Fabrício Reiner de Andrade

Fabricio Reiner é Mestre em Filosofia, com especialização em Culturas e Identidades Brasileiras pela Universidade de São Paulo (USP), concluída em 2016. Bacharel e Licenciado em História pela mesma instituição, desde 2005, desenvolve uma trajetória consolidada como pesquisador e curador, colaborando com diversas instituições públicas e privadas. Entre suas principais atuações estão parcerias com o Senado Federal, Biblioteca Mário de Andrade, Atelier Maria Bonomi e Galeria Millan, além de projetos acadêmicos no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, onde investigou a história das artes.Sua dissertação de mestrado se dedicou à obra do escultor italiano Ettore Ximenes, explorando a construção de identidades nacionais brasileiras e italianas por meio de sua produção artística. Além da pesquisa acadêmica, teve papel fundamental na implementação do projeto BMA24h e na estruturação do núcleo de artes visuais da Biblioteca Mário de Andrade, fomentando a criação de exposições e iniciativas culturais na cidade de São Paulo.Como curador, participou da seleção e acompanhamento de artistas brasileiros para a Bienal de Havana em 2019, o que resultou em uma exposição paralela na capital cubana. Em 2022, ano do Centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil, co-curou a mostra "Era Uma Vez o Moderno", em parceria com o IEB-USP e o Sesi-SP, reunindo um vasto acervo de pinturas, esculturas, gravuras e documentos inéditos. A curadoria recebeu indicação de melhor exposição pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).Ainda em 2022, co-curou a exposição "Watú não está Morto", que propôs um olhar contemporâneo e decolonial sobre questões sociais e culturais brasileiras, reunindo obras de 11 artistas. Ao longo de sua atuação, mantém compromisso contínuo com a difusão da arte brasileira, promovendo reflexões críticas sobre identidade e história através de suas pesquisas e curadorias.Atualmente, realiza Doutorado em História da Cultura na Universidade de São Paulo (USP), dedicando-se à investigação das identidades culturais brasileiras por meio da obra de Emiliano Di Cavalcanti.

Informações coletadas do Lattes em 29/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História Social

2025 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Di Cavalcanti: boemia e militância em perspectiva
Orientador: Francisco Cabral Alambert Junior

Mestrado em Culturas e Identidades Brasileiras

2013 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Ettore Ximenes ? Monumentos e Encomendas (1855-1926)
, Ano de Obtenção: 2016.Mayra Laudanna.Palavras-chave: Ettore Ximenes; Escultura; Artes; Monumentos Públicos; Retórica.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação interrompida em 2007 em Letras

2007 - Atual

Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 2007

Graduação em História

2000 - 2005

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2008 - 2009

Extensão universitária em Museologia. (Carga horária: 130h). , Università per Stranieri di Siena, UNISTRASI, Itália.

2008 - 2009

Extensão universitária em Editoração. (Carga horária: 60h). , Università per Stranieri di Siena, UNISTRASI, Itália.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Letras.

Organização de eventos

ANDRADE, Fabrício Reiner de ; BAGOLIN, L. A. . Erika Malzoni - Somos restos do que fomos. 2023. (Exposição).

BAGOLIN, L. A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de ; ORTINS, M. . Watú não está morto. 2022. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de ; KREIS, N. . Marcello e a biblioteca - a formação de um jovem artista. 2022. (Exposição).

BAGOLIN, L. A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Era uma vez o moderno [1910-1944]. 2021. (Exposição).

BAGOLIN, L. A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Maria Villares - Tecendo o tempo. 2021. (Exposição).

BAGOLIN, L. A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Interconexões (artistas brasileiros na Bienal de Havana). 2019. (Exposição).

BAGOLIN, L. A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Sylvia Soares - Alice, não quero ficar entre gente maluca. 2019. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Antônio Saggese - Oxímoro. 2019. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Antônio Saggese - Hiléia. 2019. (Exposição).

BAGOLIN, L. A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . São Queiroz - Litografia e Enigma. 2018. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Alex Flemming - Série Biblioteca. 2016. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de ; BAGOLIN, L. A. . Syl São - São Syl. 2016. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . O topógrafo e o ensaísta (Militao de Azevedo e Raul Garcez). 2016. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Lapidar - Fotografias de Luciana Fátima. 2016. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Livio Abramo: insurgência e lirismo. 2016. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Francisco Maringelli e Cláudio Caropreso - Gravura na ponta da Faca. 2016. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Raul Garcez. 2015. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Torres Garcia: el niño aprende jugando. 2015. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . José Guadalupe Posada - La muerte tiene permisso. 2014. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Lugares de Aleijadinho. 2014. (Exposição).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Democracia na história. 2013. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, Fabrício Reiner de . Watú não está morto. REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS , v. 83, p. 177-190, 2022.

  • ANDRADE, Fabrício Reiner de . O Oxímoro de Antônio Saggese. RESENHAS ONLINE , v. 18, p. 211.03, 2019.

  • ANDRADE, Fabrício Reiner de . Pelo Buraco da Fechadura. Revista da Biblioteca Mário de Andrade , v. 69, p. 06-09, 2013.

  • BAGOLIN, L. A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Era uma vez o moderno [1910-1944]: uma breve história do modernismo brasileiro. 1. ed. São Paulo: SESI-SP Editora, 2022. 328p .

  • BAGOLIN, L. A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . São Queiroz: litografia e Enigma. 1. ed. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2019. v. 1. 96p .

  • SOARES, S. C. S. S. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Às vezes as pessoas não vão com a minha cara". 1. ed. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2018. v. 1. 176p .

  • ANDRADE, Fabrício Reiner de . Contribuições da Biblioteca Mario de Andrade para a autonomia educacional do cidadão. In: Bruna Lessa, Ivana Lins. (Org.). Para que serve a biblioteca pública: novas configurações para o século XXI. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 91-104.

  • SAGGESE, A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Submundo. São Paulo 2022 (Texto Publicado).

  • SAGGESE, A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Oxímoro. São Paulo 2022 (Texto Publicado).

  • DIAZ, A. ; CASARES, M. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Torres-García: el niño aprende jugando. São Paulo: BMA Edições, 2015 (Coordenação geral).

  • COELHO, T. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Maria Bonomi. São Paulo: FAPESP, 2015 (Texto Publicado).

  • LAUDANNA, Mayra ; ARAUJO, Emanoel ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . De Valentim a Valentim: a Escultura Brasileira - Século XVIII ao XX. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010 ((Colaboração. Fichamento de obras.)).

  • LAUDANNA, Mayra ; KOSSOVITCH, Leon ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Maria Bonomi: da Gravura à Arte Pública. São Paulo: Edusp/ Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007 ((Levantamento e normatização dos textos. Seleção e fichamento das obras)).

  • ANDRADE, Fabrício Reiner de . Cronologia Artística de Maria Bonomi 2006 (Texto Publicado).

Outras produções

AYER, M. ; BAGOLIN, L. A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Ateliê da Palavra ? Expresso 22-22. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BAGOLIN, L. A. ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . No centenário da Semana de 1922, Modernismo continua alvo de críticas e reflexões. 2022.

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Maria Bonomi. 2007; Tema: Artes Plásticas. (Site).

LAUDANNA, Mayra ; KOSSOVITCH, Leon ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Maria Bonomi: da Gravura à Arte Pública. 2007. ((Revisão de textos e provas)).

LIMA, Ana Paula Camargo ; LAUDANNA, Mayra ; ANDRADE, Fabrício Reiner de . Alex Flemming. 2001. ((Colaboração)).

ANDRADE, Fabrício Reiner de . Maria Bonomi. 2006 (Pesquisa e Divulgação) .

Projetos de pesquisa

  • 2001 - 2002

    A Inserção de Monumentos Hiscultóricos no Largo do Arouche: os Homenageados, os Encomendantes e os Artistas, Descrição: Levantar a importância e a história de alguns do monumentos escultóricos do Largo do Arouche e de seus artistas, de maneira a caracterizar os Monumentos como objetos integrantes da história da cidade de São Paulo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabrício Reiner de Andrade - Coordenador / Mayra Laudanna - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2017

Biblioteca Mário de Andrade

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor de Planejamento, Carga horária: 40

Outras informações:
Minha atuação na Biblioteca Mário de Andrade, ao lado do diretor Prof. Dr. Luiz Armando Bagolin, foi com o propósito de transformar a BMA em uma biblioteca modelo para a geração de novos conhecimentos na área. Instituindo novos paradigmas no que concerne ao atendimento, digitalização, preservação, conservação e difusão do acervo, contribui, decisivamente, com um projeto de modernização e fortalecimento institucional, cujo ápice foi a implementação da BMA 24h (a primeira biblioteca pública das Américas a funcionar 24 x 7).Fui também responsável pela implantação do núcleo de artes visuais da Biblioteca, promovendo e coordenando inúmeros projetos expositivos.

Atividades

  • 01/2017

    Direção e administração, Biblioteca Mário de Andrade.Cargo ou função, Diretor substituto.

2005 - 2008

Atelier Maria Bonomi

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Outras informações:
Minha função no Atelier era a de levantar documentação suficiente para compor uma biografia sobre a artista a partir de documentação primária e secundária, tais como jornais, revistas, catálogos de exposições, correspondências entre outros. Por mais de 2 anos levantei, organizei e analisei todo o acervo da artista, selecionando e discutindo com a profa. Mayra quais seriam os documentos mais indicados para se compor uma biografia artística que pudesse comtemplar, de modo coerente, diversos aspectos da vida profissional de Maria. O mesmo trabalho de levantamento, organização e análise foi realizado com as obras da artista. Criei para ela um banco de dados adaptado para as necessidades que as obras e o processo artístico de Maria exigem. Uma artista que trabalha com obras múltiplas e que tem seu processo pautado no rebatimento e reaproveitamento de matrizes não pode ter um sistema de armazenamento de dados que ignore esse processo criativo. Todo esse trabalho de base possibilitou a realização tanto do livro organizado pela profa. Mayra quanto do site institucional da artista redigido e organizado por mim.

2004 - 2005

Instituto Cultural Banco Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 40

2004 - 2004

Instituto Itaú Cultural

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 40

2002 - 2004

Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Outras informações:
Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas, uma antiga associação de socorros múltiplos fundada em 1891, que visava o resgate de sua história. Minha função inicial era a de levantar e catalogar a documentação primária conservada pelo arquivo da referida Associação, dentre os quais: atas de reuniões, livros-caixa, diplomas, fotografias, panfletos, circulares, medalhas, pinturas e esculturas. Desse trabalho de catalogação foi possível organizar uma mostra, da qual fui Curador

2001 - 2002

Instituto de Estudos Brasileiros

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Iniciação Científica financiada pela Fapesp cujo título se apresenta como: "A Inserção de Monumentos Escultóricos no Largo do Arouche: os Homenageados, os Encomendantes e os Artistas"

2017 - 2017

Senado Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoria estratégica