Hellen Karoline Maniero

Graduada em Farmácia pela Universidade de Brasília, UNB, com período sanduíche de 18 meses realizado na Monash University (Melbourne, Austrália). Mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde (Universidade de Brasília). Membro do grupo de pesquisa em Acesso à Medicamentos e Uso Responsável (AMUR - UnB). Especialista em pediatria pelo programa de residencia Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente (ESCS/SESDF). Atuou como assessora da presidência do Conselho Federal de Farmácia na elaboração de materiais técnico-científicos para profissionais da área de saúde, incluindo guias de prática clínica voltados para atividades da Farmácia Clínica, e na implantação e suporte técnico-científico do curso de prescrição farmacêutica do ProFar (Conselho Federal de Farmácia).

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde

2016 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: O PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR CONTRIBUI PARA A REDUÇÃO NAS INTERNAÇÕES PEDIÁTRICAS POR ASMA NO BRASIL?,Ano de Obtenção: 2018
Dayani Galato.

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Criança

2018 - 2020

Escola Superior de Ciências da Saúde
Título: Reações Adversas causadas por antimicrobianos em pacientes pediátricos
Orientador: Alcidésio Sales de Souza Júnior
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar

2017 - 2019

UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya
Título: Fatores de risco para asma: uma revisão sistemática
Orientador: Flávia Martins da Silva

Graduação em Farmácia

2010 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: Serviços prestados por farmacêuticos em farmácias comunitárias e hospitais : um panorama mundial
Orientador: Emília Vitória da Silva
com

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

CAPACITAÇÃO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA PARA PROFISSIONAIS DO SISTEMA ÚNICO. (Carga horária: 16h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2019 - 2019

Epidemiologia Básica para Residentes da SES-DF. (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Ciências da Saúde, ESCS, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Capacitação em Farmácia Hospitalar. (Carga horária: 80h). , Conselho Federal de Farmácia, CFF, Brasil.

2016 - 2016

Prescrição Farmacêutica no manejo de problemas de saúde autolimitados. (Carga horária: 40h). , Conselho Federal de Farmácia, CFF, Brasil.

2013 - 2014

Monash English Bridging for UG Degrees. (Carga horária: 280h). , Monash College, MONASH, Austrália.

2012 - 2012

Tópicos especiais em microbiologia aplicados à Saú. (Carga horária: 12h). , Universidade de Brasília, UNB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro de Professores de Profissionais de Farmácia Clínica do Centro-Oeste.Serviços prestados por farmacêuticos em farmácias comunitárias e hospitais : um panorama mundial. 2016. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thaís Vieira Marques

MANIERO, H. K.; A, L.F.G. Dúvidas e necessidades de orientação medicamentosa em participantes do projeto de extensão Universidade do Envelhecer. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fernanda Diniz Lima Pereira

Galato, D.; Oliveira, W. L.;MANIERO, H. K.. Existe relação entre o descarte de medicamentos e a adesão à medicação?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Emilia Vitoria da Silva

SILVA, EMÍLIA VITÓRIA; FRADE, J. C. Q. P.; PALHANO, T. J.. Serviços clínicos prestados por farmacêuticos: um panorama mundial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade de Brasília.

Dayani Galato

Souza Junior, AS; Santos, APP;Galato, Dayani. Reações adversas a antimicrobianos em pacientes pediátricos hospitalizados. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência Multiprofissional em Saúde da Criança) - Escola Superior de Ciências de Saúde.

Rafael Santos Santana

GALATO, D.; RAMALHO, W. M.;R. S. SANTANA. O programa Farmácia Popular contribui para a redução nas internações pediátricas por asma no Brasil?. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde) - Universidade de Brasília.

Walter Massa Ramalho

RAMALHO, WALTER M. O programa Farmácia popular contribui para redução nas internações pediátricas por asma no Brasil?. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciencias e Tecnologias em Saúde) - Universidade de Brasília, UNB - Campus Ceilândia..

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Silvino Tavares Chaves Neto

IMPACTO DA COBERTURA VACINAL DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS SOBRE A INTERNAÇÃO HOSPITALAR DE CRIANÇAS POR ASMA NO BRASIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade de Brasília; Orientador: Hellen Karoline Maniero;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dayani Galato

O PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR CONTRIBUI PARA A REDUÇÃO NAS INTERNACÕES PEDIÁTRICAS POR ASMA NO BRASIL?; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde) - Universidade de Brasília,; Orientador: Dayani Galato;

Larissa Fernandes Matos

Varredura de biblioteca de mutantes de Cryptococcus neoformans visando identificação de genes envolvidos na biossíntese e manutenção de parede celular; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Larissa Fernandes Matos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MANIERO, HELLEN KAROLINE ; MARTINS, ALEXANDRE ALVARES ; MELO, ANGELITA CRISTINE ; PAZ, LEONARDO PETRUS DA SILVA ; SCHRAIBER, ROSIANE DE BONA ; GALATO, DAYANI . USO DE MEDICAMENTOS EM CRIANÃ?AS DE ZERO A CINCO ANOS DE IDADE RESIDENTES NO MUNICÃ?PIO DE TUBARÃ?O, SANTA CATARINA. REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA (IMPRESSO) , v. 36, p. 437-444, 2018.

  • ESCALANTE-SAAVEDRA, P. A. ; MARQUES-BATISTA, G. ; MANIERO, H. K. ; BEDATT-SILVA, R. ; CALVO-BARBADO, D. M. . Brazilian Drug Information Centre: descriptive study on the quality of information 2010-2015. Farmacia Hospitalaria , v. 41, p. 334-345, 2017.

  • Melo, AC ; Galato, D. ; MANIERO, H. K. ; Frade, J. C. Q. P ; PALHANO, T. J. ; SILVA, W. B. ; JOAO, W. S. J. . Pharmacy in Brazil: Progress and Challenges on the Road to Expanding Clinical Practice. Canadian Journal of Hospital Pharmacy , v. 70, p. 381, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MANIERO, H. K. . Atenção Farmacêutica com ênfase em farmacologia clínica - Modulo pediatria. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MANIERO, H. K. ; MATOS, L. F. . Estudo de fatores de virulência e genes potencialmente alvos antifúngicos de Cryptococcus neoformans. 2013. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Estudo de fatores de virulência e genes potencialmente alvos antifúngicos de Cryptococcus neoformans, Descrição: Varredura de biblioteca de mutantes de Cryptococcus neoformans visando identificação de genes envolvidos na biossíntese e manutenção de parede celular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Hellen Karoline Maniero - Integrante / Larissa Fernandes Matos - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2018

Conselho Federal de Farmacia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação no Centro Brasileiro de Informações sobre medicamentos Cebrim/CFF. Elaboração de parecer técnico e outros materiais técnico-científicos publicados pelo Conselho Federal de Farmácia. Elaboração e revisão de guias de prática clínica voltados para atuação do farmacêutico clínico, seguindo os preceitos da saúde baseada em evidências, por meio da construção de estratégias de busca sistematizada e análise de estudos de alta qualidade metodológica; aplicação de sistemas para avaliação da qualidade da evidência e graduação da força da recomendação. Análise crítica e incorporação das contribuições de consultas públicas realizada pelo Conselho Federal de Farmácia. Participação em atividades do Conselho Federal de Farmácia voltadas para educação de farmacêuticos (organização de eventos científicos, congressos, palestras e cursos). Suporte técnico-científico ao Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde (ProFar).

2016 - 2016

Conselho Federal de Farmacia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária do Conselho Federal de Farmácia, atuando no Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos (CEBRIM) desenvolvendo atividades relacionadas a busca de informações; documentação sobre medicamentos; registro e classificação de respostas; análise crítica de artigos científicos; Auxílio na elaboração de boletim independente sobre medicamentos e de pareceres técnicos; auxílio de atividades técnico-cinetíficos (elaboração de posters); Auxilio na representação do CEBRIM/CFF junto a países da América Latina e Caribe.

2015 - 2015

Hospital de Base do Distrito Federal

Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio Obrigatório realizado no Hospital de Base do Distrito Federal, atuando nos setores de Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica e Ambulatorial.

2012 - 2013

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de inovação Tecnológica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Graduação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq (Edital 2012 ProIC PIBITI) sob orientação da Professora Larissa Fernandes Matos no projeto "Estudo de fatores de virulência e genes potencialmente alvos antifúngicos de C neoformans".

2012 - 2013

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Estagiária de pesquisa no Laboratório de Biologia Molecular da Universidade de Brasília.

Atividades

  • 09/2012 - 07/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , UNB - Campus Ceilândia, .,Linhas de pesquisa

2018 - Atual

SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente em Saúde da criança, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador membro do estudo multicêntrico para identificação de reações adversa a antimicrobianos em pacientes pediátricos hospitalizados no Hospital Materno Infantil de Brasília, em parceria com o Instituto de Pesquisa Translacional da Universidade de Liverpool. Avaliação da farmacoterapia do paciente, visando a segurança e uso racional de medicamentos. Realização de conciliação medicamentosa e anamnese farmacêutica na transição de cuidados para identificação de discrepâncias não intencionais entre história e prescrição da internação, bem como acolhimento e discussão com a equipe multiprofissional acerca das necessidades do paciente de maneira integral para solucionar possíveis demandas pertinentes à farmácia clínica. Avaliação das prescrições médicas quanto ao seu conteúdo, dosagem, interação medicamentosa, aprazamento, diluições, assegurando também a correta prescrição de medicamentos para profilaxia cirúrgica, profilaxia de tromboembolismo e adequação de sedação e analgesia. Avaliação do prontuário, exames laboratoriais e avaliação da necessidade de monitoramento terapêutico de medicamentos relacionados à saúde mental e transplantes. Orientação da equipe médica quanto a adequação das prescrições médica conforme a rotina institucional da SESDF, visando a redução de erros e duplicidades. Participação em visitas multiprofissionais e discussão de casos com a CCIH.