Daniella de Oliveira Santos

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia, está cursando a Pós-graduação em Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal realizada pela Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia. Atualmente é Supervisora do SENAR/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia) realiza extensão rural direcionada ao acompanhamento, controle, orientação e avaliação das atividades realizadas nos cursos e programas desenvolvidos pelo SENAR/BA. Profissional muito responsável, dedicada e comprometida com os trabalhos que realiza.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Inspeção Industrial e Sanitária de P. O. Animal

2012 - Atual

SOCIEDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DA BAHIA

Graduação em Medicina Veterinária

2003 - 2008

Universidade Federal da Bahia
Orientador: Ricardo Castelo Branco Albinati

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Abate de caprinos e processamento da carne. (Carga horária: 40h). , Centro de Produções Técnicas.

2009 - 2009

Como montar e operar pequenos e médios abatedouros. (Carga horária: 40h). , Centro de Produções Técnicas.

2009 - 2009

Formação de Novos Facilitadores do Programa Empree. (Carga horária: 120h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

2008 - 2008

Pesca Extractiva y manipulación, conservación. (Carga horária: 8h). , Azti tecnalia.

2008 - 2008

Curso de Especialização em Socorrismo de Equinos. (Carga horária: 200h). , Esquadrão de Polícia Montada da Bahia.

2008 - 2008

Treinamento na área de Inspeção Veterinária. (Carga horária: 40h). , Frigosaj Matadouro Frigorífico.

2007 - 2007

Curso de Aquicultura e Medicina de Animais Aquátic. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2006 - 2006

Mini-curso Emergência em Pequenos Animais. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz.

2006 - 2006

XXVI Curso de Toxicologia Básica. (Carga horária: 40h). , Centro de Informações Anti-Veneno da Bahia.

2004 - 2004

III Curso de Atualização em Toxicologia Veterinári. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Inspeção de Produtos de Origem Animal/Especialidade: Processamento de Pescado.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Aquicultura.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Inspeção de Produtos de Origem Animal/Especialidade: Inspeção em Matadouro Frigorífico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2009. (Simpósio).

XXXI Seminário Baiano de Responsabilidade Técnica. 2008. (Seminário).

I Ciclo de Palestras de Atualização em Medicina Veterinária. 2007. (Seminário).

I Seminário de Vigilância Sanitária e Saúde Pública da UESC. 2006. (Seminário).

II Simpósio de Grupo de Estudos de Caprinos e Ovinos. 2006. (Simpósio).

VI Encontro de Medicina Veterinária do Sul da Bahia. 2006. (Encontro).

Dia de Campo Vacinação de Febre Aftosa. 2005. (Outra).

Ciclo de Palestras em Parasitoses dos Animais. 2004. (Seminário).

I Simpósio Latino Americano de Plantas Tóxicas. 2004. (Simpósio).

IV Seminário de Pesquisa e Pós-graduação. 2003. (Seminário).

XXII Seminário Estudantil de Pesquisa. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Clicia Capibaribe Leite

Ricardo C. B. Albinati;LEITE, C. C.MIRANDA, M. P. S.. Análise Sensorial de Tilápia Salgada e Defumada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia.

Ricardo Castelo Branco Albinati

ALBINATI, R. C. B.; LEITE, Clicia Capibaribe; MIRANDA, Maria da P. Spínola. Análise sensorial de tilápia salgada e defumada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia.

Clóvis Thadeu Rabello Improta

IMPROTA, C. T. R.; Peneluc, T.; CRUZ, A. L.. A Capacitação Técnica como ferramenta da Educação Sanitária para a melhoria da qualidade do leite.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Insp. Ind. e Sanit. de Prod. Origem Animal) - Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo Castelo Branco Albinati

Análise sensorial e fisico-quimica de tilapia salgada e defumada; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ricardo Castelo Branco Albinati;

Clóvis Thadeu Rabello Improta

A CAPACITAÇÃO TÉCNICA COMO FERRAMENTA DA EDUCAÇÃO SANITÁRIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Insp; Ind; e Sanit; de Prod; Origem Animal) - Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia; Orientador: Clovis Thadeu Rabello Improta;

Adriana Regina Bagaldo

DNA, RNA e proteínas totais de tecido de camarão cultivado com diferentes ofertas de ração no sistema de reutilização de água; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Escola de Medicina Veterinária - UFBA; Orientador: Adriana Regina Bagaldo;

Adriana Regina Bagaldo

Cultivo do camarão cinza Litopenaus vannamei em sistemal de reutilização de água e padronização da coleta do trato intestinal para identificação de bactérias candidatas a probiótico; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Adriana Regina Bagaldo;

Mauricio Costa Alves da Silva

Análise sensorial de tilápia salgada e defumada - Co-Orientador; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Escola de Medicina Veterinária - UFBA; Orientador: Mauricio Costa Alves da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BAGALDO, A. R. ; ALBINATI, R. C. B. ; Leandro Caldas ; Jorge Antonio Moreira da Silva ; Caroline Nascimento dos Santos ; SANTOS, D. O. ; Geovane Bonina Costa . Desempenho de camarões Litopeneaus vannamei submetidos a dietas com níveis de complexo enzimático. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia , 2008.

  • SANTOS, D. O. ; BAGALDO, A. R. . DNA, RNA e Proteínas totais de camarão cultivados com diferentes ofertas de ração no sistema de reutilização de água. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, T. R. ; LIRA, A. D. ; SANTOS, D. O. ; BAGALDO, A. R. . Avaliação da qualidade de água no cultivo de camarões com diferentes ofertas de ração no sistema de reutilização de água. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, D. O. ; BAGALDO, A. R. . Padronização da coleta do trato intestinal do camarão cinza Litopenaeus vannamei para identificação de bactérias candidatas a probióticos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, D. O. ; BAGALDO, A. R. . Dna, rna e proteínas totais de camarão cultivados com diferentes ofertas de ração no sistema de reutilização de água. 2008. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, D. O. ; BAGALDO, A. R. . Padronização da coleta do trato intestinal do camarão cinza Litopenaeus vannamei para identificação de bactérias candidatas a probióticos. 2007. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    DNA, RNA e proteínas totais de camarão cultivados com diferentes ofertas de ração no sistema de reutilização de água., Descrição: A oferta de ração para os camarões é realizada sem quantificação do alimento, ocasionando falta ou excesso do mesmo nos viveiros. O trabalho teve como objetivo avaliar em qual tipo de tratamento (2%,4% e 6% da biomassa) apresentou uma taxa de crescimento mais elevada dos camarões. A taxa de crescimento dos camarões foi analisada através da extração e quantificação de DNA, RNA e proteínas, uma vez que eles estão relacionados com o crescimento do tecido muscular. Os níveis de oferta de ração oferecidos a camarões da espécie Litopeneaus vannamei não influenciaram a concentração de proteína por grama de tecido. O máximo de mg de proteína/camarão seria observado com a oferta de ração de 5,1% da biomassa. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniella de Oliveira Santos - Integrante / Adriana Regina Bagaldo - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Padronização da coleta do trato intestinal do camarão cinza Litopenaeus vannamei para identificação de bactérias candidatas a probióticos., Descrição: O termo probiótico se define como um suplemento microbiano com o propósito de estimular as comunidades microbianas do trato intestinal. É fundamental que os probióticos sejam microrganismos extraídos do trato intestinal da mesma espécie de animais que serão administrados os próprios probióticos, pois apresentam maior capacidade de adaptação, são viáveis no ambiente intestinal e podem exercer sua atividade com máxima eficácia. A extração do trato intestinal do camarão é necessária para o cultivo das prováveis bactérias probióticas. A padronização da coleta do trato intestinal é essencial para se obter uma amostra do conteúdo intestinal fidedígna, asséptica, íntegra e sem contaminações externas por manipulação inadequada de materiais. O cultivo das bactérias é de exímia importância para avaliar a sua capacidade de ser um probiótico e contribuir para uma produção mais efetiva dos camarões. Os objetivos deste plano foram o treinamento e a padronização da técnica de extração do trato intestinal de camarões e o cultivo do conteúdo intestinal em meios de cultura para crescimento das colônias de bactérias para uma possível identificação das mesmas. A extração do trato intestinal foi realizada de forma íntegra, sem danos à sua estrutura e sem contaminações, as principais bactéria que cresceram nos meios de cultura foram bacilos gram negativo, cocobacilo gram negativo, bastonete gram positivo e bacilo gram positivo. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniella de Oliveira Santos - Integrante / Adriana Regina Bagaldo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2006 - 2008

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 20

Outras informações:
Voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica, Orientação da Profª Drª Adriana Regina Bagaldo. através do projeto "DNA, RNA e proteínas totais de camarão cultivados com diferentes ofertas de ração no sistema de reutilização de água"

2010 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Vínculo: Funcionária Contratada, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 40

2006 - 2007

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Livre, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Programa de Iniciação Científica, Orientação da Profª Drª Adriana Regina Bagaldo através do Projeto "Padronização da Coleta do Trato intestinal do camarão Cinza Litopenaeus vannamei para identificação de bactérias candidatas a probiótico"