Maura Voltarelli Roque

A pesquisadora possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2014) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atua principalmente na área de poesia moderna e contemporânea brasileira, com estudos sobre a poeta Dora Ferreira da Silva, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Donizete Galvão e Carlito Azevedo. É autora do livro Nymphé e outros poemas (2014), publicado pela Editora Medita. Atualmente, estuda a imagem da Ninfa, pensada por autores como Aby Warburg, Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben, na poesia moderna e contemporânea brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Teoria e História Literária

2015 - 2019

Universidade Estadual de Campinas
Título: Uma poética da ninfa: aparições na poesia brasileira moderna e contemporânea
Orientador: em École des hautes études en sciences sociales ( Georges Didi-Huberman)
com Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: literatura, crítica literária, poesia; ninfa; imagem; aby warburg; georges didi-huberman; poesia moderna e contemporânea. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: crítica literária. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.

Mestrado em Teoria e História Literária

2012 - 2014

Universidade Estadual de Campinas
Título: O diálogo com o invisível na poética do entrelugar de Dora Ferreira da Silva,Ano de Obtenção: 2014
Marcos Aparecido Lopes.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: literatura, crítica literária, poesia; Dora Ferreira da Silva.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Graduação em Jornalismo

2007 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Livro-Reportagem "Um olhar sobre os lírios" - Histórias de portadores de transtorno mental em diálogo com a história da loucura, tal como a viu Michel Foucault e com o conceito de arte terapia, de C.G.Jung
Orientador: Glauco Rodrigues Cortez

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

"Antonio Candido revisitado". , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2015 - 2015

"Esboço de uma geografia poética francesa contemp. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Linguística e investigação em ciências humanas. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Sujeito e Narrativa: Clarice Lispector e João Guim. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Romance de Machado de Assis:metafísica e história. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Literatura e Jornalismo Literário. (Carga horária: 48h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Tópicos XIII: Textos em Poesia IV. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Textos em Prosa Não-ficional I. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Tópicos Especiais em Literatura Clássica,. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Tópicos em Pesquisa XL: Teoria Literária III. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Pesquisa VIII: Temas e Questões de Literatura Bras. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Introdução aos Estudos Literários. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

"A letra, a imagem, o livro, o museu - A literatura e as artes depois da virada icônica". 2018. (Seminário).

IX Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.Ninfa volátil: as meninas escorregadias e inacabadas de Donizete Galvão. 2018. (Encontro).

XV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. Uma poética da Ninfa: aparições na poesia brasileira moderna e contemporânea. 2017. (Congresso).

XXIII Seminário de Teses em Andamento - SETA.Uma poética da Ninfa: aparições, intermitências, convulsões. 2017. (Seminário).

ProCAD Casadinho Estados da Poesia: riscos, aberturas, sobreviviências. 2015. (Encontro).

IV Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.A dança, a música e o poema em Dora Ferreira da Silva. 2013. (Encontro).

IV SELL - Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.Mallarmé por Manuel Bandeira: entre a ?presunção de musicalidade? e o ?estar no mundo?. 2013. (Simpósio).

XIII Congresso Internacional da Abralic. Diálogo com o invisível: mito e verdade nas poesias de Dora Ferreira da Silva, Rilke e Hölderlin. 2013. (Congresso).

XIX Seminário de Teses em Andamento - SETA.A Sibila: breve olhar sobre a poética de Dora Ferreira da Silva. 2013. (Seminário).

III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.A crônica em Machado de Assis e Rubem Braga: parâmetros para a análise do valor literário de uma narrativa. 2012. (Simpósio).

Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC -SEMESP. As Fontes de Informação na Comunicação das ONGs ambientalistas. 2010. (Congresso).

XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. As Fontes Jornalísticas e sua relação com o discurso em Foucault. 2010. (Congresso).

XV Encontro de Iniciação Científica.A concepção e amplitude das fontes de informação das ONGs ambientalistas: um estudo sob a ótica do espaço mediador cultural. 2010. (Encontro).

XIV Encontro de Iniciação Científica.?A concepção e a amplitude das fontes de informação das ONGs Ambientalistas: um estudo sob a ótica do espaço mediador cultural?. 2009. (Encontro).

XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As fontes jornalísticas e a Folha de S. Paulo nas Diretas Já!. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luiza Ribeiro Romualdo

VERONESE, M. A. M.; STERZI, E.;ROQUE, M. V.. Nelson Ascher: perguntas e respostas sobre poesia contemporânea. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

ROQUE, M. V.; STERZI, E.; PESSOA, D.. Comissão de seleção bolsa sanduíche CAPES - representante discente. 2018. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paula Ferreira Vermeersch

STERZI, E.; ANTELO, R. H.; BARBOSA, D. P. C.; ZULAR, R.;VERMEERSCH, Paula. Uma Poética da Ninfa: aparições na poesia brasileira moderna e contemporânea. 2019. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Antonio Alcir Bernárdez Pécora

LOPES, M. A.;PECORA, ALCIR; MARTHA, D. J. B.. O diálogo com o invisível na poética do entrelugar de Dora Ferreira da Silva. 2014 - Universidade Estadual de Campinas.

Antonio Alcir Bernárdez Pécora

LOPES, M. A.; CARVALHO JUNIOR, E. S.;PECORA, ALCIR. Diálogo com o invisível: mito e verdade em Dora Ferreira da Silva. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior

STERZI, Eduardo; ANTELO, Raúl; PESSOA, Davi; VERMEERSCH, Paula Ferreira; ZULAR, Roberto. Uma poética da Ninfa: aparições na poesia brasileira moderna e contemporânea. 2019. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior

STERZI, Eduardo; ZULAR, Roberto; PINHEIRO, Tiago Guilherme. Uma poética da Ninfa: aparições na poesia brasileira moderna e contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior

LOPES, Marcos Aparecido;STERZI, Eduardo; PÉCORA, Alcir. Diálogo com o invisível: mito e verdade em Dora Ferreira da Silva. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcos Aparecido Lopes

LOPES, Marcos Aparecido; PECORA, A. A. B.; MARTHA, D. J. B.. O diálogo com o invisível na poética do entrelugar de Dora Ferreira da Silva. 2014. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcos Aparecido Lopes

LOPES, Marcos Aparecido; PECORA, A.; CARVALHO JUNIOR, E. S.. Diálogo com o invisível: mito e verdade em Dora Ferreira da Silva. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Tiago Guilherme Pinheiro

STERZI, E.;PINHEIRO, T. G.; ZULAR, R.. Uma poética da ninfa: aparições na poesia brasileira moderna e contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Glauco Rodrigues Cortez

A concepção das fontes de informação das ONGs ambientais: um estudo sob a ótica do espaço do espaço mediador cultural; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Glauco Rodrigues Cortez;

Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior

Uma poética da Ninfa: aparições na poesia brasileira moderna e contemporânea; 2019; Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior;

Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior

Uma poética da Ninfa: aparições na poesia brasileira moderna e contemporânea; 2015; Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior;

Marcos Aparecido Lopes

O diálogo com o invisível na poética do entrelugar de Doira Ferreira da Silva; 2012; Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcos Aparecido Lopes;

Marcos Aparecido Lopes

PED (PROGRAMA ESTÁGIO DOCENTE); 2014; Orientação de outra natureza; (Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas, Pró-Reitoria de Pesquisa; Orientador: Marcos Aparecido Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROQUE, M. V. . Ninfa volátil: as meninas escorregadias e inacabadas de Donizete Galvão. FÓRUM DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. 11, p. 131-156, 2019.

  • ROQUE, M. V. . O esgrimista da modernidade: Baudelaire e a poética do choque. REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS , v. 11, p. 121-141, 2018.

  • ROQUE, M. V. . RUÍNAS E RESÍDUOS: DRUMMOND ENTRE A POESIA E A ANTIPOESIA. CADERNOS DO IL, PORTO ALEGRE , v. 57, p. 167-179, 2018.

  • ROQUE, M. V. . A dialética da ninfa em The Waste Land, de T.S. Eliot. CERRADOS , v. 27, p. 202-220, 2018.

  • ROQUE, M. V. . Perspectivismo e Antropofagia em Cobra Norato, de Raul Bopp. Palimpsesto , v. Ano 16, p. 162-176, 2017.

  • ROQUE, M. V. ; CAMPOS, D. Q. . Soulèvement. Revista Arte & Ensaios , v. 33, p. 239-241, 2017.

  • ROQUE, M. V. ; CORTEZ.G, R . Do mar ao ovo: o existir líquido e oblíquo em Lispector. Recorte (UninCor) , v. 10, p. 1, 2013.

  • ROQUE, M. V. ; CORTEZ.G, R . Do gosto pelo pecado à pena que ainda cai das mãos: o roubo das peras nas Confissões de Santo Agostinho e o roubo da maçã nas Confissões de Jean - Jacques Rousseau. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , v. 4, p. 202, 2013.

  • ROQUE, M. V. . A dança, a música e o poema em Dora Ferreira da Silva. FÓRUM DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. 05, p. 85-118, 2013.

  • ROQUE, M. V. ; CORTEZ.G, R . As fontes de informação na comunicação das ONGs ambientalistas. Lumina (UFJF. Online) , v. 06, p. 01-19, 2012.

  • ROQUE, M. V. ; CORTEZ.G, R . A crônica em Machado de Assis e Rubem Braga: um reflexo da realidade política e social de uma época. Entretextos (UEL) , v. 11, p. 54-83, 2011.

  • ROQUE, M. V. . Nymphé e outros poemas. 1º. ed. Campinas-SP: Editora Medita, 2014. v. 1. 85p .

  • ROQUE, M. V. ; ANDRETTA, C. B. . Narrativas sobre o medo. 1º. ed. Hortolândia: DPG Editora, 2011. 56p .

  • ROQUE, M. V. . Crítica literária A poesia viva de um poeta severino. Portal Literal, 09 nov. 2009.

  • ROQUE, M. V. . Uma poética da Ninfa: aparições na poesia brasileira moderna e contemporânea. In: XV Congresso Internacional da ABRALIC, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso Internacional da ABRALIC, 2017. v. 4. p. 6232-6243.

  • ROQUE, M. V. . Diálogo com o invisível: mito e verdade nas poesias de Dora Ferreira da Silva, Rilke e Hölderlin. In: XIII Congresso Internacional da ABRALIC, 2013, Campina Grande. ANAIS ABRALIC INTERNACIONAL (2013) - Volume 1, Número 2, ISSN 2317-157X, 2013. v. 01.

  • ROQUE, M. V. . A Crônica em Machado de Assis e Rubem Braga. In: III Simpósio Nacional Discu rso, Identidade e Sociedade (III SIDIS), 2012, Campinas. III Simpósio Nacional Discu rso, Identidade e Sociedade (III SIDIS) DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE, 2012.

  • ROQUE, M. V. ; CORTEZ.G, R . As Fontes de Informação na Comunicação das ONGs ambientalistas. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul - RS. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

  • ROQUE, M. V. ; CORTEZ.G, R . A concepção e amplitude das fontes de informação das ONGs ambientalistas: um estudo sob a ótica do espaço mediador cultural. In: 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMESP, 2010, São Paulo. 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC-SEMESP Anais, 2010.

  • ROQUE, M. V. ; CORTEZ.G, R . As Fontes Jornalísticas e sua relação com o discurso em Foucault. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2010, Vitória - ES. INTERCOM Sudeste - Comunicação, Cultura e Juventude - Anais, 2010.

  • ROQUE, M. V. . As Fontes Jornalísticas e a Folha de S.Paulo nas Diretas Já. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2009, Curitiba. INTERCOM Nacional - Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital - Anais, 2009.

  • ROQUE, M. V. . Ninfa volátil: as meninas escorregadias e inacabadas de Donizete Galvão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROQUE, M. V. . Uma poética da Ninfa: aparições na poesia brasileira moderna e contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROQUE, M. V. . Uma poética da Ninfa: aparições, intermitências, convulsões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROQUE, M. V. . Mallarmé por Manuel Bandeira: entre a presunção da musicalidade e o estar no mundo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROQUE, M. V. . A dança, a música e o poema em Dora Ferreira da Silva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROQUE, M. V. . A Sibila: breve olhar sobre a poética de Dora Ferreira da Silva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ROQUE, M. V. . Diálogo com o invisível: mito e verdade nas poesias de Dora Ferreira da Silva, Rilke e Hölderlin. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROQUE, M. V. . A crônica em Machado de Assis e Rubem Braga: parâmetros para a análise do valor literário de uma narrativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROQUE, M. V. ; CORTEZ.G, R . As Fontes de Informação na Comunicação das ONGs ambientalistas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROQUE, M. V. ; CORTEZ.G, R . As Fontes Jornalísticas e sua relação com o discurso em Foucault. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROQUE, M. V. . As Fontes Jornalísticas e a Folha de S.Paulo nas Diretas Já. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROQUE, M. V. . Poema 'Campinas'. 2014.

ROQUE, M. V. . Impressões. 2008; Tema: blog de poesia. (Blog).

ROQUE, M. V. ; CORTEZ.G, R . Projeto Cartas Visuais. 2016 (Edital Proac nº 41/2015 - Concurso Apoio Projetos de Publicação de Conteúdo Cultural) .

ROQUE, M. V. . Coleção Galo Branco. 2015 (Edital Proac nº 34/2014 - Concurso de Apoio a Projetos de Publicação de Livros) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

III Prêmio PUC-Campinas Bosch de Comunicação - Melhores Projetos Experimentais do curso de Jornalismo - 2010, PUC-Campinas e Bosch.

2010

Melhores Planos de Trabalho de Iniciação Científica 2009 -2010, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - 2018

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente PED-B, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Bolsista do Programa de Estágio Docente, modalidade PED-B, nas disciplinas Tópicos em Pesquisa XV: Literatura e Outras Artes III (TL171-E) e Tópicos Especiais em Teoria, Crítica e História Literária III (TL264-E), com supervisão do Prof. Dr. Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente PED-B, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atividade desenvolvida como bolsista do Programa de Estágio Docente (PED), grupo B, sob supervisão do Prof. Dr. Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior. As disciplinas em que foi realizado o estágio foram: Textos em Poesia VI (TL175-E) e Tópicos em Pesquisa XXXIX: Teoria Literária II (TL248-E ).

  • 2014 - 2014

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente PED-C, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Bolsista do Programa de Estágio Docente (PED), Grupo C, sob supervisão do Prof. Dr. Marcos Aparecido Lopes. O estágio foi realizado junto à disciplina Introdução à Cultura e Literatura Brasileira (TL-108).   

  • 2009 - 2010

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPIC/REITORIA, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2009

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Estagiário TV PUC-Campinas, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2008

    Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas

    Vínculo: Extensão Universitária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.