Juliete Vieira da Costa

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz, com habilitações em Análises Clínicas e Farmacologia, este pela UFRJ no Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LADETEC). Realizou estágio no Laboratório de Microbiologia onde desenvolveu habilidades em processamento e diagnóstico de micoses clínicas. Participou do projeto de Iniciação a Docência na disciplina de Bioquímica no ano de 2010. Foi monitora do projeto Caminhão Com Ciência no ano de 2011. Desenvolveu Iniciação Científica na Aplicabilidade do Papel de filtro no diagnóstico de gestantes para HTLV, HIV, CMV, HBV, HCV, os agentes da Sifilis e Toxoplasmose, e sua aplicação em um sistema integrado entre o PSF, rede básica e centros de referência no Sul da Bahia. Também atuou na epidemiologia e prevalência do Papilomavirus Humano (HPV) em mulheres atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde da Mulher, sul da Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Biomedicina

2009 - 2012

Universidade Estadual de Santa Cruz
Orientador: Dra. Silvia Maria Santos Carvalho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

II Curso de Capacitação em Prasitologia - teórico. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2011 - 2011

Interação da Variabilidade Genética Humana e Patóg. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2011 - 2011

II Curso de Capacitação em Prasitologia - prático. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2011 - 2011

I Curso de Inverno em Genética e Biologia Molecula. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2010 - 2010

Técninas Para Coleta de Secreções. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Coleta e Manipulação de Material Biológico p Exame. (Carga horária: 20h). , Instituto de Educação Profissional.

2009 - 2009

5º Curso de Biossegurança e Segurança Laboratorial. (Carga horária: 25h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2009 - 2009

Biologia Molecular Aplicada ao Diagnóstico de Doen. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2009 - 2009

Papel da Microflora no Equilíbrio Imunológico. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2009 - 2009

Immunization Update.. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Imunologia.

2009 - 2009

Diagnóstico Laboratorial de Vírus Edêmicos. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2009 - 2009

Avanço no Diagnóstico Diferencial de Doenças Infec. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Biossegurança. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Congresso Iberoamericano de Extensión Universitaria. Education in health: extension action to prevent intestinal parasitosis. 2011. (Congresso).

I Workshop Sobre Agroindústria da UESC: A Agroindústria no Contexto Regional. 2011. (Outra).

II Workshop de Análises Clínicas e I Simpósio de Biotecnologia Aplicada a Saúde. 2010. (Outra).

1º Congresso de Saúde do Sudoeste da Bahia:Avanços e Desafios. 2009. (Congresso).

XXXIV Congress of Brazilian Society for Imunology and X Internacional Symposium on Allergy and Clinical Imunology. 2009. (Congresso).

XV Seminário de Iniciação Científica e X Semana de Pesquisa e Pós-Graduação. 2009. (Seminário).

V Jornada do Trauma UESC: Atendimento Inicial no Trauma. 2009. (Encontro).

I Workshop de Análises Clínicas: Ciência e Tecnologia a Serviço da Saúde. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cilene Souza Barreto

LIMA, A. J. O.;CARVALHO, S. M. S.BARRETO, C. S.. "Dopagem por eritropoetina recombinante humana (rHuEPO) e seus análogos: avanços na técnica de eletroforese por focalização isoelétrica como método de detecção". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Silvia Maria Santos Carvalho

CARVALHO, S. M. S.; BARRETO, Cilene Souza. Dopagem por eritropoetina recombinante humana (rHuEPO) e seus análogos: Avanços na técnica de eletroforese por focalização isoelétrica como método de detecção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flamelia Carla Silva Oliveira

Estágio Curricular I, Analises Clínicas, na área de de Microbiologia Clínica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Santa Casa de Misericórdia de Itabuna; Orientador: Flamelia Carla Silva Oliveira;

Sandra Rocha Gadelha

Soroprevalência de HIV, HTLV, Sífilis, Hepatites B e C e Toxoplasmose em gestantes; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz - Programa de Iniciação Científica; Orientador: Sandra Rocha Gadelha;

Silvia Maria Santos Carvalho

Dopagem por eritropoetina recombinante humana (rHuEPO) e seus análogos: Avanços na técnica de eletroforese por focalização isoelétrica como método de detecção; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Sílvia Maria Santos Carvalho;

Jane Lima dos Santos

Saúde com Ciência; 2011; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Jane Lima dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, J. H. F. ; JESUS, B. L. S. ; FRANCOSO, M. F. S. ; COSTA, J. V. ; SOARES, D. M. V. . PREVALÊNCIA DO PAPILOMAVÍRUS HUMANO: QUADRO CRÍTICO DA EPIDEMIOLOGIA DA ONCOVIROSE. In: II Seminário de Saúde da Mulher: Um Olhar Multidiciplinas, 2012, Ilhéus. II Seminário de Saúde da Mulher: Um Olhar Multidiciplinas, 2012.

  • Bastos ; COSTA, J. V. ; NASCIMENTO, J. H. F. ; MELLO, S. R. G. . Coleta em Papel de Filtro: Melhoria na Triagem Neonatal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Bastos ; COSTA, J. V. ; NASCIMENTO, J. H. F. ; MELLO, S. R. G. . Aplicação do Papel de Filtro na Triagem Pré-natal em Centros de Referências no Sul da Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, B. L. ; Lima, M. V. A. ; COSTA, J. V. ; SANTOS, J. F. ; SANTOS, J. L. ; SANTOS, D. C. . Education in Health: Education Action to Prevent Intestinal Parasitosis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, J. V. ; Lima, M. V. A. ; NASCIMENTO, R. S. ; FREITAS, A. ; SANTOS, J. L. . Utilização de jogos educacionais tecnológicos como instrumento potencializador da difusão da ciência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Aplicação e avaliação do papel filtro no pré-natal, para o diagnóstico de HTLV, HIV e outras infecções, em Centros de Referência no Sul da Bahia., Descrição: Novas metodologias devem ser buscadas para melhorar o sistema de atendimento no SUS e o diagnóstico de doenças que podem ser transmitidas verticalmente. A estratégia do PSF alcança milhões de brasileiros e sua integração à rede básica, laboratorial e terciária referenciada, aliada ao uso do papel de filtro como ferramenta de coleta de material biológico, pode alavancar os baixos percentuais de realização de sorologias no pré-natal e melhorar as taxas de transmissão vertical. A confiabilidade do papel filtro, como método de coleta e diagnóstico, com redução de custos e melhora na operacionalização da coleta e processamento dos resultados, já foi demonstrada. Propõe-se estudar a sua aplicação na triagem pré-natal para HTLV, HIV, HCV, HBV, CMV, sífilis e toxoplasmose em centros de referência do sul da Bahia, Itabuna e Ilhéus. Na própria estrutura do pré-natal, com o acréscimo das equipes do PSF, serão realizadas coletas em papel de filtro e realização posterior de ELISA. As gestantes positivas serão identificadas e localizadas por busca ativa e coletada nova amostra para confirmação dos resultados, referenciamento para atendimento especializado e subtipagem do HIV e HTLV. Espera-se com este trabalho aplicar o papel de filtro no pré-natal para o diagnóstico de infecções de transmissão vertical, com o intuito de: (1) obter redução no tempo decorrido entre o atendimento da gestante e o diagnóstico; (2) melhorar a qualidade do pré-natal, com melhor relação custo/benefício e (3) reduzir as taxas de transmissão vertical dos agentes pesquisados. Além disso, haverá um melhor entendimento dos HIV e HTLV circulantes. Palavras chave: papel de filtro, transmissão vertical, sul da Bahia. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliete Vieira da Costa - Integrante / Lauro Juliano Marin - Integrante / Sandra Rocha Gadelha Mello - Integrante / Raquel Gois Bastos - Coordenador / João Henrique da Fonseca Nascimento - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Análise e Diagnóstico Molecular do Papilomavírus Humano (HPV) em mulheres atendidas nas unidades básicas de saúde da Mulher, no extremo sul da Bahia, Descrição: Sendo um dos grandes representantes das viroses oncogênicas, o Vírus Papiloma Humano (HPV) é importante agente nos cânceres de caráter ginecológico, a exemplo dos cervicais. Podendo infectar as mucosas e o epitélio, o vírus adentra as células e estimula a proliferação desregulada da camada basal, resultado em hiperplasia, acantoses, e a formação de papilomas proeminentes, característico da doença. Além de comprometer as regiões urogenitais, pode apresentar intensa patogenia em tecidos da cavidade oral, como os palatos, língua, tonsilas e laringe. O presente estudo se baseia na busca pelo agente viral em secreção colhida de mulheres atendidas nas Unidades Básicas de Saúde da Mulher nas cidades do extremo sul da Bahia. A técnica molecular de PCR confere um diagnóstico bastante específico por estar relacionada com a detecção do genoma viral. É importante ressaltar que cada vez é demonstrado que apenas o exame do Papanicolau não se faz suficiente para o diagnóstico eficaz, necessitando métodos moleculares para um resultado mais preciso. Assim, será possível a implementação de diagnósticos moleculares para o HPV na UESC, além de permitir o levantamento de dados epidemiológicos da infecção... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliete Vieira da Costa - Coordenador / Sandra Rocha Gadelha Mello - Integrante / João Henrique da Fonseca Nascimento - Integrante / Galileu Barbosa Costa - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Santa Cruz. , Campus Soane Nazaré de Andrade km 16 Rodovia Ilhéus-Itabuna, Salobrinho, 45662000 - Ilheus, BA - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2010

    Universidade Estadual de Santa Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Iniciação à Docência, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desempenhou monitoria no Projeto de Iniciação à Docência: Programa de Monitoria para a Disciplina Bioquímica, no primeiro e segundo semestre do ano de 2010, com carga semanal de 20 horas.

    Atividades

    • 11/2009 - 11/2009

      Extensão universitária , Reitoria, Departamento de Ciências Biológicas.,Atividade de extensão realizada, Exerceu monitoria no projeto de extensão intitulado Dia do Biomédico na Comunidade, realizado na cidade de Ilhéus-Bahia..

    • 03/2009 - 11/2009

      Estágios , Reitoria, Departamento de Ciências Biológicas.,Estágio realizado, Estágio realizado no Laborátorio de Microbiologia onde participei do seguinte projeto de pesquisa: IDENTIFICAÇÃO DAS LEVEDURAS DA MICROBIOTA VAGINAL DE MULHERES GRÁVIDAS E NÃO GRÁVIDAS COM E SEM SUSPEITA DE CANDIDÍASE..

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio Curricular Obrigatório II na área de Farmacologia, realizado no Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - Instituto de Química (IQ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sob supervisão do prof. Dr. Henrique Marcelo Gualberto Pereira e Prof. Dr. Francisco Radler de Aquino Neto e orientação da profa. Dra. Silvia Maria Santos Carvalho. Durante o estágio foi realizada atividades destinadas a detecção de diversos expedientes e/ou métodos utilizados como dopagem por atletas brasileiros, como: hCG, GH, LH, EPO.

  • 2012 - 2012

    Laboratorio de Investigação e Diagnostico de Itabuna

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio Curricular Obrigatório I na área de Análises Clínicas, realizado sob orientação da profa. Dra. Aline da Conceição e supervisão de Renata Aquino.Setores Contemplados: Recepção, Coleta , Triagem, Uroanálise, Parasitologia, Bioquímica, Imunologia/Sorologia e Hematologia. Carga horária de 540 horas.

  • 2012 - 2012

    Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Foi realizada atividades no setor da Triagem Neonatal ligadas ao projeto de pesquisa da Apicabilidade do Papel de Filtro no pré-natal nos centros de referência no sul da Bahia. Acompanhou a bioquímica do sangue e diagnóstico imunológico de infecções em RN e gestantes assistidas pelos laboratórios da APAE/Salvador, a exemplo da Galactosemia, pesquisa para Sifilis, Toxoplasmose, HIV, HTLV, CMV, HBV, HCV, Rubéola, dentre outros agentes. No período de 12/03/2012 à 14/03/2012.