Léo Posternak

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008).

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais

2010 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A Teoria do Capital Humano no Brasil: pioneirismo, resistências e sua recente influência na formulação de políticas sociais
Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho. Palavras-chave: Teoria do Capital Humano; desigualdade de renda; programas de transferências condicionadas de renda; pensamento econômico brasileiro.Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Mestrado em Ciências Sociais

2006 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Populismo no Brasil de 1945 a 1964: as interpretações da Escola de Sociologia da Universidade de São Paulo, do ISEB e do pensamento econômico liberal,Ano de Obtenção: 2008
Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho.Palavras-chave: populismo; pensamento social brasileiro; Escola de Sociologia da USP; ISEB; pensamento econômico liberal.Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Especialização em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

1997 - 1997

Escola Superior de Guerra
Título: Análise da situação atual da administração de crises e conflitos com uso de jogos
Orientador: Ronaldo Goitacaz Cavalheiro

Graduação em Ciências Sociais

2001 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A diversidade neoliberal
Orientador: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

Graduação em Engenharia Civil

1966 - 1970

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Participação em eventos

35º Encontro Anual da ANPOCS. 2011. (Encontro).

XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio.Populismo e Pensamento liberal econômico no Brasil de 1945 a 1964. 2010. (Encontro).

7 Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política.Populismo no Brasil de 1945 a 1964: três interpretações. 2010. (Encontro).

III Simpósio Internacional de Terapia Celular. 2008. (Simpósio).

Desigualdades no Brasil: agendas e perspectivas. 2007. (Seminário).

XXIV Simpósio Nacional de História.Revisitando a idéia de populismo no pensamento social brasileiro. 2007. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Fernando Antonio Faria

FARIA, F. A.; CARVALHO, Ricardo Emmanuel Ismael de; Angela Maria de Randolpho Paiva; RAPOSO, Eduardo de Vasconcelos. Políticas públicas de transferência direta de renda como agentes de redução da pobreza no Brasil: a influência da Teoria do Capital Humano. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

BRUNO DE MOURA BORGES

ISMAEL, R.; FARIA, F.A.;BORGES, B. M.PAIVA, A.RAPOSO, E.V.. A Teoria do Capital Humano no Brasil: pioneirismo, resistências e sua recente influência na formulação de políticas sociais. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maria Sarah da Silva Telles

TELLES, M. S. S.; RAPOSO, Eduardo; ISMAEL, R.. A diversidade neoliberal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Angela Maria de Randolpho Paiva

CARVALHO, R. E. I.; RAPOSO, E. V.; DAraujo, M. Celina;PAIVA, Angela Randolpho. Populismo no Brasil de 1945 a 1964: as interpretações da Escola de Sociologia da USP, do ISEB e do pensamento econômico liberal.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Angela Maria de Randolpho Paiva

CARVALHO, R. E. I.;PAIVA, ANGELA RANDOLPHO; RAPOSO, E. V.; FARIA, F. A.; BORGES, B. M.. A Teoria do Capital Humano no Brasil: pioneirismo, resistências e sua recente influência na formulação de políticas públicas.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Angela Maria de Randolpho Paiva

CARVALHO, R. E. I.; RAPOSO, E. V.; FARIA, F. A.;PAIVA, Angela Randolpho. Políticas públicas de transferência de renda como agentes de redução da pobreza no Brasil: a influência da Teoria do Capital Humano.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO

RAPOSO, E. V.; CARVALHO, R. E. I.; PAIVA, A. M. R.; ARAUJO, M. C. S. D.. Populismo no Brasil de 1945 a 1964: as interpretações da Escola de Sociologia da Universidade de São Paulo, do ISEB e do pensamento econômico liberal. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO

RAPOSO, E. V.; FARIA, F. A.; BORGES, B. M.; CARVALHO, R. E. I.; PAIVA, A. M. R.. A Teoria do Capital Humano no Brasil: Pioneirismo, Resistências e Sua Recente Influência na Formulação de Políticas Sociais. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO

RAPOSO, E. V.; PAIVA, A. M. R.; FARIA, F. A.; CARVALHO, R. E. I.. Políticas Públicas de transferência direta de renda como agentes de redução da pobreza no Brasil: a influência da Teoria do Capital Humano. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

EDUARDO DE VASCONCELOS RAPOSO

RAPOSO, E. V.; ARAUJO, M. C. S. D.; CARVALHO, R. E. I.. Populismo no Brasil: origens e continuidades. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

ARAÚJO, Maria Celina Soares de;Ismael, Ricardo; RAPOSO, E.. Exame de Qualificação de Mestrado - Populismo no Brasil:origens e continuidades. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

Ismael, Ricardo; FARIA, F. A.; RAPOSO, E.; BORGES, B. M.;PAIVA, Angela Randolpho. A Teoria do Capital Humano no Brasil: pioneirismo, resistências e sua recente influência na formulação de políticas sociais. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

Ismael, RicardoPAIVA, Angela Randolpho; FARIA, F. A.; RAPOSO, E.. Políticas públicas de transferência direta de renda como agentes de redução da pobreza no Brasil : a influência da Teoria do Capital Humano. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maria Celina Soares D'Araujo

D'Araujo, Maria Celina; ISMAEL, Ricardo; RAPOSO, Eduardo; PAIVA, Angela Randolpho. Populismo no Brasil de 1945 a 1964: as interpretações da Escola de Sociologia da Universidade de São Paulo, do ISEB e do Pensamento Econômico Liberal. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maria Celina Soares D'Araujo

D'Araujo, Maria Celina; RAPOSO, Eduardo; ISMAEL, Ricardo. Populismo no Brasil: origens e continuidades. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

Populismo no Brasil de 1945 a 1964 :as interpretações da Escola de Sociologia da Universidade de São Paulo, do ISEB e do pensamento econômico liberal; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho;

Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

A Teoria do Capital Humano no Brasil; pioneirismo, resistências e sua recente influência na formulação de políticas sociais; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho;

Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho

A Diversidade Neoliberal; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho;

Produções bibliográficas

  • POSTERNAK, L. ; Populismo no Brasil de 1945 a 1964: as interpretações da Escola de Sociologia da USP, do ISEB e do pensamento econômico liberal. Desigualdade & diversidade (PUCRJ) , v. Nº 4,, p. 110-133, 2009.

  • POSTERNAK, L. ; Populismo e pensamento liberal econômico no Brasil de 1945 a 1964. In: XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Resumos do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro: NUMEM, 2010.

  • POSTERNAK, L. ; Revisitando a idéia de populismo no pensamento social brasileiro. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: ANPUH, 2007.

  • POSTERNAK, L. ; A Teoria do Capital Humano no Brasil: o pioneirismo de Carlos Langoni. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • POSTERNAK, L. ; Focalização nas políticas sociais: uma estratégia vitoriosa no Brasil?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • POSTERNAK, L. ; Populismo no Brasil de 1945 a 1964: três interpretações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Análise da situação atual da administração de crises e conflitos com uso de jogos. Rio de Janeiro: Escola Superior de Guerra, 1997 (Trabalho Especial (TE-97)).