Fernanda Rodrigues Mota

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2009), MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense (2010), especialização em Arteterapia (2009) e mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Psicóloga do Sesi e desenvolve pesquisa nos temas de trabalho e saúde mental.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os sentidos do trabalho para os operários de uma indústria farmacêutica do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2017
Fernando José Gastal de Castro.

Graduação em Psicologia

2004 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Título: O Papel do Psicólogo na Área Organizacional
Orientador: Janes Santos Herdy

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2010

MBA em Gestão de Pessoas. (Carga Horária: 414h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Palavras-chave: Trabalho, Psicologia do Trabalho, Recursos Humanos.

2009 - 2010

Formação em Arteterapia. (Carga horária: 150h). , Espaço Arte & Desenvolvimento, EAD, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6° Congresso Internacional sobre Saúde Mental no Trabalho. 2014. (Congresso).

I Encontro de Qualidade de Vida no Trabalho.Saúde Mental no Trabalho. 2014. (Encontro).

I Jornada Sesi-RJ ABQV de Qualidade de Vida.Da teoria para a prática: como abordar o stress na empresa. 2014. (Outra).

Psicologia, Polifonia e Pólo Universitário de Rio das Ostras. 2014. (Simpósio).

XIV Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida. 2014. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida. 2013. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida. 2012. (Congresso).

Seminário de Mapeamento de Competências. 2011. (Seminário).

I Encontro de Profissionais de Recrutamento e Seleção - Repensando Recrutamento e Seleção na Gestão Atual. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudia Osório da Silva

CASTRO, F. J. G.; CHRISTO, C. S.;OSORIO DA SILVA, C.. Ditos e não ditos do trabalho na perspectiva do chão de fábrica. Sentido do trabalho para os operários de uma indústria farmacêutica no Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Claudia Osório da Silva

CASTRO, F. J. G.; FERREIRA, J. B. O.;OSORIO DA SILVA, C.. Sentido do trabalho para os operários de uma indústria farmacêutica no Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Batista de Oliveira Ferreira

CASTRO, F. J. G.;FERREIRA, João Batista; SILVA, C. O.. Sentido do trabalho para os operários de uma indústria farmacêutica do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rodrigo Flora Calili

CALILI, R. F.; OLIVEIRA, R. T. Q.; VIEIRA NETO, J.. Gestão de pessoas e as relações de trabalho: uma perspectiva para entender o comportamento humano nas organizações. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - DGA em Gestão de Pessoas) - Universidade Federal Fluminense.

Cirlene de Souza Christo

CASTRO, J. G.;CHRISTO, C. S.; SILVA, C. O.. Ditos e não ditos do trabalho na perspectiva do chão de fábrica: sentidos do trabalho para os operários de uma indústria farmacêutica no Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Janes Santos Herdy

HERDY, J. S.. O PAPEL DO PSICÓLOGO NA ÁREA ORGANIZACIONAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense.

Fernando José Gastal de Castro

CASTRO, F. G.; FERREIRA, J. B.; OSORIO, C.. Ditos do trabalho na perspecetiva do chão de fábrica: Sentido do trabalho para os operários de uma indústria farmacêutica do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Roberto Mattos da Silva

Monitora do Departamento de Psicologia; 2006; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Paulo Roberto Mattos da Silva;

Rodrigo Flora Calili

Gestão de pessoas e as relações de trabalho: uma perspectiva para entender o comportamento humano nas organizações; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - DGA em Gestão de Pessoas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rodrigo Flora Calili;

Fernando José Gastal de Castro

Ditos e não-ditos do trabalho na perspectiva do chão de fábrica: sentido do trabalho para operários de uma industria farmacêutica do Rio de Janeiro; 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Fernando José Gastal de Castro;

Celso de Moraes Vergne

O Papel do Psicólogo na Área Organizacional; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Celso de Moraes Vergne;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOTA, F. R. . Os sentidos do trabalho para os operários de uma indústria farmacêutica do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, F. R. . Curso de Extensão ?Trabalho, Saúde e Subjetividade?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, F. R. . Os sentidos do trabalho para os operários de uma indústria farmacêutica do Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOTA, F. R. ; TOKUNAGA, V. ; SANTIAGO, . O Trabalho no Hospital Geral: A Construção de uma Escuta.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    As transformações no mundo do trabalho e formas de sofrimento na atividade de tele-atendentes no Estado do Rio de Janeiro, Descrição: O objeto desta investigação é conhecer as transformações do mundo do trabalho pela qual vem passando nossa sociedade nas ultimas décadas e suas relações com as formas de sofrimento geradas a partir desse processo. Nos concentraremos especialmente no ramo de atividade que mais vem crescendo nas ultima década, qual seja, o setor de telemarketing e call centers, ou seja, aqueles que se denominam tele-atendentes (Antunes & Braga: 2009). Esta pesquisa pode ser delineada em seus objetivos como, por um lado, de natureza descritiva e exploratória (Laville & Dionne: 1999), visto que buscaremos descrever as formas de sofrimentos característicos desda atividade laboral, sob a égide da transformação tecnológica e das novas fomas de organização do trabalho baseadas na subcontratação. Por outro, objetivaremos também compreender a complexidade do processo histórico em curso (Castro, 2013) buscando, para isso, trabalhar certa hipótese que permita explicar o fenômeno social a que nos dedicamos. Nossas fontes serão documentais, visto que verificamos uma ampla gama de documentos (CATs, relatórios, prontuários, banco de dados de sindicatos e governos) ainda não explorados e analisados cientificamente Cruzaremos essas informações e análises documentais com uma análise de cunho sociológico e organizacional conforme realizada por Castro (2012) em sua pesquisa sobre a síndrome de burnout. Pretendemos ao final dessa investigação pode compreender melhor a organização do trabalho dos tele-atendentes das empresas situadas no Estado do Rio de Janeiro e as formas de sofrimento que vem sendo produzidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Fernanda Rodrigues Mota - Integrante / Fernando José Gastal de Castro - Coordenador / Melina Alvarez - Integrante / Felipe Lemos Josué - Integrante / Marcia Souza Gerheim - Integrante / Jorge Antonio Tavares Peixoto - Integrante / Camilla Prado de Freitas - Integrante / Rodrigo Luz de Araújo - Integrante / Gabriel Almeida - Integrante.

  • 2011 - Atual

    As transformações no mundo do trabalho na contemporaneidade e as novas formas de subjetividade e sofrimento: uma investigação sobre as formas atuais de sofrimento no trabalho e a emergência do suicídio como novo problema social, Descrição: Uma investigação de caráter clinico e psicossocial sobre as transformações do mundo do trabalho na atualidade e suas relações com o aumento do mal estar ligado a vida nas organizações,em especial, sobre a emergência do suícidio enquanto problema psicossocial específico dos paradoxos do trabalho em nossa contemporaneidade.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Fernanda Rodrigues Mota - Integrante / Fernando José Gastal de Castro - Coordenador / Melina Alvarez - Integrante / Felipe Lemos Josué - Integrante / Marcia Souza Gerheim - Integrante / Jorge Antonio Tavares Peixoto - Integrante / Camilla Prado de Freitas - Integrante / Rodrigo Luz de Araújo - Integrante / Gabriel Almeida - Integrante / Olívia de Melo Heleno - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Serviço Social da Indústria

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Produto - Psicóloga, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Responsável por coordenar a área de Psicologia do Sesi - Rio de Janeiro. Desenvolvimento de novos programas e serviços de Psicologia na área de Saúde, Qualidade de Vida e Saúde Mental; Implantação e Acompanhamento dos serviços e produtos de Psicologia; Responsável pelos serviços de Avaliação Psicológica para Atuação em Espaço Confinado e Altura (NR 33 e NR 35), Orientação Psicossocial, Gerenciamento de Estresse, entre outros; Participação na Rede de Fatores Psicossociais com foco em pesquisa, desenvolvimento e implantação de programas para redução do impacto dos fatores psicossociais para Saúde do Trabalhador.

  • 2007 - 2012

    Laboratório B.Braun S.A.

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Recursos Humanos, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Trajetória Profissional na Empresa: Estagiária de Psicologia - Trainee de Psicologia - Analista de Recursos Humanos. Principais atividades realizadas: Coordenação do Programa de Estágio; Realização de logística de treinamento; Responsável pela reestruturação e coordenação do Programa de Integração para novos colaboradores; Responsável por ministrar a Palestra de Integração; Atuação no Projeto de Educação Continuada utilizando o e-learning como principal ferramenta para gestão do aprendizado, treinamento de produtos e conhecimento de temas pertinentes ao mundo corporativo; Atuação no Programa de Desenvolvimento de Supervisores de Produção das três fábricas no Brasil; Responsável por certificar e qualificar os treinamentos on the job da Produção para Auditoria; Implementação e coordenação por 2 anos do Projeto de Responsabilidade Social; Acompanhamento e desenvolvimento dos jovens dos projetos sociais da Empresa; Condução de processos seletivos; Realização de Entrevistas de Desligamento. Atuação no Projeto de Inserção e Desenvolvimento no trabalho de Pessoas com Deficiência.

  • 2007 - 2007

    Secretaria Estadual de Saúde

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmica Bolsista de Psicologia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação no hospital Nise da Silveira. Realização de oficinas terapêuticas para os pacientes; Atendimento psicológico; Estudo de caso e participação das reuniões clínicas.

  • 2006 - 2007

    Hospital Universitário Antônio Pedro

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Bolsista / Estagiária de Psicologia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atendimento Psicológico aos pacientes das enfermarias cirúrgicas; Participação em reuniões clínicas das especialidades médicas; Redação e apresentação de casos clínicos; Monitora da disciplina de Psicologia Hospitalar II. Carga horária do estágio: 1066 horas.

  • 2006 - 2006

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora da Disciplina Psicologia Hospitalar, Carga horária: 20