Carolina da Rocha Lima Borges

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-GO, mestrado e doutorado na linha de Teoria e Historia da Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UnB, com interstício na Università degli Studi di Palermo. É professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Brasília, ministrando as disciplinas de Teoria e História da Arte, Arquitetura e do Urbanismo e Projeto Arquitetônico.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Scienze Umanistiche

2018 - 2019

Universita Degli Studi Di Palermo
Título: Concinnitas
Orientador: em Università degli Studi di Palermo ( Elisabetta Di Stefano)
com Elisabetta Di Stefano. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

2014 - 2019

Universidade de Brasília, UnB
Título: Concinnitas: Alberti e o Legado Vitruviano
Flávio R. Kothe.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

2006 - 2008

Universidade de Brasília, UnB
Título: A Artisticidade no Ministério da Educação e Saúde,Ano de Obtenção: 2008
Matheus Gorovitz.

Graduação interrompida em 2014 em Artes Plásticas

2009 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Ano de interrupção: 2014

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2000 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria da Arquitetura.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Conceituação de Paisagísmo e Metodologia do Paisagismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Projetos de Espaços Livres Urbanos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ZIM, A. S. ; BORGES, Carolina da Rocha Lima . Arte e Metafísica: II Simpósio de Estética, Hermenêutica e Semiótica. 2016. (Outro).

OLIVEIRA, Y. R. ; ZIM, A. S. ; OLIVEIRA, M. N. ; BORGES, Carolina da Rocha Lima . Olhares sobre Brasília. 2015. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio de Estética e Semiótica - Arte e Verdade.Simulacros em Espaços Sagrados. 2017. (Seminário).

Olhares sobre Brasília. Olhares sobre Brasília. 2015. (Exposição).

Poder e Manipulação: Simpósio Internacional de Estética, Hermenêutica e Semiótica.Vitruvio, Alberti e o Poder. 2015. (Simpósio).

VI MESTRES E CONSELHEIROS.OLHARES SOBRE BRASÍLIA: A Cidade Através de um Glossário Imagético Gerando os Embaixadores Brasília Patrimônio Cultural.. 2014. (Seminário).

Valorização e Preservação da Unidade de Vizinhança. 2012. (Seminário).

Workshop Brasília 50+50.Setor Noroeste-Brasília, entre o sonho e a ilusão. 2011. (Encontro).

Arquitetura, Cultura e Cidadania. 2010. (Seminário).

Políticas Urbanas e Regionais no Brasil Hoje. 2009. (Seminário).

Oscar Niemeyer na Itália, ou lembranças do arquiteto na terra do Doges. 2007. (Seminário).

3° EGEAA: Encontro Goiâno e Escritórios de Arquitetura e Arquitetos. 2004. (Encontro).

XVII Congresso Brasileiro de Arquitetos - Arquiteto João Filgueiras Lima, Lelé. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Denys Willian da Costa Mendes

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Práticas Urbanas Criativas para o Centro de Taguatinga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Luciana Custódio Barbosa

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Terminal Intermodal de Samambaia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Jéssica Menino Felinto

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Terminal de Ônibus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Paula Hottun Freitas de Farias

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Hostel em Brasília. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Mirian Aparecida Silva de Souza

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Nova Biblioteca para a Cidade do Gama. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Marcela Santos Carvalho

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Escola de Música do Gama. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Renato Anes Freitas

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Escola de Música e Dança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Karoline Alvares Rodrigues

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Proposta de Reformulação da Av. Central do Núcleo Bandeirante. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Thaís Camargo Rocha

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Implantação de Acessibilidade Universal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Alex Henrique Pires

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Novo Terminal Rodoviário do Gama. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Elder Santos de Araújo

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Habitações Pré-Fabricadas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Cecília Teodoro Menezes

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Centro Vivencial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Alecsandra Lima de Castro

BORGES, Carolina da Rocha Lima. A Importância das Praças como Espaço Público no Plano Piloto: Um Estudo de Caso na Praça dos Três Poderes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Geraldo Pinton Teixeira

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Escadas de Emergência: Adaptações Volumétricas e suas Interferências Estéticas nas Edificações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Michelly Barbosa Gomes Galvão

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Expressividade e Simbologia das Praças Modernistas: Estudo de Caso da Praça dos Três Poderes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Isabelle da Motta Guimarães

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Museu de Arte Contemporânea. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Tatiane Narla Cruz Maciel

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Centro de Atividades Extracurriculares Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: Nuara Taboada

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Escola Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Aluno: PATRÍCIA RIBEIRO DE OLIVEIRA

BORGES, Carolina da Rocha Lima. Spa Urbano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Eurydice de Barros Ribeiro

Gorivitz, Matheus;RIBEIRO, Maria Eurydice de Barros.. A artisticidade no Ministério da Educação e Saúde / Do Apolíneo ao Dionisíaco. 2008. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Mário Henrique Simão D'Agostino

KOTHE, F.R.; MARTINS, E. R.; DUTRA, S. R.;D'AGOSTINO, M. H. S.. Concinnitas: Alberti e o Legado Vitruviano. 2019. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Estevao Chaves de Rezende Martins

KOTHE, F. R.; D'AGOSTINO, Mário Henrique;MARTINS, ESTEVÃO C. DE REZENDE; DUTRA, Sérgip Rizo. Concinnitas: Alberti e o legado vitruviano. 2019. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Sérgio Rizo Dutra

DUTRA, S. R.; KOTHE, F. R.; DAGOSTINO, M. H.; MARTINS, E. R.. Concinnitas: Alberti e o Legado Vitruviano. 2019. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Sérgio Rizo Dutra

DUTRA, S. R.; KOTHE, F. R.; GOMES, N. G.. A Concininitas, O Desígnio e o Decoro em Vitrúvio e Alberti. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Nelson Gonçalves Gomes

KOTHE, Flávio;GOMES, N. G.; DUTRA, S. R.. A Concinnitas, o Desígnio e o Decoro em Vitrúvio e Alberti. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Jaime Gonçalves de Almeida

ALMEIDA, J. G.. Concinnitas: Alberti e o Legado Vitruviano. 2019. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thayse Ferreira Barreto

Escola de Circo; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília; (Orientador);

Mayara Andressa

Abrigo para Idosos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Carolina da Rocha Lima Borges;

Gabriela dos Santos Martins

Abrigo para Idosos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Carolina da Rocha Lima Borges;

Roberto Silva Rodrigues Filho

Biblioteca Pública do Gama; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Carolina da Rocha Lima Borges;

Adriana Sousa Lima

Serviço de Assistência Social; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Carolina da Rocha Lima Borges;

Meirivone Salgado

Nova Sede para a Administração de Planaltina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO; Orientador: Carolina da Rocha Lima Borges;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Matheus Gorovitz

A artisticidade do no MInistério de Educação e Saúde do Apolíneo ao Dionisíaco; 2008; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Matheus Gorovitz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . A Retórica do Ornamento. REVISTA ESTÉTICA E SEMIÓTICA , v. 9, p. 78-87, 2020.

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . Representações do Espaço e o Espaço como Representação. REVISTA ESTÉTICA E SEMIÓTICA , v. 8, p. 37-44, 2018.

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . Sobre o Grafite. VARAU , v. 6, p. 25-36, 2017.

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . A Concinntitas, o Decoro e a Cidade. VARAU , v. 7, p. 15-25, 2017.

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . Vitrúvio, Alberti e o Poder. P@ranoá (UnB) , v. 16, p. 50-63, 2016.

  • ZIM, A. S. ; BORGES, Carolina da Rocha Lima ; OLIVEIRA, M. N. ; OLIVEIRA, Y. R. . Olhares sobre Brasília. Fórum Patrimônio : Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (UFMG. Online) , v. 9, p. 50-60, 2016.

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . Urbanidade e Universalidade no Instituto Central de Ciências. VARAU , v. 2, p. 66-81, 2015.

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . A Geometria e a Espacialidade na Renascença Italiana. VARAU , v. 2, p. 82-91, 2015.

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . Sobre o Belo na Arquitetura Clássica. VARAU , v. 1, p. 71-82, 2015.

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . Espaços e Percursos na Catedral de Brasília. VARAU , v. 1, p. 35-55, 2014.

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . O Desenho e o Processo Criativo de Leonardo da Vinci. VARAU , v. 1, p. 57, 2014.

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . O Espaço Sensorial em 'Desvio para o Vermelho'. Revista de Estética e Semiótica , v. 4, p. 71-83, 2014.

  • BORGES, Carolina da Rocha Lima . O Belo e o Ornamento: Relações entre Vitruvio, Leon Battista Alberti e Guarino Guarini. Revista de Estética e Semiótica , v. 4, p. 158-168, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BORGES, Carolina da Rocha Lima . Participação na equipe de Oscar Niemeyer no projeto Arquitetônico do Anexo III do Tribunal de Contas da União - Brasília-DF. 2006.

BORGES, Carolina da Rocha Lima . Participação na equipe de Oscar Niemeyer no detalhamento do projeto da Escola de Choro Raphael Rabello - Brasília-DF. 2006.

BORGES, Carolina da Rocha Lima . Paulo Zimbres. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BORGES, Carolina da Rocha Lima ; OLIVEIRA, Y. R. . Entrevista com Nicolas Behr. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, Y. R. ; Camila Gomes Sant`Anna ; BORGES, Carolina da Rocha Lima . Entrevista com Rosa Kliass. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BORGES, Carolina da Rocha Lima . Paulo Zimbres. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BORGES, Carolina da Rocha Lima . Montagem da disciplina Teoria e História da Arte, Arquitetura e Urbanismo.. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático.).

BORGES, Carolina da Rocha Lima . Montagem da disciplina História do Mobiliário.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático.).

BORGES, Carolina da Rocha Lima . Montagem da disciplina Estética Aplicada.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático.).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Teorias da Arte, Descrição: Descrição: O NEHS, Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica da FAU/UnB reuniu-se em 2017 para definir o cerne de suas atuais preocupações, um ponto de convergência do que seus diversos membros estão fazendo e discernindo como relevante para a linha de pesquisa, a fim de nortear seus debates, suas dissertações, teses e publicações. Estudam-se diversas teorias da arte, confluindo para o tema ?arte, arquitetura e qualidade?. O cerne do cerne estava no fim: numa era em que, por toda parte, se trata de definir o qualificativo por quantificações, quer-se recuperar a qualidade. Partindo da dezena de categorias em Aristóteles e os quatro entendimentos diversos dele sobre a noção de qualidade, como é que houve tão violenta redução, de sete para quatro e daí uma? Como se pode pretender definir a qualidade por algo que não consegue abranger sua diferença específica? Como se configura a qualidade que diferencia a arte? Diferentes teorias são necessárias para discernir esse cerne. Tendo sido definido o belo por Kant como algo que se caracteriza por não ter uma finalidade embora pareça ter, a arquitetura se coloca de modo estratégico entre a arte e a qualidade para buscar o belo em uma arte que é feita em função de um programa de necessidades. Ela é, portanto, algo útil, ainda que não se confunda com um utensílio, embora já tenha sido assim entendida, por exemplo, quando definia a casa como máquina de morar. Caso se tomasse a rigor a definição kantiana, a arquitetura ficaria fora do sistema das artes, o que parece que não faria maior diferença para muitos dos seus profissionais, que a reduzem a espaço construído. A questão colocada pela arquitetura como algo útil não é só saber se ela é ou não uma arte, mas principalmente qual é a utilidade das demais artes, a que fins elas servem, quais são suas relações com a verdade, o poder e a ideologia. A redução do estudo da arquitetura a algo apenas técnico agrada à alienação dominante, numa era marcada pela apatia social e pelo perfil do governo. É mais fácil não pensar do que enfrentar questões para as quais não sem tem ainda uma resposta. No entanto, quando há inundações nas cidades porque seus riachos e rios foram canalizados e reduzidos a sarjetas, quando construções despencam dos morros e matam gente, quando cimento e asfalto cobrem todo o verde e um prédio se encosta no outro sem permitir a circulação do ar, a culpa não está apenas em maus administradores da coisa pública, pois eles tiveram a colaboração de arquitetos e urbanistas. Há algo errado nas escolas que os formam e deformam. Há substratos políticos e teológicos que deveriam ter sido debatidos e não foram. Há uma ingenuidade fundante na profissão: que tudo deve ser feito para o conforto do homem. A essa postura se contrapõe hoje a consciência crescente de que a raça humana é o maior perigo gerado pela natureza para a sua destruição. A contrapartida do progresso está sendo a morte do planeta. Os membros do grupo se caracterizam por se dedicarem também à criação artística, seja em pintura, desenho, ficção, projeto arquitetônico, design ou música. Isso faz com que tenham uma relação diferente dos filósofos em relação à arte. Não é uma relação fria, distante, que pretende resolver tudo mediante conceitos, aplicar ideias a obras. É uma relação íntima, vivenciada, que tanto sabe como é difícil realizar uma boa obra quanto não é fácil querer explicá-la. Isso significa também que o grupo admite obras artísticas como parte de sua produção. Elas não existem apesar da teoria nem em detrimento da teoria. Pelo contrário, elas propiciam que se possa teorizar desde dentro da vivência da criação e execução artística.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina da Rocha Lima Borges - Coordenador / Flávio René Kothe - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Olhares sobre Brasília, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina da Rocha Lima Borges - Integrante / Aline Stefania Zim - Integrante / Márcio Oliveira - Integrante / Yara Regina Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2012

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética Aplicada, Desenho livre (Desenho 2 e 3), Desenho Arquitetônico

2012 - 2014

Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

2012 - 2014

Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS: História da Arte e da Arquitetura e História do Mobiliário.

2009 - 2011

Grupo OK

Vínculo: funcionaria contratada, Enquadramento Funcional: Arquiteta Gerente, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.