MARIA JOSÉ SARNO

Possui graduação de Bacharel em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1975) e em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (2006). É mestre em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social do Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), área de concentração Trabalho e Relações Sociais. Possui Pós-graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-graduação em Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes. É Analista em C&T Sênior III - aposentada, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do Ministério de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Amazônia Legal/MMA.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Serviço Social

2005 - 2007

Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Título: Alguns Recantos da Maré: Uma Aproximação Preliminar aos seus Modos de Apropriação do Espaço Vivido,Ano de Obtenção: 2007
Maria Helena Tenório de Almeida.

Especialização interrompida em 2009 em Especialização em Psicanálise e Saúde Mental

2009 - Interrompido

Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2009

Especialização em Gestão Estratégica

1997 - 1997

Universidade Candido Mendes
Título: EDUCAÇÃO & LIDERANÇA Gestão e papel político na determinação das práticas Humanas e Organizacionais no Projeto de Desenvolvimento de Lideranças - Ideal (1996 - 1997)
Orientador: Ricardo Luíz Silveira da Costa

Especialização em Educação

1982 - 1982

UniversidadeEstadual do Rio de Janeiro
Título: Não foi exigida. Foi um curso de nivelamento ao Mestrado em Educação, com valor de especialização - Pós-gtaduação lato-sensu

Graduação em Psicologia

2002 - 2006

Universidade Santa Úrsula
Título: Seminário Grupo de palavra: Uma Experiência de Ressignificação Psicossocial da Liderança
Orientador: Renata Tapioca

Graduação em Bacharel em Economia

1971 - 1975

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Cultura, Saber e Natureza: Método e Experiência de. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2006 - 2009

Treinamento Profissional em Atividade. , Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria/HUPE.

2005 - 2006

Estágio em Saúde Mental - técnica de referência. (Carga horária: 594h). , Hospital Psiquiátrico de Jurujuba/Niterói.

1996 - 1996

A Função Gerencial. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais.

1984 - 1984

Técnicas Visuais em Educação. (Carga horária: 1984h). , Cineduc.

1978 - 1978

Extensão universitária em Extensão e aperfeiçoamento em Economia. (Carga horária: 428h). , Centro de Extensão e Aperfeiçoamento Ltda..

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Política.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Psicanálise.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XV Simpósio Internacional sobre tabaco, Álcool e outras Drogas. 2012. (Simpósio).

IV Simpósio do Programa de Pós-graduação em Psicanálise I Colóquio Internacional Psicanálise e Arte: Saber fazer com o Real. 2007. (Simpósio).

Diálogos com Hannah Arendt Espaço Público e Política. 2006. (Seminário).

1 Encontro Franco-Brasileiro de Psicanálise e Direito: Sujeito, Crime e Lei. 2004. (Encontro).

A Relação de Objeto e a Clinica na Contemporaneidade. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena Tenôrio de Almeida

ALMEIDA, M. H. T.; CABRAL, M. F.; BATISTA, Tatiane Alves. ALGUNS RECANTOS DA MARÉ; UMA APROXIMAÇÃO PRELIINAR AOS SEUS MODOS DE APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria de Fátima Cabral Marques Gomes

Alves, T.;GOMES, M. F. C. M.; ALMEIDA, Maria Helena Tenório de. Alguns Recantos da Maré - uma aproximação preliminar aos seus modos de paropriação do espaço vivido. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tatiane Alves Baptista

BAPTISTA, T. A.; TENORIO, M. H.; Gomes, Maria de Fátima Cabral M.. Alguns recantos da Maré: uma aproximação preliminar aos seus modos de apropriaçãodo espaço vivido. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Helena Tenôrio de Almeida

ALGUNS RECANTOS DA MARÉ: Uma Aproximação Preliminar Aos Seus Modos de Apropriação do spaço Vivido; 2007; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Helena Tenorio de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BOMFIM, M. J. S. e SARNO, M.J. ; Brasil anos 90: a questão social. Fundação de Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP/SP, 1989.

  • BOMFIM, M. J. S. e SARNO, M.J. ; Alguns recantos da Favela da Maré, em referência aos seus modos de apropriação do espaço vivido Rumo ao Neo-remocionismo? . In: 3er Encuentro Interamericano de Salud Mental, da Asoc. Argentina de Profesionales de salud mental AASM, 2008, Buenos Aires. Modernidad Tecnologia y Síntomas Contemporâneos: perspectivas clínicas, sociales, políticas y filosoficas.. Buenos Aires: Asoc. Argentina de Profesionales de salud mental AASM, 2008. p. 811-813.

  • BOMFIM, M. J. S. e SARNO, M.J. ; Elaboração e coordenação de seminários institucionais de desenvolvimento de equipes e planejamento estratégico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BOMFIM, M. J. S. e SARNO, M.J. ; Alguns recantos da Favela da Maré, em referência aos seus modos de apropriação do espaço vivido . 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BOMFIM, M. J. S. e SARNO, M.J. ; I Treinamento Vivencial da Rede Hospital Universitário Pedro Ernesto- HUPE/UERJ. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BOMFIM, M. J. S. e SARNO, M.J. ; A Arte da Equipe. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BOMFIM, M. J. S. e SARNO, M.J. ; Gestão Pública e Governo .. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BOMFIM, M. J. S. e SARNO, M.J. ; Trabalho Feminino - valorização e discriminação. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Projeto Laços com a Memória, Descrição: Propiciou o compartilhar narrativas de trajetórias e a contação de histórias - incluindo mitos indígenas sobre as árvores - promovendo o trabalho de ressignificação histórico-cultural e difusão do patrimônio do JBRJ, em especial, os espaços tombados do Sítio Arqueológico Casa dos Pilões e do Arboreto. Implicou na realização dos eventos:Seminário Laços com a Memória e Ação em Cantos de Prosa Oficina de Pesquisa e Contação de Histórias e compreendeu articulações e parcerias com o Paço Imperial, FUNAI, Museu do Índio, Arquivo Nacional, UERJ, UNIRIO, MIS, ONG Observatório de Favelas, Museu da Maré, Aldeia Guarani Tekoá Itarypu e PAC Canteiro Social da Rocinha que subsidiaram aproximações às diversas temáticas e seus palestrantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Jose Sarno - Coordenador / Edson M. Felisberto - Integrante / Sonia M. Barreiros - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Projeto Acervo Institucional, Descrição: Inventário, registro patrimonial e regularização junto ao IPHAN, das peças das coleções arqueológicas dos Sítios Antiga Sede do Engenho de N. Sra. da Conceição da Lagoa e Casa dos Pilões e demais peças do acervo institucional do Instituto de Pesquisas JBRJ/MMA. Elaboração do Catálogo Preliminar das peças do Acervo Institucional. Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN, Arquivo Nacional e Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Jose Sarno - Coordenador / Edson M. Felisberto - Integrante / Sonia M. Barreiros - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Percursos e Astúcias da Desigualdade - II Fase, Descrição: Membro do Projeto e Aplicadora de Oficinas realizadas com os participantes de peogramas de qualificação de mão de obra e com mulheres chefes de famílias desempregadas em situação de procura de postos de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Jose Sarno - Integrante / Maria Helena Tenório de Almeida - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    A questão do laço social para populações residentes em favela do Rio de Janeiro, Descrição: Estudo de alguns mecanismos de apropriação do espaço urbano e os dispositivos políticos que aí operam a partir da modalidade de presença do Estado, das instituiçõpes privadas (isoladas as ONGs) e da criminalidade violenta, visando a explicitação de suas lógicas seus efeitos nos laços sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Jose Sarno - Coordenador.

  • 1998 - 1998

    A Fala do Integrar, Descrição: A análise de aspectos da vida dos alunos pertencentes ao Programa Integrar, os quais são trabalhadores desempregados que tiveram como principal referência de sua vivência produtiva formal, o vínculo como ambiente do trabalho característico de um espaço de produção de natureza industrial. Foram analisadas aspectos da vivência familiar, da vivência escolar e da vivência como trabalhador no âmbito da indústria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Jose Sarno - Coordenador.

  • 1986 - 1988

    Programa Ser Mulher, Descrição: Normatização das atividades da LBA no que tange às diretrizes e estratégias de ação no desenvolvimento das atividades de atenção à mulher, nas quais se encontram inseridos os serviços de apoio ao planejamento familiar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Jose Sarno - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1996 - 2011

    Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em C&T Sênior III, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Analista em C&T, Sênior III do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), do Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal MMA, aposentada. Atuou como Assessora de Desenvolvimento Organizacional, Analista Institucional, Assessora da Diretoria de Administração e Finanças DIRAD e coordenadora do Setor de Acervo e Memória, da Diretoria de Ambiente e Tecnologia. Tendo realizado trabalhos de elaboração de análises institucionais, diagnósticos institucionais, projetos para formalização dos projetos sociais, como a criação do Laboratório Social/LABOR; definição de critérios de avaliação de desempenho para a aplicação do Plano de Carreira de C&T, acompanhamento da cooperação entre o JBRJ e o Instituto de Psiquiatria da UFRJ -IPUB/RJ, na realização do Projeto Plantando Sonhos: Oficina Terapêutica de Jardim, planejamento e coordenação de seminários e oficinas de valorização da memória e sensibilização para a conservação e uso sustentável da biodiversidade e a coordenação da pesquisa e da elaboração do Catálogo Preliminar das Peças do Acervo Institucional do JBRJ/MMA em parceria com outras Instituições, do Ministério da Justiça (Arquivo Nacional),Ministério da Cultura (IPHAN) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MAST).

    Atividades

    • 01/2009 - 12/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Acervo e Memória, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1996

      Direção e administração, Presidência, .,Cargo ou função, Assessoria de Reordenamento Organizacional.

  • 2006 - 2008

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Membro do Projeto, Enquadramento Funcional: Membro de Projeto

    Outras informações:
    Participação no Projeto de Pesquisa: Percursos e Astúcias da Desigualdade - II fase -Trabalho e Questão Social na Linha de Pesquisa: Trabalho e Questão Social Participação em Oficinas desenvolvidas para esse Projeto como aplicadora . Estas Oficinas foram realizadas com os desempregados participantes de programas de qualificação de mão de obra e com mulheres chefes de famílias desempregadas, em situação de procura de postos de trabalho. Responsável pelo Projeto: A questão do laço social para populações residentes em favela do Rio de Janeiro

    Atividades

    • 01/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Serviço Social, .,Linhas de pesquisa

  • 1988 - 1990

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

    Atividades

    • 01/1988

      Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Econômico I e II

  • 1988 - 2011

    Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora externa

    Outras informações:
    Consultora do Sebrae Nacional e Sebrae/RJ, na elaboração de projetos, elaboração, planejamento e coordenação de seminários de desenvolvimento de lideranças, formação de consultores, e desenvolvimento de grupos, Programas Ideal - desenvolvimento de lideranças, Seminário A Arte da Equipe do Programa de Artesanato, Seminário Plantar Viver - formação de cooperativas de agricultura orgânica, Seminário Vivencial para o Projeto BR 040, Programa Desenvolvimento Local Sustentável/DLIS: Projetos Liderar e Líder Cidadão, Programa Desenvolvimento Local em Favelas, Programa Desenvolvimento Região Metropolitana, Projeto de capacitação dos representantes junto ao Orçamento Participativo, em Niterói/RJ, entre outros. Atividades realizadas em vários estados do País, principalmente, no Rio de Janeiro.

  • 1998 - 2011

    PETROBRAS

    Vínculo: Consultora - Zoom Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora externa

    Outras informações:
    Consultora, em atividades de natureza de notória especialização da Petrobrás, na elaboração e coordenação de seminários institucionais de desenvolvimento de equipes, planejamento estratégico, para diversas áreas da Petrobrás, assim como, do Encontro de Supervisores no DTSUL-GEPLAD e do 1º Seminário Nacional de Integração das Áreas de Saúde, Meio Ambiente e Segurança, em atividades realizadas no Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

  • 1977 - 1995

    Fundação Legião Brasileira de Assistêmcia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 40

  • 1988 - 1992

    Fundação Estadual do Serviço Público

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora externa

    Outras informações:
    Consultora da Fundação Estadual do Serviço Público FESP na elaboração e coordenação de seminários de desenvolvimento de equipes para o Departamento do Sistema Penitenciário - DESIPE da Secretaria de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e elaboração e coordenação de seminários do Programa de Treinamento para Profissionais da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - ECO 92, RJ.

  • 1998 - 1998

    Confederação Nacional dos Metalúrgicos

    Vínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenadora Política - Pedagógica, Carga horária: 20

  • 1988 - 2009

    Centro de Desenvolvimento Comunitário

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora externa

    Outras informações:
    Consultora de ONGs (CEDAC, CAMPO), na elaboração e coordenação de Seminários de Formação e Desenvolvimento de Grupos, e Gestores de Empreendimentos Comunitários, RJ.