Denise Menin Tortelli

Possui curso técnico em Processamento de dados pela Escola de Educação Básica da URI - Campus de Erechim. Licenciatura plena em Letras - habilitação Português/Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Campus de Erechim/RS. Especialização em Metodologia do Ensino de Línguas: Português, Inglês e Espanhol, pelo Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai - IDEAU - Faculdade de Getúlio Vargas/RS e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. Atuou como professora de Língua portuguesa e Língua espanhola na rede pública Municipal de Jacutinga/RS de 05 de março de 2004 a 21 de fevereiro de 2012. Participou de diversos simpósios, congressos, cursos de formação continuada e aperfeiçoamento relacionados à educação. Concluiu o 10º semestre do curso de Língua Inglesa do Centro de Línguas POSITIVO em Erechim/RS. Tem experiência em ministrar aulas de língua portuguesa, espanhola, inglesa e na disciplina de artes. Atualmente é professora nomeada na Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, em Santa Maria/RS, desde novembro de 2012 e participa de grupos de estudo na área da Linguística Aplicada.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2016 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria
Título: A COESÃO REFERENCIAL EM TEXTOS DO GÊNERO CONTO DE TERROR: UM TRABALHO COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS,Ano de Obtenção: 2017
Marcia Cristina Corrêa.Palavras-chave: Interacionismo de Vygotsky; Coesão referencial e lexical; Gênero textual conto de terror; Sequências didáticas; Pesquisa-ação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Metodologia do Ensino de Línguas: Port/Ingl/Esp

2004 - 2005

Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai
Título: Produção Textual no Ensino Fundamental - séries finais
Orientador: Marinês Zembruski Brun

Graduação em Letras-Português/Espanhol/Literaturas

1999 - 2003

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Pensamento Computacional na Educação Básica. (Carga horária: 4h). , Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, SEDUC, Brasil.

2013 - 2013

TIC - Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2012 - 2012

Espanhol II. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2011 - 2011

Encontros de Formação Continuada. (Carga horária: 20h). , Secr.Mun. de Educ. Cultura e Desporto Jacutinga/RS, SMECDJ, Brasil.

2011 - 2011

GESTAR II - Língua portuguesa Ensino Fundamental. (Carga horária: 300h). , MEC e UFSC em parceria com a PMJ, MEC, Brasil.

2007 - 2011

Língua Inglesa. (Carga horária: 660h). , Centro de Línguas Positivo, POSITIVO, Brasil.

2010 - 2010

Encontros de Formação Continuada. (Carga horária: 34h). , Secr.Mun. de Educ. Cultura e Desporto Jacutinga/RS, SMECDJ, Brasil.

2010 - 2010

6ª semana da escola. (Carga horária: 12h). , Escola Munic. de Belas Artes Osvaldo Engel, EMBAOE, Brasil.

2009 - 2009

Encontros de Formação Continuada. (Carga horária: 30h). , Secr.Mun. de Educ. Cultura e Desporto Jacutinga/RS, SMECDJ, Brasil.

2008 - 2008

Encontros educacionais de formação continuada. (Carga horária: 44h). , Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, IDEAU, Brasil.

2007 - 2007

Curso de aperfeiçoamento educacional. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Jacutinga, PMJ, Brasil.

2007 - 2007

Programa de Educ. Ambiental "Envolvidos pela vida". (Carga horária: 55h). , PMJ em parceria com a Tractebel Energia, PMJ, Brasil.

2006 - 2006

Curso de aperfeiçoamento pedagógico de docentes. (Carga horária: 36h). , Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, IDEAU, Brasil.

2005 - 2005

Programa de Educ. Ambiental "Envolvidos pela vida". (Carga horária: 40h). , PMJ em parceria com a Tractebel Energia, TRACTEBEL, Brasil.

2004 - 2004

Encontros de Formação Continuada. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Jacutinga, PMJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL; XV SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL; VII ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; VI CURSO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS INTERDISCIPLINARES.A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA QUALIFICAÇÃO DE FRAGILIDADES LINGUÍSTICAS: APRESENTAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO. 2018. (Seminário).

XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL; XV SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL; VII ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; VI CURSO DE PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS INTERDISCIPLINARES; III MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO PIBID E II MOSTRA DE T. 2018. (Seminário).

II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates.O GÊNERO TEXTUAL ?CONTOS DE TERROR?: UMA PROPOSTA DE TRABALHO ATRAVÉS DA FERRAMENTA ?SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS? PARA O TRATAMENTO DA COESÃO REFERENCIAL EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ANOS FINAIS. 2017. (Seminário).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO E APRENDIZAGENS, VI SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIVATES E III SEMINÁRIO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO UNIVATES. 2017. (Congresso).

Semana Acadêmica de Letras/UFSM.A importância de trabalhar aspectos culturais nas aulas de Língua Estrangeira (LE). 2017. (Outra).

XII Encontro do CELSUL - 100 anos do Curso de Linguística Geral: desdobramentos e perspectivas. 2016. (Outra).

II Seminário de estágio supervisionado em Letras; VI seminário de estágio: relatos de experiências.Minhas experiências como docente. 2015. (Seminário).

Práticas Orientadoras para o Processo de Produção e Avaliação de textos na Perspectiva Textual.Ateliê de Textos. 2014. (Oficina).

UFSM - III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual. 2014. (Seminário).

Projeto Inovar 2013. 2013. (Outra).

UFSM - XXXIII Semana de Letras / IX Seminário Internacional de Língua e Literatura - Vozes e Letras dos Outros. 2013. (Seminário).

UFSM - II Jornada de Multiletramentos e II workshop do SAL - Brasil. 2012. (Seminário).

III Congresso Internacional das Linguagens, VII SENELP, VI SINELE, III SILEN. 2006. (Congresso).

II Fórum de Desenvolvimento. 2005. (Simpósio).

I Fórum do desenvolvimento. 2004. (Simpósio).

II Fórum do Conhecimento "Educar: re-significando o aprender e o ensinar". 2003. (Seminário).

I Congresso Internacional das Linguagens, V SENELP, IV SINELE, I SILEN. 2002. (Congresso).

I Fórum do Conhecimento "Sociedade e Universidade no SéculoXXI. 2001. (Seminário).

XXV Semana Acadêmica de Letras "Leitura e cidadania". 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gil Roberto Costa Negreiros

NEGREIROS, G. R. C.; VECOSSI, C. E.; CORREA, M. C.. A coesão referencial em textos do gênero conto de terror: um trabalho com alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir das sequências didáticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Gil Roberto Costa Negreiros

NEGREIROS, G. R. C.; CORREA, M. C.; VECOSSI, C. E.. O gênero textual contos de terror: uma proposta de trabalho através da ferramenta "sequências didáticas" para a resolução da coesão referencial em textos de alunos do ensino fundamental - anos finais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Cristiano Egger Veçossi

CORRÊA, M. C.;VEÇOSSI, C. E.; NEGREIROS, G. R. C.. A coesão referencial em textos do gênero conto de terror: um trabalho com alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir das sequências didáticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Cristiano Egger Veçossi

CORRÊA, M. C.;VEÇOSSI, C. E.; NEGREIROS, G. R. C.. O gênero textual ?contos de terror?: uma proposta de trabalho através da ferramenta ?sequências didáticas? para a resolução da coesão referencial em textos de alunos do ensino fundamental ? anos finais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TORTELLI, D. M. . O gênero textual "Contos de terror": uma proposta de análise de contos de autores iniciantes publicados em blogs. In: Sílvio Takeshi Tamura. (Org.). Estudos de Literatura Comparada. 1ed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2017, v. , p. 70-103.

  • TORTELLI, D. M. . Contexto educacional: como mudar?. Diário de Santa Maria, Santa Maria RS, 03 maio 2016.

  • TORTELLI, D. M. . O GÊNERO TEXTUAL ?CONTOS DE TERROR?: UMA PROPOSTA DE TRABALHO ATRAVÉS DA FERRAMENTA ?SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS? PARA O TRATAMENTO DA COESÃO REFERENCIAL EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ANOS FINAIS. In: II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica, 2017, Lajeado RS. Anais do II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica. Lajeado RS, 2017.

  • TORTELLI, D. M. . A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA PARA QUALIFICAÇÃO DE FRAGILIDADES LINGUÍSTICAS: APRESENTAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORTELLI, D. M. . O gênero textual ?Contos de terror?: uma proposta de trabalho através da ferramenta ?Sequências Didáticas? para o tratamento da coesão referencial em textos de alunos do Ensino Fundamental ? anos finais.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORTELLI, D. M. . A importância de trabalhar aspectos culturais nas aulas de Língua Estrangeira (LE). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORTELLI, D. M. ; OLIVEIRA, R. F. de . Emprego de relações Lógico-semânticas em textos do 8º Ano do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola Estadual de Educação Básica Margarida Lopes, Escola Estadual de Educação Básica Margarida Lopes. , Rua Gonçalves Ledo, 565, Camobi, 97110320 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32264613

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - 2012

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Darvile Dall'Oglio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Português e Espanhol, Carga horária: 20

Outras informações:
Também ministrou aulas de Língua Inglesa e Artes na mesma escola e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão Hirsch, situada no mesmo município.

2012 - Atual

Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20