Hébely da Silva Rebouças

É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC), na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais, mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFC e graduada em Jornalismo pela UFC (2008). É servidora técnico-administrativa da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC, integrante do podcast sobre política local e nacional "As Cunhãs" e ex-repórter de Política do jornal cearense O POVO (2008-2014). É membro dos grupos de pesquisa PráxisJor e Gruppocom, vinculados ao programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, Jornalismo Político, Assessoria de Imprensa, Redes Sociais, Reportagem.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Comunicação

2020 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Edgard Patrício de Almeida Filho. Palavras-chave: Jornalismo político; Credibilidade; Legitimidade; Relevância.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Comunicação

2015 - 2016

Universidade Federal do Ceará
Título: A PÁGINA DO FACEBOOK NAS PÁGINAS DO JORNAL: UM ESTUDO DA COBERTURA DE O POVO SOBRE A FANPAGE DE CID GOMES,Ano de Obtenção: 2016
Francisco Paulo Jamil Almeida Marques.Palavras-chave: Jornalismo; Política; Internet.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2004 - 2008

Universidade Federal do Ceará
Título: Não basta comentar, é preciso aparecer: Um estudo de caso sobre os fóruns de discussão on-line no webjornalismo
Orientador: José Ronaldo Aguiar Salgado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Atualização em Comunicação Pública. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2018 - 2018

O Uso de Mídias Sociais na Comunicação Institucional. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2017 - 2017

Coleta de dados relacionais no Facebook. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2014 - 2014

Seminário de Comunicação UFC/IFCE. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em Curso Básico de Língua Inglesa. (Carga horária: 420h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo Político.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

45 Encontro Anual da ANPOCS.Interesse público x interesses corporativos: a dimensão política da cobertura editorial da Folha de S. Paulo sobre a pandemia de covid-19. 2021. (Encontro).

29° Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação/Compós. 2020. (Congresso).

VI Seminário Interno de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC). 2020. (Seminário).

4o Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Comunicação - PPGCOM UFC,.MÍDIAS SOCIAIS DA INTERNET E SEUS IMPACTOS NO JORNALISMO E NA POLÍTICA. 2016. (Seminário).

Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Por Que os Jornais Impressos Estão na Internet? Uma Análise Sobre a Utilização do Ciberespaço Pelos Jornais Cearenses O Povo e Diário do Nordeste. 2008. (Congresso).

XII Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional - Regiocom 2M. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

REBOUÇAS, HÉBELY. I Prêmio IBRAF de Jornalismo. 2020. Instituto Brasil África.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques

MARQUES, F. P. J. A.; LYCARIAO, D.; QUADROS, C.. A página do Facebook nas páginas do jornal: Um estudo da cobertura de O Povo sobre a Fanpage de Cid Gomes. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques

MARQUES, F. P. J. A.; LYCARIAO, D.;AGGIO, C.. Dilemas e oportunidades do Jornalismo impresso em tempos de Facebook: uma análise dos enquadramentos do O Povo sobre a fanpage de Cid Gomes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Claudia Irene de Quadros

Marques, Jamil;QUADROS, C. I.; SOUSA, D.L.B.. A página do Facebook nas páginas do jornal: um estudo da cobertura de O Povo sobre a fanpage de Cid Gomes. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Diógenes Lycarião Barreto de Sousa

MARQUES, F. P. J. A.QUADROS, C. I.LYCARIÃO, Diógenes. A página do Facebook nas páginas do Jornal: um estudo da cobertura de O Povo sobre a fanpage de Cid Gomes. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Diógenes Lycarião Barreto de Sousa

MARQUES, F. P. J. A.LYCARIÃO, DiógenesAGGIO, C. O.. A cobertura do O Povo sobre o Facebook de Cid Gomes: uma análise dos enquadramentos sobre a comunicação on-line do líder político cearense. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Ronaldo Aguiar Salgado

Não basta comentar, é preciso aparecer: um estudo de caso sobre os fóruns de discussão on-line do web jornalismo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: José Ronaldo Aguiar Salgado;

Ana Cesaltina Barbosa Marques

Por que os jornais impressos estão na Internet? - Uma análise comparativa sobre o uso do ciberespaço pelos jornais O Povo e Diário do Nordeste em 2007; 2007; Iniciação Científica - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Ana Cesaltina Barbosa Marques;

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques

A página do Facebook nas páginas do jornal: Um estudo da cobertura de O Povo sobre a Fanpage de Cid Gomes; 2016; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques;

Edgard Patrício de Almeida Filho

?O PODER POPULAR DISPENSA A MEDIAÇÃO?? ANÁLISE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE LEGITIMIDADE, CREDIBILIDADE E RELEVÂNCIA DO JORNAL FOLHA DE S; PAULO DIANTE DA COMUNICAÇÃO ON-LINE DE JAIR BOLSONARO; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, R. A. ; REBOUCAS, H. S. . Bolsonaro versusGovernadores: Como o fact-checkingde governos estaduais petistas embute disputas políticas no contexto da pandemia. Revista Comunicando , v. 21, p. 54-89, 2021.

  • JOATHAN, I. ; REBOUCAS, H. S. . Campanha permanente em busca da Presidência da República: as estratégias de comunicação de Jair Bolsonaro no Facebook entre 2015 e 2018. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO , v. 11, p. 377-398, 2020.

  • MARQUES, FRANCISCO PAULO JAMIL ; REBOUÇAS, HÉBELY . Quando o Jornalismo e as fontes disputam o controle da visibilidade pública: a cobertura do jornal O Povo sobre a fanpage de Cid Gomes. INTERCOM (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 42, p. 93-112, 2019.

  • REBOUCAS, H. S. . O sonho que a tragédia interrompeu. Jornal O POVO, Fortaleza, Ceará, 14 ago. 2014.

  • REBOUCAS, H. S. ; MAZZA, C. . 'Não tenho sentimento de frustração', diz Cid. Jornal O POVO, Ceará, 13 abr. 2014.

  • REBOUCAS, H. S. . Relação entre Cid e vice: 'Tem gente querendo fazer intriga disso'. Jornal O POVO, Fortaleza, Ceará, 09 abr. 2014.

  • REBOUCAS, H. S. . http://www.opovo.com.br/app/opovo/dom/2014/02/15/noticiasjornaldom,3207103/o-ritmo-do-centro-que-nao-dorme.shtml. Jornal O POVO, Fortaleza, Ceará, 16 fev. 2014.

  • REBOUCAS, H. S. . Os 'caras chatos' do sinal. Jornal O POVO, 31 jan. 2014.

  • REBOUCAS, H. S. . Quem vai sentar no sofá de R$ 7 mil?. Jornal O POVO, 19 dez. 2013.

  • REBOUCAS, H. S. . A quem chamamos de 'excelência'. Jornal O POVO, 09 ago. 2013.

  • REBOUCAS, H. S. . Só um dos 90 processos do escândalo dos banheiros foi julgado no TCE. Jornal O POVO, 14 jul. 2013.

  • REBOUCAS, H. S. ; SOUSA, M. R. S. . Cid não foi a Seul como previa agenda oficial. Jornal O POVO, 09 jul. 2013.

  • REBOUCAS, H. S. ; FIRMO, E. S. . Empresas de mesmo dono atuavam na regulação e oferta de crédito. Jornal O POVO, Fortaleza, Ceará, 28 abr. 2012.

  • REBOUCAS, H. S. . Genro de secretário e dono da ABC são sócios desde 2010. Jornal O POVO, Fortaleza, Ceará, 15 abr. 2012.

  • REBOUCAS, H. S. . A eleição acabou. Dilma venceu. E agora?. Revista Universidade Pública, Fortaleza, Ceará, p. 18 - 23, 01 nov. 2010.

  • REBOUCAS, H. S. . Eleições serão laboratório do uso político da Internet no Brasil. Jornal O POVO, 25 abr. 2010.

  • REBOUCAS, H. S. . Vestibular: você já sabe o que mudou?. Revista Universidade Pública, Fortaleza, Ceará, p. 16 - 22, 01 mar. 2010.

  • REBOUCAS, H. S. . Cinco assessores de cearenses processados por farra das passagens. Jornal O POVO, Fortaleza, Ceará, 05 jan. 2010.

  • REBOUCAS, H. S. . Cearenses destinam R$ 44,4 mi para festas em ano eleitoral. Jornal O POVO, Fortaleza, Ceará, 04 jan. 2010.

  • REBOUCAS, H. S. . O que eles deveriam fazer, se a eleição não atrapalhasse. Jornal O POVO, Fortaleza, Ceará, 02 jan. 2010.

  • REBOUCAS, H. S. . A eleição da Internet? Ainda não. Jornal O POVO, Fortaleza, Ceará, 27 set. 2009.

  • REBOUCAS, H. S. . O decoreba na berlinda. Revista Universidade Pública, p. 16 - 20, 04 maio 2009.

  • REBOUCAS, H. S. . Novos caminhos para o diploma. Revista Universidade Pública, Fortaleza, Ceará, p. 16 - 21, 02 mar. 2009.

  • REBOUÇAS, HÉBELY . Quando o Twitter pauta o jornal: análise da cobertura da Folha de S. Paulo sobre o perfil de Jair Bolsonaro. In: 17 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2019, Goiânia. Anais do 17 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2019, 2019.

  • REBOUÇAS, HÉBELY . Não basta publicar, é preciso repercutir: A cobertura do jornal O Povo sobre o uso do Facebook por Cid Gomes. In: 39 Encontro Anual da Anpocs, 2015, Caxambu. Anais do 39 Encontro Anual da Anpocs, de 26 a 30 de outubro de 2015, em Caxambu - MG, 2015.

  • REBOUCAS, H. S. . Por Que os Jornais Impressos Estão na Internet? Uma Análise Sobre a Utilização do Ciberespaço Pelos Jornais Cearenses O Povo e Diário do Nordeste. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2008, São Luís. Congresso de Comunicação da Região Nordeste, 2008. v. 10.

  • REBOUCAS, H. S. ; AYALA, A. ; GURJAO, A. ; PONTES, B. ; BORRALHO, C. ; VASCONCELOS, D. ; FALCAO, F. N. ; ALVES, G. ; FACUNDO, G. ; BENTO, I. ; CORIOLANO, I. ; ANCHIETA, J. ; SAMPAIO, J. ; SILVA, L. ; AYALA, R. ; OLIVEIRA, R. ; PARENTE, R. ; OLIVEIRA, R. ; SALGADO, R. . Revista Entrevista: Personagens e Histórias de Vida Reconstruídas por Meio de um Diálogo Possível. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2008, São Luís. Congresso de Comunicação da Região Nordeste, 2008. v. 10.

  • REBOUCAS, H. S. . Não basta publicar, é preciso repercutir: A cobertura do jornal O Povo sobre o uso do Facebook por Cid Gomes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REBOUCAS, H. S. . Por Que os Jornais Impressos Estão na Internet? Uma Análise Sobre a Utilização do Ciberespaço Pelos Jornais Cearenses O Povo e Diário do Nordeste. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REBOUCAS, H. S. ; AYALA, A. ; GURJAO, A. ; PONTES, B. ; BORRALHO, C. ; VASCONCELOS, D. ; FALCAO, F. N. ; ALVES, G. ; FACUNDO, G. ; BENTO, I. ; CORIOLANO, I. ; ANCHIETA, J. ; SAMPAIO, J. ; SILVA, L. ; AYALA, R. ; OLIVEIRA, R. ; PARENTE, R. ; OLIVEIRA, R. ; SALGADO, R. . Revista Entrevista: Personagens e Histórias de Vida Reconstruídas por Meio de um Diálogo Possível. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

REBOUÇAS, HÉBELY . Mesa temática Comunicação e Política - VI Seminário Interno de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

REBOUÇAS, HÉBELY . Diz, Mulher! Diálogos em Comunicação e Política. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

REBOUÇAS, HÉBELY ; FERNANDES, K. B. ; COELHO, I. A. . As Cunhãs Podcast. 2020. (Podcast).

REBOUÇAS, HÉBELY . Comunicação com o Interior: como aperfeiçoar fluxos de trabalho?. 2018. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Práxis no Jornalismo (PraxisJor), Descrição: Grupo de pesquisa sobre as transformações no Jornalismo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Hebely da Silva Reboucas - Integrante / Edgar Patrício de Almeida Filho - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE), Descrição: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE) se dedica à análise de conceitos experiências e iniciativas que envolvem os temas a seguir: Comunicação Digital, Jornalismo Político, Propaganda Eleitoral e Comunicação Institucional. O objetivo é inventariar e desenvolver ferramentas voltadas para aperfeiçoar práticas democráticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hebely da Silva Reboucas - Integrante / MARQUES, FRANCISCO PAULO JAMIL - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Finalista do 57 Prêmio Esso de Jornalismo, categoria INFORMAÇÃO ECONÔMICA, ExxonMobil.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará. , Avenida da Universidade - de 2801/2802 ao fim, Benfica, 60020181 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 33667330

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 25

2008 - 2008

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (Proativa)

2007 - 2007

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista do Programa de Monitoria, com exercício na disciplina de Jornalismo na Internet

Atividades

  • 12/2013

    Serviços técnicos especializados , Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional.,Serviço realizado, Editora do Jornal da UFC.

  • 01/2009 - 04/2012

    Serviços técnicos especializados , Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional.,Serviço realizado, Repórter da revista Universidade Pública.

  • 11/2009 - 06/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gabinete do Reitor.,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial de Educação Inclusiva da UFC.

2008 - 2014

Grupo de Comunicação O Povo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30

Outras informações:
Núcleo de Conjuntura (Política, Brasil, Mundo)

2006 - 2007

Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME/Fortaleza

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20