Carlos Kuhn Faccioli

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP), campus de Presidente Prudente. Foi bolsista de iniciação científica (FAPESP) e (PIBIC), orientado pelo professor doutor Sílvio Rainho Teixeira. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em incorporação de resíduos sólidos em materiais cerâmicos.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Ambiental

2011 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Caracterização de Argilas e Preparação de Massa Cerâmica Aditivada para agregar valor à Cerâmica Artesanal no município de Indiana/SP
Orientador: Silvio Rainho Teixeira
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Mensagem

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1º Fórum Nacional de Meio Ambiente. 2014. (Simpósio).

VII Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema. 2014. (Simpósio).

VI Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema. 2013. (Simpósio).

VIII Simpósio da Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente SEAUPP. 2012. (Simpósio).

4º Fórum de Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema. 2011. (Outra).

VII Simpósio da Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente SEAUPP. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Cristina Rizk

TEIXEIRA, S. R.;RIZK, M. C.; PENA, A. F. V.. Caracterização de argilas e preparação de massa cerâmica para agregar valor à cerâmica artesanal no município de Indiana (ref. TG ano de 2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Angel Fidel Vilche Pena

TEIXEIRA, Silvio Rainho; RIZK, M. C.;Pena, A.F.V.. Caracterização de argilas e preparação de massa cerâmica para agregar valor à ceramica artezanal no Municipio de Indiana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - UNESP - FCT.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvio Rainho Teixeira

Caracterização de argilas e preparação de massa cerâmica para agregar valor à cerâmica artesanal no município de Indiana-SP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvio Rainho Teixeira;

Silvio Rainho Teixeira

CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS E PREPARAÇÃO DE MASSA CERÂMICA ADITIVADA PARA AGREGAR VALOR À CERÂMICA ARTESANAL NO MUNICÍPIO DE INDIANA/SP; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvio Rainho Teixeira;

Silvio Rainho Teixeira

Caracterização de argilas e preparação de massa cerâmica aditivada para agregar valor à cerâmica artesanal no município de Indiana/SP; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Silvio Rainho Teixeira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FACCIOLI, C. K. ; TEIXEIRA, S. R. . Caracterização de Argilas e Preparação de Massa Cerâmica Aditivada para agregar valor à Cerâmica Artesanal no município de Indiana/SP 2014 (Trabalho de Iniciação Científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    CARACTERIZAÇÃO DE ARGILAS E PREPARAÇÃO DE MASSA CERÂMICA PARA AGREGAR VALOR À CERÂMICA ARTESANAL NO MUNICÍPIO DE INDIANA/SP, Descrição: Indiana é conhecida pela produção de materiais de cerâmica vermelha, que possui dois principais segmentos que são: cerâmica estrutural e cerâmica artesanal. A fabricação de materiais estruturais inclui aqueles usados na construção civil, como blocos e tijolos. A cerâmica artesanal é responsável pela produção de utensílios domésticos, como potes, vasos e filtros. Existem, atualmente, 21 indústrias cerâmicas, sendo 14 produtoras de vasos (apenas 3 delas produzem também filtros) e 7 produtoras de tijolos comum e furado. As propriedades do produto cerâmico dependem das matérias primas usadas, das combinações delas, dos aditivos usados e do processo de sinterização. Para determinação das propriedades das matérias primas e dos materiais cerâmicos é preciso realizar uma série de ensaios simples (ensaios preliminares) e ensaios usando técnicas que envolvem equipamentos mais sofisticados que permitem determinar a composição química e identificar os minerais (principalmente os argilominerais) presentes nas amostras. Neste projeto esta sendo proposta a caracterização da matéria prima usada e preparação de massas cerâmicas com aditivos, para melhorar as propriedades do material cerâmico artesanal de Indiana, agregando valor as peças cerâmicas produzidas. Para atingir este objetivo, serão preparadas massas cerâmicas com aditivos (fundentes) que auxiliem o processo de sinterização do material cerâmico. Estes fundentes, metais alcalinos e alcalinos terrosos, em geral são minerais como feldspatos ou nefelinas, resíduos industriais, dentre outros. Neste trabalho é proposta a incorporação de fundentes (Nefelina e/ou feldspatos) e pó de vidro (soda-cal), de vasilhames descartáveis triturado, como forma de aditivo para melhorar as propriedades cerâmicas do material e valorizar este resíduo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Kuhn Faccioli - Integrante / Silvio Rainho Teixeira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. , Universidade Estadual Paulista - Campus Presidente Prudente, Vila Santa Helena, 19060900 - Presidente Prudente, SP - Brasil, Telefone: (18) 32295388, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Aluno de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiário