sementes de Lupinus albescens para recuperação de solos degradados por arenização. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

ZAIDA INES ANTONIOLLI

ELTZ, Flavio Luiz FolettoANTONIOLLI, Z. I.ROVEDDER, Ana Paula. Produção de sementes de Lupinus albescens para recuperação de áreas degradadas por arenização. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Paula Moreira Rovedder

ELTZ, Flávio Luiz FolettoROVEDDER, A. P. M.ANTONIOLLI, Zaida Inês. Produção de sementes de Lupinus albescens sob diferentes doses de adubação e épocas de semeadura. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Gislaine Kummer

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DE AGREGADOS E CIMENTOS EM PILAR DE CONCRETO PELO SOFTWARE BEES 4; 0, DO BERÇO AO PORTÃO DA OBRA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Thielly Rodrigues Tuparay

PANORAMA DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO DO RIO VACACAÍ-MIRIM (DNOS) DE SANTA MARIA - RS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Natiela Caponi

REGIME HÍDRICO PLUVIAL E FLUVIAL NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO SEPÉ - RS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Marcieli Machado Manfio

Mineralização do carbono do solo com adição de resíduos agrícolas sob incubação em laboratório; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Guilherme Klug Piêgas

DESENVOLVIMENTO DE AVEIA PRETA EM SOLO CONTAMINADO POR CHUMBO (Pb) SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Gabriel Nunes do Nascimento

CULTIVO DE AVEIA PRETA EM SOLO CONTAMINADO POR CÁDMIO (Cd) SOB CONDIÇÕES CONTROLADAS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Felipe Lorenzoni Marx

DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE DRENAGEM NO TALUDE DO CONJUNTO II DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Vanessa Caetano Mello

A TRILHA ECOLÓGICA ORIENTADA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Leila Posser Fernandes

Avaliação da qualidade do solo sob diferentes usos em uma propriedade rural no 1 município de Mata ? RS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Felipe Nunes da Silva

Mineralização do carbono do solo submetido à contaminação de combustíveis sob incubação em laboratório; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

NAIANA POMMERENING DA SILVA

A MATÉRIA ORGÂNICA NA CONTENÇÃO DE ÍONS TÓXICOS EM SOLO DA BACIA-ESCOLA URBANA NO ARROIO ESPERANÇA (SANTA MARIA ? RS); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

ANNA NAJARA MÜLLER DA CRUZ

ENSINO EM SOLOS ? UMA APLICAÇÃO ÀS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Simone Filipini Abrão

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE Lupinus albescens SOB DIFERENTES DOSES DE ADUBAÇÃO EM NEOSSOLO QUARTZARÊNICO NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Suziely Pereira Delgado

MINERALIZAÇÃO DO CARBONO ORGÂNICO PROVENIENTE DO ACÚMULO DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS NO ENTORNO DO ARROIO ESPERANÇA, SANTA MARIA ? RS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Franciscano, Programa de Bolsas de Iniciação Científica - UNIFRA; Orientador: Fabiana de Oliveira Dorneles;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flávio Luiz Foletto Eltz

Produção de sementes de Lupinus albescens para recuperação de áreas degradadas por arenização; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio Luiz Foletto Eltz;

Flávio Luiz Foletto Eltz

Potencial do Lupinus albescens como planta recuperadora de solos arenizados na região sudoeste do Rio Grande do Sul; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávio Luiz Foletto Eltz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TUPARAY, T.R. ; SALAZAR, L. N. ; SALAZAR, R.F.S. ; DORNELES, F. O. . Qualidade da água do reservatório do Rio Vacacaí-Mirim de Santa Maria - RS. Higiene Alimentar , v. 29, p. 5189-5194, 2015.

  • DORNELES, F. O. ; SOARES, L.L. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO 9º ANO DA ESCOLA CASTRO ALVES, EM SANTA MARIA ? RS. Disciplinarum Scientia. Série Ciências Naturais e Tecnológicas , v. 16, p. 401-411, 2015.

  • ABRAO, S. F. ; ELTZ, F.L.F. ; EBLING, A.A. ; DORNELES, F. O. . Resposta do Lupinus albescens Hook. & Arn a diferentes doses de adubação em área degradada. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 2330-2338, 2013.

  • Fogaça, Aline de Oliveira ; Daudt, Carlos Eugenio ; DORNELES, F. O. . Potássio em uvas II: análise peciolar e sua correlação com o teor de potássio em uvas viníferas. Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 27, p. 597, 2007.

  • DELGADO, S. P. ; DORNELES, F. O. ; ROSA, M. L. ; MANFIO, M. M. . MINERALIZAÇÃO DO CARBONO ORGÂNICO PROVENIENTE DO ACÚMULO DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS NO ENTORNO DO ARROIO ESPERANÇA, SANTA MARIA ? RS. In: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: APRENDER E EMPREENDER NA EDUCAÇÃO E NA CIÊNCIA, 2012, Santa Maria - RS. Anais Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão Unifra. Santa Maria: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: APRENDER E EMPREENDER NA EDUCAÇÃO E NA CIÊNCIA, 2012. v. 3.

  • GOMES, B. C. V. ; DORNELES, F. O. ; KUMMER, G. ; SILVA, F. N. . QUANTIFICAÇÃO DO C-CO2 LIBERADO DA MINERALIZAÇÃO DO SOLO COM DIFERENTES RESÍDUOS SOB INCUBAÇÃO EM LABORATÓRIO. In: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: APRENDER E EMPREENDER NA EDUCAÇÃO E NA CIÊNCIA, 2012, Santa Maria - RS. Anais Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão Unifra. Santa Maria: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: APRENDER E EMPREENDER NA EDUCAÇÃO E NA CIÊNCIA, 2012. v. 3.

  • ROVEDDER, A. P. ; ELTZ, F.L.F. ; SCHENATO, R. B. ; DRESCHER, M. S. ; DORNELES, F. O. . Análise de componentes principais em estudo da fauna epigéica como bioindicador da qualidade do solo em estratégia de fitorremediação. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza, CE. Resumos - XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009. v. 1. p. 413-413.

  • DORNELES, F. O. ; ELTZ, F.L.F. ; LUPATINI, M. ; DRESCHER, M. S. ; MENEZES, N. L. ; ANTONELLO, L. . Potencialização da germinação de sementes de Lupinus albescens oriundo de solos arenizados.. In: XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de Pós-Graduação, 2008, Pelotas, RS. Anais do XVII CIC e X ENPOS, 2008.

  • ROVEDDER, A. P. ; ELTZ, F.L.F. ; DORNELES, F. O. ; DRESCHER, M. S. ; ALMEIDA, R. . Qualidade química de solos sujeitos à arenização. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado, RS. Resumos [do] XXXI Congress Brasileiro de Ciência do Solo, 2007. v. único.

  • DORNELES, F. O. ; ELTZ, F.L.F. ; DRESCHER, M. S. ; ROVEDDER, A. P. ; AMARAL, A. D. . Produção de fitomassa e acúmulo de nutrientes de Lupinus albescens em solos arenosos da fronteira oeste do Rio Grande do Sul.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado, RS. Resumos [do] XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007. v. único.

  • DRESCHER, M. S. ; ELTZ, F.L.F. ; DORNELES, F. O. ; ROVEDDER, A. P. . Mesofauna como Bioindicador para Avaliar a Eficiência da Revegetação com Lupinus albescens em Solo Arenizado do Sudoeste do Rio Grande do Sul.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007, Gramado, RS. Resumos [do] XXXI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2007. v. único.

  • DRESCHER, M. S. ; ROVEDDER, A. P. ; DORNELES, F. O. ; SCHENATO, R. B. ; ELTZ, F.L.F. . Manejo de Macronutrientes em Área Degradada: Comparativo entre Área Arenizada e Área em Vias de Recuperação. In: XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006, Aracaju, SE. Anais do XVI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2006.

  • KAMINSKI, João ; MARTINAZZO, Rosane ; DORNELES, F. O. ; RHEINHEIMER, D. S. . Diagnóstico da Fertilidade do solo em áreas sob plantio direto da Região o Planalto Médio e Superior do Rio Grande do Sul.. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Refice, PE. Anais..., 2005.

  • ALVAREZ, Jimmy Walter Rasche ; OSÓRIO FILHO, Benjamin Dias ; DORNELES, F. O. ; DIAS, Graziele Feltrin ; RHEINHEIMER, D. S. . Recuperação e Movimentação de Sulfato em Solos com Diferentes Teores de Argila. In: FERTIBIO 2004, 2004, Lages, SC. Anais da XXVI Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e nutrição de Plantas, X Reunião Brasileira sobre Micorrizas, VIII Simpósio Brasileiro de Microbiologia do Solo e V Reunião Brasileira de Biologia do Solo, 2004.

  • DRESCHER, M. S. ; ELTZ, F.L.F. ; DORNELES, F. O. ; ROVEDDER, A. P. ; ALMEIDA, R. . Influência da Cobertura Vegetal na Ciclagem de Nutriente em Solos Arenosos do Sudoeste do RIo Grande do Sul.. In: XXI Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria, RS. Anaisde XXI Jornada Acadêmica Integrada, 2006.

  • DORNELES, F. O. ; KAMINSKI, João ; MARTINAZZO, Rosane ; THIESEN, R. N. . Situação da fertilidade do solo em áreas sob sistema plantio direto da região do planalto médio e superior do RS. In: XX Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria, RS. Anais de XX JAI, 2006.

  • DORNELES, F. O. ; ELTZ, F.L.F. . Acúmulo de nutrientes e produção de fitomassa do Lupinus albescens na recuperação de áreas degradadas. In: XXI Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria, RS. Anais de XXI JAI, 2006.

  • DAUDT, C. E. ; FOGACA, A. O. ; DORNELES, F. O. . Efeito do uso de ácido tartárico nos valores de pH, acidez titulável e potássio, durante a vinificação de uvas cabernet sauvignon. In: X Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia, 2005, Bento Gonçalves, RS. Anais do X Congresso Latino-America de Viticultura e Enologia.. Bento Gonçalves, RS, 2005. v. 01. p. 307-307.

  • DAUDT, C. E. ; FOGACA, A. O. ; DORNELES, F. O. . Evolução dos valores de potássio e pH durante a maturação de uvas cv. Cabernet Sauvignon em duas safras. In: X Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia, 2005, Bento Gonçalves, RS. Anais do X Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia. Bento Gonçalves, RS, 2005. v. 01. p. 320-320.

  • DAUDT, C. E. ; Fogaça, Aline de Oliveira ; DORNELES, F. O. . Potássio no vinhedo e sua relação com pH em vinhos. In: 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas, SP. Anai do 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.

  • DIAS, Graziele Feltrin ; OSORIO FILHO, Benjamin Dias ; DORNELES, F. O. ; RHEINHEIMER, D. S. . Respostas da Culturas ao Enxofre em Solos com Diferentes Teores de Argila. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada, JAI, 2004, Santa Maria, RS. Anais da XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004.

  • DORNELES, F. O. ; RHEINHEIMER, D. S. ; OSORIO FILHO, Benjamin Dias ; DIAS, Graziele Feltrin . Balanço de enxofre após sucessão de culturas em solos com diferentes teores de argila.. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004, Santa Maria, RS. Anais da XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004.

  • DORNELES, F. O. . Sustentabilidade diária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DORNELES, F. O. . Manejo e Conservação do Solo e da Água. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DORNELES, F. O. . Meio Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DORNELES, F. O. . Preservação e Conservação dos Recursos Hidricos e Ambientais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DORNELES, F. O. . Preservação e Conservação dos Recursos Hidricos e Ambientais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DORNELES, F. O. . Preservação e Conservação dos Recursos Hidricos e Ambientais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DORNELES, F. O. . Recuperação de Áreas Degradadas por Arenização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DORNELES, F. O. ; ELTZ, F.L.F. ; DRESCHER, M. S. ; MENEZES, N. L. ; ANTONELLO, L. ; LUPATINI, M. . Potencialização da germinação de sementes de Lupinus albescens oriundo de solos arenizados.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DORNELES, F. O. ; ELTZ, F.L.F. ; ROVEDDER, A. P. ; DRESCHER, M. S. ; AMARAL, A. D. . Produção de fitomassa e acúmulo de nutrientes de Lupinus albescens em solos arenosos da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DORNELES, F. O. ; KAMINSKI, João ; MARTINAZZO, Rosane ; THIESEN, R. N. . Situação da Fertilidade do Solo em Áreas Sob Sistema Plantio Direto da Região do Planalto Médio e Superior do RS - 13ª Jornada Nacional de Iniciação Científica - 58ª Reunião Anual da SBPC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DORNELES, F. O. ; KAMINSKI, João ; THIESEN, R. N. ; MARTINAZZO, Rosane . Situação da Fertilidade do Solo em Áreas sob Sistema Plantio Direto da Região do Planalto Médio Superior do RS - XX Jornada Acadêmica Integrada, JAI. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DORNELES, F. O. ; OSORIO FILHO, Benjamin Dias ; DIAS, Graziele Feltrin ; RHEINHEIMER, D. S. . Balanço de Enxofre após Sucessão de Culturas com Diferentes Teores de Argila - XIX Jornada Acadêmica Integrada, JAI.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Produção de sementes de Lupinus albescens para recuperação de áreas degradadas por arenização, Descrição: A presença de focos de arenização na região sudoeste do Rio Grande do Sul dificulta a produção agropecuária e expõe o ecossistema local a um processo de degradação bastante avançado. Tal processo tem sua origem comprovadamente vinculada a causas naturais, entretanto a ação antrópica tem colaborado na intensificação do quadro degradativo dessas áreas. Práticas inadequadas de manejo do solo, como a retirada da cobertura vegetal, expõem o material arenoso à incidência dos agentes erosivos, propiciando o início e o avanço da arenização. Este fato remete à importância do uso de estratégias de revegetação para conter o avanço dos areais. O Lupinus albescens é uma espécie de tremoço nativo do sudoeste gaúcho, que possui características de rusticidade, é adaptável à baixa fertilidade e à baixa retenção de umidade dos solos elevadamente arenosos, além de possuir alto potencial de simbiose com bactérias fixadoras Estudos realizados no sentido de reduzir os efeitos da erosão eólica, diminuição dos danos por abrasão e aumento na retenção de umidade e de nutrientes, indicam o L. albescens como planta com potencial para recuperação de solos arenizados, uma vez que o aporte de biomassa e a elevação do percentual de matéria orgânica são empregados como forma de aumentar a CTC destes solos. Diante disto, a determinação de doses de fertilizante aliadas a uma época adequada para a germinação e crescimento do tremoço nativo torna-se imprescindível na produção de sementes desta leguminosa, assim como a verificação de sua adaptação em solos com diferentes teores de argila, com a finalidade de recuperação de áreas degradadas. Tem como objetivo geral avaliar a possibilidade de multiplicação do L. albescens sobre áreas arenizadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fabiana de Oliveira Dorneles - Coordenador / Flavio Luiz Foletto Eltz - Integrante / Marta Sandra Drescher - Integrante / Simome Filipini Abão - Integrante.

  • 2004 - 2006

    Diagnóstico da fertilidade de solos em áreas sob plantio direto consolidado, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana de Oliveira Dorneles - Integrante / João Kaminski - Coordenador / Rosane Martinazzo - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Avaliacao do Estado Nutricional de Vinhedos e sua Correlação com a Producao de Uvas Viníferas de Qualidade, Descrição: Projeto desenvolvido pelo Departamento de Ciencia e Tecnologia dos Alimentos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana de Oliveira Dorneles - Integrante / Carlos Eugênio Daudt - Coordenador / Aline de Oliveira Fogaça - Integrante.

  • 2002 - 2006

    Potencial do Lupinus albescens como Planta Recuperadora de Solos Arenizados da Região Sudoeste do Rio Grande do Sul, Descrição: O sudoeste do Rio Grande do Sul possui 300.000 ha de solos arenosos suscetíveis à erosão (Souto, 1985). Na década de 90, estimava-se que 4747,53 ha já se encontravam degradados na forma de areais e 1675,45 ha, como focos de arenização (Suertegaray, 1998). Esta região é muito pouco atendida por órgãos oficiais de assistência técnica e pesquisa. O uso de práticas conservacionistas ou recuperadoras devem ser priorizadas nestas áreas, para manutenção da cobertura vegetal. Entre estas, a revegetação assume grande importância, principalmente quando já detectados focos de arenização. O Lupinus albescens, um tremoço nativo dos campos sulinos, possui alto potencial de cobertura do solo e de fixação biológica de nitrogênio. A sua presença em áreas arenizadas como colonizador natural destes ambientes, comprova a sua adaptação às condições edáficas da região. A planta é pouco conhecida pela população regional e, apesar do seu potencial, não é utilizada, devido à falta de informações sobre o seu manejo. Em experimento recente, Rovedder (2003) demonstrou o potencial da espécie na contenção da erosão eólica, encontrando 93% de redução desta com um consórcio entre o Lupinus albescens e a aveia preta. O presente estudo objetiva fornecer informações sobre a espécie, definindo suas principais características e gerando informações úteis para sua utilização na recuperação dos areais ou em rotação de culturas. Pretende-se também, avaliar a possibilidade de utilização desta espécie em outras classes de solo. A hipótese é que o Lupinus albescens pode ser indicado para a recuperação de áreas degradadas, não apenas em seu local de origem. Justifica-se este trabalho, pela necessidade de alternativas locais para conter a arenização no sudoeste gaúcho, a qual vem ocasionando a perda da capacidade produtiva e da biodiversidade do Bioma Campos Sulinos, intensificando-se com o aumento da população... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fabiana de Oliveira Dorneles - Integrante / Flavio Luiz Foletto Eltz - Coordenador / Ana Paula Rovedder - Integrante.

  • 2002 - 2005

    Avaliação Biológica em Sistemas Orgânicos de Batata, Feijão e Soja com Aplicação de Diferentes Doses de Nutrientes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana de Oliveira Dorneles - Integrante / Valmir José de Quadros - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Calagem de Sistema Plantio Direto e em Campo Nativo, Descrição: A calagem, que no cultivo convencional era recomendada para a aplicação num volume de solo, no SPD não se tem seguido este procedimento, pois a base do sistema está em não se revolver o solo. Não há critérios definidos quanto as doses, as freqüências de reaplicações e as formas de incorporação dos corretivos de acidez ao solo. Isso significa que o novo sistema, sendo uma solução para os problemas de erosão do solo, é um desafio para a manutenção da fertilidade a longo dos anos, especialmente no que se refere aos atributos relacionados à acidez. Por isso, os estudos de alternativas na utilização de corretivos de acidez do solo são necessidades urgentes e indispensáveis para a garantia da manutenção da produtividade em longo prazo, sem comprometer a funcionalidade do SPD ou das características favoráveis do campo nativo. Os objetivos do projeto são avaliar (a) o efeito da reaplicação de calcário no sistema plantio direto consolidado na produtividade das culturas e nos atributos químicos relacionados à acidez do solo; (b) a produtividade das culturas devido à aplicação de calcário na superfície ou incorporado uniformemente ao solo a partir do campo nativo, seguida de adoção do sistema plantio direto; (c) o efeito da aplicação de calcário superficial na movimentação de cátions, na frente alcalinizante e nas frações de alumínio e cálcio no perfil do solo; e (d) a atividade do alumínio na solução do solo que recebeu calcário superficial e correlacioná-la com o crescimento radicular. O projeto é composto por dois experimentos instalados no campo experimental do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria, no sistema plantio direto, um em solo reacidificado e outro a partir do campo nativo. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana de Oliveira Dorneles - Integrante / João Kaminski - Coordenador / Rosane Martinazzo - Integrante.

  • 2002 - 2004

    Dinâmica de enxofre no solo e resposta das culturas, Descrição: A inclusão de solos arenosos no sistema de produção de grãos no Rio Grande do Sul e o uso de fertilizantes sem enxofre poderá provocar situações de deficiência desse nutriente e promover quebra de rendimentos, pois o teor de matéria orgânica é baixa nesses solos e, mesmo com a implantação de plantio direto, a produtividade das culturas é inferior às áreas com solos mais argilosos. Pouco se conhece sobre a dinâmica da disponibilidade desse nutriente e também sobre o comportamento de extratores quimicos que possam predizer a sua disponibilidade. Por isso, a necessidade de estudos de se efetuar um diagnóstico sobre a capacidade de fornecimento às plantas de solos de diferentes caracteristicas. Este projeto preve a realização de quatro projetos, um sobre o levantamento dos teores ocorrentes no solo a partir de resultados de análises produzidos pela ROLAS entre 1997 e 2001, disponiveis nesse momento. O segundo testará a capacidade de suprimento de solos para cultivos sucessivos, avaliando a sua depleção por extrator quimicoa. O terceiro será instalado sobre Argissolo arênico cultivado desde 1996 em SPD avaliando respostas de plantas ao S-SO4 adicionado. O último tentará relacionar pH do solo com disponibilidade de enxofre, em virtude das relações de mineralização da MO do solo com a elevação do pH... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana de Oliveira Dorneles - Integrante / Benjamin Dias Osório Filho - Integrante / Jimmy Walter Rasche Alvarez - Integrante / Danilo dos Santos Rheinheimer - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro Universitário Franciscano. , Rua Silva Jardim, 1295, Nossa Senhora do Rosário, 97010491 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 30266971, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Centro Universitário Franciscano

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Contrato de trabalho em substituição de professora em licença maternidade de 04/03/2010 à 02/07/2010. Em 18/05/2010: contrato de trabalho passa a ser por tempo indeterminado. Regime de contrato: horista.

    Atividades

    • 03/2010

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação e Controle da Qualidade da Água, Solo e Ambiente, Gerenciamento de Recursos Hídricos, Metodologia Científica, Educação Ambiental

  • 2009 - 2012

    Instituto Federal de Ed., Ciência e Tec. Farroupilha - Campus Alegrete

    Vínculo: Bolsista Projeto e-Tec Brasil, Enquadramento Funcional: Tutoria presencial, Carga horária: 20

    Outras informações:
    O IFF - CA oferece cursos técnicos na modalidade à distância através do Projeto e-Tec Brasil (Ministério da Educação), via Plataforma Moodle. O Curso Técnico em Agroindústria figura entre estes cursos e é disponibilizado no município de Santa Maria, sendo o pólo de ensino presencial sediado na Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI).

    Atividades

    • 03/2009 - 01/2012

      Outras atividades técnico-científicas , Projeto e-Tec Brasil, Projeto e-Tec Brasil.,Atividade realizada, Atividades exercidas - TUTOR NIVEL 2 (PRESENCIAL): assistir os alunos nas atividades presenciais; apoiar o professor da disciplina nas atividades; acompanhar as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA; elaborar os relatórios de regularid.

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Mestranda do PPGCS, Enquadramento Funcional: estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2007

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Aluna do Curso de Agronomia, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/2006 - 01/2007

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos.,Atividade realizada, Bolsista do Projeto 05512360 - Potencial do Lupinus albescens como Planta Recuperadora de Solos Arenizados na Região Sudoeste de Rio Grande do Sul, FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

    • 08/2005 - 01/2006

      Estágios , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos, Setor de Uso, Manejo e Conservação do Solo.,Estágio realizado, Estágio Extracurricular no Setor de Uso, Manejo e Conservação do Solo.

    • 09/2003 - 08/2005

      Estágios , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos, Setor de Quimica e Fertilidade do Solo.,Estágio realizado, Estágio Extracurricular no Laboratório de Quimica e Fertilidade do Solo.

    • 08/2004 - 07/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos.,Atividade realizada, Bolsista do Projeto 31115 - Calagem de Sistema Plantio Direto e em Campo Nativo - Fundação de Apoio à tecnologia e Ciência - FATEC.

    • 01/2004 - 05/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos.,Atividade realizada, Bolsista do Projeto 31114 - Ações Integradas em Educação Ambiental e Combate a Pobreza - Fundação de Apoio à tecnologia e Ciência - FATEC.

    • 05/2003 - 09/2003

      Estágios , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos, Setor de Biologia do Solo e Ambiente.,Estágio realizado, Estágio Extracurricular no Laboratório de Biologia do Solo.