Marcelle Cristina dos Santos Ferreira

Bolsista Fiotec no Centro de Referência Professor Hélio Fraga. Mestre em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Farmácia - Generalista, pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências (Microbiologia)

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo da composição do biofilme e de genes relacionados à virulência em estirpes de Staphylococcus epidermidis comensais e de infecção isoladas de neonatos atendidos em hospitais do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2015
Profª Drª Kátia Regina Netto dos Santos.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

Graduação em Farmácia

2008 - 2013

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Determinação de microrganismos indicadores de qualidade em amostras de água mineral comercializadas no município de São Mateus ES
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria da Penha Píccolo Ramos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Curso LEMC - Microbiologia em Novos Tempos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Paulo.

2014 - 2014

XIV Curso Internacional de Epidemiologia Molecular. (Carga horária: 48h). , Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.

2014 - 2014

Estratégias em Controle de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

28º Congresso Brasileiro de Microbiologia. BIOFILM PRODUCTION BY STAPHYLOCOCCUS EPIDERMIDIS ISOLATES FROM PATIENTS IN NEONATAL INTENSIVE CARE UNITS IN RIO DE JANEIRO. 2015. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar. Natureza do biofilme formado por estirpes de Staphylococcus epidermidis isoladas de neonatos atendidos em hospitais do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

XIV Curso Internacional de Epidemiologia Molecular.ANALYSIS OF ACME (ARGININE CATABOLIC MOBILE ELEMENT) IN Staphylococcus epidermidis ISOLATES FROM COLONISATION AND INFECTION IN NEWBORNS IN RIO DE JANEIRO, RJ, BRAZIL. 2014. (Outra).

XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. DETERMINAÇÃO DE MICRORGANISMOS INDICADORES DE QUALIDADE EM AMOSTRAS DE ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS ES. 2012. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE AMOSTRAS DE ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS ES. 2012. (Congresso).

Instituto de Preparação de Líderes - IPL. 2012. (Encontro).

IV Congresso de Ciências da Saúde. 2010. (Congresso).

XVI Congresso Paulista de Farmacêuticos, VIII Seminário Internacional de Farmacêuticos e Expofar 2010. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARIA DA PENHA PÍCCOLO RAMOS

RAMOS, M. P. P.. Determinação de microorganismos indicadores de qualidade em amostras de água mineral comercializadas no município de São Mateus, ES (TCC1). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

LEONARDO DA SILVA ARRIECHE

Ramos, M. P. P.; Bruno, C.H.;ARRIECHE, L. S.. Investigação de microrganismos indicadores de qualidade em amostras de água mineral comercializadas no município de São Mateus - ES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Cristina Helena Bruno

RAMOS, M. P. P.;BRUNO, C. H.; ARRIECHE, L. S.. Investigação de microrganismos indicadores de qualidade em amostras de água mineral comercializadas no município de São Mateus/ES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Sérgio Eduardo Longo Fracalanzza

Fracalanzza, S. E. L.. Estudo do biofilme e de genes relacionados a virulência em estirpes de Staphylococcus epidermidis comensais e de infecção isoladas de neonatos atendidos em hospitais do Rio de Janeiro.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestre em Ciências (Microbiologia)) - Instituto de Microbiologia Prof Paulo de Goes Ufrj.

Raquel Regina Bonelli

BONELLI, R. R.. Estudo do biofilme e de genes relacionados a virulência em estirpes de Staphylococcus epidermidis comensais e de infecção isoladas de neonatos atendidos em hospitais no Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes.

Raquel Regina Bonelli

BONELLI, R. R.. Estudo da composição do biofilme e de genes relacionados à virulência em estirpes de Staphylococcus epidermidis comensais e de infecção isoladas de neonatos atendidos em hospitais do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Microbiologia e Imunologia) - Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes.

Lilian de Oliveira Moreira

DUARTE, R. S.; BONELLI, R.;MOREIRA, L. O.. Estudo da composição do biofilme e de genes relacionados à virulência em estirpes de Staphylococcus epidermidis comensais e de infecção isoladas de neonatos atendidos em hospitais do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Luiza de Mattos Guaraldi

Mattos-Guaraldi, A.L.. Estudo do biofilme e genes relacionados à virulência em estirpes de Staphylococcus epidermidis comensais e de infecção isoladas de neonatos atendidos em Hospitais de Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARIA DA PENHA PÍCCOLO RAMOS

Determinação de microorganismos indicadores de qualidade em amostras de água mineral comercializadas no município de São Mateus-ES (TCC II ); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Maria da Penha Piccolo;

Kátia Regina Netto dos Santos

Estudo do biofilme e de genes relacionados à virulência em estirpes de Staphylococcus epidermidis comensais e de infecção isoladas de neonatos atendidos em hospitais do Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Katia Regina Netto dos Santos;

Luis Caetano Martha Antunes

Estudos de metabolômica das interações entre micobactérias não causadores de tuberculose e células humanas; 2015; Orientação de outra natureza - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Luis Caetano Martha Antunes;

Marco Antonio Andrade de Souza

Estágio Supervisionado III; 2012; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Marco Antônio Andrade de Souza;

Rosana Barreto Rocha Ferreira

Estudo do biofilme e de genes relacionados à virulência em estirpes de Staphylococcus epidermidis comensais e de infecção isoladas de neonatos atendidos em hospitais do Rio de Janeiro; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Rosana Barreto Rocha Ferreira;

Débora Barreto Teresa Gradella

Aprendendo procedimentos microbiológicos no laboratório didático - Monitoria; 2010; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Universiade Federal do Espírito Santo; Orientador: Débora Barreto Teresa Gradella;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RAMOS, P. P. ; FERREIRA, M. C. S. . Investigação de micro-organismos indicadores de qualidade e parâmetros físico-químicos em amostras de água mineral comercializadas na região norte do Espírito Santo. Higiene Alimentar , v. 27, p. 183-188, 2013.

  • FERREIRA, M. C. S. ; SALGUEIRO, V.C. ; IORIO, N.L.P. ; FERREIRA, D.C. ; SANTOS, K. R. N. . ANALYSIS OF ACME (ARGININE CATABOLIC MOBILE ELEMENT) IN Staphylococcus epidermidis ISOLATES FROM COLONISATION AND INFECTION IN NEWBORNS IN RIO DE JANEIRO, RJ, BRAZIL. In: XIV CURSO INTERNACIONAL DE EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS EMERGENTES, 2014, Salvador. XIV CURSO INTERNACIONAL DE EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR EM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS EMERGENTES, 2014.

  • FERREIRA, M. C. S. ; SALGUEIRO, V.C. ; PEREIRA, E.M. ; SANTOS, K. R. N. . Natureza do biofilme formado por estirpes de Staphylococcus epidermidis isoladas de neonatos atendidos em hospitais do Rio de Janeiro. In: XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, 2014, Curitiba. Journal of Infection Control, 2014. v. 3. p. 49-49.

  • FERREIRA, M. C. S. ; Ramos, M.P.P. ; Nascimento, T.D. . Parâmetros físico-químicos de amostras de água mineral comercializadas no município de São Mateus - ES. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012, Campinas. XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - 45 anos de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Brasil, 2012.

  • FERREIRA, M. C. S. ; Ramos, M.P.P. ; Nascimento, T.D. . Determinação de microrganismos indicadores de qualidade em amostras de água mineral comercializadas no município de São Mateus - ES. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012, Campinas. XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - 45 anos de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Brasil, 2012.

  • COSTA, M. S. ; Prado, G.P. ; FERREIRA, M. C. S. ; Brauer, V.S. ; Areal, L.B. ; Thomas, C.L. ; SPANO, L. C. ; Lima, A.K. ; Vicentini, F. ; Denadai, W. . PREVALÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS DE COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DA ZONA RURAL DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2010, Foz do Iguaçu. PREVALÊNCIA DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS DE COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DA ZONA RURAL DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Estudo do biofilme e de genes relacionados à virulência em estirpes de Staphylococcus epidermidis comensais e de infecção isoladas de neonatos atendidos em hospitais do Rio de Janeiro, Descrição: Staphylococcus epidermidis, espécie pertencente à microbiota humana, tem sido isolada de hemoculturas de recém-nascidos com infecção de corrente sanguínea e sepse neonatal. Seu envolvimento nesses quadros está relacionado, principalmente, à sua capacidade de aderir e proliferar na superfície de dispositivos médicos invasivos através do biofilme. O objetivo deste estudo foi verificar a ocorrência dos possíveis fatores de virulência ACME (Elemento Móvel para o Catabolismo da Arginina) e SesI (S. epidermidis surface protein) em cepas de S. epidermidis isoladas de sítios de colonização e infecção em neonatos, e caracterizar o biofilme por por parte delas. Um total de 50 amostras provenientes de neonatos internados em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) de quatro hospitais do Rio de Janeiro foram submetidas à técnica de PCR para pesquisa dos genes arcA, opp3AB (ACME) e do gene sesI. A composição do biofilme foi avaliada, em crescimento com e sem 4% de cloreto de sódio (NaCl), por meio do tratamento com metaperiodato de sódio (NaIO4) e proteinase K e ainda submetidas à técnica de MLST. A expressão dos genes icaA e app foi avaliada sob estresse osmótico, pela técnica de qPCR. O ACME foi detectado em 8 (16%) das 50 amostras avaliadas, sendo 7 (22%) isoladas de infecção e 1 (5%) de colonização nasal. Apesar do percentual de amostras positivas isoladas de infecção ter sido consideravelmente maior em relação ao grupo de amostras isoladas de colonização, não houve diferença significativa entre a presença do ACME e o sítio de origem das amostras (p=0,49). Quanto aos tipos de ACME detectados, três amostras tiveram ACME tipo I, 4 tipo II e 1 tipo III. O gene sesI foi encontrado apenas em amostras de infecção (39%), havendo diferença significativa entre os dois grupos de amostras avaliado (p=0,005). Em relação à verificação da composição do biofilme, biofilme polissacarídico foi o mais prevalente (78%), com intensidade forte/moderada, e todos os biofilmes proteicos apresentaram intensidade fraca (p=0,00032). O tratamento com NaCl promoveu a produção de biofilme polissacarídico com intensidade forte em algumas amostras ica+, sendo o aumento da expressão deste gene, sob a condição de estresse osmótico, confirmada em parte das amostras submetidas ao estudo da expressão gênica. Este estudo indicou que o gene aap não está envolvido na produção do biofilme formado em NaCl . O MLST das amostras indicou que, dentre as produtoras de biofilme polissacarídico, 43% foram incluídas no ST 2, 28% no ST 35, 14% no ST 577, 7% no ST 20 e 7% no ST 579. Das amostras produtoras de biofilme proteico, 50% foram incluídas no ST 81 (p=0,005), 25% no ST 2 (25%) e 25% no ST 578. Através deste estudo foi possível observar que S. epidermidis, colonizador permanente da microbiota humana, especialmente da pele, é capaz de utilizar de seus mecanismos de colonização para se estabelecer como patógeno oportunista, sendo capaz de se adequar às diferentes condições adversas a fim de se proteger e permancer no hospedeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelle Cristina dos Santos Ferreira - Integrante / KATIA REGINA NETTO DOS SANTOS - Coordenador / Vivian Carolina Salgueiro - Integrante / Rosana Barreto Rocha Ferreira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Referência Professor Helio Fraga. , Estrada de Curicica - de 1100 ao fim - lado par, Curicica, 22780194 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 24486886

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Centro de Referência Professor Hélio Fraga

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 6

Outras informações:
Participo dos diferentes projetos de pesquisa do Centro de Referência, estes relacionados aos aspectos fenotípicos e moleculares de bactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis e NTM.