Cinthia de Oliveira Andrade

Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (2007). É especialista em Leitura e Produção Textual, pela FAINTVISA; especialista em Neuropsicopedagogia Clinica e Institucional, pela Faculdade Intervale; especialista em Educação Inclusiva com ênfase em deficiência auditiva, pela Faculdade Intervale; especialista em Atendimento Educacional Especializado em educação especial e inclusão, pela Faculdade Intervale; Mestre em Letras - PROFLETRAS (UFPE). Leciona nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Literatura e Artes. Tem experiência em EAD e na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, preconceito, exclusão, formação do cidadão, EAD, alfabetização e letramento, letramento literário e leis. Professora da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental) na rede municipal de Vitória de Santo Antão e na rede Estadual de Pernambuco.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Letras

2018 - 2020

Universidade Federal de Pernambuco
Título: PRODUÇÃO E USO DE PROTÓTIPO COM O GÊNERO FANCLIPE: MULTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA(GEM), Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Clecio dos Santos Bunzen Junior
Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Educação inclusiva com ênfase em deficiência auditiva

2020 - 2021

Faculdade Intervale
Título: Políticas públicas de educação inclusiva: estudo de caso na cidade de Vitória de Santo Antão - PE

Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

2020 - 2021

Faculdade Intervale
Título: Estratégias de atendimento neuropsicopedagógico a crianças surdas e com déficits auditivos no processo de escolarização

Especialização em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial e Inclusão

2020 - 2021

Faculdade Intervale
Título: Oficina de Libras: um caminho para a inclusão escolar

Especialização em Leitura e Produção Textual

2008 - 2009

Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão
Título: ALFABETIZAR X LETRAR: AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO FAZER PEDAGÓGICO
Orientador: Fabiana Tavares dos Santos Silva

Graduação em Letras

2004 - 2007

Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão
Bolsista do(a): Caixa Econômica Federal, FIES, Brasil.

Formação complementar

2009 -

Inglês. , Wizard, WIZARD, Brasil.

2008 -

Web desingn. (Carga horária: 360h). , FOXLINE, FOX, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Educação em Direitos Humanos e Diversidades. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2023 - 2023

Atendimento Educacional Especializado: Ensino Médio. (Carga horária: 90h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2022 - 2022

Formação em Audiodescrição,. (Carga horária: 80h). , Associação Pernambucana de Cegos, APEC, Brasil.

2021 - 2021

I Seminário de Produções Acadêmicas: A Visão Freiriana e seu Centenário UFP. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão para Avaliadores das Redações do ENEM. (Carga horária: 120h). , Centro de Selecilio e Promoção de Eventos / Universidade de Brasília, CESPEUNB, Brasil.

2013 - 2013

Recursos Humanos Para Educação à Distância. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UAEADTEC - UFRPE, Brasil.

2012 - 2012

Comunicação Visual e Tecnologias Assistivas. (Carga horária: 18h). , Escola Politécnica de Pernambuco, POLI/UPE, Brasil.

2009 - 2009

Inglês Instrumental. (Carga horária: 80h). , Wizard, WIZARD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Outros / Área: Microeletrônica.

Organização de eventos

ANDRADE, C. O. ; BRAZ, Dalton ; LIMA, Emerson ; CAMPOS, Verônica ; MARINHO, G. L. ; MAURA, Daniela . V Encontro de Experiências Educacionais. 2006. (Congresso).

ANDRADE, C. O. ; CAMPOS, Verônica ; OLIVEIRA, Kleber . IV ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS. 2005. (Congresso).

ANDRADE, C. O. ; BARBOSA, Adriana ; BRAZ, Dalton ; LIMA, Emerson ; MARINHO, G. L. ; MAURA, Daniela ; CAMPOS, Verônica . III FÓRUM DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS. 2005. (Congresso).

Participação em eventos

PET-Curso ?PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS?. 2018. (Outra).

1º LEA - Encontro de Linguagens e Educação: Interfaces do Processo Avaliativo.Educação a Distância: desafios e perspectivas nas práticas pedagógicas. 2016. (Encontro).

1º LEA - Encontro de Linguagens e Educação: Interfaces do Processo Avaliativo.Por que trabalhar com oficinas pedagógicas?. 2016. (Encontro).

2º LEA - Encontro de Linguagem e Educação: Interfaces do Processo Avaliativo..O professor reflexivo e a chave para a aprendizagem significativa. 2016. (Encontro).

2º LEA - Encontro de Linguagens e Educação: Interfaces do Processo Avaliativo.PCC - Projetos Interdisciplinares: orientações e reflexões no contexto da EAD. 2016. (Encontro).

Formação para professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Vitória de Santo Antão. 2015. (Encontro).

Formação Continuada de Profissionais da Educação do Município de Vitória de Santo Antão. 2014. (Encontro).

1º Encontro de Dislexia e as Dificuldades de Aprendizagem num Contexto Multidisciplinar - NEAP. 2013. (Outra).

Formação Continuada de profissionais da Educação do Município de Vitória de Santo Antão-PE. 2013. (Oficina).

Gêneros textuais: por uma aprendizagem contextualizada - Editora Moderna. 2013. (Seminário).

SIMPOLER - Simpósio de Literatura da Editora Moderna e HMF Assessoria Pedagógica - A importância da Literatura para a nossa vida. 2013. (Simpósio).

Soluções de Língua Portuguesa: Desenvolvendo a Competência Leitora - Editora Saraiva. 2013. (Congresso).

Curso O cotidiano da Escola Inclusiva.O Cotidiano da Escola Inclusiva. 2012. (Outra).

Formação Continuada de Professores e Gestores do Município de Vitória de Santo Antão. 2011. (Oficina).

Formação Continuada de Profissionais da Educação do Município de Vitória de Santo Antão - II fase. 2011. (Oficina).

II Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação.SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Aulas que desafiam e ensinam. 2011. (Encontro).

III Mostra de áudio-descrição: Imagens que falam - UFPE. 2011. (Outra).

III Encontro Nacional sobre Literatura Infanto Juvenil e Ensino. Uma leitura das aventuras do Avião Vermelho. 2010. (Congresso).

III Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino. 2010. (Congresso).

14º Encontro de Literatura Infanto-juvenil: um mosaico de múltiplas etnias e representações - FAFIRE.Literatura infantil: caminho para alfabetizar e letrar crianças disléxicas. 2009. (Encontro).

14º Encontro de Literatura Infanto-juvenil: um mosaico de múltiplas etnias e representações - FAFIRE."Lendas negra": uma proposta interdisciplinar de leitura. 2009. (Encontro).

19º EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Congresso).

II Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros Textuais.A poesia na Cela de aula: a produção textual de indivíduos em situação de privação da liberdade. 2009. (Simpósio).

II Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros Textuais.Letramento digital: Um desafio para os estudantes inseridos nos cursos de educação à distância. 2009. (Simpósio).

II Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros Textuais. 2009. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de Psicologia e Critica da Cultura.Gênero: o dito na fala de quem não o diz. 2009. (Simpósio).

SEXTO ELF - Enconto de Estudos Linguisticos e Literarios da FAINTVISA. Folclore e Letramento Literario: Intinerarios para o resgate da cultura popular. 2009. (Congresso).

Sexto ELF - Encontro de Estudos Linguísticos e Literários da FAINTVISA.Tristão e Isolda vesus Romeu e Julieta: quando o amor é mais poderoso que a morte?. 2009. (Encontro).

V Colóquio Nacional Representação de Gênero e de Sexualidades.Gênero: o dito na fala de quem não o diz. 2009. (Outra).

VI Cafe Pedagogico. 2009. (Encontro).

Capacitação de Professor Executor para o Ambiente UPE Virtual, do Programa de Educação Profissional de Pernambuco na Modalidade à Distância / UPE ? Universidade de Pernambuco. 2008. (Outra).

Encontro Pedagógico da Editora Moderna / Minicurso: Desenvolvimento da linguagem e educação em valores. 2008. (Outra).

Feira de Extensão em Ação do II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da FIR (SEPE).Projeto de leiturização: a formação de alunos leitores - uma viagem Lobatiana. 2008. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENÇÃO (SEPE). ?PROJETO DE LEITURIZAÇÃO: A FORMAÇÂO DE ALUNOS LEITORES - UMA VIAGEM LOBATIANA?. 2008. (Congresso).

II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). 2008. (Seminário).

I Mostra de Audio-Descriçao: "IMAGENS QUE FALAM" (CEI-UFPE). 2008. (Outra).

Encontro de Pratica Pedagogica.OS EFEITOS DE SENTIDO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. 2007. (Oficina).

Semana de Responsabilidade Social da FAINTVISA / Oficina: Gramática Normativa - Aspectos da Língua Culta. 2007. (Oficina).

4º ELF - Encontro de Estudos Lingüísticos e Literários. LETRAMENTO EM SALAS ESPECIAIS: UMA PROPOSTA ATRAVÉS DE POEMAS. 2006. (Congresso).

4º ELF - Encontro de Estudos Lingüísticos e Literários. O QUE É LER? O QUE É ESCREVER? ? ?AS FACES DE UMA MOEDA?. 2006. (Congresso).

4º ELF - Encontro de Estudos Lingüísticos e Literários. 2006. (Congresso).

4º ELF - Encontro de estudos linguísticos e literários das FAINTVISA.O Português e a sua expansão geográfica. 2006. (Encontro).

5º Encontro de Experiências Educacionais - FAINTVISA.A formação docente: reflexões, desafios e perspectivas. 2006. (Encontro).

I Amostra de Produção de Conhecimentos dos Licenciandos em Pedagogia das FAINTVISA. 2006. (Encontro).

IV Festival Recifense de Literatura. 2006. (Simpósio).

Oficinas promovidas pela Coordenação de Estudos e Formação Pedagógica das FAINTVISA.A dimensão lúdica no ensino-aprendizagem da língua estrangeira. 2006. (Oficina).

V Encontro de Experiências Educacionais.O PROFESSOR E AS NOVAS COMPETÊNCIAS E DESAFIOS PARA ENSINAR NO SÉCULO XXI. 2006. (Encontro).

Visita Pedagógica às Igrejas em Estilo Barroco na Cidade de Olinda - PE. 2006. (Outra).

3º ELF/ Mini-curso: Leitura e Produção Textual - do ser leitor ao ser escritor - FAINTVISA. 2005. (Encontro).

3º ELF / OFICINA:A formação do profissional da área de Letras : entraves, perspectivas e inter-relações. 2005. (Oficina).

3º ELFE / Minicurso: Leitura e Produção textual: do ser leitor ao ser escritor.Concepção de Língua e Gramática dos professores da rede pública e privada. 2005. (Outra).

IV Encontro de Experiências Educacionais. O FENÔMENO E AS CONSEQÜÊNCIAS DO BULLYING NO CONTEXTO SOCIALIZADOR E GERADOR DE ATITUDES RELATIVAS AO CONHECIMENTO - ESCOLA.. 2005. (Congresso).

IV ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS.LDB ? LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO. 2005. (Outra).

I Encontro de Formação e Construção do Conhecimento. 2004. (Seminário).

II Semana de Letras, Línguas e Linguagens: Pesquisa e Ensino. 2004. (Congresso).

IV JORNADA DE CIÊNCIAS DA FAINTVISA / I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Pólo Vitória. 2004. (Congresso).

Leitura e produção de textos: desafios superados no Ensino Fundamental. 2004. (Oficina).

II jornada Pedagógica da FAINTVISA- TEMA: Educação: questões para a Pedagogia na Era do Conhecimento. 2003. (Congresso).

Minicurso: Jogos e Recreação / II jornada Pedagógica da FAINTVISA- TEMA: Educação: questões para a Pedagogia na Era do Conhecimento. 2003. (Congresso).

1º LEA - Encontro de Linguagens e Educação: Interfaces do Processo Avaliativo.O papel da filosofia no contexto educacional. 2001. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. ; Silva, M. L. S. . A prática docente: Projetos didáticos como uma possibilidade de inclusão sócio-educacional de crianças advindas das camadas populares. Athos - Revista de Estudos Integrados da FAINTVISA , v. I, p. 11-29, 2010.

  • ANDRADE, C. O. . Alfabetizar e letrar: as contribuições da literatura infanto-juvenil no fazer pedagógico. In: Ivanda Maria Martins Silva. (Org.). Linguagem, Leitura e Produção Textual: desafios e perspectivas. 1ed.Recife: Baraúna, 2009, v. I, p. 67-95.

  • ANDRADE, C. O. ; FERREIRA, J. P. . O ?MAL? NOS PROGRAMAS DE CHESPIRITO: ÁUDIO-DESCRIÇÃO DOS ANTI-HERÓIS. RBTV - Revista Brasileira de Tradução Visual, http://www.rbtv.associadosdain, 02 nov. 2013.

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. ; MEDEIROS, L. M. V. . Gênero: o dito na fala de quem não o diz. In: 5º Colóquio Nacional Representaçãoe de Gênero e Sexualidas, 2009, Campina Grande. Colóquio Nacional de Representação de Gênero e Sexualidades. João Pessoa: Editora Universitária - Realize Editora, 2009. v. I.

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. ; MEDEIROS, L. M. V. . Gênero: o dito na fala de quem não o diz. In: I Simposio Nacional de Psicologia Crítica da Cultura, 2009, Campina Grande. Colóquio Nacional de Representação de Gênero e de Sexualidades. João Pessoa: Editora Universitária - Realize Editora, 2009. v. I.

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. ; GLOTZ, Raquel Elza de Oliveira . Uma leitura das aventuras do Avião Vermelho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. ; GLOTZ, Raquel Elza de Oliveira . Uma Leitura das aventura do Avião Vermelho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. ; FERREIRA, J. P. . COMO E PARA QUÊ TRABALHAR A LEITURA E APRODUÇÃO DO GÊNERO CORDEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. ; FERREIRA, J. P. . COMO E PARA QUÊ TRABALHAR A LEITURA E APRODUÇÃO DO GÊNERO CORDEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. ; FERREIRA, J. P. . ESCOLARIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E INTERTEXTUAL A PARTIR DA OBRA CHAPÉU MAU E LOBINHO VERMELHO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. ; FERREIRA, J. P. . ESCOLARIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E INTERTEXTUAL A PARTIR DA OBRA CHAPÉU MAU E LOBINHO VERMELHO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . Gênero: o dito na Fala de quem não o diz. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . Folclore e Letramento Literario: Intinerarios para o resgate da cultura popular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . Tristao e Isolda versus Romeu e Julieta: Quando o amor e mais poderoso que a morte?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . Gênero: o dito na fala de quem não o diz. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . Gênero: o dito na fala de quem não o diz. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . Gênero: o dito na fala de quem não o diz. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . A poesia na cela de aula: a produção textual de indivíduos em situação de privação de liberdade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . A poesia na cela de aula: a produção textual de indivíduos em situação de privação de liberdade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . Letramento digital: um desafio para os estudantes inseridos nos cursos de Educação à Distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . Letramento digital: um desafio para os estudantes inseridos nos cursos de Educação à Distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . ?PROJETO DE LEITURIZAÇÃO: A FORMAÇÂO DE ALUNOS LEITORES - UMA VIAGEM LOBATIANA?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, C. O. ; SILVA, Taciana Josefa da ; SOARES, Valcileide ; Moura, Maria Madalena . OS EFEITOS DE SENTIDO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. . O FENÔMENO E AS CONSEQÜÊNCIAS DO BULLING NO CONTEXTO SOCIALIZADOR E GERADOR DE ATITUDES RELATIVAS AO CONHECIMENTO - ESCOLA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, C. O. ; SILVA, Taciana Josefa da ; Moura, Maria Madalena ; SOARES, Valcileide . Oficina: A DIMENSÃO LÚDICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, C. O. ; BRAZ, Dalton ; CAMPOS, Verônica ; OLIVEIRA, Kleber . O FENÔMENO E AS CONSEQÜÊNCIAS DO BULLYING NO CONTEXTO SOCIALIZADOR E GERADOR DE ATITUDES RELATIVAS AO CONHECIMENTO - ESCOLA.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, C. O. ; BRAZ, Dalton ; LIMA, Emerson . O PROFESSOR E AS NOVAS COMPETÊNCIAS E DESAFIOS PARA ENSINAR NO SÉCULO XXI. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, C. O. ; Silva, F.T. S. . LETRAMENTO EM SALAS ESPECIAIS: UMA PROPOSTA ATRAVÉS DE POEMAS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, C. O. . O QUE É LER? O QUE É ESCREVER? ? ?AS FACES DE UMA MOEDA?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; LIMA, Emerson ; MARINHO, G. L. ; OLIVEIRA, Kleber . A formação docente: Reflexões, Desafios e Perspectivas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, C. O. . O PORTUGUÊS E A SUA EXPANSÃO GEOGRÁFICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. O. ; MARINHO, G. L. ; BRAZ, Dalton ; LIMA, Emerson . LDB ? LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, C. O. ; MARINHO, G. L. ; MEDEIROS, Marilia . Concepção de língua e gramática para os professores das redes publicas e privadas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, C. O. . O fenômeno e as consequências do bullyng no contexto socializador e gerador de atitudes relativas ao conhecimento - escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

ANDRADE, C. O. . A brevidade da vida. 2009; Tema: vida. (Site).

ANDRADE, C. O. . Elliot e a poética do fragmento. 2009; Tema: poemas. (Site).

ANDRADE, C. O. . Nas vertentes da 'Semana' de 22: O grupo mineiro de 'A revista'. 2009; Tema: Semana de 22. (Site).

ANDRADE, C. O. . A poesia de Alphonsus de Guimaraens. 2009; Tema: poesia. (Site).

ANDRADE, C. O. . O Barroco no Brasil - igrejas de Olinda. 2009; Tema: Barroco. (Site).

ANDRADE, C. O. . Macunaíma. 2009; Tema: Macunaíma. (Site).

ANDRADE, C. O. . O que é ler? O que é escrever? - As faces de uma moeda. 2009; Tema: leitura e escrita. (Site).

ANDRADE, C. O. . Clarice Lispector e os 'laços de família' presentes em 'Feliz aniversário'. 2009; Tema: literatura. (Site).

ANDRADE, C. O. . O modernismo em Serafim Ponte Grande. 2009; Tema: modernismo. (Site).

ANDRADE, C. O. . A memória. 2009; Tema: memória. (Site).

ANDRADE, C. O. . A tolice que é ser consolado. 2009; Tema: poesia. (Site).

ANDRADE, C. O. . Visita Pedagógica às Igrejas em Estilo Barroco na Cidade de Olinda - PE. 2006. (Relatório de pesquisa).

ANDRADE, C. O. ; BARBOSA, Adriana ; MARINHO, G. L. ; MAURA, Daniela ; BRAZ, Dalton ; LIMA, Emerson . Vidas Secas - uma releitura. 2007. Teatral.

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2008

    ALFABETIZAR X LETRAR: AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO FAZER PEDAGÓGICO, Descrição: Estudo sobre como os livros de Literatura Infanto Juvenil abordam a questão da alfabetização e do letramento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cinthia de Oliveira Andrade - Coordenador.

  • 2008 - 2008

    ALFABETIZAR X LETRAR: AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO FAZER PEDAGÓGICO, Descrição: Estudo sobre como os livros de Literatura Infanto Juvenil abordam a questão da alfabetização e do letramento. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cinthia de Oliveira Andrade - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Damas - Colégio Nossa Senhora da Graça. , Rua Melo Verçosa, Matriz, 55602020 - Vitória de Santo Antão, PE - Brasil, Telefone: (81) 35232165, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - 2017

Lubienska Centro Educacional

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental (6º ao 9º), Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de Português (Leitura, produção textual e análise linguística) do ensino fundamental.

2010 - 2012

Escola do Recife - FCAP - UPE

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa (Gramática, Líteratura, Interpretação e Produção Textual) - 7º e 8º anos

2009 - 2015

Escola Municipal Severino Krause Gonçalves

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora -Português/Literatura/Inglês/Artes, Carga horária: 15

Outras informações:
Professora do ensino fundamental (5ª a 8ª séries / 6º ao 9º ano - Português, Literatura, Artes e Inglês).

2009 - 2011

Escola Lubienska Recanto

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 8

Outras informações:
Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

2022 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora Tutora da disciplina - ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I

2021 - 2022

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora virtual da disciplina 2021.2 | SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA - GG2

2021 - 2021

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora virtual da disciplina - 2021.1 | PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS I - GG1

2021 - 2021

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora virtual da disciplina 2021.1 | MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - GG2

2021 - 2021

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
2021.2 | LINGUÍSTICA III - GG1

2021 - 2021

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora virtual da disciplina Linguística III (

2020 - 2021

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professroa tutora virtual da disciplina - 2020.2 / ►2020.2-NEAD9485-GG2 (95002) - Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa

2020 - 2020

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professroa tutora virtual da disciplina 2020.1 | LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL - HGE

2020 - 2020

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora virtual da disciplina 2020.1 | ANÁLISE DO DISCURSO - HGE

2020 - 2020

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
2020.2 | LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - GGE

2019 - 2020

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora virtual da graduação em Letras EAD da UFPRE - 4º períod - disciplia ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II.

2019 - 2020

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professroa tutora virtual da disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II - polo Carpina

2019 - 2019

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professroa tutora virtual da disciplina ESTUDOS SEMÂNTICOS E PRAGMÁTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA - polo Carpina - 3º período de Letras.

2018 - 2019

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora da disciplina ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA - 3º período de Letras - polo Carpina - EAD-UFRPE.

2018 - 2019

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora da disciplina ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA - 3º período de Letras - EAD-UFRPE - polo Carpina.

2018 - 2018

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora da disciplina Linguística Geral - 2º período de Letras - polo Carpina - EAD-UFRPE.

2018 - 2018

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora da disciplina Sociolinguística - 2º período de Letras - polo Carpina - EAD-UFRPE.

2017 - 2018

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora da disciplina Estilística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, oferecida aos alunos do 7º período do curso de Letras da UFRPE-EADTec do polo Pesqueira-PE

2017 - 2018

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora tutora da disciplina Linguística Textual - 5º período do curso de Letras UFRPE-EAD - polo Recife.

2017 - 2017

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação em Letras. Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado III (6º período)

2017 - 2017

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Formação para o ENADE 2017 Formação Específica/Língua Portuguesa e Linguagens para ENADE 2017 ENADE_LL_FELPL_2017.1

2017 - 2017

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora Tutora Virtual da disciplina Linguística Textual (5º SEMESTRE - Letras / Polo Pesqueira).

2016 - 2017

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Projetos Interdisciplinares IV (5º período)

2016 - 2017

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Linguística Textual (5º período)

2016 - 2016

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Projetos Interdisciplinares III (2º período)

2016 - 2016

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO(2º período)

2015 - 2016

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Alfabetização e Letramento (3º período)

2015 - 2015

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora da Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Praticas de Leitura e Produção Textual (2º período)

2015 - 2015

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora da Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Laboratório de Pesquisa Científica (Atividade de Extensão- 2º período)

2015 - 2015

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Pesqu@Letras: Laboratório Virtual de Pesquisa (Atividade de extensão - 2º período).

2014 - 2015

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora da Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras> Disciplina: Análise e Interpretação de Textos (1º período)

2014 - 2014

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora da Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Reoferta - 8º período)

2014 - 2014

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora da Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado II (Reoferta)

2013 - 2014

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora da Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (8º período)

2013 - 2013

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Literatura Infantojuvenil (6º período)

2013 - 2013

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado IV (7º período)

2013 - 2013

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Graduação em Ledras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (7º período)

2012 - 2012

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora de Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora tutora da Graduação à Distancia em Letras, disciplina: Gêneros Textuais e Ensino de Língua Portuguesa. (6º período)

2012 - 2012

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora da Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras. Disciplina: Linguística Textual (5º período)

2011 - 2012

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora de Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora tutora da Graduação à Distancia em Letras, disciplina: Estudos Semânticos e Pragmáticos da Língua Portuguesa. (4º período)

2011 - 2011

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora de Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora tutora da Graduação à Distancia em Letras, disciplina: Crítica Literária. (3º período)

2010 - 2011

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora de Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora tutora da Graduaçao à Distancia em Letras, disciplina: Alfabetização e Letramento. (2º período)

2010 - 2010

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora de Graduação em Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Tutora da Graduação à Distância em Letras, disciplina: Praticas de Leitura e Produção Textual (2º período)

2009 - 2009

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Profª Tutora Graduaçao de Fisica, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora tutora da Graduaçao a distancia em Fisica, disciplina: Interpretaçao de Textos. (1º período)

2008 - 2009

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Contrato temporário em EAD, Enquadramento Funcional: Professora executora de Inglês Instrumental, Carga horária: 20

2008 - 2008

ESCOLA SENADOR JOÃO CLEOFAS DE OLIVEIRA

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: professora de Literatura , Português e Inglês, Carga horária: 20

Outras informações:
Ensino Fundamental e Médio.

2006 - 2006

GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL MANOEL DE HOLANDA CAVALCANTE

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora / contrato de substituição, Carga horária: 20

Outras informações:
Língua Portuguesa - Ensino Médio

2012 - 2017

Escola Recanto Infantil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Produção Textual, Carga horária: 5

Outras informações:
Professora da disciplina Práticas de Leitura e Produção Textual (1º ao 5º ano).

2003 - 2011

Escola Recanto Infantil

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2002 - 2002

CEPI ? CENTRO DE ESTUDOS PREPARATÓRIO INTEGRADO

Vínculo: Secretaria, Enquadramento Funcional: Secretaria, Carga horária: 40

2016 - 2017

Sistema Educacional Osman Lins

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de Inglês do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

2017 - 2019

Damas - Colégio Nossa Senhora da Graça

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Português/Redação - Fund. e Méd, Carga horária: 22

Outras informações:
Professora de Português e Redação do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental, Redação dos 9ºs anos do Ensino Fundamental e Redação das 2ªs séries do Ensino Médio.

2017 - 2019

Escola Municipal Marechal Castelo Branco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental (7ºs e 8ºs anos).

2019 - Atual

Escola Municipal 3 de Agosto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 15

2019 - 2021

Escola Municipal Caic Diogo de Braga

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 6

2019 - 2020

Escola Estadual Cardeal Roncalli

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 26

2020 - 2022

Escola Estadual Professora Amélia Coelho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora das séries finais do Ensino Médio (Português, Inglês, Arte, Projeto de Vida, Filosofia, Sociologia).

2022 - Atual

EREM Professora Eudóxia de Alcântara Ferreira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora da Sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE.