Gabriela Petrucci

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Comunicação e Política, como bolsista CAPES. Atua o grupo de pesquisa COMPA ? Comunicação e participação política (CNPq), integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Possui graduação em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá ? UEM (2014), onde desenvolveu, entre 2013 e 2014, uma Pesquisa de Iniciação Científica (PIC) sobre gênero e subjetividade. Suas áreas de interesse incluem: estudos de gênero, feminismo, produção de sentido e enquadramento noticioso.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em COMUNICAÇÃO

2017 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Orientador: Carla Cândida Rizzotto;Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização interrompida em 2015 em Comunicação Popular e Comunitária

2015 - Interrompido

Universidade Estadual de Londrina
Ano de interrupção: 2015

Graduação em Comunicação e Multimeios

2011 - 2014

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Pensamento Social Brasileiro. (Carga horária: 85h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Informática e Sociedade. (Carga horária: 34h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em História do Brasil III. (Carga horária: 136h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2013 - 2013

Elaboração de projetos culturais (Lei Rouanet). (Carga horária: 16h). , Associação Comercial e Industrial de Maringá, ACIM, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Tratamento e Manipulação de Imagens Digitais. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Multimeios.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AZEVEDO JUNIOR, A. C. ; PETRUCCI, G. . 9º Encontro de Pesquisa em Comunicação. 2017. (Congresso).

COUTINHO, F. G. A. ; PETRUCCI, G. . IV Multicom. 2014. (Congresso).

PETRUCCI, G. ; ASSIS, Valéria Soares de . I MULTICOM: Encontro do Curso de Comunicação e Multimeios. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

De Onde Vêm os (multi)Meios de Comunicação?. 2016. (Exposição).

Uma Década de Lei Maria da Penha: Percursos, Práticas e Desafios - I Congresso Internacional do Núcleo de Estudos de Gênero e Direito e do Núcleo de Política Criminal. 2016. (Congresso).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2015. (Congresso).

IV Multicom.Como Educar Meninas: Gênero e Subjetividade em Filmes dos Estúdios Disney. 2014. (Encontro).

Paisagem Sonora e Percepção do Espaço. 2014. (Oficina).

XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Como educar meninas. Gênero e subjetividade em filmes dos estúdios Disney. 2014. (Congresso).

XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul.Oficina de Assessoria de Imprensa para o mercado cultural. 2014. (Oficina).

Fórum de Caso Com A Palavra. 2013. (Simpósio).

III Simpósio Internacional de Educação Sexual - Corpos, Identidade de Gênero e Heteronormatividade no Espaço Educativo. 2013. (Simpósio).

XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2013. (Congresso).

9º Festival de Cinema de Maringá.Os Filhos de Jeca. 2012. (Outra).

II MULTICOM - Semana Acadêmica de Comunicação e Multimeios. 2012. (Encontro).

Primeiro Fórum Nacional da Produção Cultural em Pequenos e Médios Municípios.Cobertura. 2012. (Simpósio).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2012. (Congresso).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste.A lógica verbo-visual das fontes tipográficas digitais: um olhar semiótico. 2012. (Oficina).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste.Novas Mídias: Um Novo Jornalismo?. 2012. (Oficina).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste.Oficina Mídias Sociais para Jornalistas. 2012. (Oficina).

3ª JIOP - Jornada Interartes Outras Palavras. 2011. (Outra).

I MULTICOM:.Encontro do Curso de Comunicação e Multimeios. 2011. (Encontro).

Mostra de Cinema do IV Ciclo de Atividades UNIPET. 2011. (Outra).

Projeto de Extensão XIV SIECOM - Semana Integrada de Estudos da Comunicação. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rayza Sarmento

RIZZOTTO, C.;SARMENTO, Rayza.; JOHN, V.. "Vou só com passagem de ida: enquadramentos e aspectos políticos da violência contra a mulher na cobertura do caso Eliza Samúdio". 2019. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

Rayza Sarmento

RIZZOTTO, C.; JOHN, V.;SARMENTO, Rayza.. Caso Eliza Samúdio: enquadramento multimodal e os aspectos políticos da violência contra a mulher. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

Valquiria Michela John

RIZZOTTO, C. C.; SOUZA, R. S.;JOHN, V. M.. CASO ELIZA SAMUDIO: ENQUADRAMENTO MULTIMODAL E OS ASPECTOS POLÍTICOS DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juliana Oshima Franco

Estágio no jornal Hoje Notícias; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação e Multimeios) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Juliana Oshima Franco;

Juliana Oshima Franco

Monitoria de Fotografia; 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação e Multimeios) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Juliana Oshima Franco;

Ana Cristina Teodoro da Silva

Como educar meninas; Gênero e subjetividade em filmes dos estúdios Disney; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação e Multimeios) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ana Cristina Teodoro da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PETRUCCI, GABRIELA . Lei do Feminici-dio e reconhecimento: Discussa-o cri-tica em torno dos reme-dios afirmativos para a viole-ncia de ge-nero. Estudos em Comunicação , v. 1, p. 311-322, 2018.

  • PETRUCCI, G. . COMO EDUCAR MENINAS: GÊNERO E SUBJETIVIDADE EM FILMES DOS ESTÚDIOS DISNEY. KOAN - Revista de Educação e Complexidade , v. 1, p. 95-114, 2016.

  • PETRUCCI, G. ; RIZZOTTO, C. C. ; MAROS, A. . #NIUNAMENOS: O FACEBOOK COMO ESPAÇO DELIBERATIVO ACERCA DE QUESTÕES DE GÊNERO. In: III Jornadas do LEGH, 2018, Florianópolis. Anais III Jornadas do Legh - Feminismo e Democracia. Florianópolis: UFSC, 2018. v. 1. p. 279-292.

  • PETRUCCI, G. . Os Quadros da Violência Contra a Mulher, Um Estado da Arte. In: 9º Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2017, Curitiba. IX Encontro de Pesquisa em Comunicação. Curitiba: Syntagma, 2017. v. 9. p. 768-777.

  • PETRUCCI, G. . O que há por trás dos News values no Caso Eliza Samúdio. In: II Seminário internacional de pesquisa em midiatização e processos sociais, 2018, São Leopoldo. GT 9 ? Acontecimento Midiatizado, 2018. v. 1. p. 1-8.

  • PETRUCCI, G. . Como educar meninas. Gênero e subjetividade em filmes dos estúdios Disney. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2014, Palhoça. Anais do XV Congresso de Ciência da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2014.

  • PETRUCCI, G. . Como Educar Meninas: Gênero e Subjetividade em Filmes dos Estúdios Disney. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETRUCCI, G. . Como educar meninas. Gênero e subjetividade em filmes dos estúdios Disney. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PETRUCCI, G. ; PASIAN, F . BioCast. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PETRUCCI, G. ; PASIAN, F ; CARVALHO, R. H. N. . É só girar o botão?. 2013.

PETRUCCI, G. ; MACEDO, A. S. N. . ComunicaUEM. 2011; Tema: Blog experimental que reúne produções do curso de Comunicação e Multimeios. (Blog).

PETRUCCI, G. ; FRANCO, Juliana Oshima . Monitoria para a disciplina de Fotografia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PETRUCCI, G. ; PASIAN, F ; GOUVÊA, A ; FRANCO, Juliana Oshima ; Azevedo, K . Projeto Um Tom de Laranja. 2013. (Projeto cultural).

PETRUCCI, G. ; PASIAN, F ; GOUVÊA, A . E Agora, Gertrudes?. 2013 (Curta-documentário).

PETRUCCI, G. ; GOUVÊA, A ; CARVALHO, R. H. N. ; PASIAN, F . Chamada Perigosa. 2013 (Curta-metragem de ficção).

PETRUCCI, G. ; LEITE, F. E. P. . Os Filhos de Jeca. 2011 (Curta-documentário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Como educar meninas. Gênero e subjetividade em filmes dos estúdios Disney, Descrição: Esta pesquisa analisa as narrativas dos filmes Branca de Neve e os Sete Anões (1937), A Bela e a Fera (1991) e Valente (2012) no que diz respeito às construções de gênero, especialmente dos perfis femininos. Parte-se da premissa da importância dos meios de comunicação na constituição das subjetividades, especialmente a partir do século XX. Para tanto, são estudadas as teorias de gênero; o cinema de entretenimento, especialmente o desenvolvimento das técnicas de animações na indústria; elementos da análise fílmica; e o conceito de subjetividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - 2016

    Contteudo Media Group

    Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Editora de site, Carga horária: 45

    Outras informações:
    Editora do site Dicas de Mulher, proposta de comunicação empoderadora para o público feminino.