Thais Gorayeb Melo

Sou Engenheira Ambiental e Sanitarista, formada pela Universidade da Amazônia - UNAMA, instituição pluridisciplinar que faz parte da história da cidade de Belém do Pará, onde é localizada. O Estado do Pará é caracterizado pela sua vasta bacia hidrográfica, formada por mais de 20 mil quilômetros de rios, bem como o seu território apresenta uma grande variedade vegetativa, composta por mangues, campos, cerrados e floresta Amazônica. A existência destas particularidades ambientais tornaram minha formação singular, na medida em que me permitiram atuar em projetos diferenciados, de pequeno à grande porte, durante meu estágio na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS, órgão responsável pelo licenciamento ambiental do estado. Neste período pude adquirir experiência em emissões e renovações de licença, realizei vistorias técnicas em empresas com empreendimento em processo de instalação e operação, bem como participei de agendamentos e reuniões com os interessados dos projetos. Além disso, efetuei análise de documentação ambiental (EIA/RIMA, PCA, RCA, PEA, PEI, Licença Prévia - LP, Licença de Instalação ? LI, Licença de Operação ? LO, Dispensa de licença, Outorga, Dispensa de Outorga, PGRS, PGR, relatórios de qualidade de água e do ar), elaboração de Nota e Parecer Técnico, classificação de portes de empreendimentos e consulta da legislação ambiental, incluindo o código florestal. Minha formação foi sustentada através do eixo-temático ambiental. Contudo, ao longo da graduação, foram oferecidas disciplinas que me permitem atuar em diversos ramos, além da área ambiental e do saneamento básico, como: gestão, identificação, análise, avaliação e minimização ou solução de problemas e riscos (por meio da aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais). Além disso, fui capacitada para desempenhar atividades ligadas à direção de obra, serviço técnico, elaboração de orçamento, padronização, mensurarão e controle de qualidade e utilização de tecnologias de informação como ferramentas de pesquisa e atuação profissional. Ademais, esse direcionamento foi complementado durante meu estágio na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, onde fui inserida em uma rotina de trabalho no setor operacional do projeto Minha Casa Minha Vida - MCMV. Desta forma, atuei preenchendo Termos de Compromisso, elaborando ofícios e notificações, assim como análises, digitalizações e arquivamento das documentações. Atualmente, curso especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). Na mesma instituição, fiz pós-graduação stricto sensu em Energia e Ambiente, como Aluna Especial.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Engenharia de Segurança do Trabalho

2018 - Atual

Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): Programa de Educação Continuada - Escola Politécnica da USP, PECE/USP, Brasil.

Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária

2010 - 2015

Universidade da Amazônia
Título: Indicadores de sustentabilidade ambiental na geração de energia elétrica e processo decisório
Orientador: Fabricio Quadros Borges

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Energia e Ambiente. , Institute of Energy and Environment, IEE - USP, Brasil.

2016 - 2016

Gerenciamento, avaliação e análise de risco. (Carga horária: 40h). , Associação de Engenheiros da CETESB, ASEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Licenciamento Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Elaboração, análise e avaliação de projetos.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gerenciamento, avaliação e análise de risco.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Desenvolvimento Urbano e Rural.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Elaboração de Parecer Técnico e Nota Técnica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabrício Quadros Borges

BORGES, Fabricio Quadros; SOUZA, M. C. C.;Herreros. Indicadores de sustentabilidade ambiental na geração de energia elétrica e processo decisório.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade da Amazônia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fabrício Quadros Borges

Indicadores de sustentabilidade ambiental na geração de energia elétrica e processo decisório; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade da Amazônia; Orientador: Fabricio Quadros Borges;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Caixa Econômica Federal

    Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Coordenação de Habitação e Interesse Social - atuação no ramo de engenharia e operacional; Gerencia de Desenvolvimento Urbano e Rural - GIDUR; Gerencias Executivas de Habitação - GIHAB. Principais atribuições: - Análise, conferência e arquivamento de documentação; - Digitalização e organização de documentos; - Elaboração de ofícios e notificações; - Preenchimento de Termos de Compromisso; - Acompanhamento de reuniões e produção da ata; - Análise e organização de plantas baixas e layouts; - Conferência e especificação de materiais no SINAPI; - Produção de tabelas, material gráfico e apresentações (Excel, PowerPoint, Word) - Organização/administração de eventos e apresentações de projeto; - Tratamento com beneficiários; - Cadastramentos no sistema da empresa; - Participação em dinâmicas/palestras de grupo; - Encaminhamento de material para outros setores; - Acompanhamento de obra.

  • 2015 - 2015

    Secretaria de Estado do Meio Ambiental e Sustentabilidade

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Licenciamento ambiental. Vistoria de empresas com empreendimentos em instalação e operação. Principais atribuições: - Licenciamento ambiental (emissão e renovação de licenças); - Vistoria técnica de empresas com empreendimento em instalações e operação; - Agendamento e reuniões com interessados; - Cadastramento no sistema da empresa; - Análise de documentação (EIA/RIMA, PCA, RCA, PEA, PEI, Licença Prévia - LP, Licença de - Instalação ? LI, Licença de Operação ? LO, Dispensa de licença, Outorga, Dispensa de Outorga, - PGRS, PGR, relatórios de qualidade de água e do ar); - Elaboração de Nota Técnica e Parecer Técnico; - Classificação do portes de empreendimentos; - Consulta da legislação ambiental e código florestal.

  • 2018 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Volutária, Carga horária: 15