Guilherme Alves Ferreira

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena - EEL/USP (2012), onde atuou durante o período de 6 meses no gerenciamento do Laboratório de Meio Ambiente de junho à dezembro de 2012. Possui mestrado em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena - EEL/USP (2015), na área de Processos Catalíticos e Biocatalíticos. Atualmente atua como consultor na área da Química Ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Química

2013 - 2015

Escola de Engenharia de Lorena
Título: Ozonização catalítica do chorume do aterro sanitário de Cachoeira Paulista-SP utilizando borra de fosfato em processo batelada.,Ano de Obtenção: 2015
Hélcio José Izário Filho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Chorume; Processo Oxidativo Avançado; Ozonização catalítica; Borra de fosfato; Estruvita.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Química

2008 - 2012

Escola de Engenharia de Lorena
Título: A logística reversa de pneus no Brasil: propostas para aumento do índice de reciclagem
Orientador: Marco Antonio Carvalho Pereira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5º Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências do Ambiente e Empresariais.Ozonização catalítica do chorume com reuso de rejeito industrial de borra de fosfato em uma nova proposta de configuração de reator. 2014. (Seminário).

5º Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências do Ambiente e Empresariais.Ozonização catalítica de efluente de latícinio com uma nova proposta de configuração de reator. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Cláudio Antunes Bastos

BASTOS, L. C. A.. A logística reversa de pneus no Brasil: propostas para o aumento do índice de reciclagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena.

Marco Aurélio Kondracki de Alcântara

IZARIO FILHO, H. J.PAIVA, Teresa Cristina Brazil deALCÂNTARA, M. A. K.. Ozonização catalítica do chorume do aterro sanitário de Cachoeira Paulista - SP utilizando rejeito industrial de borra de fosfato como reagente em processo batelada. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena - USP.

Rodrigo Fernando dos Santos Salazar

IZÁRIO FILHO, H. J.SALAZAR, R.F.S.PEIXOTO, A. L. C.ALCÂNTARA, M. A. K.. Ozonização catalítica do chorume do aterro sanitário de Cachoeira Paulista-SP utilizando rejeito industrial de borra de fosfato como reagente em processo batelada. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade de São Paulo.

André Luis de Castro Peixoto

PEIXOTO, André Luís de CastroSALAZAR, Rodrigo Fernando dos SantosMarco Aurélio Kondracki de Alcântara. Ozonização catalítica do chorume do aterro sanitário de Cachoeira Paulista-SP utilizando rejeito industrial de borra de fosfato como reagente em processo batelada. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena.

Helcio José Izário Filho

IZÁRIO FILHO, Hélcio JoséPEIXOTO, André Luís de Castro; Salazar, Rodrigo F. S.;Alcântara, Marco Aurélio Kondracki. Ozonização catalítica do chorume do aterro sanitário de Cachoeira Paulista - SP utilizando rejeito industrial de borra de fosfato como reagente em processo batelada.. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena.

Helcio José Izário Filho

Izario Filho, Helcio José; PAIVA, T. C. B.;Alcântara, Marco Aurélio Kondracki. Ozonização catalítica do chorume do aterro sanitário de Cachoeira Paulista-SP utilizando rejeito industrial de borra de fosfato como reagente em processo batelada. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marco Antonio Carvalho Pereira

A logisitica reversa de pneus no Brasil: propostas para aumento do índice de reciclagem; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - USP - Escola de Engenharia de LOrena; Orientador: Marco Antonio Carvalho Pereira;

Helcio José Izário Filho

OZONIZAÇÃO CATALITICA DO CHORUME DO ATERRO SANITARIO DE CAHOEIRA PAULISTA-SP UTILIZANDO BORRA DE FOSFATO EM PROCESSO BATELADA; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hélcio José Izário Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MESSIAS, RAQUEL A. ; IZÁRIO FILHO, HÉLCIO JOSÉ ; FERREIRA, GUILHERME A. ; SILVA, OTÁVIO A. ; SIQUEIRA, ADRIANO F. ; ALCÂNTARA, MARCO A. K. . Catalytic Ozonation Using Fe 2+ in the Treatment of Dairy Effluent in a Semi-Batch Process with Recycle. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso) , v. 26, p. 1509-1519, 2015.

  • FERREIRA, G. A. ; MESSIAS, RAQUEL A. ; IZÁRIO FILHO, HÉLCIO JOSÉ . Ozonização catalítica do chorume com reuso de rejeito industrial de borra de fosfato em uma nova proposta de configuração de reator. In: 5º Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências do Ambiente e Empresariais, 2014, Lins. 5º Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências do Ambiente e Empresariais. Lins: UNILINS, 2014. v. 1. p. 69-72.

  • MESSIAS, RAQUEL A. ; FERREIRA, G. A. ; IZÁRIO FILHO, HÉLCIO JOSÉ . Ozonização catalítica de efluente de latícinio com uma nova proposta de configuração de reator. In: 5º Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências do Ambiente e Empresariais, 2014, Lins. 5º Seminário Internacional Luso-Brasileiro de Ciências do Ambiente e Empresariais. Lins: UNILINS, 2014. v. 1. p. 65-68.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena. , Estrada Municipal do Campinho, s/nº, Campinho, 12600810 - Lorena, SP - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Escola de Engenharia de Lorena

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de Química Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Prestador de serviços na área da Química Ambiental pelas seguintes atividades: 1) Auxílio nas aulas de Química Analítica Ambiental I e II; 2) Instrução, treinamento e desenvolvimento de técnicas analíticas tanto para aulas quanto para pesquisa; 3) Auxílio na execução de caracterização de efluentes; 4) Auxílio no gerenciamento do Laboratório de Meio Ambiente.

  • 2013 - 2015

    Escola de Engenharia de Lorena

    Vínculo: Bolsista (Capes), Enquadramento Funcional: Aluno (mestrado), Carga horária: 40

  • 2014 - 2014

    Escola de Engenharia de Lorena

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo. Estagiário docente nas atividades didáticas junto à disciplina de Química Analítica para Engenharia, do Departamento de Engenharia Química, aos alunos de graduação, sob a supervisão do Prof. Dr. Hélcio José Izário Filho.

  • 2014 - 2014

    Escola de Engenharia de Lorena

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo. Estagiário docente nas atividades didáticas junto à disciplina de Solos II, do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais, aos alunos de graduação, sob a supervisão do Prof. Dr. Marco Aurélio Kondracki de Alcântara.

  • 2013 - 2013

    Escola de Engenharia de Lorena

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo. Estagiário docente nas atividades didáticas junto à disciplina de Engenharia do Meio Ambiente, do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais, aos alunos de graduação, sob a supervisão do Prof. Dr. Alexandre Eliseu Stourdze Visconti.

  • 2012 - 2012

    Escola de Engenharia de Lorena

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Gerenciamento do Laboratório de Meio Ambiente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Responsável pela organização do laboratório, controle do estoque de reagentes, vidrarias e produtos de limpeza. Execução e validação de diversas técnicas analíticas para caracterização de efluentes industriais como: Demanda Química de Oxigênio (DQO); Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO); Carbono Orgânico Total (COT); nitrogênio amoniacal e total; sólidos totais e extração de óleos e graxos, além de treinamento em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC). Elaboração de procedimentos operacionais dos equipamentos (como bombas de pressão, bombas de pulso, carbono orgânico total, espectrofotômetro, bloco digestor programável), soluções (ácidos de lavagem, preparo de padrões e de reagentes) e atividades técnicas (conjunto SOxhlet, bloco digestor do nitrogênio amoniacal e total) a serem exercidas no laboratório. Implantação de sistema de qualidade para melhoria do controle dos equipamentos e de estoques, otimização de tempo e espaço. Também foram desenvolvidas em atividades colaborativas na área de pesquisa, junto à alunos de iniciação científica e de pós-graduação do Departamento de Engenharia Química, através da utilização dos diversos processos oxidativos avançados para a degradação de diferentes efluentes industriais, como chorume e veterinário, e ainda realização de análises de diversas amostras.

  • 2015 - 2016

    Prisma Ambiental

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de Química Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Consultoria através do intermédio na elaboração e implantação de um software de gestão laboratorial de uma empresa de SaaS (System as a Service) em uma empresa de análises ambientais (água, efluentes, solos, resíduos e emissões atmosféricas) atuante em Lorena (SP). Configuração dos cadastros de ensaios, legislações pertinentes, procedimentos operacionais padrão (POP), frascarias, conservantes, equipamentos, além de fornecedores e clientes. Configuração e cadastro da rotina operacional e do layout dos documentos impressos. Elaboração, desenvolvimento e requisição de diversas funções novas para o fluxo operacional do software, bem como propostas de melhorias em ferramentas e funções já existentes, para aperfeiçoamento operacional do sistema global (todas as empresas usuárias do software). Emprego de conceitos básicos de html5 e photoshop para configuração visual da área do cliente, das propostas comerciais, fichas de coleta, ordens de ensaios e relatórios de ensaio. Consultoria em análises e conceitos químicos novos a serem implantados pela empresa. Após concluída a etapa de configuração, houve a execução do treinamento dos funcionários para a operacionalidade do novo sistema pelo software, a partir do qual passou a atuar como suporte técnico.