Alexandre Pinheiro Ramos

Historiador com doutorado em Sociologia.

Informações coletadas do Lattes em 27/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia e Antropologia

2009 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Intelectuais e carisma: a Ação Integralista Brasileira na década de 1930
Glaucia Villas Boas. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Integralismo; Intelectuais; Plínio Salgado; Carisma e Dominação carismática.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia dos Intelectuais.

Mestrado em História

2007 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O Integralismo entre a Família e o Estado: análise dos integralismos de Plínio Salgado e Miguel Reale (1932-1937),Ano de Obtenção: 2008
Orientador: Maria Emília Prado. Co-orientador: Fernando Antonio Faria
Palavras-chave: Integralismo; Plínio Salgado; Miguel Reale; Autoritarismo; Totalitarismo; Conservadorismo. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em História

2002 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O Espírito e o Campo - O discurso integralista de Plínio Salgado (1932-1937)
Orientador: Fernando Antonio Faria

Pós-doutorado

2013 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Arte. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia / Especialidade: História da Sociologia.

Formação complementar

2016 -

Curso de Tradução Inglês-Português. , Curso de Especialização de Tradutores Daniel Brilhante de Brito, DBB, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em As iluminadas reflexões arendteanas. (Carga horária: 20h). , Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, FSB-RJ, Brasil.

2011 - 2012

Alemão. , Baukurs, BAUKURS, Brasil.

2008 - 2011

Alemão. , Instituto Cultural Germânico, ICG, Brasil.

2007 - 2007

Francês. , Shakespeare Escola de Línguas, SEL, Brasil.

2005 - 2006

Japonês. , Instituto Cultural Brasil-Japão, ICBJ, Brasil.

1995 - 1999

Inglês. , Shakespeare Escola de Línguas, SEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Cultura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia dos Intelectuais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia/Especialidade: História da Sociologia.

Organização de eventos

RAMOS, Alexandre Pinheiro ; FARIA, F. A. . Simpósio Intelectuais e Projetos nacionais: o papel das ideias, dos intelectuais e das instituições. 2012. (Congresso).

RAMOS, Alexandre Pinheiro ; VILLAS BÔAS, Glaucia ; FERREIRA, Daniela S. ; FORMIGA, Tarcila S. ; SILVA, Ana Paula Alves da. . VII Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

VIII Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem. 2013. (Seminário).

IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericancano. Elementos para uma sociologia dos intelectuais. 2012. (Congresso).

III Simpósio de Pós-Graduandos em Sociologia USP, UNESP, UNICAMP, UFSCar, UFRJ, UFPR.O Integralismo como movimento intelectual ou de intelectuais?: uma abordagem sociológica da intelectualidade integralista. 2010. (Simpósio).

Intelectuais e Política: modos de usar."Aos intelectuais do meu País": as redes intelectuais na formação da Ação Integralista Brasileira. 2010. (Seminário).

IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo.A problemática do indivíduo e da liberdade para o Integralismo em Plínio Salgado e Miguel Reale. 2010. (Encontro).

IV Seminário Internacional em Memória e Patrimônio.O patrimônio particular: algumas considerações sobre as fazendas históricas do Vale do Paraíba (RJ). 2010. (Seminário).

Simpósio Internacional Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. 2010. (Simpósio).

XI Jornada Interna do PPGSA.As redes intelectuais na formação da Ação Integralista Brasileira. 2010. (Outra).

XIV Encontro Regional de História - ANPUH Rio - Memória e Patrimônio.O espírito e a matéria como o sagrado e o profano no pensamento integralista de Plínio Salgado. 2010. (Encontro).

IV Semana de História Política / I Semana Nacional de História.A salvação integralista: o sagrado e o profano no discurso de Plínio Salgado na década de 1930. 2009. (Seminário).

Laboratório de Análise Simbólica VI. 2009. (Outra).

Seminário Linhagens do Pensamento Político Brasileiro.A realidade reflete imagens: as relações entre a fotografia e o Integralismo na revista Anauê. 2009. (Seminário).

VII Semana dos Museus da USP. Promovendo preservações: o caso do Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) no Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

VII Semana dos Museus da USP. 2009. (Outra).

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. 2009. (Congresso).

X Jornada Interna dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia.Imagens do Integralismo: os usos da fotografia na revista ilustrada Anauê. 2009. (Outra).

XXV Simpósio Nacional de História. 2009. (Simpósio).

XXV Simpósio Nacional de História.Apontamentos para um estudo do sistema de bens simbólicos da Ação Integralista Brasileira (1935-1937). 2009. (Simpósio).

Dia do Arqueólogo - Promovendo a ciência e a memória. 2008. (Outra).

Diálogos e Aproximações: Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação em História da UFRJ.Necessidade histórica e Revolução no discurso dos intelectuais da Ação Integralista Brasileira (1932-1937). 2008. (Seminário).

I Congresso Internacional de Estudos das Américas. Identidade, política e intelectuais brasileiros na década de 1930. 2008. (Congresso).

III Semana de História Política - PPGH/UERH.O Integralismo e filosofia integralista da História. 2008. (Outra).

I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições.As instituições da Pré-História: o PRONAPA e a Missão Franco-Brasileira na produção do conhecimento sobre a arqueologia brasileira. 2008. (Seminário).

Na África, no Chade, à procura do novo berço da humanidade. 2008. (Outra).

Tradição e Modernidade no mundo Ibero-Americano.Estado, Corporativismo e Utopia no pensamento integralista de Miguel Reale (1932-1937). 2008. (Outra).

V Seminário de Sociologia da Cultura e Imagem. 2008. (Seminário).

XIII Encontro de História ANPUH-Rio: Identidades.A Idade Nova: a Política de Tristão de Ataíde na década de 1930. 2008. (Encontro).

Encontros com a Jovem Museologia II: 75 anos do Curso de Museus. 2007. (Encontro).

II Semana de História Política - PPGH/UERJ.A Era da Máquina: a cidade e o homem moderno no integralismo de Plínio Salgado. 2007. (Outra).

VI Semana de História: Interação, Discursos e Representação.Páginas de Combate: anti-comunismo e demonstração da força no último livro integralista de Plínio Salgado (1937). 2007. (Outra).

XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.O boneco de carne: o olhar de Plínio Salgado sobre o homem moderno (1932-1937). 2007. (Simpósio).

Cidade Vaidosa: Imagens Urbanas do Rio de Janeiro - Os Sentidos da Escultura Pública. 2006. (Outra).

Colóquio Intelectuais, Cultura e Política.O Espírito do Campo - o anticosmopolitismo nas obras literárias e políticas de Plínio Salgado (1926-1937). 2006. (Outra).

Troca de Experiências dos Programas de Estágio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área de História, e suas Instituições Parceiras.Invetário da Coleção Visconde da Cachoeira. 2005. (Encontro).

Ciclo de Palestras: o Homem e a Modernidade. 2003. (Outra).

Primeiro Ciclo de Palestras do Centro de Investigação de Estudos Medievais. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Guilherme Marcondes dos Santos

RAMOS, Alexandre Pinheiro; VILLAS BÔAS, Glaucia; DABUL, L.. Arte, Crítica e Curadoria: Diálogos sobre Autoridade e Legitimidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Fernando Antonio Faria

PRADO, Maria Emilia Costa;FARIA, F. A.; ARAÚJO, Ricardo Benzaquen de; PEIXOTO, Antonio Carlos de Faria Pinto. O Integralismo entre a família e o Estado: Uma análise dos integralismosde Plínio Salgado e Miguel Reale (1932-1937). 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo

ARAUJO, R. A. B.. O Integralismo entre Família e o Estado: Uma Análise dos Integralismos de Plínio Salgado e Miguel Reale (1932 - 1937). 2008. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maria Emilia da Costa Prado

FARIA, Fernando; PEIXOTO, Antonio Carlos; Benzaquem, Ricardo;PRADO, Maria Emilia. Entre a familia e o Estado . Plinio Salgado e Miguel Reale. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Elina Gonçalves da Fonte Pessanha

PESSANHA, E. G. F.; Villasboas Gláucia; JARDIM, E.; LIPPI, L.; MAIA, J. M.. Intelectuais e carisma: a Ação Integralista Brasileira na década de 1930. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Glaucia Kruse Villas Bôas

VILLAS BÔAS, Glaucia K; OLIVEIRA, L. L.; MORAES, E. J.; PESSANHA, E. G. F.; MAIA, J. M. E.. Intelectuais e carisma: a Ação Integralista Brasileira na década de 30. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Bruno Sciberras de Carvalho

CARVALHO, Bruno S.; VILLAS BOAS, G.; BENZAQUEN, R.. Intelectuais da Ação Integralista Brasileira. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Daniel de Pinho Barreiros

ARAÚJO, Ricardo Benzaquem de; MOTTA, M. M. M.;BARREIROS, D. P.; FARIA, Fernando Antonio. Entre a Família e o Estado: análise dos integralismos de Plínio Salgado e Miguel Reale (1932-1937) - Qualificação de Mestrado. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Márcia Maria Menendes Motta

MOTTA, Márcia. Entre a Família e o Estado: Análise dos Integralismos de Plínio Salgado e Miguel Reale (1932-1937). 2008. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

João Marcelo Ehlert Maia

VILLAS BÔAS, G.; OLIVEIRA, L. L.; PESSANHA, E.; MORAES, E. J.;MAIA, J. M. E.. Intelectuais e carisma: a Ação Integralista Brasileira na década de 1930. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Fernando Antonio Faria

Entre a Família e o Estado: análise dos integralismos de Plínio Salgado e Miguel Reale (1932-1937); 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Fernando Antonio Faria;

Maria Emilia da Costa Prado

Entre a família e o Estado : análise dos intelgralismos de Plínio Salgo e Miguel Reale (1932-1937); 2008; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Emilia da Costa Prado;

Glaucia Kruse Villas Bôas

Intelectuais e carisma: a Ação Integralista Brasileira na década de 30; 2013; Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaucia Kruse Villas Bôas;

Glaucia Kruse Villas Bôas

2016; IFCS / UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Glaucia Kruse Villas Bôas;

Produções bibliográficas

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Comentários a partir da entrevista de Hélgio Trindade. Estudos Ibero-Americanos , v. 42, p. 786-789, 2016.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Sociologia ou imaginação?: aspectos da recepção do livro O Estrangeiro de Plínio Salgado. Revista de Ciências Sociais (UFC) , v. 45, p. 125-154, 2015.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Intelectuais, livros e política: Schmidt Editor e José Olympio Editora na divulgação do Integralismo. Topoi (Online): revista de historia , v. 16, p. 641-666, 2015.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . O Integralismo, de Hélgio Trindade, quarenta anos depois: uma reflexão crítica sobre sua recepção. Antíteses (Londrina) , v. 7, p. 324, 2014.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Fixando valores: a fotografia e a transmissão de ideais e valores integralistas na revista Anauê. Revista Enfoques (Rio de Janeiro) , v. 12, p. 202-225, 2013.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Da proximidade ao distanciamento: antiniponismo e intelectuais brasileiros. Antíteses (Londrina) , v. 5, p. 475, 2012.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Uma 'revolução necessária': o conceito de revolução nos textos dos intelectuais da Ação Integralista Brasileira (1932-1937). Dimensões: Revista de História da UFES , v. 27, p. 255-276, 2011.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro ; SOUZA, H. V. L. . A natureza e o brasileiro: reflexões sobre Vilém Flusser e Sérgio Buarque de Holanda. Intellèctus (UERJ. Online) , v. ano IX, p. 1/1-16, 2010.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Fotografias do Integralismo para além do Integralismo: breves análises e propostas. Locus (UFJF) , v. 16, p. 47-64, 2010.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Estado, Corporativismo e Utopia no pensamento integralista de Miguel Reale (1932-1937). Intellèctus (UERJ. Online) , v. VII, p. 1/1-22, 2008.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . A Era da Máquina: a cidade e o homem moderno no integralismo de Plínio Salgado (1932-1937). Dia-logos (Rio de Janeiro) , v. 2, p. 9-18, 2008.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Intelectuais, carisma e Ação Integralista Brasileira. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2016.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Rodolfo Josetti e o projeto estético do Integralismo. In: Glaucia Villas Bôas. (Org.). Um vermelho não é um vermelho: estudos sociológicos sobre as artes visuais. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016, v. , p. 170-200.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro ; RAMOS, H. V. S. . Estratégias de aquisição e sociabilidades no consumo da moda japonesa Lolita no Brasil. In: 17º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. Grupo de Trabalho: Consumo e Cidadania (17º Congresso Brasileiro de Sociologia), 2015. p. 1-21.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . 'Imaginação ou Sociologia': aspectos da recepção do livro O Estrangeiro de Plínio Salgado. In: VII Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem, 2013. v. 1. p. 49-65.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro ; VILLAS BOAS, G. . Anais dos Seminários do Núcleo de Pesquisas em Sociologia da Cultura. In: VII Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem, 2011. v. 1. p. 1-3.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Elementos para uma sociologia dos intelectuais. In: IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericancano, 2012, Rio de Janeiro. Atas do IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericancano, 2012. p. 1-9.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . O espírito e a matéria como o sagrado e o profano no pensamento integralista de Plínio Salgado. In: XIV Encontro Regional de História - ANPUH Rio - Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional de História - ANPUH Rio, 2010. p. 1-10.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . A problemática do indivíduo e da liberdade para o Integralismo em Plínio Salgado e Miguel Reale. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo, 2010, Juiz de Fora. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo / III Simpósio do LAHPS - IIdeias e Experiências Autoritárias no Brasil. Juiz de Fora: LAHPS Publicações, 2010. p. 261-273.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro ; SOUZA, H. V. L. . O patrimônio particular: algumas considerações sobre as Fazendas Históricas do Vale do Paraíba (RJ). In: IV Seminário Internacional em Memória e Patrimônio, 2010, Pelotas. Anais do IV Seminário Internacional em Memória e Patrimônio. Pelotas: Editora da UFPel, 2010. p. 439-448.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro ; SOUZA, H. V. L. . Promovendo preservações: o caso do Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) no Rio de Janeiro. In: VII Semana dos Museus da USP, 2009, São Paulo. Anais da VII Semana dos Museus da USP, 2009. p. 163-175.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . A salvação integralista: o sagrado e o profano no discurso de Plínio Salgado na década de 1930. In: IV Semana de História Política / I Semana Nacional de História, 2009, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos IV Semana de História Política / I Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade; [CD-ROM]. Rio de Janeiro, 2009. p. 1-10.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Apontamentos para um estudo do "sistema de bens simbólicos" da Ação Integralista Brasileira. In: XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza, 2009. p. 1-10.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Necessidade histórica e Revolução no discurso dos intelectuais da Ação Integralista Brasileira (1932-1937). In: Diálogos e Aproximações: Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação em História da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação em História da UFRJ, 2008.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Estado, Corporativismo e Utopia no pensamento integralista de Miguel Reale (1932-1937). In: Tradição e Modernidade no mundo Ibero-Americano, 2008, Rio de Janeiro. Atas do V Colóquio Interncional Tradição e Modernidade no mundo Ibero-Americano, 2008.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . O Integralismo e a filosofia integralista da História. In: III Semana de História Política - PPGH/UERH, 2008, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do Seminário de Pesquisa de Pós-graduação em História da UERJ - III Semana de História Política, 2008.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . A Idade Nova: a Política de Tristão de Athaíde na década de 1930. In: XIII Encontro de História ANPUH-Rio: Identidades, 2008, Seropédica. Anais Eletrônicos do XIII Encontro Regional da ANPUH-Rio, 2008.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Identidade, política e intelectuais brasileiros na década de 1930.. In: I Congresso Internacional de Estudos das Américas, 2008, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso Internacional de Estudos das Américas, 2008. p. 1-10.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro ; SOUZA, H. V. L. . As instituições da Pré-História: o PRONAPA e a Missão Franco-Brasileira na produção do conhecimento sobre a arqueologia brasileira. In: I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições, 2008, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder. Textos Completos.. Rio de Janeiro: NUMEM, 2008. p. 1-17.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Páginas de Combate: anti-comunismo e demonstração de força no último livro integralista de Plínio Salgado (1937). In: VI Semana de História, 2007, Rio de Janeiro. Anais da VI Semana de História da UERJ, 2007.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . A Era da Máquina: a cidade e o homem moderno no integralismo de Plínio Salgado. In: II Semana de História Política, 2007, Rio de Janeiro. Anais da II Semana de História Política - PPGH/UERJ, 2007.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . O boneco de carne: o olhar de Plínio Salgado sobre o homem moderno (1932-1937). In: XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. Anais - XXIV Simpósio Nacional de História, 2007.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Inventário da Coleção Visconde da Cachoeira. In: Troca de Experiências dos Programas de Estágio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área de História, e suas Instituições Parceiras, 2005, Rio de Janeiro. Trocando Experiências, 2005.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro ; SOUZA, H. V. L. . Promovendo preservações: o caso do Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI) no Rio de Janeiro. In: VII Semana dos Museus da USP, 2009, São Paulo. VII Semana dos Museus da USP - Programa e Resumos, 2009. p. 59-60.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Elementos para uma sociologia dos intelectuais. In: IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericancano, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - IX Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Iberoamericancano, 2012. p. 11-11.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . 'O Profeta da Nacionalidade': Plínio Salgado, o Integralismo e o Carisma. In: II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ANPG - Associação Nacional dos Pós-Graduandos, 2012. v. 2. p. 74-74.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . A problemática do indivíduo e da liberdade para o Integralismo em Plínio Salgado e Miguel Reale. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores do Integralismo, 2010, Juiz de Fora. Programação e Caderno de Resumos, 2010. v. 1. p. 21-21.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . O espírito e a matéria como o sagrado e o profano no pensamento integralista de Plínio Salgado. In: XIV Encontro Regional de História - ANPUH Rio - Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Resumo do XIV Encontro Regional de História da ANPUH Rio. Rio de Janeiro: NUMEM, 2010. v. 1. p. 189-189.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Apontamentos para um estudo do "sistema de bens simbólicos" da Ação Integralista Brasileira. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009. História e Ética: Simpósios Temáticos e Resumos do XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Editora UFC, 2009. p. 418-418.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . A salvação integralista: o sagrado e o profano no discurso de Plínio Salgado na década de 1930. In: IV Semana de História Política / I Seminário Nacional de História, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). Rio de Janeiro: UERJ, PPGH, 2009. p. 45-45.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Necessidade histórica e Revolução no discurso dos intelectuais da Ação Integralista Brasileira (1932-1937). In: Diálogos e Aproximações: Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação em História da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Diálogos e Aproximações: Seminário de Pesquisa de Pós-Graduação em História da UFRJ - Caderno de Resumos, 2008. p. 37-37.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Estado, Corporativismo e Utopia no pensamento integralista de Miguel Reale (1932-1937). In: Tradição e Modernidade no mundo Ibero-Americano, 2008, Rio de Janeiro. V Colóqio Internacional Tradição e Modernidade no mundo Ibero-Americano - Caderno de Resumos, 2008.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . O Integralismo e a filosofia integralista da História. In: III Semana de História Política - PPGH/UERJ, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - III Semana de História Política - PPGH/UERJ, 2008. p. 7-7.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . A Idade Nova: a Política de Tristão e Athaíde na década de 1930. In: XIII Encontro de História da ANPUH-Rio, 2008, Seropédica. Caderno de Resumos e Programação - Identidades, 2008. p. 140-140.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Identidade, política e intelectuais brasileiros na década de 1930. In: I Congresso Internacional de Estudos das Américas, 2008, Rio de Janeiro. Congresso Internacional de Estudos das Américas - Resumos. Rio de Janeiro: NUCLEAS, 2008. v. 1. p. 188-188.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro ; SOUZA, H. V. L. . As instituições da Pré-História: o PRONAPA e a Missão Franco-Brasileira na produção do conhecimento sobre a arqueologia brasileira. In: I Seminário Nacional de Pós-Graduando em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder., 2008, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Nacional de Pós-Graduando em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder. Caderno de Resumos.. Rio de Janeiro: NUMEM, 2008. p. 1-2.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . A Era da Máquina: a cidade e o homem moderno no integralismo de Plínio Salgado. In: II Semana de História Política, 2007, Rio de Janeiro. Caderno de Resumo - II Semana de História Política - PPGH/UERJ, 2007. v. 1. p. 9-10.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . O boneco de carne: o olhar de Plínio Salgado sobre o homem moderno. In: XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos - Caderno de Resumos. São Leopoldo: Oikos, 2007. p. 388-389.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Páginas de Combate: anti-comunismo e demonstração de força no último livro integralista de Plínio Salgado (1937). In: VI Semana de História da UERJ, 2007, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - VI Semana de História Política da UERJ, 2007.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . O Espírito do Campo - o anticosmopolitismo nas obras literárias e políticas de Plínio Salgado (1926-1937). In: Colóquio Intelectuais, Cultura e Política, 2006, Rio de Janeiro. Colóquio Intelectuais, Cultura e Política - Caderno de Resumos, 2006. p. 15-16.

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . A contribuição de Max Weber para a crítica da sociologia cognitiva da ciência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro ; RAMOS, H. V. S. . Estratégias de aquisição e sociabilidades no consumo da moda japonesa Lolita no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Ciência como intervenção: a ideia com uma ?sociologia comprometida? no Brasil e no Canadá(1950-1970). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . 'O Profeta da Nacionalidade': Plínio Salgado, o Integralismo e o Carisma. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . "Sociologia ou Imaginação"?: aspectos da recepção do livro "O Estrangeiro" de Plínio Salgado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . O carisma e o Integralismo: a construção da liderança de Plínio Salgado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . O Integralismo como movimento intelectual ou de intelectuais?: uma abordagem sociológica da intelectualidade integralista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . A teorização da realidade nacional segundo Guerreiro Ramos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Raymundo Faoro: Donos do Poder. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Sérgio Buarque de Hollanda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Identidade, política e intelectuais brasileiros na década de 1930. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro ; SCHULTZ, M. S. . Debatendo futuros: tendências globais, visões alternativas e discurso público. Rio de Janeiro: PPGSA, 2014. (Tradução/Artigo).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro ; RIBEIRO, C. A. C. . Desigualdades nas transições para a vida adulta no Brasil (1966 e 2008). Rio de Janeiro: PPGSA, 2014. (Tradução/Artigo).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . Intelectuais e carisma: a Ação Integralista Brasileira na década de 1930 2013 (Tese de Doutorado).

  • RAMOS, Alexandre Pinheiro . O integralismo entre a família e o Estado: uma análise dos integralismos de Plínio Salgado e Miguel Reale (1932-1937) 2008 (Dissertação de Mestrado).

Outras produções

RAMOS, Alexandre Pinheiro . Parecer ad hoc - UEA. 2016.

RAMOS, Alexandre Pinheiro . Parecer - Revista Sociologia & Antropologia. 2015.

RAMOS, Alexandre Pinheiro . Parecer - Revista História UNISINOS. 2015.

RAMOS, Alexandre Pinheiro . Parecer - Revista Sociologia & Antropologia. 2015.

RAMOS, Alexandre Pinheiro . Parecerista Ad Hoc. 2013.

RAMOS, Alexandre Pinheiro ; GIROS, P. . Imortais da Academia - Miguel Reale. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMOS, Alexandre Pinheiro ; GIROS, P. . Imortais da Academia - Luís de Amoroso Lima. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMOS, Alexandre Pinheiro ; GIROS, P. . Imortais da Academia - Gustavo Barroso. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAMOS, Alexandre Pinheiro ; VILLAS BOAS, G. . Anais do VII Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem. 2013. (Editoração/Anais).

RAMOS, Alexandre Pinheiro . O Integralismo através de seus textos e fotografias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    A contribuição de Max Weber para uma crítica da sociologia cognitiva da ciência, Descrição: O objetivo do projeto é contribuir para as críticas feitas à sociologia cognitiva da ciência (também chamada de sociologia do conhecimento científico) a partir da teoria sociológica weberiana e de interpretações e desenvolvimentos feitos a partir desta (como, por exemplo, por Raymond Boudon). Justifica-se este projeto pelo fato de que as principais críticas feitas a esta nova modalidade de sociologia da ciência ficaram circunscritas, na maioria das vezes, à filosofia da ciência e à epistemologia, não avançando até o campo da sociologia e evidenciando alguns equívocos das teorias sociológicas mobilizadas. Neste sentido, pelo recurso à obra de Max Weber, pretende-se levar esta avaliação crítica até à sociologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Pinheiro Ramos - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    O consumo da moda Lolita no Brasil, Descrição: O projeto, desenvolvido no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura (NUSC), tem como objetivo investigar a presença, no Brasil, de uma moda de rua japonesa chamada de "Lolita". Trata-se de analisar o consumo da moda Lolita no Brasil a partir da relação que se estabelece entre as várias estratégias de aquisição das peças de vestuário que compõem a moda e a criação e manutenção das redes de sociabilidade entre as jovens que a seguem, tendo a internet um papel de destaque. Lolita é um estilo de moda de rua japonesa caracterizado por roupas (notadamente vestidos) que mesclam elementos do Rococó e da era Vitoriana com elementos da cultura pop japonesa (assim como a leitura daqueles por estes). O acesso a este vestuário por parte de jovens brasileiras não é fácil (chegando a demandar a compreensão dos caracteres japoneses e chineses para compra em sites da China e Japão) e seu preço é elevado, de modo que elas precisam traçar estratégias para adquirir as várias peças que "formam" uma Lolita. Mas tais estratégias não servem apenas para o consumo da moda, operando também como meios de aproximar as jovens que seguem a moda, criando entre elas formas sociabilidades e atividades que remetem a outros aspectos da moda Lolita que não se limitam ao vestuário. Esta pesquisa pretende investigar esta relação estabelecida entre consumo e sociabilidade, sem descurar da dimensão simbólica que o vestuário e as atividades são dotadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Pinheiro Ramos - Coordenador / Helena Vieira L. de Souza - Integrante.

  • 2013 - 2014

    O Ateliê Livre de Pintura, o MAM e a arte concreta na cidade do Rio de Janeiro: 1946-1959, Descrição: O projeto tem como objetivo analisar o conflito entre dois programas estéticos que entraram em concorrência na cidade do Rio de Janeiro nos anos de 1946 a 1959. O primeiro se fazia representar pelo figurativismo expressionista e cubista que buscava retratar a "nação brasileira"; o segundo, ao contrário, privilegiava o caráter universalista e construtivista nas artes plásticas. Procura-se demonstrar que, na cidade, do Rio de Janeiro, o surgimento e reconhecimento da arte concreta se devem a uma rede de relações e práticas sociais que levam à construção de novos valores e objetos artísticos, ao contrário do que se considera, com mais frequência, que as mudanças ocorridas resultaram das influências de movimentos de vanguarda estrangeiros ou nacionais. Para tanto, o estudo focaliza o papel do Ateliê Livre de Pintura de Ivan Serpa, sob o abrigo do Museu de Arte Moderna, no reconhecimento, formação de artistas e consagração da arte concreta na cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Pinheiro Ramos - Integrante / VILLAS BÔAS, Glaucia - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Ciência como intervenção: a ideia com uma ?sociologia comprometida? no Brasil e no Canadá (1950-1970), Descrição: Este projeto, desenvolvido no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura (NUSC), tem o objetivo de analisar o processo de desenvolvimento da sociologia nos Brasil e no Canadá sob uma perspectiva comparada, acentuando-se a dimensão política e sentido de intervenção dado por sociólogos de ambos os países à Sociologia, defendendo um "compromisso público" da disciplina com a sociedade. O foco da pesquisa recai sobre dois autores brasileiros (L. A. Costa Pinto e A. Guerreiro Ramos) e dois canadenses (S. D. Clark e John Porter) e sua produção intelectual entre meados da década de 1950 a 1970.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Pinheiro Ramos - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2013

    Ideias, Intelectuais e a Ação Integralista Brasileira (1932-1937), Descrição: Este projeto foi desenvolvido entre os anos de 2007 e 2013, período no qual realizei o mestrado em História (PPGH/UERJ) e o doutorado em Sociologia (PPGSA/UFRJ). Embora sejam duas pesquisas distintas, elas se complementam em um mesmo esforço de tentar compreender as ideias e os intelectuais do movimento integralista. Neste sentido, as pesquisas contribuíram para uma reflexão sobre o Integralismo que privilegiava os fatores e o contexto nacional em sua formação e desenvolvimento (afastando-se, assim, das limitações impostas por sua comparação com o fascismo). 1 - "O Integralismo entre a família e o Estado" (2007-2008): pesquisa sobre a obra integralista de Plínio Salgado e Miguel Reale, analisando-as em uma perspectiva comparada. Trata de mostrar as profundas diferenças existentes entre o pensamento destes dois intelectuais mediante a lógica interna de seus argumentos, sublinhando-se as especificidades de suas ideias. 2- "Intelectuais e carisma" (2009-2013): pesquisa sobre o papel que os intelectuais tiveram no interior do movimento integralista. Tomando como ponto de partida a ideia bastante corrente no Brasil de que os intelectuais deveriam tomar parte na vida pública e política do país, nela busco demonstrar como a expansão e o desenvolvimento da AIB deu-se, em larga medida, pelos esforços dos intelectuais que passaram a militar no Integralismo. A tarefa de mudar o Brasil passaria, invariavelmente, pelas ações dos intelectuais. Além disto, a pesquisa busca examinar como a intelectualidade integralista contribuiu para a criação de uma estrutura de dominação (de traços carismáticos) a partir do trabalho e das atividades intelectuais, e como tal estrutura possibilitou a cotidianização das ideias e do projeto da AIB.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Pinheiro Ramos - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2016 - 12/2016

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia, Pensamento Política e Social na América Latina, Ásia e África

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do CEPISHC/IFCS/UFRJ

2013 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista de Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2013 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador do NUSC/IFCS/UFRJ

2009 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Doutorado, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio Docência. 2009/2 - Sociologia III 2010/1 - Métodos de Análise Sociológica

Atividades

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria III - Teoria Sociológica para Doutorado (com a Profa. Glaucia Villas Bôas)

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica I: abordagens sociológicas da ciência

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica I: a sociologia de Max weber na atualidade

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação (com a Profa. Glaucia Villas Bôas)

  • 04/2009 - 04/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura - NUSC / IFCS, .,Linhas de pesquisa

2007 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Mestrado, Carga horária: 20

2007 - 2009

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5

Outras informações:
Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Ideias, Intelectuais e Instituições" (UFF/CNPq)

Atividades

  • 03/2007 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Linhas de pesquisa

2004 - 2006

Museu Histórico Nacional

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalho de organização, indexação e transcrição dos documentos referentes à Coleção Visconde da Cachoeira.

Atividades

  • 04/2004 - 02/2006

    Estágios , Arquivo Histórico, Arquivo Histórico.,Estágio realizado, Organização, indexação e trascrição de documentos..