Eliane Aparecida da Cruz

Servidora da Secretária Estadual de Saúde, de 1986 a 2015. Foi diretora do Sindsaúde/ SP, de 1990 a 2001. Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), de 1998 a 2001. Secretária Executiva do Conselho Nacional de Saúde, de 2003 a 2008. Coordenadora Geral de Negociação e Relações Sindicais da SRH/MPOG, de 2009 a 2010. Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde, de 2012 a 2014. Secretária de Estado da Criança do Governo do Distrito Federal, em 2014. Em 2015 atuou como consultora para participação social no Ministério da Saúde. Assessora Executiva da GEAP Autogestão em Saúde (2016). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Brasília (2011). Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (2015). Doutoranda em Bioética- Faculdade de Ciências da Saúde - UnB. Tem experiência na área de Serviço Social, Direitos Humanos e Cidadania, com ênfase em movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: participação social, controle social e gestão de políticas públicas.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Bioética

2016 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: Sistemas de Revisão Ética em Pesquisa: Histórico, Funcionamento e Ameaças,
Volnei Garrafa.

Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania - PPGDH

2013 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: As estratégias de mobilização do movimento feminista para aprovação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher, de 2004.,Ano de Obtenção: 2015
Rebecca Neaera Abers.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: movimento feminista; estratégias de mobilização; saúde da mulher.

Graduação em Serviço Social

2007 - 2011

Universidade de Brasília, UnB
Título: A formulação de políticas de saúde no Conselho Nacional de Saúde, de 2001 a 2004
Orientador: Angela Vieira Neves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

    Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: Direitos Humanos e Cidadania.

    Grande área: Outros / Área: Bioética / Subárea: Bioética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CRUZ, Eliane aparecida . 14ª Conferência Nacional de Saúde. 2011. (Outro).

CRUZ, Eliane aparecida . 13ª Conferência Nacional de Saúde. 2008. (Outro).

CRUZ, Eliane aparecida . Plenária Nacional de Conselhos de Saúde. 2008. (Congresso).

CRUZ, Eliane aparecida . 4ª Conferência Nacional de Saúde Indígena. 2006. (Congresso).

CRUZ, Eliane aparecida . 3ª Conferência Nacional de Saúde Bucal. 2005. (Congresso).

CRUZ, Eliane aparecida . 12ª Conferência Nacional de Saúde. 2004. (Outro).

CRUZ, Eliane aparecida . 3ª Conferência Nacional de Saúde Mental. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Eliane Aparecida da Cruz.Seminário Internacional Inclusão dos Cidadãos nas Políticas Públicas de Saúde. 2011. (Seminário).

Seminário Nacional sobre Demandas Judiciais no âmbito do SUS.Brasília/DF. 2011. (Seminário).

Conferência Nacional de Recursos Humanos - MPOG. O tratamento de COnflitos nas Relações de Trabalho no Setor Público. 2009. (Congresso).

Seminário Hepatites Virais e Controle Social no SUS.Hepatites Virais e Controle Social no SUS. 2007. (Seminário).

I Seminário Internacional Sobre Relações e Mercado de Trabalho Médico n 3º Milênio.Mercado e Relações de Trabalho Médico no Setor Público. 2001. (Seminário).

11ª Conferência Nacional de Saúde. Relatório Final da 11ª CNS. 2000. (Congresso).

10ª Conferência Nacional de Saúde. Relatório Final da 10ª Conferência Nacional de Saúde. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Andréia de Oliveira

NEVES, Angela Vieira; Souza, Nair Heloisa Bicalho de Souza;OLIVEIRA, Andréia de. A Formulação de políticas de saúde do Conselho Nacional de Saúde de 2001 a 2004. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília.

Nair Heloisa Bicalho de Sousa

ABERS, R. N.;SOUSA, N. H. B.; NEVES, A. V.. A influência dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil na formulação e aprovação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher de 2004. 2015. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília.

Nair Heloisa Bicalho de Sousa

NEVES, A. V.;SOUSA, N. H. B.; OLIVEIRA, A.. A Formulação de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Nacional de Saúde de 2001 a 2004. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília.

Rebecca Neaera Abers

Abers, Rebecca Neaera; SOUSA, N. H. B.; NEVES, A. V.. As estratégias de mobilização do movimento feminista para a aprovação da Polítca Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. 2015. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Angela Vieira Neves

A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS DE SAÚDE NO CONSELHO NACIONAL DE SAUDE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade de Brasília; Orientador: Angela Vieira Neves;

Volnei Garrafa

Sistemas de Revisão Ética em Pesquisa: Histórico, Funcionamento e Ameaças; Início: 2016; Tese (Doutorado em Bioética) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Rebecca Neaera Abers

As estratégias de mobilização do movimento feminista para a aprovação da Polítca Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher; 2015; Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade de Brasília,; Orientador: Rebecca Neaera Abers;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CRUZ, Eliane aparecida ; SILVA, ALESSANDRA XIMENES DA ; MELO, VERBENA . A importância estratégica da informação em saúde para o exercício do controle social. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 12, p. 683-688, 2007.

  • CRUZ, Eliane A. ; Gandola, Carlos . Governo Temer atua pelo fim da GEAP Saúde. Argumentos e Interesses. Brasil 247, site, p. Brasília, 21 jun. 2016.

  • Sales, Jannayna Martins ; SANTOS, Neide Rodrigues ; CRUZ, Eliane aparecida . Participação social e as relações de poder nas equipes de saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, Eliane aparecida ; Sales, Jannayna Martins ; SANTOS, Neide Rodrigues . A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - PNPIC/SUS, NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE, DE 2004 A 2005.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRUZ, Eliane aparecida . Política Nacional de Educação Permanente Para o Controle Social no SUS. Brasília/DF: Editora do Ministério da Saúde, 2007 (Publicação).

  • CRUZ, Eliane aparecida . Coletânea de Comunicação e Informação em Saúde para o execício do Controle Social. Brasília: Editora do Ministério da Sáude, 2006 (Coletânea).

  • CRUZ, Eliane aparecida . Coletânea de Normas para o Controle Social no SIstema Único de Saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006 (Coletânea).

  • CRUZ, Eliane aparecida . Saudações a quem tem coragem. São Paulo: ISP Brasil, 2001 (Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CRUZ, Eliane A. . Atuação da Anvisa na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. 2017.

CRUZ, ELIANE APARECIDA . Análise da Política Mais Saúde GEAP. 2015.

CRUZ, Eliane aparecida . Avaliação, Monitoramento e Formulação de subsídios para a 15ª Conferencia Nacional de Saúde - Conjuntura Política, Correlação de Forças e Arranjos Institucionais.. 2015.

CRUZ, Eliane A. . Análise dos dados de participantes do Programa de Valorização da Atenção Básica - PROVAB na Região Integrada e Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RiDE/DF. 2015.

CRUZ, ELIANE APARECIDA ; Francisco Monteiro Neto . Capital Internacional e suas consequências para a assistência a saúde. 2015.

CRUZ, Eliane A. ; Sales, Jannayna Martins . Projeto de Qualificação das Ações do Planejamento Estratégico do Ministério da Saúde. 2012.

CRUZ, Eliane aparecida . A Construção do SUS: Histórias da reforma Sanitária e do Processo Participativo. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Conselho Presente, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliane Aparecida da Cruz - Integrante / Edsaura Maria Pereira - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Qualificação da Gestão Estratégica e Participativa do SUS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliane Aparecida da Cruz - Integrante / José Mendes Ribeiro - Coordenador / Fernando Manuel Bessa Fernandes - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Direitos Humanos, Educação, Mediação e Movimentos Sociais, do(a) Universidade de Brasília., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliane Aparecida da Cruz - Integrante / Nair Heloisa Bicalho de Sousa - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Professora Voluntária, Enquadramento Funcional: voluntária

  • 2018 - Atual

    Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude

    Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Contrato por produto

    Outras informações:
    Prestação de Trabalho técnico na área do trabalho em saúde, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Saúde no processo específico de promoção, disseminação e fortalecimento do Controle Social.

  • 2017 - 2017

    Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude

    Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Contrato por Produto

    Outras informações:
    Desenvolvimento de compilações históricas, pesquisa e preparação de atividades presenciais ou à distância, para impulsionar a ação ativa e propositiva de Agência Nacional de Saúde ? ANVISA, na 1ª Conferências Nacional de Vigilância a Saúde, ocorrida em fevereiro de 2018.

  • 2017 - 2018

    Centro de Educação e Assessoramento Popular

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador Popular

    Outras informações:
    Elaboração e desenvolvimento do Projeto de Formação de Formadores e Multiplicadores em Controle Social na área de saúde. Facilitadora dos cursos de formação nos conteúdos de concepção de saúde e sociedade; história das políticas de saúde no Brasil e participação, democracia participativa e controle social.

  • 2017 - 2018

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Campo

    Outras informações:
    Elaboração e desenvolvimento do Projeto Conselho Presente. Mobilizadora de atividades de troca de experiências entre Conselho Nacional de Saúde, Conselho Estaduais e Conselhos Municipais de Saúde. Pesquisa de perfil dos conselhos de saúde.

  • 2017 - 2018

    Fundação de Assistência ao Trabalhador da Fiocruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Campo

    Outras informações:
    Análise dos principais desafios de Conselhos e Conferências para os próximos 10 anos. Para tanto, estabeleceu-se como objetivos específicos ?Realizar Estudo de Cenários Prospectivos sobre as Conferências de Saúde para os próximos 10 anos? e ?Identificar interfaces das Conferências Nacionais de Saúde com as Conferências Setoriais Nacionais?.

    Atividades

    • 12/2016 - 11/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz, .,Linhas de pesquisa

  • 2015 - 2015

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 20

  • 2012 - 2014

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Assessora Especial do Ministro da Saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - 2008

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva CNS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2016

    GEAP Autogestão em Saúde

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora Executiva, Carga horária: 40

  • 2014 - 2014

    SECRETARIA DE ESTADO DA CRIANÇA

    Vínculo: Secretária de Estado, Enquadramento Funcional: Secretária de Estado da Criança do GDF, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2010

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral de Negociação Sindical, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1986 - 2015

    Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial Administrativo, Carga horária: 40