Francisco Soares Cardoso Neto

Sou formado em Licenciatura Plena em História pela Faculdade Piauiense - FAP, Campus Teresina. Mestre em História do Brasil. Minhas áreas de interesse são Memória, Trabalho, História da Cultura, Cotidiano e Sociedade.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2017 - 2019

Universidade Federal do Piauí
Título: Mãe Nazi: reminiscências de uma Parteira através dos registros sobre Amarante - PI entre os anos de 1938 e 1942,Ano de Obtenção: 2019
Marylu Alves de Oliveira.Palavras-chave: AMARANTE; MEMÓRIA; PARTEIRA.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura plena em Historia

2009 - 2012

Faculdade do Piauí
Título: De margem a Margem: Memória das Lavadeiras de Roupa e as Normas da Modernização - 1960 e 1970
Orientador: Professor Mestre Demetrios Gomes Galvão
Bolsista do(a): Progama Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARDOSO NETO, F. S. . II Simpósio Piauiense de História da Saúde e das Doenças. 2019. (Outro).

CARDOSO NETO, F. S. . III Seminário do PPGHB - Imagens e Narrativas. 2017. (Outro).

CARDOSO NETO, F. S. ; LIMA, M. E. M. . VI ENCONTRO DE PESQUISADORES - Materializando Aspectos Teoricos e Praticos da Produção Cientifica. 2011. (Outro).

CARDOSO NETO, F. S. . VIII ENCONTRO DE HISTORIA ORAL DA REGIÃO NORDESTE. 2011. (Outro).

CARDOSO NETO, F. S. . IV SEMANA DE HISTORIA DA FAP - HISTORIA EM MOVIMENTO: ENSINO, PESQUISA E DIALOGOS INTERDISCIPLINARES. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Seminário do PPGHB - Imagens e Narrativas. 2017. (Seminário).

XI ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL.DE MARGEM A MARGEM: Memórias de Lavadeiras e as Normas da Modernização (1960/1970). 2017. (Encontro).

XXIX Simpósio Nacional de História. 2017. (Simpósio).

Cinema pela Verdade. 2012. (Outra).

Festival Cinema pela Verdade. 2012. (Exposição).

I CICLO DE PALESTRAS E DEBATES " OS DOMINIOS RENOVADOS DA HISTORIA". 2011. (Outra).

II ENCONTRO DE HISTORIA: HISTORIA E INTERDISCIPLINARIEDADE. 2011. (Outra).

IV SEMANA DE HISTORIA DA FAP - HISTORIA EM MOVIMENTO: ENSINO, PESQUISA E DIALOGOS INTERDISCIPLINARES. 2011. (Outra).

VI ENCONTRO DE PESQUISADORES - MATERIALIZANDO ASPECTOS TEORICOS E PRATICOS DA PRODUÇÃO CIENTIFICA. 2011. (Encontro).

VIII ENCONTRO DE HISTORIA ORAL DA REGIÃO NORDESTE. 2011. (Encontro).

IV RURALTEC. 2004. (Encontro).

I SEMANA DE TEOLOGIA DA UFPI. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marylu Alves de Oliveira

CARDOSO, ELIZÂNGELA BARBOSA; FONTINELES, Claudia Cristina da Silva;OLIVEIRA, Marylu Alves de. MÃE NASI: Reminiscências de uma parteira e as políticas de institucionalização da saúde no Piauí das décadas de 1930 a 1940.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História do Brasil) - Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí.

Elizangela Barbosa Cardoso

CARDOSO, Elizangela Barbosa; FONTINELES, C. C. S.. Mãe Nasi: reminiscências de uma parteira e as políticas de institucionalização da saúde no Piauí nas décadas de 1930 e 1940. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Piauí.

Francisco de Assis de Sousa Nascimento

NASCIMENTO, Francisco de Assis de SousaOLIVEIRA, Marylu Alves deCOE, A. J. H.; MARINHO, Joseane Zingleara Soares. Mãe Nasi: Reminiscências de uma parteira e as políticas de institucionalização da saúde no Piauí nas décadas de 1930 e 1940. 2019. Dissertação (Mestrado em História do Brasil) - Universidade Federal do Piauí.

Joseanne Zingleara Soares Marinho

OLIVEIRA, M. A.; FONTENELES, C. C. S.; COE, A. J. H.;MARINHO, J. Z. S.. Mãe Nasi: Reminiscências de uma parteira e as políticas de institucionalização da saúde no Piauí nas décadas de 1930 e 1940.. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Piauí.

Claudia Cristina da Silva Fontineles

OLIVEIRA, M. A.;FONTINELES, Claudia Cristina da Silva; COE, A. J. H.; MARINHO, J. Z. S.. MÃE NASI: Reminiscências de uma parteira e as políticas de institucionalização da saúde no Piauí nas décadas de 1930 e 1940.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História do Brasil) - Universidade Federal do Piauí.

Claudia Cristina da Silva Fontineles

OLIVEIRA, M. A.;FONTINELES, Claudia Cristina da Silva; CARDOSO, Elizângela Barbosa. MÃE NASI: REMINISCÊNCIAS DE UMA PARTEIRA E AS POLÍTICAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SAÚDE NO PIAUÍ NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História do Brasil) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARDOSO NETO, F. S. . DE MARGEM A MARGEM: Memórias de Lavadeiras e as Normas da Modernização (1960/1970). In: XI ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL, 2017, FORTALEZA. XI ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE HISTÓRIA ORAL: FICÇÃO E PODER. FORTALEZA: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 2017. v. 1.

  • CARDOSO NETO, F. S. . Dona curiosa: a figura da Parteira e as Políticas Públicas de Saúde em Teresina - Piauí em 1940.. In: XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Contra os preconceitos: História e Democracia., 2017, BRASÍLIA. CADERNO DE RESUMOS DO XXIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Contra os preconceitos: História e Democracia.. BRASÍLIA: Associação Nacional de História ? ANPUH-Brasil, 2017. v. 1.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARDOSO NETO, F. S. ; SILVA NETO, A. E. ; FONTENELES, C. C. S. . Projeto de pesquisa: percursos de elaboração. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Mãe Nazi: Reminiscências de uma Parteira através dos registros sobre Amarante-PI entre os anos de 1938 e 1942., Descrição: Este projeto analisará por meio das memórias fotográficas, registros escritos, relatos orais e hemerográficos, o olhar sensível e atuante da parteira, historiadora e literata Raimunda Nonata de Castro, conhecida por seus conterrâneos como Mãe Nazi, na cidade de Amarante entre os anos de 1937 e 1942, evidenciados através dos registros deixados em seu acervo pessoal e nas falas dos amarantinos que foram ?pegados? pelas suas mãos. Naquele período o país vivia um momento no qual o Estado intensificava sua intervenção no setor da saúde com a construção de hospitais como é o caso do hospital Getúlio Vargas, localizado em Teresina, na Avenida Frei Serafim. Entretanto milhares de brasileiros continuavam sendo apanhados por parteiras pelo interior do Brasil e até nas médias cidades, como no caso de Amarante. Autores como FOUCAULT (1981), CHATIER (1995), HALBWACHS (2006), GINZBURG (2002), entre outros que se fizerem necessários, darão suporte teórico a discussão. O trabalho é um olhar carinhoso a uma prática culturalmente importante na maioria dos interiores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Soares Cardoso Neto - Coordenador / Marylu Alves de Oliveira - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Entre Margens e Marginalizados: As Práticas Sociais das Lavadeiras de Roupa do Rio Parnaíba em Teresina entre meados de 1960 e 1970, Descrição: O presente projeto visou analisar as práticas sociais das lavadeiras de roupa do rio parnaíba entre os anos de 1960 e 1970 tendo como foco as transformações urbano sociais empreendidas no ambiente da pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Francisco Soares Cardoso Neto - Coordenador / Demetrios Gomes Galvão - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2013

Faculdade Piauiense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2012

Sec Municipal de Educação e Cultura

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto