Victor de Sales Alexandre

Psicólogo pela UMESP, mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando no mesmo programa. Tem experiência na área clínica e docência, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica, psicanálise e política, psicologia social e desenvolvimento humano. Membro do Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP - USP).

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

2020 - Atual

Universidade de São Paulo
Orientador: Pedro Fernando da Silva

Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

2016 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: A apropriação do inconsciente na Sociedade Administrada: um estudo teórico a respeito da dimensão psíquica da dominação,Ano de Obtenção: 2019
Pedro Fernando da Silva.Palavras-chave: Teoria Crítica; Psicanálise; Inconsciente; Sociedade Administrada; Dominação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Graduação em Psicologia

2009 - 2014

Universidade Metodista de São Paulo
Título: O consumo do outro como objeto/coisa: Estudo Bibliográfico
Orientador: Manuel Morgado Rezende

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Formação em Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 80h). , Attenda - Transmissão e Clínica em at e Psicanálise, ATT, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Psicoterapia Breve Operacionalizada. (Carga horária: 80h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.

2011 - 2011

Psicanálise com Crianças. (Carga horária: 10h). , Attenda - Transmissão e Clínica em at e Psicanálise, ATT, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso Livre de HUmanidades. Módulo I Marxismo. (Carga horária: 8h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa.Os saberes do sujeito sobre a dependência de substâncias psicoativas: um estudo descritivo dos significados das drogas.. 2014. (Seminário).

XVII Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica. Os saberes do sujeito sobre a dependência de substâncias psicoativas: um estudo descritivo dos significados das drogas.. 2014. (Congresso).

V Mostra de Psicologia da Saúde. O brincar como uma proposta de promoção à saúde. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pedro Fernando da Silva

SILVA, P. F.; CROCHÍK, J. L.; MASSOLA, G. M.; BOLGUESE, M. S. M.. A apropriação do inconsciente na Sociedade Administrada: um estudo teórico a respeito da dimensão psíquica da dominação. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Pedro Fernando da Silva

SILVA, P. F.; CROCHÍK, J. L.; MASSOLA, G. M.. Apropriação do inconsciente na sociedade administrada: condições de dominação e possíveis vias para emancipação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Jose Leon Crochik

SILVA, P. F.Crochík, J.L.; MASSOLA, G.; BOLGUESE, M. S.. A apropriação do inconsciente na sociedade administrada: um estudo teórico a respeito da dimensão psíquica da dominação. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da USP.

Jose Leon Crochik

SILVA, P. F.; MASSOLA, G.;Crochick,José Leon. Apropriação do inconsciente na sociedade administrada: condição de dominação e possíveis vias para emancipação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da USP.

Gustavo Martineli Massola

SILVA, P. F.;CROCHIK, J. L.MASSOLA, G. M.; BOLGUESE, M. S. M.. A apropriação do inconsciente na Sociedade Administrada: Um estudo teórico a respeito da dimensão psíquica da dominação. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro Fernando da Silva

A apropriação do inconsciente na Sociedade Administrada: um estudo teórico a respeito da dimensão psíquica da dominação; 2019; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Pedro Fernando da Silva;

Manuel Morgado Rezende

Saberes de dependentes de droga sobre a dependêcia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Metodista de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuel Morgado Rezende;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRANCHINI, F. ; FREITAS, I. S. ; ENNSER, M. C. B. ; BOZEDA, M. G. ; FERREIRA, M. R. F. ; ALEXANDRE, V. S. . Desafios à docência no Ensino Superior em tempos neoliberais. Revista Gestão & Políticas Públicas , v. 6, p. 118-139, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Os saberes do sujeito sobre a dependência de substâncias psicoativas: um estudo descritivo dos significados das drogas, Descrição: O pesquisa teve como objetivo fazer uma análise quantitativa e qualitativa do discurso do sujeito usuário de substâncias psicoativas lícitas ou ilícitas frentes a dois temas centrais: 1) Os significados particulares de sua relação com a droga; 2) Suas percepções referentes a nossa cultura que possui uma relação ambígua com as drogas.Participaram do estudo 10 adultos com idade variando de 18 a 59 anos, sendo 6 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, todos usuários de algum dos serviços oferecido pelo Núcleo de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Naps-ad) localizado na cidade de Santo André. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com cada um dos 10 participantes, onde essa entrevista foi gravada na íntegra com o recurso de um celular. Depois da coleta de dados as entrevistas foram transcritas com as devidas adaptações éticas necessárias. Após tratados, os dados foram analisados quantitativamente, representados por tabelas e gráficos, e também qualitativamente a luz da teoria a partir de dois eixos: o subjetivo e cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Victor de Sales Alexandre - Integrante / Manuel Morgado Rezende - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2015

Clínica Rosas de Terapias

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicólogo Clínico

2018 - 2018

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2018 - 07/2018

    Estágios , Instituto de Psicologia, .,Estágio realizado, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).

2013 - 2014

Universidade Metodista de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - Cnpq

2019 - 2019

Universidade Paulista

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
[Grupo HDA Especialização Profissional] Pós Graduação em Psicologia Social Docente na disciplina: Processos psicossociais básicos: relações indivíduo/sociedade