MARIANA BORGES DOS SANTOS
É Bacharel em Design pelo IFSul e Mestranda em Psicologia Clínica - Núcleo de Estudos da Subjetividade, pela PUC-SP.
Informações coletadas do Lattes em 14/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Psicologia (Psicologia Clínica)
2018 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Orientador: Suely Belinha Rolnik;
Graduação em Design
2011 - 2018
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Título: Curadoria de Si: ensaio cartográfico sobre a autoria no processo de formação de uma designer
Orientador: Mariana Piccoli
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Comunicação Visual
2009 - 2011
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Formação complementar
2017 - 2017
After Effects. (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2016 - 2016
Translators 2k16. (Carga horária: 10h). , FLAGCX The Creative Disruption Network, FLAGCX, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Francês. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Organização de eventos
BORGES, M. S. . BRAINSTORM SA - Semana Acadêmica do Design IFSul. 2015. (Congresso).
Participação em eventos
IV Seminário de Design do IFSul - Design: Trajetórias e Perspectivas. 2015. (Seminário).
R Design Sul Integração. 2015. (Encontro).
6ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul.Design emocional: corpo, subjetividade e espaços de formação. 2013. (Outra).
6ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul.Design emocional: corpo, subjetividade e espaços de formação. 2013. (Outra).
6ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul.Ponto de Vista: Ciclo de Cinema e Design. 2013. (Outra).
6ª Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul.Cinema e Design: Cultura e Imaginário na Criação de Cartazes de Filmes. 2013. (Outra).
III Seminário Integrador Escrileituras. 2013. (Seminário).
V Colóquio Internacional Educação e Contemponeidade.Design Emocional: formação estética e política do corpo. 2013. (Outra).
Integra Design - Semana Acadêmica UFPel/IFSul. 2012. (Congresso).
Comissão julgadora das bancas
PICCOLI, M.; MARGARITES, A. P. F.; FONSECA, R. H. L.; ROCHEFORT, C. C.. Curadoria de Si: ensaio cartográfico sobre a autoria no processo de formação de uma designer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
PICCOLI, M.; MARGARITES, A. P. F. M.; FONSECA, R. H. L.;ROCHEFORT, C. C.. Curadoria de si: ensaio cartográfico sobre autoria no processo de formação de uma designer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
PICCOLI, M.; MARGARITES, A. P. F.;LUNARDELLO FONSECA, R. H.; ROCHEORT, C. C.. Curadoria de Si: ensaio cartográfico sobre a autoria no processo de formação de uma designer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
PRATES, F. C.; Severo; Giannakos. DO MANDADO INJUNÇÃO COMO GARANTIA IMEDIATA DE EFETIVIDADE DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS NO CASO CONCRETO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontificia Universidade Católica do RS.
Severo, Alvaro Vinicius Paranhos;GIANNAKOS, A. M.; Prates, Flavio Cruz. Do Mandado de Injunção como Garantia Imediata de Efetividade dos Direitos Constitucionais no Caso Concreto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SEVERO, Á. V. P.GIANNAKOS, Angelo. M.PRATES, F. C.. DO MANDADO INJUNÇÃO COMO GARANTIA IMEDIATA DE EFETIVIDADE DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS NO CASO CONCRETO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Foi orientado por
Curadoria de Si: ensaio cartográfico sobre a autoria no processo de formação de uma designer; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Design) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Mariana Piccoli;
Desing emocional; Indagar expressões de saberes em processos de formaçãosores; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Fundação IFSUL; Orientador: Cynthia Farina;
Estágio em Design; 2012; Orientação de outra natureza; (Design) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense; Orientador: Daniela Velleda Brisolara;
Mulheres rurais e o Movimento das Mulheres Camponesas - passos em busca da efetivação de seus direitos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado; Orientador: Marina Rocha Moreira;
DO MANDADO INJUNÇÃO COMO GARANTIA IMEDIATA DE EFETIVIDADE DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS NO CASO CONCRETO; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Álvaro Vinícius Paranhos Severo;
Produções bibliográficas
-
BORGES DOS SANTOS, MARIANA ; PICCOLI, MARIANA . O gesto autoral em favor de uma outra ética no Design. Revista Poliedro , v. 2, p. 116-134, 2018.
-
BORGES, M. S. ; FARINA, C. . Design Emocional: formação estética e política do corpo. In: III Seminário Integrador Escrileituras - V Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2013, Pelotas. III Seminário Integrador Escrileituras - V Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2013. v. III.
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Ensaios com o sensível na literatura pedagógica. Indagar expressões de saberes na formação de professores, Descrição: O problema de pesquisa a ser abordado neste projeto envolve situações de sala de aula em que professores-pesquisadores, em diferentes níveis de atuação, viveram situações onde seus saberes e habilidades docentes foram impugnados de maneira flagrante e geraram um tipo de aprendizagem por parte deles. Perguntamos se considerar a dimensão sensível diagnosticada nesses processos de aprendizagem e fazer uso dela nos permitirá uma relação de comunicação ou, mais bem, de comunidade, entre o discurso acadêmico-científico do pesquisador e a prática pedagógica do professor em sala de aula. O objetivo amplo do projeto é considerar a dimensão sensível constituinte da aprendizagem na formação de professores e fazer uso dela para estabelecer uma real comunicação entre os saberes acadêmico-científicos produzidos por pesquisadores, e a prática pedagógica do professor em sala de aula, através da literatura pedagógica. O compromisso que se estabelece aqui é o de aliar pesquisa ao ensino e à extensão, oferecendo, por exemplo, à rede pública municipal e estadual de Pelotas não um modelo de literatura pedagógica para a Formação Continuada de professores, mas, 1- o rigor na experimentação e elaboração de uma literatura fundamentada na experiência intensiva de professores em sala de aula, cujas práticas se modificam e os modificam, a partir deste espaço; 2- que a prática docente de todos nós, professores pesquisadores, formadores e em formação, possa estar em experimentação, a partir do contato com as forças das experiências de outrem e de nós mesmos. Nesse sentido, o método de trabalho escolhido é o cartográfico, com a recolha de informações por meio de entrevistas filmadas e escritas com professores colaboradores de grupos de pesquisa parceiros, para a elaboração de material videográfico e escrito com o objetivo de proporcionar formação continuada a professores em atividade escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Mariana Borges dos Santos - Integrante / Cynthia Farina - Coordenador.
-
2006 - Atual
Grupo de Pesquisa em Educação e Contemporaneidade: Experimentações com Arte e Filosofia - EXPERIMENTA, Descrição: O Grupo de pesquisa EXPERIMENTA estuda e investiga as transformações nos processos de formação atuais. Parte das perguntas que fazem as filosofias da diferença (especialmente, os filósofos Deleuze e Guattari e Foucault) e as práticas estéticas atuais aos modos de fazer e pensar da atualidade, para indagar os processos de subjetivação no campo da educação. Atualmente desenvolve a pesquisa "Educação movente: saber e subjetivação na contemporaneidade", de maneira conjunta com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Os objetivos do grupo sao: -questionamento da formação docente como condição de possibilidade reflexiva sobre as transformações dos limites entre ciência, arte e filosofia; -tratamento do exercício da docência de maneira experimental através da conjugação dos âmbitos da experiência, da subjetividade e do saber; -fomento da relação entre prática pedagógica e prática de pesquisa, apoiadas na Filosofia da Diferença -abordagem das práticas estéticas atuais como território privilegiado de problematização dos modos de produção (subjetivos, epistemológicos, docentes) na contemporaneidade; -experimentação de formas de expressão atuais com vistas a potencializar variações nas práticas docentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Borges dos Santos - Integrante / Larissa Luz - Integrante / Cynthia Farina - Coordenador / Roselaine Machado Albernaz - Integrante / Alberto D'avila Coelho - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2017
Universidade Federal de PelotasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluna voluntária, Carga horária: 5
Outras informações:
Participou do Projeto de Extensão Patafísica: mediadores do imaginário, do Centro de Artes/UFPel através das ações de mediação na Galeria A SALA (C.A./UFPel), assim como das reuniões de estudo e de elaboração das proposições de mediação. Sob coordenação e orientação de Carolina Corrêa Rochefort.
2013 - 2013
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BIC/IFSUL, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulVínculo: Estágio não obrigatório, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estagiária na Coordenadoria de Design do IFSul, responsável pela criação dos materiais gráficos e digitais de comunicação interna e externa da Coordenadoria citada e dos seus cursos relativos: Técnico em Comunicação Visual; Técnico em Design de Móveis; Bacharelado em Design.
Você é MARIANA BORGES DOS SANTOS?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARIANA BORGES DOS SANTOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?