Isadora Ribeiro Barbosa

Possui Mestrado em Química (2016) e Graduação em Licenciatura em Química (2012) ambos pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química.

Informações coletadas do Lattes em 15/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Química

2013 - 2016

Universidade Federal do Amazonas
Título: O uso de resíduos vegetais amazônicos (Euterpe) na obtenção de compósitos baseados em carvão ativado/óxidos de ferro para a remoção de contaminantes ambientais, Ano de Obtenção: 2016
Paulo Rogério da Costa Couceiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: carvão ativado; óxido de ferro; adsorção.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Licenciatura em Química

2008 - 2012

Universidade Federal do Amazonas

Curso técnico/profissionalizante

2007 - 2009

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.

Organização de eventos

OLIVEIRA, T. C. S. ; BARBOSA, I. R. . XIII Olimpíada Amazonense de Química (OAQ 2012). 2012. .

BARROS, I. C. L. ; BARBOSA, I. R. . XII Olimpíada Amazonense de Química (OAQ 2011). 2011. .

BARROS, I. C. L. ; BARBOSA, I. R. . III Olimpíada Amazonense de Química Júnior. 2010. .

Participação em eventos

10 Encontro Brasileiro de Adsorção.Preparação e caracterização de carvões ativados a partir dos caroços de açaí (Euterpe olerecea) e da torta das amêndoas de inajá (Maximiliana maripa) para remoção do corante azul de metileno em meio aquoso. 2013. (Encontro).

I Semana de Ciência e Tecnologia do ICE.Preparação De Carvão Ativado A Partir Da Torta De Caroços De Açaí (Euterpe Oleracea) Para A Remoção De Azul De Metilleno Em Meio Aquoso. 2013. (Outra).

XXII Congresso de Iniciação Científica. Preparação de carvão ativado em baixas temperaturas de pirólise a partir da torta de pinhão-manso (Jatropha curcas) utilizando o FeCl3 como agente ativante. 2013. (Congresso).

Desvendando a Química Forense. 2012. (Outra).

XXI Congresso de Iniciação Científica. UTILIZAÇÃO DA TORTA DE CAROÇOS DE AÇAÍ (Euterpe oleracea) NA PREPARAÇÃO DE CARVÕES ATIVADOS QUIMICAMENTE COM SULFATOS COMO AGENTES ATIVANTES. 2012. (Congresso).

XXVI Semana de Química da UFAM. 2012. (Outra).

XX Congresso de Iniciação Científica. Preparação de carvão ativado a partir das tortas das amêndoas de inajá (Maximilliana maripa) e de açaí (Euterpe Oleracea) para redução de contaminantes ambientais. 2011. (Congresso).

XXIII Semana de Química da UFAM. 2010. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Edgar Aparecido Sanches

COUCEIRO, P. R. C.;SANCHES, E. A.; SOUZA, R. H.. Preparação e caracterização de compósitos de óxidos de ferro/carvão ativado de resíduos vegetais de floresta amazônica para remoção de contaminantes ambientais. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Edgar Aparecido Sanches

COUCEIRO, P. R. C.;SANCHES, E. A.; SOUZA, R. H.. Preparação e caracterização de compósitos de óxido de ferro/carvão ativado de resíduos vegetais da floresta Amazônica para remoção de contaminantes ambientais. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Renato Henriques de Souza

Paulo Rogério da Costa Couceiro; PASSOS, R.R.;SOUZA, R. H.. Preparação e Caracterização de Compósitos de Óxidos de Ferro/Carvão Ativado Utilizando como Fonte de Carbono o Bagaço de Polpa de Açaí (Euterpe oleracea) e a Casca da Castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) para a adsorção do Pesticida Àcido 2,4-Diclorofenóixiacético. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Paulo Rogério da Costa Couceiro

COUCEIRO, P. R. C.; SOUZA, R. H.; PASSOS, R. R.. Preparação e caracterização de compósitos de óxidos de ferro/carvão ativado utilizando como fonte de carbono o bagaço da polpa de açaí (Euterpeo leracea) e a casca de castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) para a adsorção pesticida ácido 2,4-diclorofenoxiacético. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Foi orientado por

Paulo Rogério da Costa Couceiro

Preparação e caracterização de compósitos de óxidos de ferro/carvão ativado utilizando como fonte de carbono o bagaço da polpa de açai (Euterpe oleracea) e casca da castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) para adsorção do pesticida 2,4-diclorofenoxiacético; 2013; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Paulo Rogério da Costa Couceiro;

Paulo Rogério da Costa Couceiro

Preparação de carvão ativado em baixas temperaturas de pirólise a partir da torta da amêndoa da castanha de cutia (Couepia edulis Prance) utilizando o FeCl3 como agente ativante; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Paulo Rogério da Costa Couceiro;

Paulo Rogério da Costa Couceiro

UTILIZAÇÃO DA TORTA DE CAROÇOS DE AÇAÍ (Euterpe oleracea) NA PREPARAÇÃO DE CARVÕES ATIVADOS QUIMICAMENTE COM SULFATOS COMO AGENTES ATIVANTES; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Paulo Rogério da Costa Couceiro;

Paulo Rogério da Costa Couceiro

Preparação de carvão ativado através da torta das amêndoas de inajá (Maximilliana maripa) e torta de caroços de açaí (Euterpe oleracea) para redução de contaminantes ambientais; 2010; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Rogério da Costa Couceiro;

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2016

    O uso de resíduos vegetais amazônicos (Euterpe) na obtenção de compósitos baseados em carvão ativado/óxidos de ferro para a remoção de contaminantes ambientais, Descrição: O projeto consistiu em preparar compósitos de óxido de ferro suportados em carvão ativado a partir do bagaço da polpa do açaí (Euterpe) para remover e/ou degradar contaminantes organoclorados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isadora Ribeiro Barbosa - Integrante / Paulo Rogério da Costa Couceiro - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Preparação de carvão ativado em baixas temperaturas de pirólise a partir da torta da amêndoa da castanha de cutia (Couepia edulis Prance) utilizando o FeCl3 como agente ativante, Descrição: Carvões ativados (CAs) são materiais carbonosos porosos que possuem uma forma microcristalina não grafítica. Geralmente, são utilizados como adsorventes de compostos orgânicos ou íons metálicos por possuir grande área superficial e porosidade variada. Suas propriedades são favoráveis na aplicação de vários processos como purificação, desintoxicação e descoloração em efluentes aquosos. Devido ao seu alto valor comercial e reaproveitamento, muitas pesquisas vem sendo dirigidas à busca de novos materiais para preparação de CA. Dessa forma, resíduos de materiais vegetais e poliméricos como fonte de carbono vêm sendo utilizados como materiais alternativos, em que muitas vezes apresentam características semelhantes ou superiores quando comparadas com o CA comercial. Na preparação dos CAs a fonte de carbono, o agente ativante (ativação física ou química) e a temperatura de pirólise são fatores que influenciam diretamente nas suas propriedades físico-químicas. Assim sendo, o projeto em tela tem como objetivo preparar CA a partir da torta da amêndoa da castanha-de-cutia (Couepia edulis Prance), oleaginosa nativa da região amazônica, a partir da pirólise em baixas temperaturas utilizando o FeCl3 como agente ativante. O CA será caracterizado quimicamente por espectroscopia no infravermelho e análise termogravimétrica, e fisicamente será determinada área superficial específica pelo método BET ou azul de metileno. Por fim, estudos de adsorção com moléculas de azul de metileno e vermelho reativo para medir a eficiência do CA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Isadora Ribeiro Barbosa - Integrante / Paulo Rogério da Costa Couceiro - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    UTILIZAÇÃO DA TORTA DE CAROÇOS DE AÇAÍ (Euterpe oleracea) NA PREPARAÇÃO DE CARVÕES ATIVADOS QUIMICAMENTE COM SULFATOS COMO AGENTES ATIVANTES, Descrição: A interferência do homem a partir da industrialização tem contribuído diretamente para o aumento da concentração de substâncias tóxicas no ambiente atmosférico e aquático. Na busca de diminuir os danos ambientais promovidos pela industrialização, vários materiais estão sendo desenvolvidos ou inovados para o tratamento de efluentes contaminados, como metais dissolvidos e compostos orgânicos tóxicos. Um dos materiais utilizados como remediadores desses contaminantes é o carvão ativado (CA), pois apresenta excelentes características adsorventes, possibilitando sua aplicação em vários processos como filtração, desodorização, purificação e eliminação de contaminantes ambientais. Os CAs podem ser obtidos a partir da carbonização de qualquer material de elevado teor de carbono como os resíduos de torta de sementes oleaginosas e outros como cascas de arroz ou de coco, melhorando em muitas vezes a capacidade de adsorção devido a distribuição de poros, área superficial e atividade química da superfície. A ativação consiste de reações secundárias do material carbonizado e pode ser pelo método físico ou químico. Esse último pode ser realizado antes ou depois da pirólise, consistindo na carbonização com a presença de um agente desidratando, por exemplo, ZnCl2, H3PO4, H2SO4 e outros. Dessa forma, a utilização da torta de caroços de açaí (Euterpe oleracea) na preparação de CAs quimicamente com sulfatos (H2SO4, K2SO4, MgSO4, Fe2(SO4)3) é uma alternativa no desenvolvimento de materiais de baixo custo que possam ser utilizados como redutores de contaminantes ambientais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isadora Ribeiro Barbosa - Integrante / Paulo Rogério da Costa Couceiro - Coordenador / Victor Augusto Araújo de Freitas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Preparação de carvão ativado a partir das tortas das amêndoas de inajá (Maximilliana maripa) e de açaí (Euterpe Oleracea) para redução de contaminantes ambientais, Descrição: O crescimento desordenado das grandes cidades e centros industriais tem contribuído diretamente para o aumento da concentração de substâncias tóxicas a níveis inaceitáveis no meio ambiente, colocando em perigo a saúde e a vida dos seres humanos. Na busca para a preservação do meio ambiente vários processos e materiais têm sido desenvolvidos ou inovados, principalmente, para o tratamento de água com grandes quantidades de compostos orgânicos poluidores. Destacadamente, o carvão ativado (CA) é dos materiais mais empregado na remoção de poluentes ambientais, pois apresenta excelentes características adsorventes, possibilitando sua aplicação em uma grande variedade de processos, tais como filtração, purificação, desodorização e eliminação de contaminantes ambientais. O CA pode ser obtido a partir da pirólise ou carbonização de matéria orgânica, como casca de coco, casca de arroz, resíduo de torta de sementes oleagenosas e outros, conferindo ou melhorando em muitas vezes a capacidade de adsorção devido a distribuição de poros, área superficial específica, atividade química da superfície, resistência mecânica etc. Dessa forma, CAs ativados preparados pelo processo de pirólise e a matéria-prima, as tortas das amêndoas de inajá (Maximilliana maripa) e dos caroços de açaí (Euterpe oleracea) é uma alternativa de se desenvolver materiais de baixo custo que possam ser utilizados como remediadores de contaminantes ambientais em meio aquoso, principalmente para a nossa região. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Isadora Ribeiro Barbosa - Integrante / Paulo Rogério da Costa Couceiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2016

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2011 - 2012

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2009 - 2009

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Vínculo: Estágio Curricular Obrigatório, Enquadramento Funcional: Não Bolsista, Carga horária: 20