Leylla Raissa Sampaio Melo

Especialista em Educação Especial pela Universidade da Amazônia (2014), com Graduação em Licenciatura Plena em Dança pela Universidade Federal do Pará (2017) e em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2012), além de bacharel em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal do Pará (2010). Com experiência na área de Dança e Educação Física Escolar. Atua como professora, pesquisadora e intérprete-criadora em Dança, além de professora de Artes e Educação Física. Possui interesse nas áreas de pesquisa em: Dança; Estudos do Corpo; Educação Física Escolar; Educação Especial; Comunicação e Artes.

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Educação Especial

2012 - 2014

Universidade da Amazônia
Título: Arte e Inclusão: perspectivas metodológicas para o ensino da dança a deficientes visuais
Orientador: Celso Michiles Barreto

Graduação em Dança

2013 - 2017

Universidade Federal do Pará
Título: Uma experiência de ensino para criação artística na escola: a prática da dança imanente na educação infantil, a partir de uma perspectiva somático-lúdica
Orientador: Ana Flávia Mendes Sapucahy

Graduação em Educação Física

2005 - 2012

Universidade do Estado do Pará
Título: A corporeidade como arte: o processo criativo na dança a partir das vivências corporais de bailarinos não-videntes
Orientador: Giselle da Cruz Moreira

Graduação em Jornalismo

2006 - 2010

Universidade Federal do Pará

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Teorias em Performance. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2016 - 2016

Dramaturgia em Dança. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Escola,Dança e Educação:estratégias metod. para o ensino da dança na escola. (Carga horária: 20h). , Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ETDUFPA, Brasil.

2014 - 2014

Ballet Clássico para Professores - Método Vaganova (Modulo II). (Carga horária: 5h). , Fame Dance Studio, FAME, Brasil.

2014 - 2014

Ballet Clássico para Professores - Método Vaganova (Modulo I). (Carga horária: 5h). , Fame Dance Studio, FAME, Brasil.

2014 - 2014

Ballet Clássico para Professores - Método Vaganova (Modulo III). (Carga horária: 5h). , Fame Dance Studio, FAME, Brasil.

2014 - 2014

Workshop de Dança Moderna e Contemporânea. (Carga horária: 6h). , Studio de Dança (PA), SD, Brasil.

2014 - 2014

Workshop: Improvisação na Dança a partir da ludicidade. (Carga horária: 2h). , Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ETDUFPA, Brasil.

2014 - 2014

Oficina de Coreografia. (Carga horária: 20h). , Theatro da Paz (PA), TP, Brasil.

2014 - 2014

Workshop: Corpo, Imagem e Movimento. (Carga horária: 16h). , Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ETDUFPA, Brasil.

2014 - 2014

Oficina Somática BMC aplicada a Dança Contemporânea. (Carga horária: 8h). , Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ETDUFPA, Brasil.

2014 - 2014

Workshop: A escuta do corpo - Técnica Kaluss Vianna. (Carga horária: 6h). , Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ETDUFPA, Brasil.

2014 - 2014

Oficina Elaboração de Projetos de Pesquisa em Arte. (Carga horária: 20h). , Instituto de Artes do Pará, IAP, Brasil.

2014 - 2014

Workshop: Autoimagem e as inteligências do instinto escolhas, hábitos e es. (Carga horária: 15h). , Núcleo Feldenkrais Brasil, NFB, Brasil.

2014 - 2014

Workshop: Investigações compositivas em dança por meio do BMC. (Carga horária: 6h). , Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ETDUFPA, Brasil.

2014 - 2014

Workshop: Ballet Clássico - Evolução e Ludicidade. (Carga horária: 3h). , Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ETDUFPA, Brasil.

2013 - 2013

Workshop de Gyrokinesis para Bailarinos. (Carga horária: 3h). , Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ETDUFPA, Brasil.

2013 - 2013

Missão PROCAD/CAPES Dança UFPA/UFMG. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2013 - 2013

Workshop: Pilates - o método do movimento inteligente. (Carga horária: 3h). , Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ETDUFPA, Brasil.

2013 - 2013

Workshop: Hatha Ioga como treinamento para atuantes. (Carga horária: 3h). , Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ETDUFPA, Brasil.

2011 - 2011

Oficina de Jazz Musical. (Carga horária: 6h). , Festival Internacional de Dança da Amazônia, FIDA, Brasil.

2011 - 2011

Minicurso Atividade Física para Grupos Especiais. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Atualização em Fisiologia do Exercício. (Carga horária: 25h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2011 - 2011

Oficina de Ballet Técnica de Balanchine. (Carga horária: 6h). , Festival Internacional de Dança da Amazônia, FIDA, Brasil.

2011 - 2011

Oficina de Técnica de Pontas. (Carga horária: 6h). , Festival Internacional de Dança da Amazônia, FIDA, Brasil.

2011 - 2011

Minicurso Educação Física e Saúde. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Educação Física brasileira e os clássicos de 1980. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2010 - 2010

Videodança e Haikai. (Carga horária: 12h). , Instituto de Artes do Pará, IAP, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de Fotografia para Principiantes. (Carga horária: 72h). , FotoAtiva, FOTOATIVA, Brasil.

2008 - 2008

Curso A História do Cinema. (Carga horária: 27h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.

2007 - 2007

Oficina de Dança de Salão. (Carga horária: 6h). , Festival Internacional de Dança da Amazônia, FIDA, Brasil.

2006 - 2006

Novas formas de olhar:cinema e vídeo na educação. (Carga horária: 2h). , Instituto de Artes do Pará, IAP, Brasil.

1993 - 2002

Curso Experimental para Formação de Bailarinos. (Carga horária: 1245h). , Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, ETDUFPA, Brasil.

1997 - 1997

Ballet Clássico (Iniciante). (Carga horária: 7h). , Associação Paraense de Dança, APAD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Participação em eventos

II Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer. 2016. (Congresso).

III Encontro Paraense de Etnocenologia.A Espetacularidade do Pássaro Junino: a poética em torno da construção artística do Grupo Tucano de Belém do Pará. 2016. (Encontro).

IX Seminário de Pesquisa em Dança. 2016. (Seminário).

VIII Seminário de Pesquisa em Dança. 2015. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa em Dança.A Corporiedade como Arte: o processo criativo na Dança a partir das vivências corporais de bailarinos não-videntes. 2014. (Seminário).

Encontro - Rumos da Arte e seu Ensino no Estado do Pará. 2013. (Encontro).

I Encontro de Estudos do Corpo: aspectos anatômicos e biomecânicos para a dança.Alongamento Muscular Estático: uma abordagem anatômica de exercícios para dança. 2013. (Encontro).

VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes. 2013. (Outra).

VI Seminário de Pesquisa em Dança.A expressão criativa em Dança: descobrindo caminhos para construção de movimentos a partir da Técnica Klauss Vianna. 2013. (Seminário).

XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE). 2011. (Congresso).

III Congresso Norte-Brasileiro de Ciência do Esporte (CONCENO). Um outro olhar sobre a dança: o gesto como comunicação e objeto de corporeidade, a partir da expressão artística da dança dos bailarinos não videntes do Projeto 'Passos para Luz'. 2010. (Congresso).

VI Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (FORPEEXP) da."A intervenção do Profissional de Educação Física na Perspectiva da Promoção da Saúde: o papel do Educador Físico no Campo Hospitalar". 2010. (Outra).

Fórum Social Mundial. 2009. (Outra).

XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. "Espelhos do contemporâneo: o videoclipe como narrativa da pós-modernidade nas obras de Michel Gondry". 2008. (Congresso).

59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2007. (Congresso).

VI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte. 2007. (Congresso).

V Congresso Estadual dos Jornalistas. 2006. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

João de Jesus Paes Loureiro

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Um outro olhar sobre a dança: o gesto como comuicação da beleza na dança de não-videntes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pará.

Ana Flávia de Mello Mendes

LOUREIRO, J. J. P.;MENDES, Ana Flávia; BRIGIDA JUNIOR, M. S.. Um outro olhar sobre a dança: o gesto como comunicação da beleza na dança de não-videntes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Pará.

Maria Francisca de Souza Bordalo

BORDALO, M. F. S.; MONTEIRO, M. A.. A Corporeidade como Arte: o processo criativo na dança a partir das vivências corporais de bailarinos não-videntes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará.

Foi orientado por

Celso Michiles Barreto

Perspectivas Metodológicas para o Ensino da criança Deficiente Visual; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade da Amazônia; Orientador: Celso Michiles Barreto;

João de Jesus Paes Loureiro

Um outro olhar sobre a dança: o gesto como comuicação da beleza na dança de não-videntes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pará; Orientador: João de Jesus Paes Loureiro;

Produções bibliográficas

  • BASTOS, I. F. G. ; MAUES, J. P. ; MELO, L. R. S. ; CRUZ, R. R. ; SILVA, S. C. A. F. ; BRITO, R. S. . 'Espelhos do contemporâneo: o videoclipe como narrativa da pós-modernidade nas obras de Michel Gondry'. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão), 2008. p. 1-15.

  • MELO, L. R. S. . 'Um outro olhar sobre a dança: o gesto como comunicação e objeto de corporeidade, a partir da expressão artística da dança dos bailarinos não videntes do Projeto 'Passos para Luz''. In: III Congresso Norte-Brasileiro de Ciência do Esporte (CONCENO), 2010, Belém. "O Norte da Educação Física e Ciências do Esporte: história de desafios para os dias atuais", 2010. v. 3. p. 1-9.

  • MELO, L. R. S. ; CORRÊA, Rafaella Cristina Dias . 'A intervenção do Profissional de Educação Física na Perspectiva da Promoção da Saúde: o papel do Educador Físico no Campo Hospitalar'. In: VI Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (FORPEEXP), 2012, Belém. "UEPA: Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Estado do Pará", 2012. v. 1. p. 287-288.

  • MELO, L. R. S. . Transmutação de afetos: vivências sobre um processo de ensino-aprendizagem de dança com uma aluna autista. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, L. R. S. ; Vulcão, K. V. N. . 'A expressão criativa em Dança: descobrindo caminhos para construção de movimentos a partir da Técnica Klauss Vianna'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MELO, L. R. S. ; GOMES, L. C. R. ; LIMA, F. J. S. ; MONTEIRO, C. T. M. . 'Alongamento Muscular Estático: uma abordagem anatômica de exercícios para dança'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, L. R. S. . 'A intervenção do Profissional de Educação Física na Perspectiva da Promoção da Saúde: o papel do Educador Físico no Campo Hospitalar'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, L. R. S. . 'Um outro olhar sobre a dança: o gesto como comunicação e objeto de corporeidade, a partir da expressão artística da dança dos bailarinos não videntes do Projeto 'Passos para Luz''. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, I. F. G. ; MAUES, J. P. ; MELO, L. R. S. ; CRUZ, R. R. ; SILVA, S. C. A. F. ; BRITO, R. S. . 'Espelhos do contemporâneo: o videoclipe como narrativa da pós-modernidade nas obras de Michel Gondry'. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MELO, L. R. S. . Da Poesia ao Amor nas Canções de Marisa Monte. 2019. Coreográfica.

MELO, L. R. S. . No Ritmo do Brega. 2018. Coreográfica.

MELO, L. R. S. . Uma Noite na Broadway. 2017. Coreográfica.

MELO, L. R. S. . Baú Mágico. 2016. Coreográfica.

MELO, L. R. S. . Corpo, Música e Movimento. 2015. Coreográfica.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    POLÍTICAS DO MOVIMENTO: SUBJETIVIDADES E SOMÁTICA E EDUCAÇÃO E E E..., Descrição: Este projeto se realiza na Escola de Teatro e Dança da UFPA com um grupo de estudantes dos cursos de licenciatura em Dança e em Teatro que se dedicam a investigar as tessituras políticas entre os campos de conhecimento da Educação, da Somática e da Produção de Subjetividades no contexto da dança disparando, em sua ampla possibilidade, discussões que desafiam as vozes dominantes existentes nos paradigmas e nos modos de estar e produzir dança em sala de aula, nas suas práticas pedagógicas e nos processos criação... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leylla Raissa Sampaio Melo - Integrante / Saulo Silva da Silveira - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    Diversidade Corporal e Educação Somática na Pratica da Dança, Descrição: A proposta de pesquisa é baseada em uma abordagem somática, fundamentada no conceito do Corpo Enquanto Experiência e possui como objetivo geral investigar a conexão entre os campos de estudos da diversidade corporal e o da Educação Somática dentro da prática da dança, com o intuito de estabelecer uma proposta metodológica específica que viabilize diante do contexto inclusivo a inserção de diferentes corpos na cena contemporânea. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leylla Raissa Sampaio Melo - Integrante / Saulo Silva da Silveira - Coordenador / Patrícia Régia Lago da Costa - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Educação Lúdica, Descrição: O projeto de pesquisa tem como foco discutir metodologias de ensino que facilitem o processo ensino aprendizagem de alunos da educação Básica. Estabelece a LUDICIDADE como uma das linhas de intervenção metodológica para a melhoria da educação e prática docente, enquanto mecanismo que favoreça o desenvolvimento integral do ser humano, procurando, assim, pesquisar, discutir, analisar e registrar como o lúdico nas suas mais variadas formas (dança, teatro, jogos tradicionais, jogos dramáticos, gestualização, entre outros) pode atuar no processo de uma mudança na maneira de ensinar e aprender, objetivando a construção de saberes significativos. Portanto, utilizar o lúdico como metodologia no processo ensino aprendizagem significa novas possibilidades de intervenção na prática pedagógica e na forma de construir o conhecimento, possibilitando uma análise de como a escola pode estar aberta a uma proposta pedagógica pautada na ludicidade. Integrantes: Mariana Marques Kellermann (coordenadora) / Simei Santos Andrade (Colaboradora) / Leylla Raissa Sampaio Melo (monitora voluntária). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leylla Raissa Sampaio Melo - Integrante / Mariana Marques Kellermann - Coordenador / Simei Santos Andrade - Integrante.

Prêmios

2013

1 Lugar no Processo Seletivo do Curso de Licenciatura Plena em Dança, da Universidade Federal do Pará.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Secretaria de Estado de Educação do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Artes

2017 - Atual

Prefeitura Municipal de Ananindeua (PA)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física

2015 - 2022

Colégio São Paulo (Pa)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Dança (Dança Moderna/Jazz)

2013 - 2015

Bodytech Belém

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Dança (Ballet Clássico)

2012 - 2012

Fame Dance Studio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Dança (Ballet Clássico)

2011 - 2012

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora em Fundamentos e Métodos da Dança, Carga horária: 15

2011 - 2011

Serviço Social do Comercio (Pa)

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Dança (Ballet Clássico/Jazz Dance/Outros), Carga horária: 20

2011 - 2011

Escola de Aplicação da UFPA

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Educação Física Escolar, Carga horária: 4

2008 - 2008

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Comunicação, Carga horária: 20