Larissa Mendonça Barroso

Bacharela em Química Industrial pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia- ICET. Cursou no Centro Tecnológico do Amazonas- CETAM o curso técnico de Informática Industrial. Desenvolveu Projetos de Iniciação Ciêntífica na área de Biocombustíveis. Atualmente exerce função na área de Estação de Tratamento de água (ETA) e de Efluentes (ETE) em empresa privada.

Informações coletadas do Lattes em 14/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciência e Engenharia de Materiais

2018 - Atual

Universidade Federal do Amazonas
Título: SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE FeS/C PARA APLICAÇÃO EM SUPERCAPACITORES,Orientador:
LEANDRO APARECIDO POCRIFKA.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Energia Renovável; Supercapacitors; Nanomateriais.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Química Industrial

2009 - 2015

Universidade Federal do Amazonas
Título: PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO BIODIESEL PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO DE TUCUMÃ
Orientador: VALDOMIRO LACERDA MARTINS

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Escola Estadual Senador Petronio Portela

Formação complementar

2010 - 2010

Processos Químicos, Físicos e Biológicos de Tratam. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2009 - 2009

Aplicação Biotecnológica dos Recursos Genéticos. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2009 - 2009

Raio X em ANÁLISE DE PRODUTOS NATURAIS. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2008 - 2009

Informática Industrial. (Carga horária: 240h). , Centro Tecnológico do Amazonas, CETAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

BARROSO, L. M. . VII SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

6º Simpósio Nacional de Biocombustíveis.PRODUÇAO E CARACTERIZAÇAO DO BIODIESEL PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO DE TUCUMA. 2013. (Simpósio).

TRANSPARÊNCIA NA COORDENAÇÃO DE QUÍMICA INDUSTRIAL.EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS E RESULTADOS. 2013. (Seminário).

52 º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. 2012. (Congresso).

VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, IV Simpósio Interinstitucional UFAM/UEA/CETAM.VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE FONTES DE ENERGIAS RENOVÁVEIS. 2011. (Simpósio).

62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2010. (Congresso).

DEA- Dia do Estudante de Arquitetura. 2010. (Encontro).

III Simpósio Interinstitucional UFAM/UEA/CETAM.. 2010. (Simpósio).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.MINI-CURSO: RAIOX EM ANÁLISE DE PRODUTOS NATURAIS. 2009. (Simpósio).

XVIII Congresso de Iniciação Científica da Univerdade Federal do Amazonas-Icet. Aplicação Biotecnológica dos recursos Genéticos. 2009. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Vanderlei Luis Sitta Severgnini

MARTINS, V. L.; FREITAS, O. S. P.;SEVERGNINI, V. L. S.. Produção e Caracterização do Biodisel produzido a partir do óleo de Tucumã. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Amazonas.

Foi orientado por

Relem Cativo da Conceição

Produção e caracterização do biodiesel produzido a partir do óleo de tucumã; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia em Itacoatiara/ Universidade Fede; Orientador: Relem Cativo da Conceição;

Nivea Cristina Guedes Munin

Monitoria da disciplina Química Analítica Clássica Experimental; 2011; Orientação de outra natureza; (Química Industrial) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Nívea Cristina Guedes Munin;

Valdomiro Lacerda Martins

Produção e caracterização do biodiesel produzido a partir do óleo de tucumã; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Valdomiro Lacerda Martins;

Valdomiro Lacerda Martins

Otimização e validação da qualidade do biodiesel produzido a partir do óleo de tucumã; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Valdomiro Lacerda Martins;

Valdomiro Lacerda Martins

Produção e caracterização de biodiesel do óleo de tucumã; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Valdomiro Lacerda Martins;

Produções bibliográficas

  • BARROSO, L. M. ; M.L. Valdomiro . PRODUÇAO E CARACTERIZAÇAO DO BIODIESEL PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO DE TUCUMA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, P. J. F. ; M.L. Valdomiro ; BARROSO, L. M. ; BATISTA, R. F. ; SOUZA, M. C. . PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL DE PUPUNHA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARROSO, L. M. ; GUEDES, N. C. C. . VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE FONTES DE ENERGIAS RENOVÁVEIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

BARROSO, L. M. ; GUEDES, N. C. C. ; MANINI. H. V ; SILVA. A. M. P . VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE FONTES DE ENERGIAS RENOVÁVEIS. 2011. (Maquete).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Otimização e validação da qualidade do biodiesel produzido a partir do óleo de tucumã, Descrição: A crescente demanda por combustíveis a base de petróleo, aliada aos impactos ambientais devido à emissão de gases gerados durante sua queima tem instigado a busca por fontes alternativas a esses combustíveis. Nesse contexto, o óleo de tucumã surge como uma alternativa viável e promissora para substituição, total ou parcial, do óleo diesel. Com características que favorecem essa utilização como as características do óleo, o alto consumo da polpa e o descarte do caroço como resíduo, facilitam e favorecem a utilização da amêndoa do tucumã para a obtenção do óleo e, posteriormente, a produção do biodiesel. Com dados experimentais realizados em amostras em triplicatas foram possíveis obter ótimos rendimentos e parâmetros físico-químicos do óleo fixo,tanto como para o biodiesel segundo a ANP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Larissa Mendonça Barroso - Integrante / Valdomiro Lacerda Martins - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - Atual

    Produção e caracterização de biodiesel do óleo de tucumã, Descrição: O biodiesel pode ser classificado como um combustível alternativo, de natureza renovável, que oferece vantagens socioambientais ao ser empregado na substituição total ou parcial do diesel de petróleo em motores de ignição por compressão interna (motores do ciclo Diesel). Ele pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais. Quimicamente, o biodiesel é definido como éster monoalquílico de ácidos graxos derivados de lipídeos de ocorrência natural e pode ser produzido, juntamente com a glicerina, pela reação de triglicerídeos com álcool, comumente o etanol ou metanol, na presença de um catalisador ácido ou básico.Dentre as fontes de biomassa disponíveis, os óleos vegetais têm sido largamente investigados como candidatos a programas de energia renovável, pois proporcionam uma geração descentralizada de energia e um apoio à agricultura familiar criando melhores condições de vida (infraestrutura) em regiões carentes, valorizando potencialidades regionais e oferecendo alternativas a problemas econômicos e socioambientais de difícil solução. Entre as espécies oleaginosas nativas de cada região, destaca-se o tucumã do amazonas (Astrocaryum aculeatum G. Mey.) que é uma palmeira que pertence à família Arecacea, cujo mesocarpo é comestível e muito apreciado pela população do Estado do Amazonas [LORENZI, 2004]. Os frutos são de forma ovulada ou arredondada, com variação no comprimento de 31,2 a 54,2 mm e no diâmetro de 25,0 a 48,0 mm. A semente é arredondada, variando de 6,0 a 22,9mm de diâmetro [LIMA et al., 1986]. A polpa do fruto produz cerca de 37,5% de óleo amarelo e a amêndoa de 30-50% de óleo branco, ambas comestíveis [CAVALCANTE, 1996].As características do óleo, o alto rendimento, o alto consumo da polpa e o descarte do caroço como resíduo, facilitam e favorecem a utilização da amêndoa do tucumã para a obtenção do óleo e, posteriormente, a produção do biodiesel [FIGLIUOLO et al., 2004]. Além de incentivar aos empreendedores comerciantes que trabalham. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Larissa Mendonça Barroso - Coordenador / Valdomiro Lacerda Martins - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2015

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: ACADÊMICO, Enquadramento Funcional: ACADÊMICO

2013 - 2014

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR BOLSISTA, Carga horária: 30

2011 - 2011

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Monitor:Química Analítica Exp., Enquadramento Funcional: Monitor Voluntário, Carga horária: 12

2011 - 2011

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Monitor Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Bolsista, Carga horária: 12

Outras informações:
Na discipliana de Química Analítica Experimental