Lígia Gonçalves Diniz

É doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), com período "sanduíche" na Universidade de Stanford (EUA), onde pesquisou modos de ler literatura que se concentram na possibilidade de mobilização dos afetos e na inserção somática do leitor no mundo das coisas, por meio da imaginação. Sua tese, "Por uma impossível fenomenologia dos afetos: imaginação e presença na experência literária", recebeu o Prêmio Capes de Tese (Linguística e Literatura) de 2017. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contemplando a experiência de transcorporificação do eu leitor, com foco na leitura de poesia brasileira contemporânea. É mestra em Literatura, também pela UnB. Tem interesse especialmente nas questões da leitura, da imaginação e dos limites e possibilidades da literatura como representação, bem como na leitura de poesia como experiência limite de transporte entre a linguagem e o corpo.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Literatura

2013 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: Por uma impossível fenomenologia dos afetos: imaginação e presença na experiência literária
Orientador: em Stanford University ( Hans Ulrich Gumbrecht)
com Robson Coelho Tinoco. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: experiência estética; imaginação; afetos; presença; representação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Literatura

2010 - 2012

Universidade de Brasília, UnB
Título: Entre o obrigatório e o proibido: a literatura e o leitor em livros didáticos de língua portuguesa para Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2012
Robson Coelho Tinoco.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: recepção; leitura; ensino; livro didático; ensino médio; experiência estética. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Graduação em andamento em Letras - Português

2012 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Graduação em Jornalismo

1998 - 2004

Faculdades Integradas Hélio Alonso
Título: No silêncio e na luz - A transição do cinema mudo para o cinema falado, sob a ótica do jornal ?O Fan? (1928-1930)
Orientador: Prof. Carlos Deane

Graduação em Direito

1996 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A música e os direitos autorais na internet
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Ferreira Assumpção

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 -

Extensão universitária em Vozes dissonantes na literatura brasileira contemp. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2009 - 2009

Seminários de pesquisa: narrativas contemporâneas. (Carga horária: 12h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2001 - 2001

Cours de Langue et Civilisation Française. (Carga horária: 250h). , Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MATA, A. L. N. ; DINIZ, Ligia G. . I Jornada de Crítica Literária: Rawet em Diálogo. 2016. (Outro).

DINIZ, Ligia G. ; MATA, A. L. N. . Hans Ulrich Gumbrecht: Haverá futuro para as Humanidades? (palestra). 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luísa Leite Santos de Freitas

EYBEN, P.; GALINDO, C. W.;DINIZ, LIGIA G.; NAKAGOME, P. T.; MORE, A.. Uma leitura no escuro: o tempo de Finnegans Wake e a hospitalidade da literatura. 2019. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Wesley Thales de Almeida Rocha

AMARAL, S. A. P.; BRANDAO, J. J. L.; RICIERI, F. F. W.; BISCHOF, B.;DINIZ, Ligia G.. Tensões e distensões: a poética agônica de Murilo Mendes. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ângela Mastella Coradini

GALINDO, D.; MIRANDA, M. L.; LIMA, D. B.;DINIZ, Ligia G.. Amplo Presente e Presença: as imagens-espectros de futuridade no contemporâneo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Vinício Braga Marzano

PINTO, A. M.;DINIZ, Ligia G.; RIBEIRO, G. S.. Produção online em Prosa Imediata. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Luiza Monteiro Sales Coroa

COROA, M. L. M. S.; TINOCO, R. C.; PILATI, A.. Entre o obrigatório e o proibido: a literatura e o leitor em livros didáticos de língua portuguesa para o Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Fabrícia Walace Rodrigues

MATA, A.;RODRIGUES, F. W.; TINOCO, R. C.; GUMBRECHT, H.. Por uma impossível fenomenologia dos afetos: imaginação e presença na experiência literária. 2016. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Fabrícia Walace Rodrigues

TINOCO, R. C.;RODRIGUES, F. W.; MATA, A.. Por uma impossível fenomenologia dos afetos: imaginação e presença na experiência literária. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura) - Universidade de Brasília.

Alexandre Simões Pilati

PILATI, A. S.; TINOCO, R.C.; COROA, M.L.. Entre o obrigatório e o proibido: a literatura e o leitor em livros didáticos de língua portuguesa para ensino médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Anderson Luís Nunes da Mata

MATA, A. L. N.; TINOCO, R. C.; GUMBRECHT, H. U.; FERNANDES, F. P. A.; AMARAL, S. A. P.; RODRIGUES, F. W.. Por uma impossível fenomenologia dos afetos: imaginação e presença na experiência literária. 2016. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Anderson Luís Nunes da Mata

MATA, A. L. N.; TINOCO, R. C.; RODRIGUES, F. W.. Por uma impossível fenomenologia dos afetos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura) - Universidade de Brasília.

Sérgio Alcides Pereira do Amaral

ALCIDES, Sérgio; GUMBRECHT, H. U.; MATA, A.; TINOCO, R.; FERNANDES, F. P. A.; RODRIGUES, F. W.. Por uma impossível fenomenologia dos afetos: imaginação e presença na experiência literária. 2016. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Robson Coelho Tinoco

TINOCO, Robson Coelho; MATA, A. L. N.; RODRIGUES, F. W.; AMARAL, S. A. P.. Por uma impossível fenomenologia dos afetos: imaginação e presença na experiência literária. 2016. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Felizardo Barroso

Direitos autorais - a música na internet; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Felizardo Barroso;

Sérgio Alcides Pereira do Amaral

Início: 2018; Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Robson Coelho Tinoco

Entre o obrigatório e o proibido: a literatura e o leitor em livros didáticos de Língua Portuguesa; 2012; Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília,; Orientador: Robson Coelho Tinoco;

Robson Coelho Tinoco

Por uma impossível fenomenologia dos afetos: imaginação e presença na experiência literária; 2016; Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Coelho Tinoco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DINIZ, Ligia G. . Derramam-se os horizontes: por uma experiência literária cinética. ILHA DO DESTERRO , v. 70, p. 71-82, 2017.

  • DINIZ, Ligia G. . O MUNDO NOS TEXTOS LITERÁRIOS: RELEITURAS DA INTERPRETAÇÃO E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA. LITERATURA E SOCIEDADE (USP) , p. 139-162, 2017.

  • DINIZ, Ligia G. . Experiência literária e afetos: ampliando o conceito de representação. O EIXO E A RODA (UFMG) , v. 26, p. 11-38, 2017.

  • DINIZ, LIGIA G. . Uma Alma que Dança ou Despenca: corpo e presença na experiência literária. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 7, p. 477-504, 2017.

  • DINIZ, Ligia G. . A graça e o rabo de baleia: desejo de presença na literatura brasileira contemporânea. VIA LITTERAE , v. 8, p. 327-351, 2016.

  • FERNANDES, Fernanda P. A. ; DINIZ, Ligia G. . Debates sobre tudo e nada ou 'justaposição indefinida': sintomas do desespero das ciências humanas? - Entrevista com Hans Ulrich Gumbrecht. Ipotesi (Juiz de Fora. Online) , v. 19, p. 296-305, 2015.

  • DINIZ, Ligia G. . A literatura nos livros didáticos de Ensino Médio: uma análise quantitativa de textos e questões. EUTOMIA , v. 1, p. 526-547, 2013.

  • TINOCO, Robson C. ; DINIZ, Ligia G. . Entre o obrigatório e o proibido: a literatura e o leitor em livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio. LINGUISTICA Y LITERATURA , v. 63, p. 129-147, 2013.

  • DINIZ, Ligia G. . Rompendo o cerco da frase encantatória: presença e movimento em Rawet. In: Stefania Chiarelli; Rosana Kohl Bines; Anderson da Mata. (Org.). Rawet em diálogo. 1ed.Campinas: Pontes, 2019, v. , p. 61-82.

  • DINIZ, Ligia G. . A identidade em quadrinhos: a construção de si em Persépolis, de Marjane Satrapi, e Fun Home, de Alison Bechdel. In: Dalcastagnè, Regina.. (Org.). Histórias em quadrinhos: diante da experiência dos outros. 1ed.Vinhedo: Horizonte, 2012, v. , p. 56-75.

  • DINIZ, LIGIA G. . O estado de espírito adequado. Folha de S.Paulo, São Paulo, 28 abr. 2019.

  • DINIZ, Ligia G. . Quando a imaginação se alimenta do rancor. El País Brasil, São Paulo, 20 nov. 2018.

  • DINIZ, LIGIA G. . Precisamos aprender a ler como se ouvíssemos música. El País Brasil, São Paulo, 24 abr. 2018.

  • DINIZ, LIGIA G. . Nossa imaginação precisa da literatura mais do que nunca. El País Brasil, São Paulo, 22 fev. 2018.

  • DINIZ, Ligia G. . Festival de Jazz de Montreux: Tudo o que um evento de música quer ser, e muito mais (reportagem). Áudio Música & Tecnologia, Rio de Janeiro, 01 set. 2008.

  • DINIZ, Ligia G. . Trianon cativa diretora de parques de Paris (reportagem). Folha de S.Paulo, São Paulo, 05 dez. 2004.

  • DINIZ, Ligia G. . Tristeza na rua Augusta (conto). O Estado de S. Paulo, São Paulo, 24 jan. 2004.

  • DINIZ, Ligia G. . Saudade as Presence: On Gumbrecht's Nostalgia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DINIZ, LIGIA G. . Literatura ainda? Leitura e imaginação em nossa sociedade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DINIZ, Ligia G. . Representação-afeto: por uma dimensão sensorial e emocional da experiência literária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DINIZ, Ligia G. . Habitar o mundo-coisa: proposta para um novo conceito de representação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DINIZ, Ligia G. . Rompendo o cerco da palavra encantatória: o avesso do simbólico em Rawet. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DINIZ, Ligia G. . Quadrinhos nos livros didáticos de Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DINIZ, Ligia G. ; TINOCO, Robson C. . Do obrigatório ao proibido: o leitor e a literatura em livros didáticos de Língua Portuguesa para o ensino médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DINIZ, Ligia G. . O livro didático como entrave à experiência literária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DINIZ, Ligia G. . Livro didático de português: a literatura entre o obrigatório e o proibido. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DINIZ, Ligia G. . A identidade em quadrinhos: a construção de si em Persépolis, de Marjane Satrapi, e Fun Home, de Alison Bechdel. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DINIZ, Ligia G. ; NAKAGOME, P. T. . Literatura e experiência 2019 (Apresentação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DINIZ, LIGIA G. . Elaboração de estudos e relatórios científicos para subsídio e assessoramento no processo de avaliação de livros didáticos, dicionários, livros de literatura, periódicos, acervos complementares, obras teórico-metodológicas, tecnologias educacionais, produções intelectuais e técnicas e outros materiais didáticos. 2017.

DINIZ, Ligia G. . Avaliação de projetos - Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei Murilo Mendes. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Representação: o conceito, o processo e o efeito, Descrição: Tendo em vista o debate em torno dos limites da representação, faz-se necessário compreender que sentidos estão contidos nos diversos conceitos abrigado pelo termo representação. Busca-se, desse modo, compreender como na literatura, na crítica e na teoria literária contemporâneas se dão as relações entre mímese e representação, levando em consideração as intermitências dos liames que conectam o texto literário aos espaços em que ele é produzido e em que ele circula, com especial atenção ao ato de leitura como gesto-chave de delineamento de uma possibilidade mimética e/ou representacional. Assim, a representação é pensada a partir das dimensões ética e política envolvidas no processo de produção, circulação e/ou o efeito dos textos no campo literário.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ligia Gonçalves Diniz - Integrante / Anderson Luis Nunes da Mata - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Prêmio Capes de Tese (Literatura/Linguística), CAPES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Supervisão: Prof. dr. Anderson Luis Nunes da Mata

  • 2016 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Supervisão: Prof. dr. Sidney Barbosa

  • 2013 - 2013

    Faculdade Integrada JK

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 3

  • 2005 - 2009

    Revista Áudio Música & Tecnologia

    Vínculo: Editora jornalística, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Dedicou-se à edição das versões impressa e on-line da publicação, que é hoje considerada o principal veículo especializado em áudio profissional no Brasil.

  • 2003 - 2005

    Folha de S. Paulo

    Vínculo: Redatora, Enquadramento Funcional: Redatora 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuou como redatora do caderno Cotidiano, editando e realizando reportagens, após ter participado do 36º programa de treinamento da Folha, curso intensivo de três meses que ensina na prática a trabalhar em jornal diário.

  • 2019 - 2019

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Disciplina ofertada: Teorias da Poesia Curso: Letras Três turmas (graduação) Supervisão: Prof. dr. Roberto Said

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplina ofertada: Seminário de leitura: Literatura Brasileira Curso: Letras Duas turmas (graduação) Supervisão: Prof. dr. Sergio Alcides Pereira do Amaral

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Minicurso ofertado: Seminário de Teoria de Literatura: imaginação e experiência literária Área de concentração: Teoria de Literatura e Literatura Comparada, níveis Mestrado e Doutorado Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários