Lucas Trindade da Silva

Professor adjunto do Instituto Humanitas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2018), onde também foi Professor substituto (40h). Realizou estágios de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ambos com financiamento do PNPD/CAPES. Integra os Projetos de Pesquisa "Florestan Fernandes e os dilemas sociais brasileiros: história do tempo presente" e "Sociologia Política Brasileira em Perspectiva Metateórica". Também está integrado ao Grupo de Pesquisa Social (GPS) da UFRN, ao Periféricas - Núcleo de Estudos em Teorias Sociais, Modernidades e Colonialidades (UFBA) e ao Grupo de Estudos em Teoria Social e Subjetividades (GETSS) da UFPE.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2014 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: Biopolítica e o enunciado da autonomização das esferas sociais
Sergio Barreira de Faria Tavolaro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Autonomização; Diferenciação; Foucault; Biopolítica; Governamentalidade.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Sociologia

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A teoria da formação conceitual weberiana: uma análise através d'A ética protestante e o espírito do capitalismo,Ano de Obtenção: 2014
Cynthia Lins Hamlin.Coorientador: Jorge Ventura de Morais. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

2007 - 2011

Universidade Federal da Paraíba
Título: A relação fato-valor na análise weberiana do capitalismo
Orientador: Terence Mulhall

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019 - 2020

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

IV Seminário Internacional Capitalismo Burocrático. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

Curso de iniciação à leitura de O Capital. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Reflex-ação sobre o desenvolvimento rural na PB. (Carga horária: 366h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia/Especialidade: Teoria Sociológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, L. T. . VI Jornada Brasileira de Sociologia: Modernidade e Sul Global. 2019. (Congresso).

SILVA, L. T. . Debatedor na mesa temática Memória e Teoria Social no XIX Seminário do CMD. 2015. (Outro).

SILVA, L. T. . Coordenador da mesa temática de comunicações Teoria do Valor Trabalho e Crise no II Econtro Internacional de Teoria do Valor Trabalho e Ciências Sociais. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19 Congresso Brasileiro de Sociologia. Weber contra Luhmann? Um retorno à heurística das afinidades e tensões entre as esferas sociais. 2019. (Congresso).

18 Congresso Brasileiro de Sociologia. 2017. (Congresso).

39 Encontro Anual da ANPOCS.Em torno da crítica de Enrique Dussel à dependência em Ruy Mauro Marini. 2015. (Encontro).

Ciclo de diálogos - Jessé Souza. 2015. (Outra).

38 Encontro Anual da ANPOCS.Pensamento pós-colonial e capitalismo periférico: Aníbal Quijano diante dos Subaltern Studies, confluências e contrastes. 2014. (Encontro).

A crise do capital: financeirização e estado de exceção no capitalismo contemporâneo. 2014. (Seminário).

II Econtro Internacional de Teoria do Valor Trabalho e Ciências Sociais. 2014. (Encontro).

Projeto Ciências Sociais Extra-muros.A experiência de estágios no curso de Ciências Sociais. 2010. (Seminário).

II SPCSF (semana paraibana de ciências sociais e filosofia). 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jocasta Soares dos Santos

BARCELOS, M.; RODRIGUES, M. S.;SILVA, L. T.. A tensão entre a racionalidade instrumental e a racionalidade substantiva: um estudo de caso de uma Unidade Acadêmica de Artes em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2019.

Aluno: Hébert Silva Miguel

SEABRA, R. L.;SILVA, L. T.; BORGES, E. S.. Fé, utopia e política: a influência da teoria marxista da dependência sobre a teologia da práxis de Gustavo Gutiérrez. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tâmara Maria de Oliveira

ORINETADORA, C. L. H.; MORAIS, J. V.;OLIVEIRA, Tâmara Maria de. A Teoria da Formação Conceitual Weberiana: Uma Análise Através D'A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo O. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

fernando rubin

RUBIN, F.; MATEUS, C. G.. A citação pessoal do executado em execuções fiscais e o novo cpc. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Cynthia de Carvalho Lins Hamlin

HAMLIN, Cynthia Lins; OLIVEIRA, T. M.; MORAES, J. J. V.. As antinomias na teoria da formação conceitual weberiana: uma análise através d'A ética protestante e o espírito do capitalismo. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Edson Silva de Farias

FARIAS, E. S.; TAVOLARO, SÉRGIO B. F.; VANDENBERGHE, Fredéric; KLAIN, Stefan. Biopolítica e o enunciado da autonomização das esferas sociais. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Sergio Barreira de Faria Tavolaro

Tavolaro, Sergio B. F.; VANDERBERG, F.; KLEIN, S. F.; FARIAS, Edson. Biopolítica e o enunciado da autonomização das esferas sociais. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Sergio Barreira de Faria Tavolaro

TAVOLARO, Sergio B. F.; BATISTA, Analia; GOMES JUNIOR, N. N.. O setor terciário no ciclo do Capital dependente: uma análise da expansão comercial brasileira no século XXI. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Josimar Jorge Ventura de Morais

HAMLIN, C. C. L.;MORAIS, Jorge Ventura de; OLIVEIRA, T. M.. As Antinomias na Teoria da Formação Conceitual Weberiana: uma Análise Através d'A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Newton Narciso Gomes Junior

Tavolaro SBF; BATISTA, A. L. S.;GOMES JUNIOR, N. N.. O setor terciário no ciclo do Capital dependente: uma análise da expansão comercial brasileira no século XXI. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Frederic Vandenberghe

TAVOLARO, S.; FARIAS, E.; KLEIN, S.;VANDENBERGHE, Frederic. Biopolítica e o enunciado da autonomização das esferas sociais. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Stefan Fornos Klein

TAVOLARO, S. B. F.; FARIAS, E. S.; VANDENBERGHE, Frédéric;KLEIN, Stefan. Biopolítica e o enunciado da autonomização das esferas sociais. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Terence Mulhall

A Relação fato-Valor na Análise Weberiana do Capitalismo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Terence Mulhall;

fernando rubin

A citação pessoal do executado em execuções fiscais e o novo cpc; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Fernando Rubin;

Cynthia de Carvalho Lins Hamlin

As antinomias na teoria da formação conceitual weberiana: uma análise através d'A ética protestante e o espírito do capitalismo; 2014; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cynthia de Carvalho Lins Hamlin;

Cynthia de Carvalho Lins Hamlin

2019; Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Cynthia de Carvalho Lins Hamlin;

Sergio Barreira de Faria Tavolaro

Biopolítica e o enunciado da autonomização das esferas sociais; 2018; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília,; Orientador: Sergio Barreira de Faria Tavolaro;

Josimar Jorge Ventura de Morais

As Antinomias na Teoria da Formação Conceitual Weberiana: uma Análise Através d'Ética Protestante e o 'Espírito' do Capitalismo; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Josimar Jorge Ventura de Morais;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. T. . Indiferenciação por diferença: implicações da governamentalidade neoliberal para a teoria sociológica. TEMPO SOCIAL (ONLINE) , v. 32, p. 247-264, 2020.

  • PARANÁ, E. ; SILVA, L. T. . A pertinência do conceito de capital financeiro em Lenin para uma leitura do capitalismo contemporâneo. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS AMÉRICAS , v. 14, p. 46-78, 2020.

  • SILVA, L. T. . Gênese da intelectualidade neoliberal segundo Michel Foucault. REVISTA PÓS-CIENCIAS SOCIAIS , v. 16, p. 181-207, 2019.

  • SILVA, LUCAS TRINDADE DA . Indiferenciação por identidade: de História e Consciência de Classe à Dialética do esclarecimento. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA , v. 7, p. 255-283, 2019.

  • SILVA, L. T. . Inflexão na abordagem genealógica da modernidade em Michel Foucault: do arcaísmo disciplinar à sociedade de segurança. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA , p. 275-314, 2019.

  • SILVA, L. T. ; PARANÁ, E. . DA DIALÉTICA DO DESENVOLVIMENTO À DIALÉTICA DA DEPENDÊNCIA: o contínuo no descontínuo. POLÍTICA & TRABALHO (UFPB. IMPRESSO) , v. 1, p. 191, 2018.

  • SILVA, L. T. . Em torno da crítica de Enrique Dussel à dependência em Ruy Mauro Marini. REALIS, Revista de Estudos AntiUtilitaristas e Poscoloniais. , v. 7, p. 125-144, 2017.

  • SILVA, L. T. ; PIMENTA, A. M. ; PARANÁ, E. . A atualidade do anti-humanismo teórico: Luhmann e Althusser frente à problemática da diferenciação/ integração social. MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 22, p. 270, 2017.

  • SILVA, L. T. ; VASCONCELOS, B. R. . Do blasé à apatia dos sentidos: uma reflexão sobre o potencial autoritário da personalidade urbana. Estudos de Sociologia (Recife) , v. 1, p. 85-120, 2016.

  • SILVA, L. T. . Uma análise comparativa dos conceitos de subalternidade e racialidade. Temáticas (UNICAMP) , v. 23, p. 127-153, 2016.

  • SILVA, L. T. . Uma leitura não-residualista da questão racial em Florestan Fernandes. Estudos de Sociologia , v. 21, p. 361-378, 2016.

  • SILVA, L. T. ; PIMENTA, A. M. ; PARANÁ, E. . A dupla superação do 'Sujeito' pela crítica marxista da economia política. LUTAS SOCIAIS (PUCSP) , v. 20, p. 23-36, 2016.

  • SILVA, L. T. . Colonialidade do poder como meio de conhecimento: em torno de seus limites e potencialidades explicativas. PLURAL (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 22, p. 204, 2015.

  • SILVA, L. T. . Uma Fonte, Dois Rios: Weber, Simmel, e o Neokantismo de Baden. Composição: Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , v. 17, p. 77-98, 2015.

  • SILVA, L. T. . Teoria da modernização, desenvolvimentismo e marginalidade na história da sociologia rural. Revista IDEAS (Online) , v. 7, p. 9-29, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista Praça - Revista discente do PPGS/UFPE. 2020.

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista Em Tese (UFSC). 2020.

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista Inter-Legere. 2020.

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista Brasileira de Sociologia. 2020.

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista Inter-Legere. 2020.

SILVA, L. T. ; FREITAS, C. E. . Podcast: A importância dos clássicos e o discurso sociológico sobre a modernidade - https://open.spotify.com/episode/3NwqzYg2bWreyrTjtEkpiH. 2020.

SILVA, L. T. . Podcast: A Consideração Intermediária de Max Weber - https://open.spotify.com/episode/3P2vHqFCcBe78IcA3A82IV. 2020.

SILVA, L. T. . Podcast: O conceito de diferenciação funcional em Niklas Luhmann - https://open.spotify.com/episode/3E4O25tXYgOEfCDYtiWRFF. 2020.

SILVA, L. T. . Podcast: Esclarecimento, racionalidade instrumental e lógica da identidade em Adorno e Horkheimer - https://open.spotify.com/episode/188PaOSb5nCT8aV8zubHZB. 2020.

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas. 2020.

SILVA, L. T. . parecer em resenha para a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS). 2019.

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas (REPAM). 2019.

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista Brasileira de Sociologia (RBS). 2019.

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista Sociedade & Estado. 2019.

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS). 2019.

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista Política & Sociedade. 2019.

SILVA, L. T. . parecer em artigo para a Revista Tempo Social. 2019.

SILVA, L. T. . Dois poemas publicados na Revista Ruído Manifesto - http://ruidomanifesto.org/dois-poemas-de-lucas-trindade-da-silva/. 2020 (Poesia).

SILVA, L. T. . Poema publicado em Zona da Palavra - https://zonadapalavra.wordpress.com/2020/06/05/a-imensa-forca-de-quem-sucumbe/. 2020 (Poesia).

SILVA, L. T. . Poema publicado em Zona da Palavra - https://zonadapalavra.wordpress.com/2020/06/22/poema-de-lucas-trindade-da-silva/. 2020 (Poesia).

SILVA, L. T. . poema publicado em Zona da Palavra - https://zonadapalavra.wordpress.com/2019/08/08/poema-1-de-lucas-trindade-da-silva/. 2019 (Poesia).

SILVA, L. T. . Revista A Bacana (Portugal), Dois poemas de Lucas Trindade da Silva - http://www.abacana.com/oficial/dois-poemas-de-lucas-trindade-da-silva 2019. 2019 (Poesia).

SILVA, L. T. . mallarmargens - fragmentação e dessimetrias - poemas de Trindade da Silva: http://www.mallarmargens.com/2018/04/fragmentacao-e-dessimetrias-poemas-de.html. 2018 (Poesia).

SILVA, L. T. . Enfermaria 6 - Cinco poemas de Lucas Trindade da Silva: http://enfermaria6.com/blog/2018/7/8/5-poemas-de-lucas-trindade-da-silva. 2018 (Poesia).

SILVA, L. T. . Ruído Manifesto - Cinco poemas de Lucas Trindade da Silva: https://ruidomanifesto.org/cinco-poemas-de-lucas-trindade-da-silva/. 2018 (Poesia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Por uma heurística da indiferenciação: um diálogo com o realismo crítico, Descrição: O projeto dá continuidade ao esforço, iniciado em meu doutoramento, de realizar uma arqueologia da teoria sociológica a partir do binômio indiferenciação/diferenciação das esferas da vida social. Pretendo produzir artigos científicos a partir: a) da revisão e problematização das lacunas e equívocos presentes em minha tese; b) do aprofundamento do esforço arqueológico, ampliando o leque de autores e obras, do centro e da periferia, a serem lidos a partir do binômio supracitado; c) da proposição, em diálogo com a concepção estratificada da realidade no realismo crítico, de uma articulação heurística entre as perspectivas da indiferenciação encontradas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Trindade da Silva - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    Florestan Fernandes e os dilemas sociais brasileiros: história do tempo presente, Descrição: O presente projeto envolve pesquisadores de três instituições: UFPE, UFRPE, UFRB e UFPel. Resumo: Nos anos 1990 e 1991, por ocasião da elaboração de sua dissertação de mestrado, Eliane Veras Soares realizou uma série de entrevistas com o então deputado federal Florestan Fernandes, reconstituindo aspectos de sua história de vida, focalizando sua trajetória intelectual e política. Tomando por base tais entrevistas, cuja publicação permanece inédita, o objetivo do presente projeto de pesquisa é analisar diferentes aspectos da obra e da trajetória de Florestan Fernandes. Entre os aspectos a serem considerados estão: sua história de vida; a relação do autor com a teoria sociológica e com os dilemas educacionais brasileiros; sua forma de compreender o dilema racial brasileiro em relação com a revolução burguesa no País; o percurso da reflexão e do envolvimento de Florestan Fernandes com o movimento negro brasileiro; e as contribuições do autor para pensar a trajetória das classes populares no Brasil contemporâneo. O projeto visa ainda a oferta de cursos sobre o pensamento de Florestan Fernandes e, por fim, a publicação das referidas entrevistas, acrescidas de material analítico e de divulgação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Trindade da Silva - Integrante / Eliane Veras Soares - Coordenador / Remo Mutzenberg - Integrante / Diogo Valença de Azevedo Costa - Integrante / Aristeu Portela Júnior - Integrante / Ana Rodrigues Cavalcanti Alves - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Sociologia política brasileira em perspectiva metateórica, Descrição: Mapeamento das pressuposições e proposições gerais de teorias sociológicas desenvolvidas por cientistas sociais brasileiros; analisar como sociólogos brasileiros lidam com pressupostos metateóricos (ontológicos, metodológicos, normativos, antropológicos) durante a construção de suas teorias sociológicas e apreender em que medida a teoria sociológica nacional reproduz uma série de "problemáticas" articuladas por teoria sociológicas internacionais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Trindade da Silva - Integrante / Carlos Eduardo Freitas - Coordenador / Mateus Venceslau Marreiro - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Para uma crítica ao enunciado da autonomização das esferas sociais desde a América Latina, Descrição: Da Consideração Intermediária ao conceito luhmanniano de diferenciação funcional, um enunciado basilar do discurso sociológico se refere à modernidade como um processo crescente de autonomização das diferentes ordens da vida social em legalidades, meios simbólicos ou códigos próprios e intransitivos. Paralelamente, da reificação à colonização sistêmica do mundo da vida, passando pelo conceito bourdieusiano de campo, verifica-se a constituição de uma linhagem que critica ou enfatiza os limites daquele enunciado. O intuito deste projeto de pesquisa é de investigar as convergências e tensões, em relação às afirmações e críticas do enunciado da autonomização das esferas sociais, de três enfoques latino-americanos sobre a modernidade na América Latina: Florestan Fernandes e o padrão racista e autocrático da dominação burguesa no Brasil; Aníbal Quijano e a modernidade/colonialidade; a modernidade periférica em Jessé Souza e Marcelo Neves.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Trindade da Silva - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2018

    Biopolítica e o enunciado da autonomização das esferas sociais, Descrição: A pesquisa buscou inquirir o conceito foucauldiano de biopolítica sobre o que ele tem a dizer em relação tanto ao enunciado sociológico fundante da autonomização/diferenciação das esferas em sociedades modernas como às críticas a tal enunciado na tradição que vai da reificação, passa pela lógica da identidade promovida pela racionalidade instrumental, até a colonização sistêmica do mundo da vida e as formulações intrincadas de campo/habitus em Bourdieu.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Trindade da Silva - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    As antinomias na teoria da formação conceitual weberiana: uma análise através d'A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Descrição: Diante da defesa contemporânea da atualidade do programa de investigação weberiano (Kalberg, Ringer, Schluchter), a pesquisa realizou um retorno a Weber, investigando sistematicamente a relação entre os seus textos de elaboração metodológica e a aplicação desta metodologia na formação conceitual substantiva em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. A partir dos resultados desta estratégia comparativa buscamos refletir sobre os limites e potencialidades da metodologia weberiana para a investigação nas ciências sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Trindade da Silva - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Aprovado em concurso público para professor efetivo do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, conforme Seção 3 do DOU n. 136 de 17 de julho de 2019, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2019

Nomeado Professor Efetivo do Instituto Federal da Paraíba, conforme seção 2, edição 250, página 29, do DOU publicado em 27 de dezembro de 2019, Instituto Federal da Paraíba.

2019

Nomeado Professor Efetivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conforme seção 2, edição 250, página 41, do DOU publicado em 27 de dezembro de 2019, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2018

Aprovado em concurso público para professor substituto (40h) do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, conforme Seção 3 do Diário Oficial da União, n. 56, 22 de março de 2018, Univerisdade de Brasília.

2018

Aprovado em concurso público para professor efetivo do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, conforme Seção 1 do DOU n. 148, 2 de agosto de 2018, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2017

Aprovado em concurso público para professor efetivo do Instituto Federal de Brasília, conforme Seção 3 do DOU n. 200 de 18 de outubro de 2017, Instituto Federal de Brasília.

2017

Aprovado em concurso público para professor substituto (40h) de Sociologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, conforme Seção 3 do DOU n. 241 de 18 de dezembro de 2017, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2017

Aprovado em concurso público para professor efetivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, conforme Seção 3 do DOU n. 247 de 27 de dezembro de 2017, Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

2016

Dissertação selecionada para publicação em livro impresso e digital, abrindo a Série Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernmabuco.

2014

Dissertação aprovada com a menção de "Distinção" e indicada para publicação, Universidade Federal de Pernambuco.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte. , AC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 33422392, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2020

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Teóricos de Sociologia I

  • 02/2020

    Ensino, Ciências Sociais - Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica IV

  • 02/2020

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de teoria social

  • 02/2020

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Sociais Clássicas

2018 - 2019

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2014 - 2018

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador (doutorado)

2014 - 2014

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Tutor

Outras informações:
Estágio docência na disciplina Introdução à Sociologia realizado sob a orientação do professor Dr. Luiz Carlos Galetti

2014 - 2014

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: Tutor

Outras informações:
Estágio docência na disciplina Introdução à Sociologia realizado sob a orientação do professor Dr. Ivair Augusto Alves dos Santos.

Atividades

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 1 - Turma A

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 1 - Turma B

  • 08/2018 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICS - Departamento de Sociologia, .,Cargo ou função, Parecerista na Comissão de Aproveitamento de Estudos conforme Resolução da Coordenação de Graduação do Departamento de Sociologia.

  • 10/2018 - 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICS - Departamento de Sociologia, .,Cargo ou função, Comissão responsável pela seleção de tese de doutorado em sociologia para publicação pelo Instituto de Ciências Sociais da UnB, conforme Resolução 007/2018 do Departamento de Sociologia da UnB.

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 1 - Turma B

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Sociológica 1 - Turma A

  • 03/2018 - 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ICS - Departamento de Sociologia, .,Cargo ou função, Parecerista na Comissão de Aproveitamento de Estudos conforme Resolução 001/2018 da Coordenação de Graduação do Departamento de Sociologia.

2018 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Nacional de Pós-Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2014

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

2019 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio pós-doutoral sob supervisão da profa. PhD Cynthia Lins Hamlin

2012 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador (mestrado)

2018 - 2019

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PNPD/CAPES, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2019

    Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Para Pensar a Teoria Social de Florestan Fernandes: Ação, Ordem, Mudança

2013 - 2013

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio realizado na disciplina Sociologia do Desenvolvimento, oferecida pelo Prof. Dr. Gustavo Costa Lima, do Departamento de Ciências Sociais da UFPB. Carga horária total de 38 (trinta e oito) horas.

2009 - 2009

Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Outras informações:
Estágio realizado na Secretaria de Juventure, Esporte e Recreação da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Carga horária total de 180 (cento e oitenta) horas.