Amaílson Sandro de Barros

Possui Graduação em Psicologia e Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), é Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atua como docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)-Campus Cuiabá, Tutor do PET Conexões de Saberes - "Inclusão, Diversidade e Protagonismo na UFMT", Coordenador do Programa de Extensão Núcleo de Estudos e Práticas de Psicologia Social Comunitária (NUPSCO). É integrante do Núcleo de Psicologia Comunitária, Educação e Saúde (NUPCES)/PPGE- UFPR. Foi coordenador do Curso de Graduação em Psicologia/UFMT, gestão 2017-2019. Atuou como psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social do Município de Irati/PR e de Guarapuava/PR, foi professor do Curso de Psicologia da Faculdade Campo Real em Guarapuava/PR.Seus projetos de investigação e intervenção priorizam os seguintes temas: psicologia social comunitária, violência doméstica e intrafamiliar, práticas e estratégias de intervenção psicossocial, assistência social, trabalho em rede e formação profissional.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2013 - 2016

Universidade Federal do Paraná
Título: PAIS E VIOLÊNCIA CONTRA FILHOS: DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS E EDUCATIVAS SOBRE GRUPOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA NO CREAS
Maria de Fátima Quintal de Freitas.

Mestrado em Educação

2010 - 2012

Universidade Federal do Paraná
Título: Relação Teoria e Prática no Trabalho na Área da Saúde: Um Estudo a partir do Estágio dos Técnicos em Enfermagem,Ano de Obtenção: 2012
Dr. Carlos Herold Júnior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Ensino de Língua Portuguesa: Teoria e Prática

2001 - 2002

Universidade Estadual do Centro-Oeste- IRATI
Título: Polifonia, Dialogismo e Intertextualidade nas Composições de Renato Russo
Orientador: Prof. Ms. Rita Melânia Webler

Graduação em PSICOLOGIA

2004 - 2009

Universidade Estadual do Centro-Oeste- IRATI

Graduação em LETRAS

1995 - 2000

Universidade Estadual do Centro-Oeste- IRATI

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Capacitação para Profissionais do SUAS. (Carga horária: 76h). , Acordar Treinamentos Ltda, ATL, Brasil.

2011 - 2012

A Política de Assist, Social e a Gestão do SUAS. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.

2011 - 2011

II Capac. sobre violência sexual contra crianças. (Carga horária: 8h). , Rede de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes de Irati, REVCAI, Brasil.

2011 - 2011

Aval. e Interv para meninas(os) vítimas de abuso S. (Carga horária: 8h). , Rede de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes de Irati, REVCAI, Brasil.

2011 - 2011

Inteligência Social. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (PR), SEAP, Brasil.

2011 - 2011

III Capacitação da Rede de Enfrent.. à violência. (Carga horária: 8h). , Rede de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes de Irati, REVCAI, Brasil.

2011 - 2011

Violência e Abusos: Prevenção e Intervenção. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2011 - 2011

Oficina de Criatividade para Prof. da área social. (Carga horária: 56h). , Secretaria Municipal de Bem Estar Social, Habitação e Cidadania, SBESHC, Brasil.

2011 - 2011

CREAS - Construindo Metodologias de atendimento. (Carga horária: 40h). , CEDEPS Assessoria e Consultoria em Políticas Públicas, CEDEPS, Brasil.

2011 - 2011

Gestão de Conflitos nas Escolas. (Carga horária: 36h). , CEDEPS Assessoria e Consultoria em Políticas Públicas, CEDEPS, Brasil.

2009 - 2009

I Capacitação de Enfrentamento à Violência. (Carga horária: 10h). , Secretária Municipal de Educação de Irati, SMEI, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Seminários Introdutórios de Psicanálise. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste- IRATI, UNICENTRO, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Escola de Pais. (Carga horária: 48h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste- IRATI, UNICENTRO, Brasil.

2005 - 2005

Oficina de Direção Teatral. (Carga horária: 4h). , Fundação Denise Stoklos, FDS, Brasil.

2003 - 2003

Salto para o futuro I. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.

1986 - 1986

Oficina de Teatro da Casa da Cultura de Irati. (Carga horária: 186h). , Fundação Edgard e Egas Andrade Gomes, FEEAG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Assistência Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARROS, A. S. . V Semana de Psicologia "Saberes e Fazeres da Psicologia nas Políticas Públicas, Direitos Humanos e Movimentos Sociais. 2016. (Outro).

BARROS, A. S. . III Capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes do Município de Irati. 2011. (Outro).

BARROS, A. S. . I Conferência Municipal sobre Drogas. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Oficina de Capacitação - Ficha de Notificação de violência contra pessoas em situação de rua.Ficha de Notificação de violência contra pessoas em situação de rua. 2018. (Oficina).

Seminário de Educação 2016 - SEMIEDU.A escola como agente de notificação de casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes. 2016. (Seminário).

V Semana de Psicologia "Saberes e Fazeres da Psicologia nas Políticas Públicas, Direitos Humanos e Movimentos Sociais".Rede de proteção a pessoas vítimas de violência de Cuiabá/MT: Participação e processos de conscientização. 2016. (Outra).

V Semana de Psicologia "Saberes e Fazeres da Psicologia nas Políticas Públicas, Direitos Humanos e Movimentos Sociais".Violência de pais contra filhos: expressão concreta da vida cotidiana e programas de intervenção parental. 2016. (Outra).

XXI ENAPET-UFAC: Ensino. Pesquisa e Extensão: Indissociabilidadede.Mu-Danças: projeto de extensão do programa de educação tutorial "Conexões de Saberes". 2016. (Encontro).

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2015 - ?Educação e seus sentidos no mundo digital?,.NEGRITUDE E SUAS REPRESENTAÇÕES ENTRE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO. 2015. (Seminário).

IV Semana de Psicologia da UFMT As Psicologias no Brasil: O Psicólogo como historiador e sujeito histórico. 2014. (Outra).

XIX Encontro Regional da ABRAPSO Minas.Intervenção comunitária e prevenção da violência doméstica contra crianças e adolescentes: contribuições na ótica da psicologia social comunitária. 2014. (Encontro).

II Congresso Internacional de Saúde Mental, VI Congresso de Psicologia da Região Centro-Sul do Paraná, I Mostra de Práticas em Atenção Psicossocial. Abuso sexual contra mulheres no contexto das relações de conjugalidade. 2013. (Congresso).

I Simpósio sobre infância e adolescência: pensando a família e a escola. 2013. (Simpósio).

IX Conferência Municipal de Assistência Social. 2013. (Outra).

IX Conferência Municipal de Assistência Social. 2013. (Outra).

XIII Encontro Nacional da ABET.Precarização do trabalho de psicólogos paranaenses contratados por meio da modalidade pregão. 2013. (Encontro).

XVII Encontro Nacional da ABRAPSO. 2013. (Encontro).

2 Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2012. (Congresso).

I Conferência Municipal sobre Drogas. 2011. (Outra).

I Congresso Internacional de Saúde Mental. Violência Intrafamiliar e saúde mental: o que a escola tem a ver com isso?. 2011. (Congresso).

II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude. 2011. (Outra).

VIII Conferência Municipal da Assistência Social. 2011. (Outra).

Jornada Internacional de Práticas Clínicas no Campo Social.Prazer e sofrimento na atuação profissional do técnico de enfermagem. 2010. (Outra).

IV Congresso de Psicologia da Região Centro-Sul do Paraná: Psicoterapias na Contemporaneidade. 2009. (Congresso).

III Congresso de Psicologia do Centro-Sul do Paraná. Educação para a morte à luz da complexidade: de tabu a objeto de conhecimento escolar. 2008. (Congresso).

II Mostra de Psicopatologia: Os contrastes do humano retratados na Arte. 2008. (Outra).

I Seminário de Prática de Pesquisa em Psicologia. 2008. (Seminário).

XIX Seminário de Pesquisa e XIV Semana de Iniciação Cientifíca.A percepção do técnico de enfermagem sobre sua formação em tanatologia. 2008. (Seminário).

II Congresso de Psicologia da Região Centro-Sul do Paraná. Interação social na terceira idade: relato de uma experiência de estágio. 2007. (Congresso).

III Ciclo de Estudos de Psicologia do Desenvolvimento e da Saúde. 2007. (Outra).

Psicologia e Cinema: Cultura e Diversidade. 2007. (Outra).

I Congresso de Psicologia da Região Centro-Sul do Paraná e III Semana de Psicologia: Psicologia, Saúde e Comunidade. 2006. (Congresso).

Oficina de Técnica Vocal. 2006. (Oficina).

XVIII Seminário de Pesquisa, XIII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET. 2006. (Seminário).

II Ciclo de estudos sobre o desenvolvimento humano: a psicologia e a abordagem multidisciplinar do bebê. 2005. (Outra).

VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2005. (Congresso).

II Semana de Estudos de Psicologia: Abordagens Teórico-Metodológicas em Psicologia. 2004. (Outra).

Iniciação ao Teatro Essencial. 2004. (Outra).

Psicologia e Cinema. 2004. (Outra).

Semana de Estudos do Curso de Letras, DELET/I. 2000. (Outra).

Curso de Extensão Romance e Poesia Brasileira. 1999. (Outra).

A Educação no Brasil: novas perspectivas metodológicas. 1998. (Outra).

Semana de Letras. 1998. (Outra).

Curso de Extensão: Ensino-Aprendizagem da Língua Materna. 1997. (Outra).

Semana de Letras. 1996. (Outra).

Semana de Letras: Fabuloso Mundo da Literatura. 1996. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elaine Cristina da Silva

FREITAS, M. F. Q.; OLIVEIRA, L. M. P.;BARROS, A. S.; ANTUNES, M. C.; ROMANELLI, B. M. B.. Concepções a respeito da velhice e envelhecimento: um estudo documental sobre as dimensões psicossociais presentes na escrita e nos periódicos especializados. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Lygia Maria Portugal

BARROS, Amailson; FREITAS, M. F. Q.; OSORIO, J. M. F.; SANDOVAL, S. A. M.; SOUZA, J. V.; GUZZO, R. S. L.. Percepção dos educadores sociais sobre o trabalho desenvolvido nos projetos sociais. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Morgana Francini Batista

FREITAS, M. F. Q.;BARROS, A. S.; SOUZA, J. V.. Concepções de jovens sobre projetos sociais: um estudo das dimensões educativas e psicossociais. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Claudia Souza Peixoto

BARROS, Amailson Sandro de; RIBEIRO, R. L. R.; ARAUJO, R. S.; SALOME, S. P.. Construção do processo de participação coletiva de pessoas que vivenciam a doença falciforme. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Elenice Martins da Silva Santos

BARROS, Amailson Sandro de; RIBEIRO, R. L. R.; GODOY, C. B.; LINS, J. F. A. B. A.. Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes: Análise de Inquéritos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Fabíola Ferreira Souza

BARROS, A. S.; CERVO, M. R.. Cenários de Contradição: A instituição do sofrimento no acolhimento institucional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BARROS, AMAILSON SANDRO; THOMAZ, V. L. B.; ALVES, P. B.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos, para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior, na área/subárea de Psicologia Social/Psicologia Comunitária. 2018.

BARROS, A. S.; NASCIMENTO, M. A. N.; MARIANO, C. L. S.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos, para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior, na área/subárea de Psicologia Social/Psicologia Comunitária. 2018. Universidade Federal de Mato Grosso.

BARROS, A. S.; BLUM, V. L.; COTRIN, J.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos, para Provimento de Cargos na Carreira do Magistério Superior, na área/subárea de Psicologia/Intervenção Terapêutica (Abordagem Centrada na Pessoa). 2017. Universidade Federal de Mato Grosso.

BARROS, AMAILSON SANDRO. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto, Área Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia da Saúde. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Angela Maria Hidalgo

HIDALGO, Angela Maria; HEROLD JUNIOR, C.; SILVA, Graziela L.R.. Relação Teoria Prática no Trabalho Na Área de Saúde: um estudo a partir dos estágios dos técnicos em enfermagem.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Regina Chicoski

BARROS, A. S.;CHICOSKI, R.; WEBLER, R. M.; OGLIARI, M. M.. Polifonia, dialogismo e intertextualidae nas composições de Renato Russo. 2002 - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Carlos Herold Junior

HEROLD JUNIOR, C.HIDALGO, A. M.. A relação teoria e prática no trabalho na área de saúde: um estudo a partir dos estágios dos técnicos em enfermagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Carlos Herold Junior

ABREU, C. B. M.;HIDALGO, A. M.HEROLD JUNIOR, C.. As transformações no mundo do trabalho e a relação entre teoria e prática na área da saúde: um estudo a partir do estágio dos técnicos em enfermagem. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Maria de Fátima Quintal de Freitas

FREITAS, Maria de Fatima Quintal de; SOUZA, JUSAMARA; SANDOVAL, Salvador A M; CAMPOS, R. H. F.; GUZZO, Raquel Souza Lobo. PAIS E VIOLÊNCIA CONTRA FILHOS: DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS E EDUCATIVAS SOBRE GRUPOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA NO CREAS. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Daniela Viganó Zanoti

JUNIRO, C. H.; ABREU, C. B. M.; HIDALGO, A. M.; ZANOTI- JERONYMO, D. V.. As transformações no mundo do trabalho e a relação entre teoria e prática na área da saúde: um estudo a partir do estágio dos técnicos em enfermagem. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Álvaro Marcel Palomo Alves

ALVES, A. M. P.; Martins, C. R. M.; Oliveira, E. P.. A percepção do técnico de enfermagem sobre sua formação em tanatologia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Maria Tarcisa Silva Bega

FREITAS, M. F. Q.;BEGA, M. T. S.; CAMARGO, D.; YUNES, M. A. M.; SOUZA, J. V.. Pais e a violência contra filhos:dimensões psicossociais e educativas sobre grupos a partir da experiência no CREAS. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Graziela Lucchesi Rosa da Silva

HEROLD JUNIOR, C.; HIDALGO, A. M.;SILVA, Graziela L. R.. Relação teoria e prática no trabalho na área da saúde: um estudo a partir dos estágios dos técnicos em enfermagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Denise de Camargo

Quintal de Freitas, M. F.;CAMARGO,D.; YUNES, M. A. M.; SOUZA, J.; BEGA, M. T. S.. Pais e a violência contra filhos: dimensões psicossociais e educativas sobre grupos a partir de experiências no CREAS.. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Flávia Bezerra Toledo Camargo

a definir; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);

Carine Mulher Paes de Barros

Grupo de reflexão com mulheres em situação de rua: uma prática psicossocial a partir da psicologia social comunitária; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);

Leticia Vieira Dall Bello

Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários realizados com crianças e adolescentes: possibilidades e limites; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Amailson Sandro de Barros;

Carine Muller Paes de Barros

Violência doméstica contra mulheres do campo: levantamento de dados na delegacia da mulher de Cuiabá-MT; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Amailson Sandro de Barros;

Caroline Weber de Miranda

A música como forma de enfrentamento e superação da violência doméstica contra a mulher; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Amailson Sandro de Barros;

Mayara Marques Galvão

Reincidência de denúncias de violência sexual infanto-juvenil em meninos nos conselhos tutelares do município de Cuiabá-MT; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Amailson Sandro de Barros;

Isadora Silva Aquino

Violência doméstica infato-juvenil: estratégias de proteção às vítimas em delegacia especializada; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Amailson Sandro de Barros;

Rodrigo de Almeida Barradas

: A importância dos cuidados paliativos na manutenção da qualidade de vida/morte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Amailson Sandro de Barros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Herold Junior

A relação teoria e prática na área de saúde: um estudo a partir dos estágios dos técnicos em enfermagem; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Herold Junior;

Maria de Fátima Quintal de Freitas

PAIS E VIOLÊNCIA CONTRA FILHOS: DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS E EDUCATIVAS SOBRE GRUPOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIA NO CREAS; 2016; Tese (Doutorado em Educação Cultura e Tecnologia) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Maria de Fatima Quintal de Freitas;

Cláudia Regina Magnabosco Martins

A percepção do técnico de Enfermagem sobre a sua formação em tanatologia; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Claudia Regina Magnabosco Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARROS, A. S. ; ALMEIDA, M. B. F. . Estágio básico em contextos comunitários: momento práxico na formação em Psicologia Social Comunitária. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS , v. 14, p. 1-14, 2019.

  • SILVA, K. C. ; MENDES, V. O. S. B. ; MOTA, J. M. F. ; BARROS, A. S. . Cursinho Comunitário Conexões:um relato de experiência. REVISTA PEDAGOGIA - UFMT , v. 6, p. 55-60, 2019.

  • BARROS, A. S. ; FREITAS, M. F. Q. . Grupo psicoeducacional com em situação de violência contra filhos: relato de experiência. Revista de Educação Popular (Impresso) , v. 15, p. 137-148, 2016.

  • BARROS, AMAILSON SANDRO ; JUNIOR, CARLOS HEROLD . A CONCEPÇÃO DE TRABALHO PARA ALUNOS E PROFESSORES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Reflexão e Ação (Online) , v. 24, p. 162-188, 2016.

  • BARROS, A. S. ; FREITAS, M. F. Q. . Violênica doméstica contra crianças e adolescentes: consequências e estratégias de prevenção com pais agressores. Pensando Famílias , v. 19, p. 102-114, 2015.

  • BARROS, A. S. ; HEROLD JUNIOR, C. . Trabalho, Educação e Enfermagem: marco contextual da formação profissional de nível médio em saúde. Revista HISTEDBR On-line , v. 13, p. 231-248, 2013.

  • BARROS, A. S. ; HEROLD JUNIOR, C. . O estágio curricular como momento práxico no curso técnico de enfermagem: unidade entre teoria e prática?. Boletim Técnico do SENAC , v. 39, p. 122-139, 2013.

  • BARROS, A. S. . Trabalho Alienado e Sofrimento na Formação Profissional do Técnico de Enfermagem. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online) , v. 8, p. 214-234, 2013.

  • BEURON, T. A. ; MATOS, R. D. ; BARROS, A. S. ; GROHMANN, M. Z. . Trabalho, Poder e Identidade: o caso de uma associação autogestionária familiar de produção agrícola. Adm. MADE (Universidade Estácio de Sá) , v. 15, p. 63-81, 2011.

  • BARROS, A. S. ; MARTINS, C. R. M. . A percepção do técnico de enfermagem sobre sua formação em tanatologia. Revista de Psicologia da UNESP , v. 8, p. 110-121, 2009.

  • Bellato, Iris Clemente de Oliveira ; Lopes, Matheus Bassan Alvino Brombim ; BARROS, Amailson Sandro de . RODAS DE CONVERSA COM IDOSOS: ESPAÇO DE SIGNIFICAÇÕES E DE ENFRENTAMENTOS EM TEMPOS AUSTEROS. In: Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos. (Org.). Lacres Instituídos pela Sociedade e Enfrentamentos em Tempos de Exceção. 1ed.Ponta Grossa - Paraná: Atena Editora, 2019, v. , p. 165-176.

  • SANTOS, C. L. ; LOPES, G. W. ; BARROS, A. S. . OFICINA PSICOSSOCIAL COMO PRÁTICA DE PREVENÇÃO AO ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. In: Juliano Del Gobo. (Org.). A psicologia frente ao contexto contemporâneo 2. 01ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 159-169.

  • SILVA, J. G. S. P. ; MARQUES, T. P. ; BARROS, A. S. . A educação biocêntrica e o processo educativo histórico-social como ferramentas de autoaceitação e emancipação de crianças. In: 25º SEMIEDU 2017 - Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes, 2017, Cuiabá. Anais do 25º SEMIEDU 2017/ EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE CULTURAIS, SUJEITOS E SABERES, 2017.

  • BARROS, A. S. ; MIRANDA, C. W. . O uso da música em intervenções psicossociais com grupo de mulheres vítimas de violência. In: 25º SEMIEDU 2017 - Educação, Diversidades Culturais, Sujeitos e Saberes, 2017, Cuiabá. Anais do 25º SEMIEDU 2017/ EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE CULTURAIS, SUJEITOS E SABERES, 2017.

  • BARROS, A. S. ; AQUINO, I. S. ; GALVAO, M. M. . A escola como agente de notificação de casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes. In: Seminário de Educação 2016: Saberes e identidades: Povos, culturas e educações, 2016, Cuiabá. Anais SemiEdu 2016, 2016. v. 01.

  • BARROS, Amailson . Rede de proteção e apoio social nos casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes: Processo de conscientização de pais agressores. In: SemiEdu - Seminário de Educação, 2015, Cuiabá. Anais SemiEdu 2015, 2015.

  • BARROS, A. S. ; SIQUINEL, C. B. . Abuso sexual contra mulheres no contexto das relações de conjugalidade. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental, 2013, Irati. Anais do Congresso Internacional de Saúde Mental, 2013. v. 2.

  • BARROS, A. S. . Precarização do trabalho de psicólogos paranaenses contratados por meio da modalidade pregão. In: XIII Encontro Nacional da ABET - Trabalho, desenvolvimento e sociedade no contexto de crise global, 2013, Curitiba. XIII Encontro Nacional da ABET, 2013.

  • BARROS, A. S. . Violência Intrafamiliar e Saúde Mental: o que a escola tem a ver com isso?. In: I Congresso Internacional de Saúde Mental, 2011, Irati. I Congresso Internacional de Saúde Mental, 2011.

  • BARROS, A. S. ; BEURON, T. A. . Prazer e Sofrimento na atuação profissional do técnico de enfermagem. In: I Jornada Internacional de Práticas Clínicas no Campo Social, 2010, Maringá. Anais da I Jornada Internacional de Práticas Clínicas no Campo Social, 2010.

  • BEURON, T. A. ; MATOS, R. D. ; BARROS, A. S. . Modelo Democrático de Gestão: o caso de uma associação. In: Congresso Internacional de Administração ADM 2010, 2010, Ponta Grossa. Anais do Congresso Internacional de Administração, 2010.

  • BARROS, A. S. ; SIQUINEL, C. B. ; KUSNIK, K. . Intervenção psicossocial com grupo de crianças vítimas de violência doméstica. In: II Congresso Internacional de Saúde Mental, 2013, Irati. Anais do Congresso Internacional de Saúde Mental, 2013. v. 2.

  • BARROS, A. S. ; SIQUINEL, C. B. . Grupos com pais de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica: contribuições da Psicologia Comunitária. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis. Anais do XVII Encontro, 2013.

  • BARROS, A. S. ; MARTINS, C. R. M. ; BEURON, T. A. . A percepção do Técnico de Enfermagem sobre sua formação em Tanatologia. In: XIX Seminário de Pesquisa e XIV Semana de Iniciação Científica, 2008, Irati. Anais do XIX Seminário de Pesquisa e XIV Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO, 2008, 2008.

  • FREITAS, M. F. Q. ; BARROS, Amailson . Intervenção comunitária e prevenção da violência doméstica contra crianças e adolescentes: contribuições na ótica da psicologia social comunitária. In: XIX Encontro Regional da ABRAPSO Minas, 2014, Betim. XIX Encontro Regional da ABRAPSO de Minas Gerais, 2014.

  • BARROS, A. S. ; MARTINS, C. R. M. . Reflexão do trabalho de técnico em enfermagem: entre o prazer e o sofrimento. In: IV Congresso de Psicologia da Região Centro-Sul do Paraná, 2009, 2009, Irati. Anais do IV Congresso de Psicologia da Região Centro-Sul do Paraná, 2009, 2009.

  • BARROS, A. S. . Educação para a morte à luz da complexidade: de tabu a objeto de conhecimento escolar. In: III Congresso de Psicologia do Centro-Sul do Paraná, 2008, Irati. Anais do III Congresso de Psicologia do Centro-Sul do Paraná, 2008.

  • SIMIONATO, M. L. ; ALVES, A. M. P. ; BARROS, A. S. . Interação social na terceira idade: relato de uma experiência de estágio. In: II Congresso de Psicologia da Região Centro-Sul do Paraná, 2007, Irati. Anais do II Congresso de Psicologia da Região Centro-Sul do Paraná-UNICENTRO/2007, 2007.

  • BARROS, C. M. P. ; BARROS, A. S. . A prática psicossocial a partir da Psicologia Social Comunitária por meio de grupos de reflexão com mulheres em situação de rua, na rua. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, V. O. ; RANGEL, C. F. ; BARROS, A. S. . As dimensões de classe, ético-raciais e de gênero nas obras de Carolina Maria de Jesuas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, Amailson . As Contribuições da Psicologia Social Comunitária para as Práticas da Psicologia na Assistência Social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Amailson ; JESUS, J. M. ; ARANTES, J. H. M. . Rede de proteção a pessoas vítimas de violênica de Cuiabá/MT: participação e processos de conscientização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, A. S. . Violência de pais contra filhos: expressão concreta da vida cotidiana e programas de intervenção parental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RODRIGUES, M. F. P. ; SILVA, L. J. ; BARROS, A. S. . A Psicologia Social Comunitária no Núcleo de Atendimento Familiar do Sistema Socioeducativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, A. S. . Violência Sexual contra crianças e adolescentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLMEDO, K. M. ; SILVA, K. J. D. ; BARROS, A. S. . Mu-Danças: Projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial 'Conexões de Saberes'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, Amailson . Violência contra crianças e adolescentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Amailson . Aspectos psicossociais da violência doméstica contra crianças e adolescentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Amailson . Violência doméstica: a questão da notificação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Amailson ; FREITAS, M. F. Q. . Intervenção comunitária e prevenção da violência doméstica contra crianças e adolescentes: contribuições na ótica da psicologia social comunitária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, A. S. . Prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, A. S. ; SIQUINEL, C. B. . Grupos com pais de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica: contribuições da Psicologia Comunitária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, A. S. . Circulo de Diálogo da Juventude - Pela Cultura da Paz. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, A. S. . O trabalho Psicossocial com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, A. S. ; SIQUINEL, C. B. ; KUSNIK, K. ; LUKAVY, M. . Cuidar e educar sem violência: o trabalho com grupos de pais de crianças e adolescentes assistidas em um centro de referência especializado de assistência social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, A. S. . Relação teoria e prática na área da saúde: um estudo a partir do estágio dos técnicos em enfermagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, A. S. . Tanatologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, A. S. . Trabalho Comunitário e Redes Sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, A. S. . Violência Intrafamiliar e Saúde Mental: o que a escola tem a ver com isso?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS, A. S. . Violência Contra Crianças e Adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, A. S. . Procedimentos, encaminhamentos e abordagens com crianças e adolescentes vítimas de violência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, A. S. ; BEURON, T. A. . Prazer e Sofrimento na Atuação Profissional do Técnico de Enfermagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BEURON, T. A. ; MATOS, R. D. ; BARROS, A. S. . Modelo Democrático de Gestão: o caso de uma associação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS, A. S. ; GOMES, L. C. ; ALVES, A. M. P. . Alcoolatras Anônimos como uma instituição social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • POTTKER, R. S. ; DIGIOVANNI, A. M. P. ; VALENTE, C.A.L. ; MOLINARI, A. P. ; BARROS, A. S. ; GHEDIN, D. ; PIERRI, D. S. ; ANDRADE, E. D. ; HASSE, K. ; NEVES, M. G. ; HARMATIUK, M. ; SENS, R. F. ; SILVA, R. M. ; SOLER, V. T. . Escola de Pais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARROS, Amailson . Parecer Ad-hoc Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais 1.2017. 2017.

BARROS, Amailson . Parecer Ad-hoc Revista Estudos de Psicologia (NATAL) 1.2016. 2016.

BARROS, Amailson . Parecer Ad-hoc Revista Educação Pública UFMT 1.2016. 2016.

BARROS, A. S. ; OLIVEIRA, A. S. ; VUOLO, V. C. M. ; CANAVARROS, D. B. ; BARTH, L. F. B. . Saúde Mental Infanto-Juvenil: avanços, impasses e desafios. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FREITAS, M. F. Q. ; PEREIRA, T. S. ; BARROS, A. S. . Histórias e avanços da psicologia social no Brasil e na América Latina. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARROS, A. S. ; LUCCA, J. A. ; SANTOS, K. A. ; RAUCH, M. C. A. ; MARINSKI, J. ; PRZYBYCZ, T. R. . A institucionalização do idoso em Irati e região. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ARANTES, J. H. M. ; BARROS, AMAILSON SANDRO ; JESUS, J. M. ; GOLLIN, A. T. ; PINTO, A. ; OLIVEIRA, E. ; ROCHA, M. M. T. ; TOMAZ, M. ; MONTEIRO, R. E. ; OLIVEIRA, S. S. ; ARAUJO, V. J. . Guia de Serviços da Rede Intersetorial Local de Atendimento A Pessoas em Situação de Violência Interpessoal e Autoprovocada. 2017. (Guia de Serviços).

BARROS, A. S. . Capacitação em Notificação Intersetorial de Violência Interpessoal e Autoprovocada. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, Amailson . Pesquisas e Educação não-formal: utilização de recursos metodológicos em contextos não usuais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, A. S. . O trabalho do psicólogo com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, A. S. . I Capacitação para instrutores do Programa PETI: A atuação do educador no programa de erradicação do trabalho infantil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, A. S. . Os Carneirinhos de Belém. 2007. Teatral.

BARROS, A. S. . Paisagem Através do Espelho. 2007. Teatral.

BARROS, A. S. ; CAMARGO, C. ; KARAN, C. ; SOUZA, C. L. . Máscaras. 2006. Teatral.

BARROS, A. S. . O Boi e Burro no Caminho de Belém. 2005. Teatral.

BARROS, A. S. ; CAMARGO, C. ; KARAN, C. ; WOLSKI, N. R. ; FERREIRA, K. O. . Romeu e Julieta. 2005. Teatral.

BARROS, A. S. ; CAMARGO, C. . Trotes e Galopes. 2004. Teatral.

BARROS, A. S. ; WOLSKI, N. R. ; CAMARGO, C. ; WOLSKI, C. ; SUSKO, N. ; KARAN, C. . Tributo à Denise Stoklos. 2002. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Formação e práticas de atuação da psicologia em contextos comunitários e nas políticas públicas: Alcances, Desafios e Possibilidades, Descrição: Pensar a formação e as práticas de atuação da psicologia no campo comunitário e nas políticas públicas se torna relevante se considerado o fato de que a inserção de profissionais de Psicologia em diversos contextos comunitários tem se fortalecido nas últimas décadas via políticas públicas de Saúde e de Assistência Social. Visando este cenário, os estudos desse projeto englobam desde reflexões sobre as vivências de estágios básicos e específicos dos estudantes do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso em contextos comunitários - portanto o período de formação ? as práticas de intervenção a fim de problematizar os alcances, os desafios e as possibilidades de atuação da psicologia nesses contextos e em suas variadas temáticas de intervenção. O referencial teórico adotado para a condução desta pesquisa é o da psicologia social comunitária. A escolha por esse referencial justifica-se pela relevância de suas produções científicas ao processo de formação e atuação da psicologia em contextos comunitários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica, bibliográfica e documental que tem como objetivo geral problematizar a formação e as práticas de atuação da psicologia em contextos comunitários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Amailson Sandro de Barros - Coordenador / Carine Muller Paes de Barros - Integrante / Marion Barros Ferreira - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Compreensão teórico-prática do trabalho com grupo de pais envolvidos em situação de violência doméstica infanto-juvenil: contribuições da Psicologia Social Comunitária, Descrição: O referido projeto reporta-se a ideia de um trabalho de intervenção psicossocial que supere a noção de homem e de violência isoladoa do mundo e de uma representação que minimiza e banaliza a violência doméstica contra crianças e adolescentes a partir da culpabilização e responsabilização única e exclusiva dos sujeitos que a praticam, desvinculando a partir desse discurso o contexto político, econômico, social e cultural das famílias onde ela corre. Ressalta-se que concepção teórica adotada nesta pesquisa expressa o compromisso pela construção de um coletivo autônomo, comunitário e solidário. Ao considerar o modo ativo e transformador do homem na sua interação com e no mundo rompe-se com o caráter positivista de situá-lo como um ser isolado, a-histórico, experimental, coisificado e distinto de seu grupo. Sendo assim, a compreensão de homem e de violência doméstica aqui adotada passa necessariamente pela compreensão das determinações e contextualizações das relações sociais construídas e promovidas pelos homens e pelos significados destas relações por eles próprios atribuídos. Nessa direção os aportes da Psicologia Social Comunitária e da Educação Popular voltados para diversas problemáticas sociais demonstram uma possibilidade de diálogo em torno da formação de sujeitos coletivos que tenham consciência crítica de suas ações e participação ativa no processo de superação da violência doméstica. Avançar na produção do conhecimento acadêmico em Psicologia Social Comunitária, tomando a práxis do trabalho psicossocial com os agressores é uma forma também de avançar na responsabilidade da universidade com os temas da vida cotidiana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amailson Sandro de Barros - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Paraninfo da Turma de Psicologia da Faculdade Campo Real, Faculdade Campo Real.

2013

Professor homenageado, nome de turma, pelos formandos de Psicologia, Faculdade Campo Real.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagem - Departamento de Psicologia. , Universidade Federal de Mato Grosso, Boa Esperança, 78060900 - Cuiabá, MT - Brasil, Telefone: (65) 36281219, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Disciplinas: Estágio Básico em Contextos Comunitários, Estágio Supervisionado Específico em Contextos Socioeducativos I, Estágio Supervisionado Específico em Contextos Socioeducativos II

  • 2017 - 2019

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenação do Curso de Psicologia, Estágio Supervisionado Específico II.

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Psicologia Social da Saúde; Psicologia Social I; Estágio Básico em Contextos Comunitários.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas: Psicologia Social da Saúde, Psicologia Hospitalar, Psicologia da Educação (Curso de Filosofia), Teorias e Sistemas em Psicologia (Curso de Filosofia).

  • 2013 - 2014

    FACULDADE CAMPO REAL

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Psicologia, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas Psicologia e Tanatologia, Clínica Social do Trabalho.

  • 2012 - 2014

    FACULDADE CAMPO REAL

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Psicologia, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas: Psicologia e Assistência Social, Psicologia nas Instituições, Psicologia e Tanatologia.

  • 2012 - 2014

    FACULDADE CAMPO REAL

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Projeto ATITUDE BONITA, Carga horária: 2

  • 2012 - 2013

    FACULDADE CAMPO REAL

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Núcleo Docente Estruturante de Psicologia, Carga horária: 2

  • 2013 - 2014

    Secretaria Municipal de Saúde de Irati

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

  • 2011 - 2013

    CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuava no PAEFI, prestando atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e abuso sexual, e a mulheres e idosos vítimas de violência doméstica.

  • 2008 - 2008

    Centro de Referência de Assistência Social

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Psicologia

  • 2002 - 2010

    Colégio São Pedro Canísio

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

  • 2005 - 2005

    Universidade Estadual do Centro-Oeste- IRATI

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Ministrante de Oficina de Teatro, Carga horária: 2

  • 2003 - 2003

    Universidade Estadual do Centro-Oeste- IRATI

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Ministrante de Oficina de Teatro, Carga horária: 2

  • 2000 - 2000

    Universidade Estadual do Centro-Oeste- IRATI

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Estudos Linguísticos, Carga horária: 12

  • 2012 - 2016

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Doutorando

    Atividades

    • 05/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educaçãp, .,Linhas de pesquisa