Edonilce da ROCHA Barros

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1980), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Ciências Humanas, area de concentração Sociedade e Meio Ambiente, Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Conflitos e Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Professora permanente do Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Diretora do Departamento de Ciências Humanas, campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua principalmente com os seguintes eixos temáticos: Agricultura Familiar; História e Memória; Desenvolvimento Territorial; Convivência com o Semiárido Brasileiro; Mulheres; Comunidades Tradicionais; Associativismo e Cooperativismo e Gestão dos Recursos Naturais.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Humanas

2003 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Arranjos socioprodutivos da agricultura familiar e adaptação a uma dinâmica territorial de Desesenvolvimento
Orientador: Paulo H. Freire Vieira
Bolsista do(a): Programa de Apoio Científico da Universidade do Estado da Bahia, PAC-UNEB, Brasil. Palavras-chave: Desenvolvimento; Dinâmica territorial; Irrigação; Agricultura Familiar; Políticas públicas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Mestrado em Sociologia

1989 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Pequenos Produtores frente a Novas condições de (Re) Produção no Vale do Salitre (BA),Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Anita Brumer
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pequenos produtores; Irrigação; água; Associação; Modernização; Nordeste. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outro.

Graduação em Serviço Social

1976 - 1980

Universidade Católica do Salvador

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1998 - 1998

Projeto SEBRAE IDEAL. (Carga horária: 96h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.

1997 - 1997

Gestã Estratégica de Extensão Rural. (Carga horária: 578h). , Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, ASBRAER, Brasil.

1996 - 1996

Dynamique Locale de Developpement. (Carga horária: 200h). , Centre National d`Etudes Agronomiques des Regions Chaudes, CNEARC, França.

1986 - 1986

Processos de Organização de Produtores rurais. (Carga horária: 130h). , Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, SUDENE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História oral e memória.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARROS, EDONILCE DA ROCHA . II Workshop: Potencial da Citricultura no Vale do São Francisco. 2019. (Outro).

BARROS, E. da R. . VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada. 2018. (Outro).

BARROS, E. da R. . VII Workshop de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. 2017. (Outro).

BARROS, E. da R. . Encontro Baiano de Educação do Campo: trabalho, contra-hegemonia e emancipação humana. 2016. (Outro).

BARROS, E. da R. . Encontro Baiano de Educação do Campo. 2016. (Outro).

BARROS, E. da R. ; REIS, E. S. ; MARTINS, J. da S. ; CARVALHO, L. D. . VI Workshop Nacional de Educação Contextualizada e III Colóquio de Pós-graduação do Vale do São Francisco. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIX ISA WORLD CONGRESS OF SOCIOLOGY. The Life od Viticulture Female Workers in the Valley of the São Francisco River, Northeast of Brazil. 2018. (Congresso).

1ª Conferência Estadual de Saúde das Muheres da Bahia.Demandas Levantadas na Coferência Regional. 2017. (Outra).

II Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.Gênero e Educação Contextuaizada. 2017. (Outra).

Simpósio de Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.Desenvolvimento Territorial: Experiência do NEDET/UNEB no Território Piemonte Norte do Itapicuru - Bahia. 2017. (Simpósio).

VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.Aprendizagem Coletiva e Construção Social do Saber Local. 2017. (Outra).

3 Encontro da Coordenação Nacional dos NEDET - Região Nordeste.ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES NO COLEGIADO TERRITORIAL DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU: UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ASSESSORIA DO NEDET.. 2016. (Encontro).

Encontro Baiano de Educação do Campo.HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS DE ESCOLAS DO CAMPO NO VALE DO SALITRE (JUAZEIRO-BA): A FAMÍLIA PEREIRA EM FOCO. 2016. (Encontro).

X Feira do Semiárido. Agricultura familiar e a redescoberta de sua condição camponesa na rota do desenvolvimento territorial sustentável. 2016. (Feira).

X FEIRA DO SEMIÁRIDO. Politicas Públicas de Convivência com o Semiárido: um olhar sobre a Educação Contextualizada. 2016. (Feira).

X Feira do Semiárido: Diálogos entre o campo e a cidade e os desafios para os territórios. NARRATIVAS DE VIDA, FORMAÇÃO DOCENTE E RELAÇÕES DE GÊNERO. 2016. (Feira).

2 Encontro da Coordenação dos NEDET.A educação dos povos do campo como estratégia de fortalecimento do desenvolvimento territorial. 2015. (Encontro).

II Congresso Nacional de Educação. O GÊNERO E SUAS NUANCES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: DA DESCONSTRUÇÃO DO CABRA MACHO À VISIBILIDADE DA MULHER. 2015. (Congresso).

V Seminário de Educação do Campo e Contemporaneidade.MULHERES SEM TERRA E LUTA PELA EQUIDADE DE GÊNERO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: DA INVISIBILIDADE AO PROTAGONISMO.. 2015. (Seminário).

XII Congresso Nacional de Educação. Avaliação em matemática: o erro como estrategia pedagógica para o acerto. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Educação -EDUCERE. A educação contextualizada no Semiárido e o advento de novas práticas na educação do campo. 2015. (Congresso).

XII Encontro Nacional de Educação. Reflexões sobre a prática docente: o contexto da história de Cansansão a partir do uso didático das fontes históricas. 2015. (Congresso).

Congresso Iberoamericano de Ciência Tecnologia, Inovação e Educação. Pesquisa-ação: uma estratégia de transição agroecológica para a sustentabilidade das unidades de produção familiar no Semiárido baiano. 2014. (Congresso).

Congresso Ibero-Americano de Humanidades. Ciências e Educação: Perspectivas Contemporâneas. Gênero e Educação: Experiências no Semiárido Brasileiro. 2014. (Congresso).

Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Relações de gênero e educação: Entrelaçando vivências no assentamento Nova Canaã. 2014. (Encontro).

V Coloquio Internacional Letramento e Cultura Escrita.Educação contextualizada no Semiárido: práticas de Letramento em Nova Canaã. 2014. (Outra).

XIII CONGRESS OF RURAL SOCIOLOGY. ACTION RESEARCH: A NEW FORM OF RURAL EXTENSION WITH FOCUS IN THE SUSTAINABLE RURAL DEVELOPMENT. 2012. (Congresso).

I Workshop Nacional de Educação Contextualizada: Interfaces entre o campo e o Semiárido Brasileiro.O Campo e a Convivência: Educação, Vida e Trabalho. 2011. (Outra).

I Workshop Nacional de Educação Contextualizada: Interfaces entre o campo e o Semiárido Brasileiro.DRP: uma metodologia de Mobilização Comunitária. 2011. (Outra).

I Workshop Nacional de Educação Contextualizada: Interfaces entre o campo e o Semiárido Brasileiro.EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BAIANO E SEUS SIGNIFICADOS NA COMUNIDADE DE IGARA (SENHOR DO BONFIM). 2011. (Outra).

I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação. 2010. (Encontro).

Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Água e Migrações no Sertão do São Francisco. 2010. (Simpósio).

XVII ISA World Congress of Sociology. Historical Configurations of School Education in the region of Juazeiro, State of Bahia (Brazil): School Curriculum and Culture. 2010. (Congresso).

Encontro de Avaliação do Projeto Cultivando Saberes.Resultados do Projeto Cultivando Sabres na Bahia. 2009. (Encontro).

VI Congresso Brasileiro de Agroecologia e II Congresso Latinoamericano de Agroecologia. Cultivando Saberes: Um caminho para a transição agroecológica. 2009. (Congresso).

XIII Jornada de Iniciação Científica.Banco de documentos, Memórias e história oral do Sertão do São Francisco. 2009. (Outra).

XXVI Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.Ações da PROEX-NUPE. 2009. (Encontro).

13th IWRA World Water Congress. 2008. (Congresso).

First ISA - Forum Of Sociology. 2008. (Outra).

I Simpósio sobre Mudanças Climáticas no Semi-Árido Brasileiro.O papel da pesquisa e produção de saberes úteis e utilizáveis. 2008. (Seminário).

I Colóquio Internacional sobre desenvolvimento Territorial Sustentável.Zoneamento agropecuário como ferramenta à elaboração de planos de desenvolvimento territorial sustentável. 2007. (Outra).

II Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial. 2007. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2006. (Congresso).

Workshop Nacional de Educação Alimentar, Nutricional e Ambiental ?Hortas e Alimentação Saudável nas Escolas TCP/BRA/3003?.Massaroca : um itinerário de aprendizagens coletivas no processo de desenvolvimento rural sustentável no semi-árido baiano. 2005. (Outra).

4ème Séminaire International et Interdisciplinaire do PCSI.Quarto Séminaire International et Interdisciplinaire sobre coorditations hydrauliques et justices sociales. 2004. (Seminário).

II Encontro da ANPPAS.Perímetros de irrigação no Submedio São Francisco: análise de um caso na Bahia, sob o enfoque da teoria de recursos de uso comum. 2004. (Encontro).

III Seminários Anual - O Mundo Rural e as Ciências Sociais - Producão de conhecimentos e formacão de pesquisadores. 2004. (Seminário).

Seminários Franco-Brasileiro de Pesquisa sobre a Multifuncionalidade da Agricultura. 2003. (Seminário).

Society, Nature, Technology: the contribution of rural Sociology. 2001. (Congresso).

Educação no Contexto do Semi-árido Brasileiro. 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Renata Cristina de Sá Barreto Freitas

FREITAS, H. R.;BARROS, EDONILCE DA ROCHA; ARAUJO, N. A.. Extensão Universitária e Comunicação Institucional: Estreitando Relações entre a Univasf e as comunidades rurais. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural - PPGEXR) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Maria Cândida dos Santos e Santos

CARVALHO, V. S.;BARROS, EDONILCE DA ROCHA; SILVA, E. M. S.. Comunidades de Fundo de Pasto do Sertão do São Francisco-Bahia: o desafio da permanência e uso sustentável das terras tradicionalmente ocupadas. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural - PPGEXR) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: JOILMA SANDRI DE JESUS FERREIRA LOPES

CALDAS, Nilton Antônio;BARROS, EDONILCE DA ROCHA; SANTOS JUNIOR, R. P.. A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DA REDE MULHER NO TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO: Uma reflexão a partir dos grupos de beneficiamento de Casa Nova e Sento Sé. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural - PPGEXR) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: ALINNE CONCEIÇÃO ALVES SILVA DANTAS

NAKASHIMA, R. H. R.;BARROS, EDONILCE DA ROCHA; OLIVEIRA, S.. A identidade docente do campo: histórias de vida de professores da Escola Família Agrícola ?Zé de Deus? (COLINAS -TO). 2019. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E TERRITÓRIO) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Vanessa Carine Chaves

CARVALHO, L. D.;BARROS, EDONILCE DA ROCHA; SOUZA, C. S.. A CONSTRUÇÃO DE SABERES CONTEXTUALIZADOS COM O SEMIÁRIDO E OS DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rozangela do Nascimento Pereira

SANTANA, C. C.;BARROS, EDONILCE DA ROCHA; PEREIRA, J. C.. UMA MEMÓRIA ESCOLAR: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO COLÉGIO DOM BOSCO NA CIDADE DE PETROLINA-PE (1926-1976). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Lucas Belfort da Franaça

SANTANA, C. C. S.;BARROS, EDONILCE DA ROCHA; CARNEIRO, R. C. O.. POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA COM O PATRIMÔNIO CULTURAL NA CIDADE DE JUAZEIRO-BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rita de Cássia Souza Martins

BONFIM, L. S. V.;BARROS, E. da R.; ALMEIDA, C. R. S.. AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DO COLÉGIO ROSALVO LUIZ CELESTINO PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO RACIAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE LAJE DOS NEGROS ? BA. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Marcia Maria Pereira Muniz

FREITAS, H. R.;BARROS, E. da R.; SANTOS, M. H. P.. Políticas Públicas no Fortalecimento da Agricultura Familiar e Igualdade de Gênero na Construçã da Convivência com o Semiárido na Rede de Muheres de Remanso - TSSF. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural - PPGEXR) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Elson de Oliveira

SILVA, E. M. S.;BARROS, E. da R.; PEREIRA, M. A. T.. Desenvolvimento Local e suas Dinâmicas: Um Olhar Sobre a Participação Social no Fórum de Entiddes do Municípo de Campo Alegre de Lourdes-BA. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural - PPGEXR) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Flavieane Maria Florêncio Monteiro Silva

SILVA, E. M. S.;BARROS, E. da R.; FREITAS, H. R.. Implantação e atuação do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial _ NEDET/Univasf no Território Sertão do São Francisco-PE. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural - PPGEXR) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: TIAGO PEREIRA DA COSTA

FREITAS, H. R.;BARROS, E. da R.; OLIVEIRA, L. M. S. R.. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTEXTUALIZADA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: Contribuição da REFAISA na Formação de Jovens do Campo. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural - PPGEXR) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Aluno: Rafael Santana Alves

REIS, E. S.BARROS, EDONILCE DA ROCHA; SILVA, J. F.. O impacto da Proposta Curricular e a Ressignificação da Prática Pedagógica no Âmbito das Escolas do Campo da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro - BA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: CLEIDINALVA DOS SANTOS MARTINS

BARROS, E. da R.; CARVALHO, L. D.; VELLOSO, T. R.. Educação do Campo: alfabetização com enfoque na Educação Contextualizada no Município de Juazeiro/BA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Willany da Cunha Reis

NUNES, Josenilton;BARROS, E. da R.; RIBEIRO, M. S. S.. A Presença de Crianças em Salas de EJA Noturna no Semiárido Nordestino: táticas / astúcias de mulheres educandas para permanência e conclusão dos estudos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: ROMANA DE FÁTIMA MACEDO GOMES

BARROS, E. da R.; SANTOS, C. B.; SANTOS, J. B.. VOZES NO SILÊNCIO: Um Estudo sobre a Identidade e a Memória de Quilombo, na Perspectiva do Letramento (Sítio Boa Vista - Afrânio/PE). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: ROMANA DE FÁTIMA MACEDO GOMES

BARROS, E. da R.; SANTOS, C. B.; SANTOS, J. B.. VOZES NO SILÊNCIO: IDENTIDADE E MEMÓRIA DE QUILOMBO NA COMUNIDADE SÍTIO BOA VISTA - AFRÂNIO-PE UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Willany da Cunha Reis

NUNES, Josenilton;BARROS, E. da R.. A presença de Crianças em Salas de EJA Noturna no Semiárido Nordestino: táticas/Astúcias de mulheres educandas para permanência e conclusão dos estudos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rafael Santana Alves

REIS, E. S.BARROS, E. da R.. O impacto da proposta curricular e a ressignificação da prática pedagógica no ambito das escolas do campo da Rede Pública Municipal de Ensino de Juazeiro-BA. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Gracione Rocha da Silva

DIAS, A. B.;BARROS, E. da R.; SANTOS, E. M. C.. Artesãs da Comunidade de Jacunã-Ba: uma proposta de organização da produção.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial ? Mestrado Profission) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: ROMANA DE FÁTIMA MACEDO GOMES

BARROS, E. da R.; SANTOS, C. B.; SANTOS, J. B.. Vozes no Silêncio: Um estudo sobre identidade e a memória de quilombo, na perspectiva do letramento (Sítio Boa Vista-Afrânio/PE). 2016.

Aluno: Anna Cecilia Mendonça Amaral Petrassi

ANDION, Maria Carolina M.; SCHOMMER, Paula Chies;BARROS, E. da R.. Cooprodução e desenvolvimento territorial sustentável: uma análise de duas experiências de planejamento territorial do PRONAT em Santa Catarina. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Ivânia Paula Freitas de Souza

Gomes, C.G.; Macedo, R. S. A.;BARROS, E. da R.; MARTINS, J. da S.; Holanda, L. O. C.. A Gestão da Educação para a Convivência com o Semi-Árido: Indicações de um Processos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luzineide Dourado Carvalho

ALMEIDA, Maria Geralda de;BARROS, E. da R.; SANTOS, J. M.; PINTO, J. E. S. S.; VARGAS, M.A.M.. Ressignificação e Reapropriação Social da Natureza: Práticas e Programas de "Convivência com o Semiárido no Território de Juazeiro (Bahia)". 2010. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rogerio de Souza Bispo

BARROS, E. da R.. Capital Social e Desenvolvimento Rural: acesso, uso e gestão da água nos Territórios rurais do Sertão do São Francisco. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Demétrio Cardoso da Silva

MARTINS, J. da S.;BARROS, E. da R.; SOARES NETO, Paulo Ribeiro. A história de Charlinhos: Contrapontos de violência e contradições deum fracasso escolar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdepartamental em Educação, Cul) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Adelson Dias de Oliveira

RIOS, Jane Adriana V. P.;BARROS, E. da R.REIS, E. S.. Juventude Rural: constituição dos processos identitários. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Interdepartamental em Educação, Cul) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: ELIENE RODRIGUES SILVA

BARROS, E. da R.; SOARES, J. F.; RIOS, R. C.. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BAIANO E SEUS SIGNIFICADOS NA COMUNIDADE DE IGARA (SENHOR DO BONFIM-BA). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Cultura e Contextualidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Alaíde Régia Sena Nery de Oliveira

BARROS, E. da R.MACEDO, O. R. B.. A Trajetória de uma comunidade na memória do Projeto Mandacaru: O lugar e a Importância da TV. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Cultura e Contextualidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Eliomar da Silva Araujo

REIS, E. S.BARROS, E. da R.. Compêndio das estratégias adotadas pela Escola Rural de Massaroca: Suporte Didático-Pedagógico às Escolas do Campo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Lívia Pereira de Souza

MACEDO, O. R. B.BARROS, E. da R.. Memorial da Produção do Vídeo Documentário: Janica de Barros - Em Deus Dará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Francilene Rodrigues dos Santos e Laujane J

BARROS, E. da R.. Mesquita.Memórias e Históorias de Sertanejos sobre o processo de alfabetização no campo - Município de Curuçá. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Thais Rodrigues Teixeira

SOARES NETO, P. R.;BARROS, E. da R.. A educação infantil como espaço de construção da identidade negra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Adalberto da Silva Araújo

BARROS, E. da R.. Um Olhar sobre a pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Micael Benaic Honório Santos

BARROS, E. da R.; SILVA PAIVA, C. C. da; SANTOS, C.M.S. dos. Festa do Colono no Perímetro Irrigado de Maniçoba: ressignificações culturais e potencialidades comunicativas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Concurso Público para Professor Efetivo. 2014. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

BARROS, E. da R.; OLIVEIRA, L. M. S. R.; RAMOS, E. L.. Concurso Público Professor Efetivo. 2010. Universidade Federal do São Francisco.

BARROS, E. da R.. Concurso Público Docente para Professor Auxiliar. 1995. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Incentivo à Produção Científica. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Incentivo à Produção Científica. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Seleção Pública Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, Mestrado Profissional, Interdisciplinar,. 2017. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

BARROS, E. da R.. Incentivo à Produção Científica. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.; NASCIMENTO JUNIOR, J. A.; MARQUES, D.; MELO JUNIOR, A. P.; SANTOS, S. P.; MARQUES, J.; MONTENEGRO, I.; OLIVEIRA, F. F.; OLIVEIRA, L. S.; SOUZA, J. S. C. E.; MELO, N. F.; OLIVEIRA, L. M. S. R.; MOREIRA, M. B.; ANDRADE, A. I. A.; VIEIRA, D. D.; REIS, E. M.; REIS, E. M.; MARINHO, C. M.; FREITAS, H. R.. Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, Mestrado Profissional, Interdisciplinar,. 2016. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

BARROS, E. da R.. Promoção e progressão na carreira do Magistério Superior - Professor assitente. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. promoção e progressão na carreira do Magistério Superior - Professor Adjunto. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Comitê Científico. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Parecerista do processo de Iniciação a Produção científica. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Relatora do Processo de Incentivo a Produção Científica do profes. Josenilton Nunes Vieira. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Parecerista do processo de Iniciação a Produção científica de Fabíola Moura Reis Santos. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. promoção e progressão na carreira do Magistério Superior - Professor Adjunto. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.; OLIVEIRA, L. M. S. R.; ÁVILA, Luciana Niedersberg de. Professor Adjunto. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Produção Científica. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação - TCC. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.; Sá, Francisca de Assis de. Seleção para Professores do Curso de Letras do Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

Sá, Francisca de Assis de;BARROS, E. da R.. Seleção para professores do PROESP. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Seleção Pública para Professor Substituto do DCH -III/UNEB. 2001. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Professor Adjunto. 2001. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Seleção Pública para Professor Substituto para o Departamento de CiIências Humanas/UNEB. 1998. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Seleção Pública para Professor Substituto para o Departamento de Ciências Humanas/UNEB. 1997. Universidade do Estado da Bahia.

BARROS, E. da R.. Seleção Pública para Professor Substituto para DCH-IIII/UNEB. 1996. Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria José Reis

REIS, M. J.. "arranjos Socioprodutivos da Agricultura Familiar de Adaptação a uma Dinâmica Territorial de Desenvolvimento". 2007. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria José Reis

REIS, M. J.. Trajetórias de desenvolvimento territorial rural. Evoluções dos sistemas produtivos e alternativos para uma agricultura familiar sustentável em perímetros irrigados.. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Interdisciplinar Em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

José Vicente Tavares dos Santos

TAVARES-DOS-SANTOS, José-Vicente. Pequenos produtores frente a novas condições de (re)produção no Vale do Salitre (Bahia). 1992. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thaynara Oliveira

GÊNERO E TRANSSEXUALIDADES: A TRANS-FORMAÇÃO CURRICULAR NO SEMIÁRIDO; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Micael Benaic Honório Santos

DESFILES ESCOLARES NA FESTA DO COLONO DE MANIÇOBA: A FORÇA DAS MÍDIAS COMUNICATIVAS E SEUS IMPACTOS NO MODO DE VIDA DA POPULAÇÃO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Jônatas Pereira do Nascimento Rosa

Narrativas e memórias de práticas culturais no Território do Sertão do São Francisco; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Wellington Martins da Silva

A construção da Barragem de Sobradinho e os movimentos sociais no acervo Dom José Rodrigues (1976 a 1980); Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Anna Kamylla Franca Martins

Catálogo de fontes visuais do Acervo Maria Franca Pires; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Jessica Vieira Cardoso

Anuário da propaganda e da publicidade do Acervo Maria Franca Pires; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Raiane Barboza de Sousa

PROCESSOS FORMATIVOS DAS TRABALHADORAS DA FRUTICULTURA IRRIGADA NO PROGRAMA CHAPÉU DE PALHA MULHER (PETROLINA-PE); 2020; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

ROMANA DE FÁTIMA MACEDO GOMES

Vozes no Silêncio: Um estudo sobre identidade e a memória de quilombo, na perspectiva do letramento (Sítio Boa Vista-Afrânio/PE); 2017; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

CLEIDINALVA DOS SANTOS MARTINS

Educação do Campo: alfabetização com enfoque na educação contextualizada no municipio de Juazeiro; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Ianne Samara Bastos Lima Barbosa

O Cotidiano das Trabalhadoras da Viticultura do Vale do São Francisco: Um Estudo Fotoetnográfico; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Cleiton Lin Oliveira da Silva

POLITICA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA BAHIA: GESTÃO SOCIAL E APRENDIZAGENS COLETIVAS; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Ana Paula Santos Granja Ribeiro

Descolonização do curriculo nas experiências de educação contextualizada para convivência com o Semiárido: um olhar sobre as escolas do campo no território sertão do São Francisco; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

ANTONIO CARVALHO DOS SANTOS JUNIOR

Além do preto no branco: feituras curriculares e ações afirmativas negras do Centro Territorial de Educação profissional do Sertão do São Francisco (Juazeiro-BA); 2016; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Pedro Paulo Souza Rios

GÊNERO NO CONTEXTO SEMIÁRIDO: VIVÊNCIAS NO ASSENTAMENTO NOVA CANAÃ; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Anne Glória Pereira da Silva Reis

A operacionalização de uma proposta curricular perante a educação contextualizada na escola municipal de tempo integral professora Iracema Pereira da Paixão; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Contextualizada p Convivência com o SAB) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Maria Tânia da Conceição Silva; Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Contextualizada p Convivência com o SAB) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Eliene Rodrigues da Silva

Educação contextualizada no semiárido baiano e seus significados na comunidade de Igara (Senhor do Bonfim); 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Cultura e Contextualidade) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Isis Cássia Silva dos Santos

A educação do campo como fundamento para a emancipação humana; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Cultura e Contextualidade) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Edmar Conceição

A partilha do sensível; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação, Cultura e Contextualidade) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Humbert Carlos Guimarães Pereira Filho

Projeto: humanização do atendimento no Instituto Médico Legal de Juazeiro-BA; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Maria Elisa Pires Paiva

Projeto de implantação de uma cooperativa de catadores do lixão de Juazeiro-BA; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Maria do Carmo Nunes Bezerra

Análise do processo de gestão administrativa: o caso do serviço de atendimento ao cidadão; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Terezinha Ferraz Lima Maniçoba

Processo de humanização do Hospital Dom Malan, Petrolina-PE; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Maria das Gracas Cavalcante de Oliveira

Educação e Desenvolvimento Rural: uma experiência nas; 2001; Monografia - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Deize Eustália Nunes de Carvalho

O significado da escola para o trabalhador rural; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Educacional) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Iêda Machado Lima

Perfil dos educandos e das escolas de jovens e adultos de Petrolina Pernambuco; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica de Jovens e Adultos) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Raimunda Maria Gomes

Elementos para uma etnografia da educação de jovens e adultos em Santa Maria da Boa Vista-PE; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica de Jovens e Adultos) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Marinalva Ribeiro da Silva

Projeto político-pedagógico: visão da escola que temos e da escola que queremos; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa em Educação) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Maria Adenilde Silva Ramos

Alcoolismo e Educação: estudo de um caso em uma escola pública municipal; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa em Educação) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Rafhael Nobre da Silva Rodrigues

JORNAL RIVALE: DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE O PROGRESSO NO TEMPO DA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DE SOBRADINHO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Fernanda Kathlem Santana Alves

MEMÓRIAS DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR EM SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Terezinha Pereira de Souza Viana

HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS DE ESCOLAS DO CAMPO NO VALE DO SALITRE (JUAZEIRO-BA): A FAMÍLIA PEREIRA EM FOCO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

JÉSSICA RAMONE R

de Oliveira; Larissa Ramos B; de Carvalho; PERCEPÇÃO DOS JOVENS DA FUNASE SOBRE OS PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS DE RESSOCIALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE POR MEIO DE IMAGENS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Marcia Maria dos Santos Rodrigues

DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL AO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS: PROCESSOS EDUCATIVOS E PRÁTICAS SOCIAIS; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Adalberto da Silva Araújo

Um Olhar sobre a pedagogia da alternância da Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFA); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Barbara Paes Landim Ferreira

ENTRE ENXADA E CANETA: TRÊS TEMPOS, TRÊS VIDAS E TRÊS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE UMA FAMÍLIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

SARAH RIBEIRO PIERRI

APRENDIZAGEM LÚDICA INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Nariane Rodrigues de França Ferreira

APRENDIZAGEM LÚDICA INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Bianca dos Santos Silva

APRENDIZAGEM LÚDICA INFANTIL COMO POSSIBILIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Alex Santos Fonseca

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS ELEMENTOS ESSENCIAIS NA FORMAÇÃO DO ALUNO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Itamara V

de Britto Menezes; História e Cultura em sala de aula: construindo possibilidades; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Clécia Alves dos Sant

História e Cultura em sala de aula: construindo possibilidades; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Aline Ramalho

O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: O CASO DA PASTORAL DA MULHER DE JUAZEIRO (BAHIA); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Andréia Machado de Souza

Educação no Campo: formação do professor no município de Itaguaçu da Bahia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Cleusivaldo Rodrigues da Silva

Trabalho infantil no município de Sento Sé e sua influência no desempenho escolar; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Elita Maria da Conceição

Trabalho infantil no município de Sento Sé e sua influência no desempenho escolar; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Gisele Oliveira de Castro

Trabalho infantil no município de Sento Sé e sua influência no desempenho escolar; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Marielza Cruz Santos Queiroz

Trabalho infantil no município de Sento Sé e sua influência no desempenho escolar; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Douglas Washington de Oliveira

História e diversidade socio-econômica e cultural do município de Sento Sé (Bahia); 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Ernestina de Souza Silva

História e diversidade socio-econômica e cultural do município de Sento Sé (Bahia; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Eva Rodrigues Cruz Costa

História e diversidade socio-econômica e cultural do município de Sento Sé (Bahia); 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Gildene Ferreira da Silva Castro

História e diversidade socio-econômica e cultural do município de Sento Sé (Bahia); 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Gemima Fernanda Souza de Lima

VAQUEIROS OU ESCRAVOS? HISTÓRIA DA OCUPAÇÃO DAS TERRAS BAIANAS DO TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XIX; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Carine Nunes Fernandes

INTERCULTURALIDADE ENTRE OS POVOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO NO PERÍODO PÓS ABOLIÇÃO (1888 A 1910); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Maiara de Souza Santos

FESTA DOS CONGOS: UMA HERANÇA AFRICANA E INDÍGENA EM SENTO SÉ (BA); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Gemima Fernanda Souza de Lima

Formação de comunidades quilombolas no território Sertão do São Francisco (Bahia): um trânsito entre a escravidão e a liberdade no final do século XIX; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Maiara de Souza Santos

Comunidades quilombolas no território Sertão do Francisco: a luta entre o reconhecimento e a redistribuição; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Camila Fernanda Borges

Quintais produtivos e gênero na agricultura familiar; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Iris da Silva Santos

Usos de tecnologias de convivência com o Semiárido e participação das muheres; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Elane Silva Moreira

Configurações históricas da educação escolar na região de Juazeiro-BA: Currículo escolar e cultura popular na memória do arquivo da Profª; Maria Franca Pires; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Marcos Sérvan Cadidé Cardoso

Ciclos do Jornalismo na região de Juazeiro-BA: As transformações do jornalismo impresso levantado no acervo de memórias do arquivo da profª; Maria Franca Pires; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Márcia Regina Sousa Lopes

Os impactos da aposentadoria Rural nas evoluções atuais; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Glaucia Novais Santos

Os Impactos da Aposentadoria Rural Nas Evoluções Atuais; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia-UNEB; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Pedro Paulo Souza Rios;

O GÊNERO E SUAS NUANCES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: DA DESCONSTRUÇÃO DO CABRA MACHO À VISIBILIDADE DA MULHER; 2015; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Robert Lima e Souza

Revelando traços da colonização européia nos costumes, manifestações culturais e tradições da população rural no semi-árido baiano; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Edonilce da Rocha Barros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Anita Brumer

Pequenos produtores frente a novas condições de reprodução no Vale do Salitre (BA); 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Anita Brumer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, K. G. O. ; SILVA, C. L. O. D. ; ANDRADE NETO, G. E. ; FARIAS, E. A. ; BARROS, E. da R. . The more education program as a gate for Capoeira in School. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 7, p. 273-277, 2020.

  • BARBOSA, I. S. B. L. ; BARROS, EDONILCE DA ROCHA . The daily life of viticulture workers in the São Francisco valley: A photoethnographic study. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 7, p. 260-270, 2020.

  • RIOS, PEDRO PAULO SOUZA ; BARROS, EDONILCE ROCHA ; VIEIRA, ANDRE RICARDO LUCAS . Narrativas de vida e formação de professores gays: (auto)biográficas acerca do estranho que habita em mim. EDUCAÇÃO (UFSM) , v. 42, p. 227, 2017.

  • BARROS, EDONILCE DA ROCHA . Pesquisa-ação: uma estratégia de transição agroecológica para a sustentabilidade das unidades de produção familiar no Semiárido baiano. ECOLOGIAS HUMANAS: REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECOLOGIA HUMANA , v. 1, p. 24-40, 2015.

  • RIOS, Pedro Paulo S. ; BASTOS, A. S. ; BARROS, E. da R. . Mulheres no Semiárido Brasileiro: uma história invisibilizada. Revista Ouricuri , v. 5, p. 017-17, 2015.

  • ELOY, Ludivine ; SILVEIRA, Pedro ; BARROS, E. da R. . O papel da cidade na agricultura familiar do semiárido: o exemplo do submédio São Francisco. CADERNOS CERU (USP) , v. 23, p. 185-203, 2012.

  • TONNEAU, JEAN-PHILIPPE ; BARROS, EDONILCE DA ROCHA . Entre utilitarisme et pessimisme: pour une recherche utile, utilisable et utilisée. VERTIGO: LA REVUE ELECTRONIQUE EN SCIENCES DE L'ENVIRONNEMENT , v. Online, p. Perspectives, 2012.

  • REIS, E. S. ; BARROS, E. da R. . A experiência de uma escola rural no contexto do projeto de desenvolvimento local de Massaroca, semi-árido baiano. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (IMPRESSO) , v. 87, p. 236-248, 2006.

  • NYS, Erwin de ; DUCROT, Raphaèle ; BARROS, E. da R. ; MOUCO, Carlos Alberto ; KUPER, Anne Chohin . Une demarche de conseil pour améliorer la gestion stratégique des perimétres irrigués colletifs du Nordeste (Brésil). Cahier D'etudes Et de Recherches Francophones Agricultures, França, v. 14, n.1, p. 138-143, 2005.

  • NYS, Erwin de ; DUCROT, Raphaèle ; GAL, Pierre Yves Le ; BARROS, E. da R. ; MOUCO, Carlos Alberto ; KUPER, Anne Chohin . Um procedimento de consultoria para melhorar a gestão dos perímetros irrigados coletivos do Nordeste brasileiro. CADERNOS DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA , v. 22, p. 365-380, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARROS, E. da R. ; KUPER, Anne Chohin ; TONNEAU, Jean Philippe ; DUCROT, Raphaèle . Projeto Ação de valorização dos resultados sobre formas de tarifação de água no Perímetro Irrigado de Maniçoba, no Nordeste do Brasil.. 2003.

BARROS, E. da R. ; TONNEAU, Jean Philippe . Evoluation du projet Ations intégrées d'Agriculture, Santé et Education dans l'Etat du Ceara au Nord-est du Brésil. 2003.

BARROS, EDONILCE DA ROCHA ; NUNES, Josenilton ; SILVA, R. J. . Manual de Normalização e Elaboração de Dissrtações do PPGESA 4ª Edição. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

BARROS, E. da R. ; NUNES, Josenilton ; QUEIROZ, M. P. C. P. . MANUAL DE NORMALIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DO PPGESA. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

BARROS, E. da R. . RELATÓRIO FINAL. 2017. (Relatório de pesquisa).

BARROS, E. da R. . 1 Curso Regional de Formação em Agroecologia - Nordeste. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, E. da R. . Relatório Final de Projeto. 2012. (Relatório de pesquisa).

BARROS, E. da R. . Relatório Técnico Parcial. 2011. (Relatório de pesquisa).

BARROS, E. da R. ; NUNES, Josenilton . Educação, Cultura e Contextualidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BARROS, E. da R. . Projeto Cultivando Saberes. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, E. da R. . Formação de Agentes de Desenvolvimento Rural. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, E. da R. . Associativismo. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

BARROS, E. da R. . Especialização em Fruticultura Irrigada. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BARROS, E. da R. . Criação de peixes em Tanques-rede. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

BARROS, E. da R. . Curso de Formação Humanística dos Policiais Militares do 3 BPMJ. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    História e Memória do Território Sertão do São Francisco, Descrição: Nas atividades acadêmicas realizadas no Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tem se reunido informação sistematizada sobre muitos dos aspectos da história e cultura regional/local a partir de uma variedade de fontes documentais (periódicos, imagens visuais, catálogos impressos entre outros) produzidos/difundidos, na sua maioria, por instituições, algumas da área da comunicação social e outras instituições sociais que participaram do desenvolvimento regional. No Departamento, foram realizadas doações de documentos que resultaram na construção dos acervos Dom José Rodrigues e Maria Franca Pires, localizados no DCH III, os quais contém materiais que auxiliam a compreender os processos de desenvolvimento do território Sertão do São Francisco nos aspectos sociais, econômicos, políticos, educacionais e culturais. Reconhece-se o valor social desses materiais como fontes documentais, atribuindo-lhe o caráter de bem cultural que deve ser cuidado como patrimônio público e fomentando pesquisas acadêmicas. Dessa forma, este projeto de pesquisa tem a finalidade de identificar, explorar e sistematizar os materiais contidos nestes acervo a fim de investigar aspectos sociais, econômicos e culturais que colaborem para compreender os processos de modernização e do desenvolvimento regional no Sertão do São Francisco. A análise também colabora para a preservação, difusão e reprodução dessas fontes documentais, por meio de produtos como catálogos e digitalização de material para fins de educação patrimonial e análise dos processos sociais, bem como da produção de conhecimento. Tem-se como meta possibilitar outros referenciais de conhecimento para os estudos sobre a história e memória regional/local, favorecendo análises interdisciplinares na área da sociologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Edonilce da Rocha Barros - Coordenador / Andréia Cristina Santos - Integrante / JÔNATAS PEREIRA DO NASCIMENTO ROSA - Integrante / WELLINGTON MARTINS DA SILVA - Integrante / ANNA KAMYLLA FRANCA MARTINS - Integrante / JÉSSICA VIEIRA CARDOSO - Integrante / Micael Benaic Honório Santos - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Identidades, territorialidades e memória de povos tradicionais no território Sertão do São Francisco (Bahia), Descrição: Este projeto tem como objetivo geral pesquisar como ocorreu a formação de comunidades quilombolas no território Sertão do São Francisco (BA), entre as duas últimas décadas que antecederam a abolição, em 1888, e os primeiro anos do século XX. Visa registrar a história e memória de um povo que viveu/vive no território. Pretende identificar além de grupos quilombolas outros grupos étnicos que abitaram/habitam no território Sertão do São Francisco (BA), que aparentemente não se enquadram na configuração de quilombolas mas que apresentam características como tal, como é o caso dos ?Timbó? um grupo social de Sento-Sé. Registrar a história e a memória dessa população, além do esforço de recuperar culturas, como as que foram submersas pelas águas da barragem de Sobradinho, é (re)construir um patrimônio cultural imaterial perdido que servirá para a nova geração que não conhece a história dos seus antepassados, é também um legado para a geração futura e para a memória do povo brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Edonilce da Rocha Barros - Coordenador., Número de orientações: 2

  • 2014 - Atual

    Gênero e Agricultura Familiar: desafios e possibilidades de convivência com o Semiárido, Descrição: O projeto Objetiva conhecer as principais questões de gênero que emergem nas relações sociais estabelecidas nas unidades de produção familiar, no sertão da Bahia, e a participação e representação social da mulher rural nos espaços público e privado de produção e reprodução social. Visa colaborar com informações que evidenciem aspectos inerentes ao papel da mulher no contexto do semiárido, como contribuição para se pensar e propor políticas adequadas para as mulheres rurais, dando visibilidade ao seu trabalho com enfoque no desenvolvimento econômico, social e ambientalmente viável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Edonilce da Rocha Barros - Coordenador / Edmerson dos Santos Reis - Integrante / Aurilene Rodrigues Lima - Integrante / Josemar da Silva Martins - Integrante / Maria Aparecida do Carmo Mouco - Integrante / Francisca de Assis de Sá - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PROJETO MULTITERRITORIAL DE PESQUISA E EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, Descrição: Implantar e implementar Núcleos de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial para consolidar e fortalecer a política de Desenvolvimento Territorial, apoiando as ações dos Colegiados Territoriais e suas instâncias na articulação, proposição e acompanhamento das políticas públicas, voltadas à superação das desigualdades de renda, gênero e educação, bem como ampliar a participação da Universidade nesse processo, visando o desenvolvimento sustentável dos territórios componentes deste projeto, por meio da geração e difusão de conhecimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Edonilce da Rocha Barros - Coordenador / Pedro Paulo Souza Rios - Integrante / Ivânia Paula Fretas de Souza - Integrante / Marcos Fabio Oliveira Marques - Integrante / Pascoal Eron Santos de Souza - Integrante / Yon Leite Fontes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    (RE)CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS POPULARES E TRADICIONAIS NO MEIO RURAL DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA, Descrição: Este subprojeto integra o Projeto Interdepartamental e Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Cultura, sobre Cultura e Processos Formativos no Centro-Norte, a ser desenvolvido pelos Departamento de Ciências Humanas do campus III, Departamento de Ciências Humanas do campus IV e Departamento de Educação do campus VII com o propósito de fazer um mapeamento das práticas e manifestações da educação e da cultura na região, em seus aspectos formais, não-formais e informais. O projeto ocupa-se das demandas contemporâneas dos grupos humanos situados no Centro-Norte do Estado (compreendendo os territórios de identidade do Piemonte da Diamantina e Sertão do São Francisco) visando compreender as diversas transformações sócio-educativas e culturais processadas nas comunidades e a relação deste movimento com a educação escolar e o desenvolvimento regional. De modo particular, este subprojeto objetiva (re)reconstruir a memória das manifestações culturais populares e tradicionais do meio rural de Juazeiro, visando recuperar elementos da história de um povo, reeditando novos conhecimentos que possam ser utilizados nas práticas escolares do município, para valorização da cultura popular e tradições locais, a partir da memória do passado. O enfoque metodológico adotado é o da história oral, tendo como principal fonte de evidência as narrativas orais por meio de entrevistas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edonilce da Rocha Barros - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    BANCO DE DOCUMENTOS, MEMÒRIAS E HISTÓRIA ORAL DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO, Descrição: A idéia de um Banco de Memórias e Documentos que se objetiva formar com a execução desse projeto, tendo também como finalidade integrar as pesquisas em andamento no DCH III e consolidá-las com a implantação de uma infra-estrutura que centralize e documente esse acervo de memórias, busca dar conta da problemática local das fontes de pesquisa, na medida em que isso deve resultar em organização, preservação, difusão e reprodução das fontes documentais e continuidade das memórias produzidas a partir das pesquisas integradas. Tem-se como meta possibilitar outros referenciais de conhecimento para os estudos sobre o processo do desenvolvimento regional/local, pelas memórias (fontes orais) e instrumentalizar melhor a própria intervenção da Universidade nesse processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edonilce da Rocha Barros - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2012

    DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SOCIOPRODUTIVOS E AMBIENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO TERRITÓRIO DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO., Descrição: Os mais de 623 mil agricultores familiares existentes na Bahia encontram-se empobrecidos em razão da inadequada estrutura latifundiária, o sistema de crédito agrícola, a comercialização, a assistência técnica, o deficiente sistema educacional e a ocorrência periódica de secas. Como decorrência, a utilização da caatinga se baseia em processos extrativistas, que resulta em uma relação predatória com os recursos naturais renováveis. O Território do Sertão do São Francisco (TSSF), locus dessa pesquisa, situado no Semiárido, insere-se nesse contexto. O TSSF tem o rio São Francisco como principal elemento geográfico, histórico, social, econômico e cultural, sendo um dos marcos de sua identidade. A biodiversidade do território é característica do Bioma Caatinga, com distribuição restrita ao Brasil. O modelo atual de exploração da caatinga pelos agricultores familiares não tem sustentação ecológica e econômica. Faz-se necessário o desenvolvimento de sistemas alternativos de convivência com esse bioma. Este projeto tem o objetivo de desenvolver, validar tecnologias para a sustentabilidade dos sistemas produtivos e ambientais e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. A base das ações é o enfoque sistêmico como instrumento metodológico, priorizando a pesquisa em meio real, o reconhecimento dos saberes local e elegendo os agricultores familiares como parceiros ativos em todas as etapas do projeto, num processo contínuo de formação e aprendizagens múltiplas . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Edonilce da Rocha Barros - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Cooperação.

  • 2010 - 2012

    DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SOCIOPRODUTIVOS E AMBIENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO TERRITÓRIO DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO., Descrição: Os mais de 623 mil agricultores familiares existentes na Bahia encontram-se empobrecidos em razão da inadequada estrutura latifundiária, o sistema de crédito agrícola, a comercialização, a assistência técnica, o deficiente sistema educacional e a ocorrência periódica de secas. Como decorrência, a utilização da caatinga se baseia em processos extrativistas, que resulta em uma relação predatória com os recursos naturais renováveis. O Território do Sertão do São Francisco (TSSF), locus dessa pesquisa, situado no Semiárido, insere-se nesse contexto. O TSSF tem o rio São Francisco como principal elemento geográfico, histórico, social, econômico e cultural, sendo um dos marcos de sua identidade. A biodiversidade do território é característica do Bioma Caatinga, com distribuição restrita ao Brasil. O modelo atual de exploração da caatinga pelos agricultores familiares não tem sustentação ecológica e econômica. Faz-se necessário o desenvolvimento de sistemas alternativos de convivência com esse bioma. Este projeto tem o objetivo de desenvolver, validar tecnologias para a sustentabilidade dos sistemas produtivos e ambientais e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. A base das ações é o enfoque sistêmico como instrumento metodológico, priorizando a pesquisa em meio real, o reconhecimento dos saberes local e elegendo os agricultores familiares como parceiros ativos em todas as etapas do projeto, num processo contínuo de formação e aprendizagens múltiplas . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Edonilce da Rocha Barros - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Cooperação.

  • 2010 - 2012

    DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SOCIOPRODUTIVOS E AMBIENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO TERRITÓRIO DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO., Descrição: Os mais de 623 mil agricultores familiares existentes na Bahia encontram-se empobrecidos em razão da inadequada estrutura latifundiária, o sistema de crédito agrícola, a comercialização, a assistência técnica, o deficiente sistema educacional e a ocorrência periódica de secas. Como decorrência, a utilização da caatinga se baseia em processos extrativistas, que resulta em uma relação predatória com os recursos naturais renováveis. O Território do Sertão do São Francisco (TSSF), locus dessa pesquisa, situado no Semiárido, insere-se nesse contexto. O TSSF tem o rio São Francisco como principal elemento geográfico, histórico, social, econômico e cultural, sendo um dos marcos de sua identidade. A biodiversidade do território é característica do Bioma Caatinga, com distribuição restrita ao Brasil. O modelo atual de exploração da caatinga pelos agricultores familiares não tem sustentação ecológica e econômica. Faz-se necessário o desenvolvimento de sistemas alternativos de convivência com esse bioma. Este projeto tem o objetivo de desenvolver, validar tecnologias para a sustentabilidade dos sistemas produtivos e ambientais e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. A base das ações é o enfoque sistêmico como instrumento metodológico, priorizando a pesquisa em meio real, o reconhecimento dos saberes local e elegendo os agricultores familiares como parceiros ativos em todas as etapas do projeto, num processo contínuo de formação e aprendizagens múltiplas . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Edonilce da Rocha Barros - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Cooperação.

  • 2010 - 2012

    DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SOCIOPRODUTIVOS E AMBIENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO TERRITÓRIO DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO., Descrição: Os mais de 623 mil agricultores familiares existentes na Bahia encontram-se empobrecidos em razão da inadequada estrutura latifundiária, o sistema de crédito agrícola, a comercialização, a assistência técnica, o deficiente sistema educacional e a ocorrência periódica de secas. Como decorrência, a utilização da caatinga se baseia em processos extrativistas, que resulta em uma relação predatória com os recursos naturais renováveis. O Território do Sertão do São Francisco (TSSF), locus dessa pesquisa, situado no Semiárido, insere-se nesse contexto. O TSSF tem o rio São Francisco como principal elemento geográfico, histórico, social, econômico e cultural, sendo um dos marcos de sua identidade. A biodiversidade do território é característica do Bioma Caatinga, com distribuição restrita ao Brasil. O modelo atual de exploração da caatinga pelos agricultores familiares não tem sustentação ecológica e econômica. Faz-se necessário o desenvolvimento de sistemas alternativos de convivência com esse bioma. Este projeto tem o objetivo de desenvolver, validar tecnologias para a sustentabilidade dos sistemas produtivos e ambientais e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. A base das ações é o enfoque sistêmico como instrumento metodológico, priorizando a pesquisa em meio real, o reconhecimento dos saberes local e elegendo os agricultores familiares como parceiros ativos em todas as etapas do projeto, num processo contínuo de formação e aprendizagens múltiplas. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Edonilce da Rocha Barros - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Cooperação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1995

Gente Que Faz, BAMERINDUS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - DCH III. , Rua Edgard Chastinet, São Geraldo, 48904711 - Juazeiro, BA - Brasil, Telefone: (74) 36115617, Ramal: 228, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do DCH III, Carga horária: 40

1994 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor público estatutário, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Avaliação de Desempenho da Carreira Docente.

  • 03/2014

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro, .,Cargo ou função, Diretor substituto.

  • 11/2007

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro, .,Cargo ou função, Coordenadora do NUPE.

  • 09/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Estado da Bahia - DCH/III, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro, Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro.,Atividade realizada, Coordenadora do Núcleo de pesquisa e Extensão - NUPE.

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Interno de Seleção de Bolsistas de Iniciação Científica.

  • 01/2000

    Extensão universitária , Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro, .,Atividade de extensão realizada, Assessora da Câmara de Pesquisa e Extensão.

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro, .,Cargo ou função, Assessora da Câmara de Pesquisa e Extensão.

  • 01/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia.

  • 04/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico, Elaboração e Execução de Projetos, Sociologia Geral, Sociologia da Educação, Antropologia

  • 02/2001 - 03/2001

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro, .,Cargo ou função, Diretor subistituto.

  • 02/2000 - 03/2000

    Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas de Juazeiro, .,Cargo ou função, Diretor substituto.

1999 - 2001

Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Consultor

Outras informações:
Este trabalho foi por contrato de trabalho por tempo determinado, realizado a partir de licitação pública

Atividades

  • 08/1999 - 09/2001

    Serviços técnicos especializados , Federal, 6ª Sr Juazeiro Ba.,Serviço realizado, Organizaçào e Capacitação de produtores. Realização de Diagnósticos e Planejamentos Participativos.

1998 - 1999

Departamento de Obras Contra Secas

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)Consultor

Outras informações:
Trabalho de organização e capacitação de produtores, realizado no Perímetro Irrigado de Curu Paraipaba, em convênio com o IICA

Atividades

  • 09/1998 - 08/1999

    Serviços técnicos especializados , Federal, Sede Central Fortaleza Ce.,Serviço realizado, Realização de Diagnóstico Participativo e Planos de Desenvolvimento Integrado do Perímetro Irrigado Curu Paraipaba.

  • 09/1998 - 07/1999

    Serviços técnicos especializados , Federal, Sede Central Fortaleza Ce.,Serviço realizado, Mobilização de produtores rurais para organização e capacitação..

1981 - 2015

Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tecnica em Desenvolvimento Rural, Carga horária: 30