Kácia Beatriz de Sousa Araújo

Mestre em Produção Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Animal / PPGPA - da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pesquisa na área da avicultura, desenvolvendo projeto com a inclusão de bagaço de caju desidratado e complexo enzimático na alimentação de codornas japonesas em postura.Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( 2009 ). Durante a formação acadêmica participou de projetos e programas de extensão oferecidos por tal instituição de ensino. Durante o trabalho de conclusão de curso, atuou com Bubalinocultura de leite, envolvendo gerenciamento e interpretação de dados. Tem experiência a campo na área de avicultura de postura comercial e atualmente é docente de cursos técnicos e profissionalizantes.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Produção Animal ( Ufrn / Ufersa )

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Efeito da Inclusão de bagaço de caju desidratado e complexo enzimático na ração para codornas japonesas em postura.,Ano de Obtenção: 2012
Janete Gouveia de Souza.Coorientador: Elisanie Neiva Magalhães. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Bagaço de caju; Enzimas.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Nutrição e Alimentação Animal / Especialidade: Exigências Nutricionais dos Animais. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação em ZOOTECNIA

2005 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: EFEITO DO ANO E DA ESTAÇÃO DE PARTOS NA PRODUÇÃO E RENDIMENTO EM QUEIJO MOZZARELLA DO LEITE DE BÚFALAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Orientador: Adriano Henrique do Nascimento Rangel

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

Complexo Educacional Contemporâneo

Ensino Fundamental (1º grau)

1998 - 1998

Anglo Colégio e Curso

Ensino Fundamental (1º grau)

1991 - 1997

Centro Educacional Santo Agostinho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Prevenção de Acidentes do Trabalho. (Carga horária: 20h). , DPB Avicultura Ltda..

2010 - 2010

Manejo Hy Line do Brasil. (Carga horária: 30h). , HY-LINE do Brasil.

2008 - 2008

Forrageiras Nativas do Nordeste Brasileiro. (Carga horária: 30h). , Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócio.

2008 - 2008

Fatores Envolvidos na Formulação de Dietas para Bo. (Carga horária: 15h). , TORTUGA Companhia Zootécnica Agrária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal/Especialidade: Avicultura de Postura Comercial.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Nutrição e Alimentação Animal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ENEX - Encontro Científico e Cultural do UNIFACEX.Mini-Curso de Comportamento e Bem-Estar Animal. 2013. (Encontro).

CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura.Utilização de enzimas na alimentação de galinhas poedeiras. 2013. (Outra).

I EnCÃOtro zootécnico Potiguar. 2012. (Encontro).

ENCONTRO DE REPRODUÇÃO E CINOFILIA. 2012. (Encontro).

XX Congresso de Iniciação Científica. Digestibilidade aparente dos nutrientes em vacas recebendo dietas com cana-de-açúcar corrigida com concentrado à base de farelo de soja ou diferentes níveis de uréia. 2009. (Congresso).

XIX Congresso de Iniciação Científica. Ocorrência de parasitas com potencial zoonótico em fezes de cães coletadas em vias públicas da Cidade de Natal.. 2008. (Congresso).

Trilhas Potiguares.Projeto de extensão - Assistência Rural. 2008. (Oficina).

Trilhas Potiguares.Auxílio Técnico a produtores rurais. 2007. (Oficina).

XVI SEMANA DE ZOOTECNIA. 2007. (Encontro).

V Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados. 2007. (Encontro).

I Encontro Norteriograndense de Zootecnistas. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Diego Obdon Vieira Fernandes

Araújo, Kácia B.S.; SOUZA, J.G.; MEDEIROS, V. da S.. Capítulo 01: Empreender e agregar valor à energia solar, através da construção de um forno artesanal que assa, cozinha e desidrata. Capítulo 02: Perspectivas de mercado para a carne da rã touro gigante no RN.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Agroindústria) - Escola Agrícola de Jundiaí / UFRN.

Aluno: Jailson Macedo de Morais

FONSECA, F. C. E.;ARAÚJO, K. B. S.; RANGEL, N. H. A.. Influência dos teores e quantidade de gordura e proteína sobre o PKM do leite de búfalas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ZOOTECNIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Claudia de Castro Goulart

SOUZA, J. G.; TEIXEIRA, E. N. M.;GOULART, C. C.. EFEITO DA INCLUSÃO DE FARELO DE ARROZ E NÍVEIS DE FITASE EM RAÇÃO PARA CODORNAS JAPONESAS EM POSTURA. 2012. Dissertação (Mestrado em Produção Animal ( Ufrn / Ufersa )) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Claudia de Castro Goulart

SOUZA, J. G.; TEIXEIRA, E. N. M.;GOULART, C. C.. EFEITO DA INCLUSÃO DE FARELO DE ARROZ E NÍVEIS DE FITASE EM RAÇÃO PARA CODORNAS JAPONESAS EM POSTURA. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Produção Animal ( Ufrn / Ufersa )) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

AURINO ALVES SIMPLÍCIO

RANGEL, A. H. N.SIMPLICIO, Aurino Alves. Influência do ano e da estação de parto na produção, qualidade e rendimento de queijo muzzarella do leite de búfalas Murrah no município de Taipú, RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Adriano Henrique do Nascimento Rangel

RANGEL, A. H. N.; Fonseca,C.E.F.; VELOSO JUNIOR, F.;AGUIAR, E. M.SIMPLICIO, A. A.. INFLUÊNCIA DO ANO E DA ESTAÇÃO DE PARTOS NA PRODUÇÃO E RENDIMENTO EM QUEIJO MOZZARELLA DO LEITE DE BÚFALAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

EMERSON MOREIRA DE AGUIAR

AGUIAR, Emerson Moreira deRANGEL, Adriano Henrique N. Influência do ano e da estação departo na produção, qualiddee rendimentod queijo muzzarella do leite e búfalas Murrah no município de Taipu/RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Janete Gouveia de Souza

UTILIZAÇÃO DE BAGAÇO DE CAJU DESIDRATADO E COMPLEXO ENZIMÁTICO NA RAÇÃO PARA CODORNAS JAPONESAS EM POSTURA; 2013; Dissertação (Mestrado em Produção Animal ( Ufrn / Ufersa )) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Janete Gouveia de Souza;

Elisanie Neiva Magalhães Teixeira

Efeito da inclusão de bagaço de caju desidratado e complexo enzimático na ração para codornas japonesas em postura; 2012; Dissertação (Mestrado em Produção Animal ( Ufrn / Ufersa )) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Elisanie Neiva Magalhães Teixeira;

Adriano Henrique do Nascimento Rangel

Influência do Ano e da Estação de Parto na Produção,Qualidade e Rendimento de Queijo Muzzarella do Leite de Búfalas Murrah no Município de Taipú-RN; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Adriano Henrique do Nascimento Rangel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRADE JUNIOR, A. L. F. ; ARAÚJO, K. B. S. ; MEDEIROS, V. da S. . Ocorrência de parasitas com potencial zoonótico em fezes de cães coletadas em vias públicas da cidade de Natal. Revista Humano Ser , v. 1, p. 52-59, 2015.

  • ARAÚJO, K. B. S. ; Rangel, Adriano H.N. ; Fonseca, Francisco C.E. ; Aguiar, Emerson M. ; Simplício, Aurino A. ; Novaes, Luciano P. ; Lima Júnior, Dorgival M. . Influence of the year and calving season on production, composition and mozzarella cheese yield of water buffalo in the State of Rio Grande Do Norte, Brazil. Italian Journal of Animal Science (Online) , v. 11, p. 87/1-91, 2012.

  • RANGEL, N. H. A. ; ARAÚJO, K. B. S. ; FONSECA, F. C. E. ; SIMPLICIO, A. A. ; AGUIAR, E. M. ; VELOSO JUNIOR, F. . Influência do ano e da estação de partos na produção e rendimento em queijo mozzarella do leite de búfalas no estado do Rio Grande do Norte. In: 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010, Salvador. Empreendedorismo e Progresso Científicos na Zootecnia Brasileira de Vanguarda, 2010.

  • ARAÚJO, K. B. S. ; SOUZA, J.G. ; Teixeira, E. N. M. ; Goulart, C. C. . Qualidade de ovos de codornas japonesas alimentadas com ração contendo bagaço de caju desidratado e complexo enzimático. In: Congresso Nordestino de Produção Animal - CNPA, 2012, Maceió. A Produção Animal no Nordeste Frente às Mudanças Climáticas, 2012.

  • ARAÚJO, K. B. S. ; SOUZA, J.G. ; Teixeira, E. N. M. ; Goulart, C. C. . Efeito da inclusão do bagaço de caju desidratado e enzimas sobre o desempenho de codornas japonesas na fase de postura. In: Congresso Nordestino de Produção Animal - CNPA, 2012, Maceió. A Produção Animal no Nordeste Frente às Mudanças Climáticas, 2012.

  • ARAÚJO, K. B. S. ; RANGEL, N. H. A. ; AGUIAR, E. M. ; MEDEIROS, H. R. ; OLIVEIRA, J. P. F. . Digestibilidade aparente dos nutrientes em vacas recebendo dietas com cana-de-açúcar corrigida com concentrado à base de farelo de soja ou diferentes níveis de uréia. In: XX Congresso de Iniciação Científica - CIC 2009, 2009, Natal. 20 Anos de Divulgação da Pesquisa Científica, 2009.

  • SANTOS, B. O. ; AGUIAR, E. M. ; ARAÚJO, K. B. S. ; ANDRADE JÚNIOR, A. L. F. ; LEITE, D. F. L. . Análise bromatológica das diferentes partes da bananeira. In: XIX Congresso de Iniciação Científica - CIC 2008, 2008, Natal. Pesquisa e Diversidade. 50 anos da UFRN na Construção do RN, 2008.

  • ANDRADE JÚNIOR, A. L. F. ; SILVA, V. ; ARAÚJO, K. B. S. ; SILVA, P. C. . Ocorrência de parasitas com potencial zoonótico em fezes de cães coletadas em vias públicas da Cidade de Natal. In: XIX Congresso de Iniciação Científica - CIC 2008, 2008, Natal. Pesquisa e Diversidade. 50 anos da UFRN na Construção do RN, 2008.

  • ARAÚJO, K. B. S. ; SOUZA, J.G. ; Teixeira, E. N. M. ; Goulart, C. C. . Qualidade de ovos de codornas japonesas alimentadas com ração contendo bagaço de caju desidratado e complexo enzimático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, K. B. S. ; SOUZA, J.G. ; Teixeira, E. N. M. ; Goulart, C. C. . Efeito da inclusão do bagaço de caju desidratado e enzimas sobre o desempenho de codornas japonesas na fase de postura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO, K. B. S. ; RANGEL, N. H. A. ; AGUIAR, E. M. ; MEDEIROS, H. R. ; OLIVEIRA, J. P. F. . Digestibilidade aparente dos nutrientes em vacas recebendo dietas com cana-de-açúcar corrigida com concentrado à base de farelo de soja ou diferentes níveis de uréia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE JÚNIOR, A. L. F. ; Araújo, Kácia B.S. ; MEDEIROS, V. da S. . Ocorrência de parasitas com potencial zoonótico em fezes de cães coletadas em vias públicas da Cidade de Natal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Monitoramento de atropelamentos de animais silvestres e domésticos na RN 160 entre os quilômetro 3 e 5 da RN 160 no distrito de Jundiaí, Macaíba/RN, Descrição: A Escola Agrícola de Jundiaí possui uma área de 1150 hectares, sendo aproximadamente 40% da área de reserva legal. Um trecho da RN 160 atravessa a reserva legal, esta estrada é desprovida de acostamento, cercas de proteção, ou túneis que favoreçam a travessia dos animais silvestres com segurança. A mortalidade atropelamento pode ser altamente impactante para populações naturais. O número de animais atropelados em rodovias é um valor subestimado, pois durante atropelamento, o animal pode ser jogado para fora da estrada ou outros animais que tem hábitos alimentares necrófagos se alimentam da carcaça. Não tínhamos estudos na RN 160 nas proximidades da Escola Agrícola de Jundiaí que relatassem o número de animais atropelados em suas margens, mesmo nas proximidades áreas de preservação. Durante este ano de 2012 acompanhamos semanalmente a presença de animais atropelados e nos surpreendeu que mesmo em um ano de baixo índice pluviométrico na região, encontrássemos o número grande de anfíbios atropelados sendo mais de 80% da amostra. Isto nos fez ver como é improtante continuarmos a atividade e ter dados sazonais, anuais desta pesquisa, por isto será interessante coletarmos estes dados nos próximos anos para termos este perfil. Temos o objetivo de continuar a quantificar os casos de atropelamentos de animais encontrados as margens desta rodovia estadual, identificá-los, quais mais presentes, descrever o perfil de gênero dos atropelados, idade provável, distinção de classe, sexo, época do ano que há mais atropelamentos de determinado animal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kácia Beatriz de Sousa Araújo - Integrante / ALBERTO LUIZ FREIRE DE ANDRADE JUNIOR - Integrante / Viviane da Silva Medeiros - Coordenador / Carlos Eduardo Bezerra de Moura - Integrante / Daniele Bezerra dos Santos - Integrante / Emerson Eduardo Silva de Moura - Integrante / Fabiana Rodrigues de Arruda Câmara - Integrante / Herika Mylena Medeiros de Queiroz - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Avaliação da condição corporal de cães (Canis familiares) na cidade de Natal-RN, Descrição: O presente estudo está vinculado ao curso de bacharelado em Zootecnia da UFRN, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias. O responsável pelo seu desenvolvimento é atualmente o aluno do 10º Período do Curso de Zootecnia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e está sob orientação da Professora Viviane da Silva Medeiros, Professora da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias. Temos como objetivo principal avaliar a condição corporal dos cães da cidade de Natal-RN, procurando saber se a idade, o sexo, a freqüência de atividade física, seu status reprodutivo, o perfil do seu proprietário e o seu comportamento alimentar influenciam diretamente nas condições corporais encontradas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Kácia Beatriz de Sousa Araújo - Integrante / Viviane da Silva Medeiros - Coordenador / Maricele Nascimento Barbosa - Integrante / Ligia Souza de Santana Pereira - Integrante / Roberto Fábio de Oliveira Freire - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Utilização do bagaço de caju desidratado e complexo enzimático na ração para codornas japonesas em postura., Descrição: Nutricionistas têm se empenhado em pesquisar dietas que atendam as exigências nutricionais das aves utilizando subprodutos da indústria, que diminuam o impacto ambiental causado pelas excretas desses animais, que possibilitem a produção de alimento de origem animal de alta qualidade com viabilidade econômica. Nesse contexto, o bagaço de caju desidratado apresenta-se como um subproduto da indústria com alto potencial para ser utilizado na alimentação animal. Em conjunto , uso de enzimas exógenas na rações de aves melhoram a disponibilidade e digestibilidade de diversos nutrientes, inclusive diminuindo os efeitos negativos de fatores antinutricionais, representando de forma consistente, uma alternativa para auxiliar na melhoria da rentabilidade do cenário avícola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Kácia Beatriz de Sousa Araújo - Integrante / Janete Gouveia de Souza - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    Monitoramento de atropelamentos de animais silvestres e domésticos na RN 160 entre os quilômetros 3 e 7, Descrição: A Escola Agrícola de Jundiaí possui uma área de 1150 hectares, sendo aproximadamente 40% da área de reserva legal. Um trecho da RN 160 atravessa a reserva legal, esta estrada é desprovida de acostamento, cercas de proteção, ou túneis que favoreçam a travessia dos animais silvestres com segurança. A mortalidade por atropelamento pode ser altamente impactante para populações naturais. O número de animais atropelados em rodovias é um valor subestimado, pois durante o atropelamento, o animal pode ser jogado para fora da estrada ou outros animais que tem hábitos alimentares necrófagos se alimentam da carcaça. Não temos estudos na RN 160 nas proximidades da Escola Agrícola de Jundiaí que relatem o número de animais atropelados em suas margens, mesmo nas proximidades de áreas de preservação. Nosso objetivo é quantificar os casos de atropelamentos de animais encontrados as margens desta rodovia estadual, identificá-los, quais são mais presentes, descrever o perfil de gênero dos atropelados, idade provável, distinção de classe, sexo, época do ano que há mais atropelamentos de determinado animal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kácia Beatriz de Sousa Araújo - Integrante / Alberto Luiz Freire de Andrade Junior - Integrante / Viviane da Silva Medeiros - Coordenador / Carlos Eduardo Bezerra de Moura - Integrante / Daniele Bezerra dos Santos - Integrante.

  • 2012 - Atual

    A rã touro gigante (Lithobates catesbeianus, Shaw,1802) tem um grande potencial na aquicultura nacional. Qualificando os espécimes livres no Rio Grande do Norte, Descrição: A criação de rã touro gigante Lithobates catesbeianus teve início no Brasil na década de 30 encontrou alguns adeptos principalmente na região sudeste do país, esta escolha foi feita, principalmente pelo fato da rã-touro, nas condições climáticas brasileiras, atingir a maturidade reprodutiva em menor tempo que qualquer rã comestível nativa, atingindo com um ano, aproximadamente 200g, estando apta para depositar em cada período reprodutivo de 3.000 a 5.000 ovócitos; aos dois anos sua produção duplica e ao final do terceiro ano a desova atinge de 15.000 a 20.000. No sistema de reprodução coletivo, as desovas na região subtropical do Brasil ocorrem entre a primavera e o verão, em regiões mais quentes do país, elas podem ocorrer durante o ano todo, como no nordeste. A produção brasileira de carne de rã aparece com uma produtividade média de 11%, entre os anos 2000 e 2006. Sabemos a carne de rã por suas características como proteína de alta digestibilidade e baixo teor de gordura tem potencialidades para atingir um crescente mercado. Em pesquisa anterior observamos que o consumo desta carne em nossa região é muito baixo, principalmente em pessoas com renda salarial mais baixa. Mesmo sendo esta espécie a melhor escolha em termos de produtividade, por ser um animal alóctone enfrentamos em muitos países e em outros estados brasileiros uma invasão do ambiente natural por este anfíbio, isto pode nos trazer transtornos futuros. Mesmo sendo uma grande oportunidade a criação desta espécie em cativeiro, devemos atentar para o risco de destruição de ambientes habitados por outros anfíbios autóctones. Com o objetivo de identificar outras espécies autóctones No Rio Grande do Norte que são utilizadas na alimentação humana visitaremos regiões onde existe o hábito de alimentar-se de caça e faremos a identificação dos anfíbios que participam da alimentação destes grupos e destas regiões do estado. Para tanto visitaremos as cidades onde há relatos da ingestão de anfíbios e aplicaremos questionários para identificarmos hábito dos anfíbios em seguida faremos incursões pelas áreas onde normalmente são resgatados para fazermos a identificação das espécies capturadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kácia Beatriz de Sousa Araújo - Integrante / Alberto Luiz Freire de Andrade Junior - Integrante / Viviane da Silva Medeiros - Coordenador / Daniele Bezerra dos Santos - Integrante / Fabiana Rodrigues de Arruda Câmara - Integrante / Maricele Nascimento Barbosa - Integrante / Herika Mylena Medeiros de Queiroz - Integrante / Claudia Souza Macedo - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Avaliação do desempenho produtivo de codornas japonesas submetidas ao fornecimento de água magnetizada, Descrição: A avicultura, sendo uma indústria de produção animal de características intensivas, é caracterizada por rápido ciclo de produção, adensamento de animais, advento constante de novas tecnologias de criação e manejo para melhoria da produção e da qualidade dos produtos destinados ao consumo humano. Devido a isto, é de fundamental importância o uso racional da água de boa qualidade. Além de nutriente essencial, a água é utilizada na higiene das instalações, na melhoria das condições climáticas dentro das instalações, como veículo de vacinas, medicamentos e nutrientes, devendo para isto possuir constituição física, química e microbiológica adequadas. Quando utilizada na dessedentação das aves, visto que todos os animais têm acesso à mesma fonte, o uso de água de qualidade duvidosa pode interferir nos índices zootécnicos e na disseminação de enfermidades, acarretando graves prejuízos econômicos, além de carrear agentes patogênicos de doenças de interesse em saúde pública. Para as aves, a água é considerada o nutriente essencial mais importante, pois é necessária em maior quantidade e diversamente, o que não ocorre com os animais domésticos de maior porte. As aves consomem pequenas quantidades de água, porém com muita freqüência, devendo ser garantido a elas um fornecimento constante. Para tanto avaliar a qualidade da água na Avicultura é de importância fundamental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kácia Beatriz de Sousa Araújo - Integrante / Janete Gouveia de Souza - Coordenador / Elisanie Neiva Magalhães Teixeira - Integrante / José Aparecido Moreira - Integrante / Iralice Montenegro de Medeiros - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Monografia Nota 10!, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias. , RN 160, Km 03 Distrito de Jundiaí, 59280-000 - Macaiba, RN - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Escola Agrícola de Jundiaí / UFRN

    Vínculo: Instrutora, Enquadramento Funcional: Instrutora voluntária

    Outras informações:
    Atividade de Extensão PRESENÇA DE CÃES EM ASSENTAMENTOS DA MESORREGIÃO LESTE POTIGUAR - MACAÍBA, CONTROLE POPULACIONAL E RISCOS DE ZOONOSES, coordenada pela Professoraa VIVIANE DA SILVA MEDEIROS

    Atividades

    • 02/2011 - 01/2012

      Extensão universitária , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, .,Atividade de extensão realizada, Presença de cães em assentamentos da mesorregião leste potiguar - Macaíba controle populacional e riscos de zoonoses.

  • 2013 - 2013

    Granja VitaGema

    Vínculo: Funcionária cadastrada CTPS, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Trabalhando na DPB Avicultura, razão social Granja Vitagema, na área de postura comercial, atuando diretamente como membro da gerência de produção, incluindo BPF na sala de ovos e fábrica de ração, além de supervisão a campo.

  • 2010 - 2011

    Granja VitaGema

    Vínculo: Funcionária cadastrada CTPS, Enquadramento Funcional: ZOOTECNISTA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhando na DPB Avicultura, razão social Granja Vitagema, na área de postura comercial, atuando diretamente como membro da gerência de produção, incluindo BPF na sala de ovos e fábrica de ração, além de supervisão a campo.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente pelo PRONATEC, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professora do Curso FIC Produtor de Embutidos e Defumados

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente pelo PRONATEC, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professora do Curso FIC Agente de Beleza e Higiene Animal

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente pelo PRONATEC, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professora do Curso FIC Auxiliar Técnico em Agropecuária

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente pelo PRONATEC, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professora do Curso FIC Produtor de Leite e Derivados

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente pelo PRONATEC, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professora do Curso FIC Produtor de Leite e Derivados

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente pelo PRONATEC, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professor do curso FIC Agente de Inspeção de Qualidade

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Ministrou a palestra sobre Qualidade de Leite de Búfala , na disciplina de Bubalinocultura (AGP0093), para os alunos do Curso de Zootecnia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 64, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividade de Extensão realizada no município de Tenente Ananias/RN, promovido pelo Programa Trilhas Potiguares (PROEX/UFRN), onde foi ministrado oficinas teórico/práticas para os agricultores e pecuaristas da região, sobre os seguintes temas: Qualidade do Leite e Ordenha Higiênica; Influência da qualidade do leite sobre os derivados; Manejo Sanitário na Caprinovinocultura. Ainda foi feito uma oficina prática de Fabricação de Iogurte Caseiro.

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 64, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividade de Extensão realizada no município de Antônio Martins/RN, promovido pelo Programa Trilhas Potiguares (PROEX/UFRN), onde foi ministrado palestras para produtores rurais locais, sobre os seguintes temas: Bovinocultura de Corte e Bem-estar animal; Manejo Sanitário na Caprinovinocultura; Criação Familiar de Galinha Caipira; Tilapicultura; Apicultura. Ainda foi feito visitas aos abadetouros públicos deste município e de Alexandria/RN, em que abordou-se a conscientização profissional e humanitária dos magarefes.

    Atividades

    • 11/2013 - 12/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Agente de Inspeção de Qualidade

    • 03/2014 - 07/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Auxiliar Técnico em Agropecuária

    • 03/2014 - 06/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Auxiliar de Higiene e Beleza Animal

    • 01/2014 - 03/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Produtor de Embutidos e Defumados

    • 05/2013 - 08/2013

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Produtor de Derivados do Leite

    • 06/2008 - 07/2008

      Extensão universitária , PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX, .,Atividade de extensão realizada, Oficinas teóricas e práticas no município de Tenente Ananias/RN, sobre Manejo sanitário na bovinocultura de leite, ordenha higiênica e manejo sanitário na caprinovinocultura..

    • 07/2007 - 07/2007

      Extensão universitária , PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX, .,Atividade de extensão realizada, Palestras para produtores rurais do município de Antônio Martins/RN, sobre os temas: Bovinocultura de Corte e Bem-estar animal; Caprinovinocultura; Piscicultura; Apicultura; Criação sustentável de galinhas caipiras...

  • 2014 - Atual

    Projeta Cursos Profissionalizantes

    Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Docente de Curso Profissionalizante, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora do Curso Profissionalizante de Auxiliar de Veterinário e Pet shops

    Atividades

    • 08/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso Profissionalizante de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop

  • 2014 - Atual

    IEC - Instituto de Ensino e Cultura

    Vínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Docente de Curso Técnico, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Docente das disciplinas de Biossegurança nas ações da saúde e Anatomia Humana nos Curso Técnico em Enfermagem e Técnico em Nutrição e Dietética.

    Atividades

    • 08/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Biossegurança nas Ações da Saúde e Anatomia Humana

  • 2013 - 2013

    Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de mini-curso, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Ministrado mini-curso initulado "Bem-estar animal" no X ENEX - Encontro Científico e Cultural da Unifacex

    Atividades

    • 05/2013 - 05/2013

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mini-curso na área de Bem-estar Animal

  • 2015 - Atual

    Avipec Comercial Normandia

    Vínculo: CTPS, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico de Vendas, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Consultora técnica de medicamentos veterinários, nutrição e suplementação animal.