Lauri Alfonso Mombach

Doutor em Teologia pela Faculdades EST (2020), mestre em Teologia pela Faculdades EST (2015), especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), graduado em Filosofia - Licenciatura plena pelo Centro Universitário La Salle (2004) e curso de extensão universitária - Pastoral Catequética, pelo Centro Educacional La Salle (1998), atuando principalmente no campo da Educação e pesquisa, especialmente nas área Teologia, História das Religiões, Filosofia, Ensino Religioso, Gestão Escolar e Formação docente.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado

2016 - 2020

Faculdades EST
Título: A LÍNGUA ALEMÃ E SEU LUGAR SIMBÓLICO E IDEOLÓGICO EM ESCOLAS DA REDE SINODAL DE EDUCAÇÃO
Iuri Andréas Reblin. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: História das Teologias e Religiões. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia.

Mestrado em Teologia

2013 - 2015

Faculdade EST
Título: A ESPIRITUALIDADE NO ENFRENTAMENTO AO MAL-ESTAR DOCENTE: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RSA ESPIRITUALIDADE NO ENFRENTAMENTO AO MAL-ESTAR DOCENTE: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS),Ano de Obtenção: 2015
Remi Klein.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Curso de Pós-Graduação a Distância

2009 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria
Título: DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NO ENFRENTAMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT: um estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS)
Orientador: Ana Paula da Rosa Cristino

Graduação em Filosofia - Licenciatura plena

2000 - 2004

Universidade La Salle - Canoas
Orientador: Rudinei Muller

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1996 - 1998

Extensão universitária em PASTORAL CATEQUÉTICA. (Carga horária: 1455h). , Centro Educacional La Salle de Ensino Superior, LA SALLE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (Anptecre). Possibilidades e limitações do grupo-focal como técnica de pesquisa para a coleta de dados em investigação com seres humanos ? aportes para os estudos da religião. 2017. (Congresso).

XI Simpósio de Ensino Religioso e II Simpósio de Educação e Religião.Espiritualidade na Escola Pública. 2017. (Seminário).

III Congresso Internacional da Faculdade EST. Comunicação: "A espiritualidade no mundo corporativo". 2016. (Congresso).

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABHR; XV SIMPÓSIO NACIONAL DA ABHR.Comunicação: "O silêncio de Deus na escola pública brasileira". 2016. (Simpósio).

Fortalecendo Laços de comunhão entre os Colégios SSpS Província Brasil Sul. 2015. (Encontro).

X Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral da Faculdades EST.ESPIRITUALIDADE E O ENFRENTAMENTO AO MAL-ESTAR DOCENTE: uma aproximação possível?. 2015. (Simpósio).

27 Congresso Internacional da SOTER: espiritualidades e dinâmicas Sociais: memória ? prospectivas. Pastoral Escolar: entre desafios e perspectivas. 2014. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADES EST - X SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO E I SIMPÓSIO DE RELIGIÃO E EDUCAÇÃO. Espiritualidade: aportes para o trabalho docente. 2014. (Congresso).

I congresso Internacional da Faculdade EST. Participante. 2012. (Congresso).

Formação de Tutores Presenciais e a Distância. 2011. (Oficina).

Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO INTEGRADO III - Elaboração de Projetos.Mapa Conceitual do Continente Africano. 2010. (Outra).

Fórum de Estudos "Leituras de Paulo Freire".Alfabetização na EJA. 2002. (Outra).

Encontro Internacional Filosofia e Educação - Fórum do Centro -Oeste sobre o ensino de Filosofia.Oficina (Vivência e reflexão sobre a prática de filosofia com crianças como processo de formação). 2001. (Oficina).

III Fórum de Estudos "Leituras de Paulo Freire".Complexo Temático. 2001. (Outra).

I Seminário de Filosofia com Crianças da Grande Porto Alegre.A Filosofia na escola: uma proposta interdisciplinar. 2001. (Seminário).

I simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia e III encontro dos Cursos de Filosofia do Sul do Brasil. 2001. (Simpósio).

II Congresso Internacional de Educação: Pesquisando e Gestando Outra Escola. 2000. (Congresso).

VII Seminário Internacional de Reestruturação Curricular - Utopia e Democracia "Os inéditos viáveis na Educação Cidadã". 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Eliseu Batista dos Santos

MOMBACH, L. A.; GELLER, Marlise. METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SITES SEGUINDO PADRÕES WEB UTILIZANDO MÍDIAS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Neiva Lourdes de Rossi

MOMBACH, L. A.; GELLER, Marlise. INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Lúcia Veleda Alves

MOMBACH, L. A.; GELLER, Marlise. A MÍDIA NA ALFABETIZAÇÃO: ultrapassando dificuldades no ensino fundamental I. 2015.

Aluno: ANA PAULA NUNES MEDEIROS

MOMBACH, L. A.; GELLER, Marlise. A GAMIFICAÇÃO INSERIDA COMO MATERIAL DE APOIO QUE ESTIMULA O ALUNO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CLEUMARA MARIA SCHMITT

MOMBACH, L. A.; GELLER, Marlise. O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Estela Maria Rodrigues da Silva

MOMBACH, L. A.; VIEIRA, M. B.; CASTILHO. M. I.. COMPLICAÇÃO OU CONTRIBUIÇÃO? O USO DO CELULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: JULIANA SCHONARTH

MOMBACH, L. A.; CASTILHO. M. I.; VIEIRA, M. B.. TECNOLOGIA E FORMAÇÃO: UMA ALIANÇA QUE REPERCUTE POSITIVAMENTE NO ENSINO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rejane Zancanaro

MOMBACH, L. A.; VIEIRA, M. B.; CASTILHO. M. I.. O BLOG COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA E RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: GISELE BRANCHER RAMOS

MOMBACH, L. A.; VIEIRA, M. B.; CASTILHO. M. I.. O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Wilson Carlos Rodrigues de Matos

MOMBACH, L. A.; VIEIRA, M. B.; CASTILHO. M. I.. A INFLUÊNCIA DA WEB COMO FATOR DE MELHORIA NO ENSINO MATEMÁTICO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MARIA DE LOURDES MORAES KESSLER

MOMBACH, L. A.; CASTILHO. M. I.; VIEIRA, M. B.. O USO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA DOCENTE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: LISIANE DA SILVA DUARTE

MOMBACH, L. A.; CASTILHO. M. I.; VIEIRA, M. B.. As novas mídias e as redes sociais: possibilidades de ampliação da aprendizagem dos alunos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Luiza Rodrigues Flores

FLORES, Maria Luiza Rodrigues; CRISTINO, Ana Paula; ELTZ, Patricia Thoma. Conselho escolar: um aliado para a gestão democrática.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Júlio Cezar Adam

Remí Klein;ADAM, Júlio Cézar; FRITSCH, R.. A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na rede municipal de educação de Sapucaia do Sul (RS). 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Teologia) - Faculdades EST.

Júlio Cezar Adam

Remí Klein; Laude Erandi Brandenburg;ADAM, Júlio Cézar. A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: uma estudo na Rede Municipal de Educação de Sapucaia do Sul (RS). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Teologia) - Faculdades EST.

Iuri Andréas Reblin

REBLIN, Iuri Andréas; SCHMITT, F.;BOBSIN, O.; SILVA, D. G. G.; MACHADO, R. F.. Língua alemã e o mito fundador do luteranismo: um estudo em escolas da Rede Sinodal de Educação. 2020. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST.

Iuri Andréas Reblin

REBLIN, Iuri AndréasBRANDENBURG, L. E.; SILVA, D. G. G.. A língua como expressão da cultura, identidade e religião de imigrantes alemães no Brasil: um olhar a partir de escolas particulares. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Teologia) - Faculdade EST.

Rosângela Fritsch

FRITSCH, R.. A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na Rede Municipal de Sapucaia do Sul (RS). 2015. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdade EST.

Patrícia Thoma Eltz

CRISTINO, A. P. R.; FLORES, M. L. R.;ELTZ, Patricia Thoma. Desafios da Gestão Escolar no enfrentamento da Síndrome de Burnout: estudo da rede municipal de educação de Sapucaia do Sul. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Remi Klein

A espiritualidade no enfrentamento ao mal-estar docente: um estudo na rede municipal de educação de Sapucaia do Sul (RS); 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia) - Faculdade EST,; Orientador: Remi Klein;

Ana Paula da Rosa Cristino Zimmermann

Desafiso da gestão escolar no enfentamento da Síndrome de Burnout: estudo na rede municipal de educação de Sapucaia do Sul; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Gestão Educacional) - Universidade Aberta do Brasil - UFSM, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Orientador: Ana Paula da Rosa Cristino Zimmermann;

Iuri Andréas Reblin

Língua alemã e o mito fundador no Luteranismo: um estudo em escolas da Rede Sinodal de Educação; Início: 2020; Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOMBACH, L. A. . Pesquisa: princípio do educar. Sonho Possível (UNILASALLE) , v. 2, p. 43-46, 2001.

  • MOMBACH, L. A. . Complexo Temático. Sonho Possível (UNILASALLE) , v. 1, p. 57-58, 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    ESPIRITUALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: Pontos e contrapontos entre a educação brasileira e a educação alemã, Descrição: O propósito desta pesquisa é analisar o lugar da espiritualidade na rede pública de ensino do Brasil, num diálogo aberto e comparativo com a rede pública de ensino da Alemanha, identificando, neste exercício, compassos e descompassos na gestão de pessoas, que visem o bem-estar dos profissionais da educação e a qualidade de ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (8) Doutorado: (12) . , Integrantes: Lauri Alfonso Mombach - Coordenador / Iuri Andráas Reblin - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Língua Alemã e o Mito Fundador no Luteranismo: Um estudo em escolas da Rede Sinodal de Educação, Descrição: O trabalho de pesquisa investiga o lugar da língua alemã em Escolas da Rede Sinodal. Articula-se com os valores religiosos confessionais e a manutenção de uma narrativa de protagonismo luterano, alimentado por um mito fundador. A língua alemã é, portanto, o objeto centra de pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lauri Alfonso Mombach - Integrante / Iuri Andráas Reblin - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, Secretaria da Educação - SMED. , Rua Marechal Deodoro, 510, Centro, 93220640 - Sapucaia do Sul, RS - Brasil, Telefone: (51) 34743308

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Eureka - Centro de Aulas

Vínculo: Sócio/Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo, Carga horária: 30

2008 - Atual

Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul

Vínculo: Funcionário Público, Enquadramento Funcional: Professor de História e Ensino Religioso, Carga horária: 20

2013 - 2018

Colégio Espirito Santo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia e Ensino Religioso, Carga horária: 18

2017 - 2017

Faculdades EST

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio docente, exigência do Doutorado Acadêmico em Teologia. Disciplinas ministradas: Pedagogia e Correntes Pedagógicas (Carga horária - 60h); Mídias na Educação (Carga horária - 30h); Produção de Material didático para cursos Lato Sensu - EAD.

2015 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de Orientação-Mídias na Educação-UFRGS, Carga horária: 20

Outras informações:
Orientação à monografia dos alunos concluintes do Curso de Especialização de Mídias na Educação - UFRGS

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor da curso de Esp. Mídias na Educação-EAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento, orientações aos cursistas, organização e dinamização dos encontros presenciais, planejamento estratégico com políticas para evitar a evasão, elaboração de relatórios e planilhas.

2008 - 2012

Prefeitura Municipal de Dois Irmãos (RS)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Religioso, Carga horária: 22

2005 - 2008

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 36

2006 - 2008

Instituto Maria Auxiliadora

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2000 - 2002

Escola La Salle de Sapucaia do Sul

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25