Marcelo Gava Junior

Graduado em Engenharia de Alimentos pela UTFPR, atualmente trabalho na Agropecuária Produza S.A. no setor de Controle da Qualidade no beneficiamento de grãos e azeite de chia. Trabalhei na Lar Cooperativa Agroindustrial como Assistente do Controle da Qualidade do setor de industrializados de aves. Atuei no cargo de Auxiliar do comércio no Supermercado Bogaz por dois anos trabalhando diretamente com atividades do varejo e gerando bom relacionamento com os clientes. Tive a oportunidade de estagiar na EMBRAPA Instrumentação em São Carlos ? SP no setor de Pesquisa e Desenvolvimento, onde trabalhei com estirpes de fungos filamentosos produzindo ácidos orgânicos por fermentação em estado sólido. Meu trabalho de conclusão de curso foi focado em massas alimentícias, desenvolvendo pães ausentes de glúten com farinha de sorgo. Além disso, tive a excelente oportunidade de participar do programa Ciência sem Fronteiras e estudar Ciência dos Alimentos no WIT na Irlanda e cursar 8 meses de Inglês pelo mesmo instituto. Em meus anos de graduação participei do Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos, fui eleito representante da classe, voluntário em projeto de iniciação cientifica e sempre participando e publicando trabalhos em eventos. Atualmente, estou no mercado de trabalho dentro da área de meus conhecimentos e atuo junto a uma equipe multidisciplinar sempre aprendendo e agregando valor.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Alimentos

2011 - 2017

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: APLICAÇÃO DE SORGO (Sorghum bicolor (L.) Moench) E EFEITO NAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE PÃES ISENTOS DE GLÚTEN
Orientador: Profa. Dra. Nádia Cristiane Steinmacher

Graduação em Food Science

2014 - 2015

WATERFORD INSTITUTE OF TECHNOLOGY
Orientador: em Waterford Institute of Technology ( Don O'neill)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

E.M. Maria Luce Scard Neves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2015

Extensão universitária em Food Science. , Waterford Institute of Technology, WIT, Irlanda.

2012 - 2012

Minicurso de Chopp e Cerveja. (Carga horária: 2h). , Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel, FUNDETEC/PR, Brasil.

2012 - 2012

3º Seminário Mercosul de Bebidas. (Carga horária: 16h). , Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel, FUNDETEC/PR, Brasil.

2011 - 2011

Pesquisa e Agregação de valor ao Pescado. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2011 - 2011

I SIMALI - MINI-CURSO - ELABORAÇÃO DE FROZEN. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2011 - 2011

I SIMPÓSIO DE ALIMENTOS - SIMALI. (Carga horária: 3h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2011 - 2011

I SIMALI - MINI-CURSO - RESÍDUOS OGM EM ALIMENTOS. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2011 - 2011

II Seminário Mercosul de Bebidas. (Carga horária: 16h). , Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel, FUNDETEC/PR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia e Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GAVA JUNIOR, M. . XII ENCONTRO REGIONAL SUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS E III SIMPÓSIO DE ALIMENTOS. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3º Seminário Mercosul de Bebidas. 2012. (Seminário).

Minicurso Processo de Fabricação de Chopp, Cerveja e Harmonização com Produtos da Carne de Ovelha. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carolina Castilho Garcia

STEINMACHER, N.;GARCIA, C. C.. APLICAÇÃO DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench) E EFEITO NAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE PÃES AUSENTES DE GLÚTEN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Gláucia Cristina Moreira

MOREIRA, G. C.. Aplicação de sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) e efeito nas propriedades tecnológicas de pães ausentes de glúten. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Elciane Regina Zanatta

ZANATTA, E. R.; FELTRIN, V. P.; BALDISSERA, E. M.. Banca de apresentação de estágio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elciane Regina Zanatta

Aplicação de sorgo (Sorghum Bicolor L; Moench) e efeito nas propriedades tecnológicas de pães ausentes de glúten; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Elciane Regina Zanatta;

Deisy Alessandra Drunkler

Avaliação da estabilidade de Lactobacillus acidophilus microencapsulado pelo método de emulsificação empregando proteínas do leite como agente encapsulante em sistema modelo de digestão; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Deisy Alessandra Drunkler;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GAVA JUNIOR, M. ; STEINMACHER, N. C. ; VELOSO, F. . APLICAÇÃO DE SORGO (Sorghum bicolor (L.) Moench) E EFEITO NAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE PÃES ISENTOS DE GLÚTEN. In: 11 º Simpósio de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Tecnologia em Alimentos, 2017, Maringá. 11 º Simpósio de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Tecnologia em Alimentos, 2017.

  • GAVA JUNIOR, M. ; STEINMACHER, N. C. . APPLICATION OF SORGHUM (SORGHUM BICOLOR L. MOENCH) AND EFFECT ON THE TECHNOLOGICAL PROPERTIES OF GLUTEN FREE BREAD. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAVA JUNIOR, M. ; STEINMACHER, N. C. ; VELOSO, F. ; ZANATTA, E. R. . MODELAGEM MATEMÁTICA DA FERMENTAÇÃO DE PÃES AUSENTES DE GLÚTEN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GAVA JUNIOR, M. ; FLORENCIO, Camila ; KLAIC, C. ; FARINAS, C. S. . Produção de ácidos orgânicos por duas linhagens de fungos filamentosos por fermentação em estado sólido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GAVA JUNIOR, M. ; DRUNKLER, D. A. . VALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE LACTOBACILLUS ACIDOPHILUS MICROENCAPSULADO PELO MÉTODO DE EMULSIFICAÇÃO EMPREGANDO PROTEÍNAS DO LEITE COMO AGENTE ENCAPSULANTE EM SISTEMA DE MODELO DE DIGESTÃO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GAVA JUNIOR, M. . III Rodada Tecnológica em Alimentos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    CARACTERIZAÇÃO DE DIFERENTES LINHAGENS DE Aspergillus niger EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO DE ÁCIDOS ORGÂNICOS, Descrição: Baseado nessa demanda tecnológica para o desenvolvimento de processos agro-industriais contendo um forte componente de sustentabilidade ambiental, o trabalho teve o foco em linha de pesquisa para a produção de bioprodutos (ácidos orgânicos) de interesse industrial utilizando o processo de fermentação em estado sólido (FES) de fungos filamentosos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcelo Gava Junior - Integrante / Camila Florencio - Integrante / Rodrigo Klaic - Integrante / Cristiane Sanchez Farinas - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Microencapsulação de Lactobacillus acidophilus pelo método de emulsificação empregando proteínas do leite como agente encapsulante, Descrição: O mecanismo de microencapsulação é um método que vem sendo aplicado na indústria de alimentos tendo por objetivo, dentre outros, conferir maior estabilidade aos micro-organismos probióticos. O presente trabalho, de caráter científico, teve como objetivoavaliar a estabilidade de Lactobacillusacidophilusmicroencapsulado pelo método de emulsificação empregando proteínas do leite como agente encapsulante em sistema modelo de digestão. Para tal, foram elaborados sete tratamentos, seguindo o Delineamento Composto Central, do tipo 22, com três pontos centrais, cujas variáveis avaliadas foram concentração de proteína láctea (10, 15 e 20%)e óleo de soja (75, 150 e 225mL),que foram submetidos adeterminação do teor total de proteínas das microcápsulas e a avaliação da sobrevivência das células microencapsuladas em níveis de pH similares aos do trato digestório humano (1,8 e 6,5). O teor médio de proteína foide 1,26% sendo os níveis máximos encontrados para ostratamentos2 e 4 de1,77% e mínimo para o tratamento7 de0,44%. Em relação à estabilidade frente ao modelo de digestão empregado, verificou-se que todos os tratamentos proporcionarammelhor proteção ao Lactobacillusacidophilusquando comparado àscélulas livres. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Gava Junior - Integrante / Deisy Alessandra Drunkler - Coordenador / DAIANE CORTI - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional