Fernanda Talge Arantes

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atualmente é aluna de mestrado em Clínica Médica, na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Informações coletadas do Lattes em 16/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Clínica Médica

2016 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Efeito da Hidroxicloroquina na Resposta Inflamatória e na Formação de Redes Extracelulares de Neutrófilos (NETs) em Pacientes com Trombose associada a Síndrome Antifosfolípide Primária,Orientador:
Fernanda Loureiro de Andrade Orsi.Coorientador: Bruna de Moraes Mazetto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2007 - 2011

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Aspectos Neurobiológicos da Memória na Doença de Alzheimer
Orientador: Prof. Dr. Florindo Stella

Formação complementar

2011 - 2011

Biologia e Conservação de Mamíferos Semi-aquáticos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Edição e Produção de Vídeo. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Biologia Reprodutiva de Serpentes. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Venenos, ofidismo: passado e futuro. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Comunicação acústica em mamíferos marinhos. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Ornitologia. (Carga horária: 18h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Memória e Aprendizagem. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2010 - 2010

Percepção, Atenção e Memória. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Biologia de Aranhas. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Citogenética de Vertebrados. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Eco-Seminários XI. 2011. (Outra).

VIII Semana da Biologia Marinha e do Gerenciamento Costeiro. 2011. (Outra).

XV Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica. 2011. (Simpósio).

AS PCCs EM FOCO: FORMAÇÃO, PESQUISA E EXPERIÊNCIA.Aspectos Neurobiológicos da Memória na Doença de Alzheimer. 2010. (Outra).

Eco-Seminários IX. 2010. (Seminário).

Eco Seminários X. 2010. (Outra).

II Jornada sobre Cinesioterapia e Doença de Alzheimer. 2010. (Outra).

II Mostra Astronômica. 2010. (Outra).

Simpósio de Biologia Vegetal. 2010. (Simpósio).

VI Semana da Biologia da UFSCAR. 2010. (Outra).

XXI Semana de Estudos da Biologia. 2010. (Outra).

Eco-Seminários VII. 2009. (Seminário).

Eco-Seminários VIII. 2009. (Seminário).

II Encontro de Grupos de Pesquisa da Unesp sobre Estudos da Sexualidade.O Papel da Mídia na Construção da Sexualidade em Pré-adolescentes. 2009. (Encontro).

II Encontro de Grupos de Pesquisa da Unesp Sobre Estudos da Sexualidade. 2009. (Encontro).

XX Semana de Estudos da Biologia. 2009. (Outra).

Eco-Seminários V. 2008. (Seminário).

XIX Semana de Estudos da Biologia. 2008. (Outra).

Simpósio de Biologia Vegetal. 2007. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Luciana Pereira Ruas

RUAS, L.P.; ORSI, F.L.A.; Sckayer, L.F.B.. Efeito da Hidroxicloroquina na Resposta Inflamatória e na Formação de Redes Extracelulares de Neutrófilos (NETs) em Pacientes com Trombose associada a Síndrome Antifosfolípide Primária. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas.

Simone Appenzeller

APPENZELLER, S.. Efeito da hidroxicloroquina na resposta inflamatória e na formação de redes extracelulares de neutrófilos (NETs) em pacientes com trombose associada a síndrome antifosfolípide primária. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas.

Guilherme Gomes

STELLA, F.GOMES, G.CRUZ-NETO, A. P.. Aspectos Neurológicos da Doença de Alzeheimer. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

FERNANDA LOUREIRO DE ANDRADE ORSI

ORSI, FERNANDA L. A.; RUAS, L. P.; Bittar, L. F.. Efeito da Hidroxicloroquina na Resposta Inflamatória e na Formação de Redes Extracelulares de Neutrófilos (NETs) em Pacientes com Trombose Associada a SAF. 2019. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas.

Foi orientado por

BRUNA DE MORAES MAZETTO FONSECA

Efeito da Hidroxicloroquina na Resposta Inflamatória e na Formação de Redes Extracelulares de Neutrófilos (NETs) em Pacientes com Trombose associada a Síndrome Antifosfolípide Primária; 2019; Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - FCM - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Bruna de Moraes Mazetto Fonseca;

FERNANDA LOUREIRO DE ANDRADE ORSI

Efeito da hidroxicloroquina na resposta inflamatória e na formação de redes extracelulares de neutrófilos (NETs) em pacientes com trombose associada à síndrome antifosfolípide primária; 2019; Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Loureiro de Andrade Orsi;

Florindo Stella

Aspectos neurobiológicos da doença de Alzheimer; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista; Orientador: Florindo Stella;

Produções bibliográficas

  • TOBALDINI, LAÍS QUINTEIRO ; ARANTES, FERNANDA TALGE ; SARAIVA, SABRINA DA SILVA ; MAZETTO, BRUNA DE MORAES ; COLELLA, MARINA PEREIRA ; DE PAULA, ERICH VINÍCIUS ; ANNICHINO-BIZZACHI, JOYCE ; ORSI, FERNANDA ANDRADE . Circulating levels of tissue factor and the risk of thrombosis associated with antiphospholipid syndrome. THROMBOSIS RESEARCH , v. 171, p. 114-120, 2018.

  • TOBALDINI, L. Q. ; ARANTES, F. T. . INFLAMMATION AND COAGULATION IN PATIENTS WITH THROMBOTIC RESPONSE IN PRIMARY ANTIPHOSPHOLIPID SYNDROME. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Efeito da Hidroxicloroquina na Resposta Inflamatória e na Formação de Redes Extracelulares de Neutrófilos (NETs) em Pacientes com Trombose associada a Síndrome Antifosfolípide Primária, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2010 - 2011

    Aspectos Neurobiológicos da Memória na Doença de Alzheimer, Descrição: A Doença de Alzheimer (DA) é a principal doença neurodegenerativa causadora de demência que acomete, geralmente, pessoas acima de 65 ou 70 anos. Em pacientes com DA, nota-se a ocorrência de atrofia progressiva de várias áreas cerebrais, responsáveis pela perda de memória e de outras funções cognitivas, além da diminuição da capacidade para as atividades rotineiras. Inicialmente, a atrofia ocorre no lobo temporal, especialmente nas regiões responsáveis pela memória (hipocampo, córtex entorrinal) e, posteriormente, em regiões como o córtex parietal e córtex frontal. O declínio progressivo e persistente de memória recente pode ser verificado já na fase inicial da doença e, progressivamente, entram em declínio outras funções cognitivas. Este declínio resulta em um comprometimento cognitivo global. Uma vez que o principal sintoma inicial da DA é a perda de memória, torna-se importante a compreensão da neurobiologia envolvida nos processos de sua deterioração. Para tanto, foi realizado um estudo dos componentes neurobiológicos que processam a memória e dos elementos que, na Doença de Alzheimer, determinam a degeneração das estruturas a ela ligadas. Os mecanismos envolvidos na degeneração cerebral na Doença de Alzheimer: as placas amilóides e os emaranhados neurofibrilares, foram o principal enfoque do presente trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda Talge Arantes - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2011

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Estágio não remunerado, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 4

Outras informações:
Sob supervisão do Prof, Dr, Florindo Stella, participou das atividades do Ambulatório de Psiquiatria Geriátrica do Hospital de Clínicas - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, onde são tratados sistematicamente temas em Neurociências, particularmente, referentes à Doença de Alzheimer e outras demências.

2008 - 2008

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitora da disciplina: Morfologia de Órgãos Reprodutivos (carga horária : 60 horas) Professor responsável: Aline Oriani Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.