Diogo Kaoru Takayama

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina (2004), e pós-graduação em Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Foi Agente de Inovação do Sebrae-PR e professor da Universidade de Uberaba - MG. Foi coordenador e professor do curso de Engenharia Elétrica na FEITEP, professor da Universidade Estadual de Londrina - PR e da Faculdade Pitágoras de Londrina - PR, da pós graduação em Engenharia de Automação Industrial do Senai de Londrina - PR. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica/Eletrônica, com ênfase desenvolvimento de equipamentos e em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: termometria, pneumática, temperatura, umidade, linha de produção, clp e inovações tecnológicas. Atualmente é diretor da RTN Produtos Eletrônicos Ltda, da RTN Engenharia Ltda, consultor credenciado do Sebrae-PR.

Informações coletadas do Lattes em 08/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Eletrica

2006 - 2009

Universidade Estadual de Londrina
Título: Desenvolvimento de um Transdutor de Umidade Baseado na Reflexão Difusa no Infravermelho Próximo,Ano de Obtenção: 2009
José Alexandre de França.Bolsista do(a): Fundação Araucária, FA, Brasil. Palavras-chave: Umidade; Infravermelho.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação / Especialidade: Instrumentação Eletrônica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação / Especialidade: Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle. Setores de atividade: Fabricação de Produtos Alimentícios; Fabricação de máquinas e equipamentos; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Engenharia Elétrica

2000 - 2004

Universidade Estadual de Londrina
Título: Controle de acesso a embientes usando uma fechadura inteligente.
Orientador: Newton da Silva

Formação complementar

2012 - 2012

Organização e Planejamento para Inovação. (Carga horária: 8h). , Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, ANPEI, Brasil.

2012 - 2012

Curso Intensivo Metodologia Propan. (Carga horária: 45h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.

2010 - 2010

Elaboração de Projeto de Financiamento à Inovação. (Carga horária: 12h). , Universidade da Indústria, UNINDUS, Brasil.

2009 - 2009

Capacitação dos Agentes Locais de Inovação. (Carga horária: 64h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.

2009 - 2009

A Arte de Sensibilizar e Negociar. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.

2008 - 2008

Curso Prático de Tributos na Importação. (Carga horária: 4h). , Instituto Mercosul, IM, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Comércio Internacional - Modulo Importaçã. (Carga horária: 8h). , Instituto Mercosul, IM, Brasil.

2008 - 2008

Tributos na Importação. (Carga horária: 4h). , Instituto Mercosul, IM, Brasil.

2008 - 2008

Financiamento a Importação e Proteção Cambial. (Carga horária: 4h). , Instituto Mercosul, IM, Brasil.

2004 - 2004

Elipse Scada. (Carga horária: 16h). , Elipse Software, ELIPSE, Brasil.

2004 - 2004

Simatic Step S7 Basico. (Carga horária: 40h). , Siemens, SIEMENS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Instrumentação Eletrônica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle.

Participação em eventos

Encontro Nacional de Inovação e Sustentabilidade.Inovação. 2012. (Encontro).

Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil. 2009. (Congresso).

IV Semana SEEL - Semana de Engenharia Elétrica de Londrina.Desenvolvimento de um transdutor de umidade baseado no infravermelho proximo. 2008. (Seminário).

XII encontro Anual de Iniciação Cientifica. XII Encontro Anual de Iiniciação Cientifica. 2003. (Congresso).

III Ciclo de Palestras da Engenharia Eletrica - UEL. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Leandro Seran Sonne

SONNE, L. S.;TAKAYAMA, Diogo Kaoru. Hologramas de Fourier gerados por computador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Comissão julgadora das bancas

Carlos Alberto Paulinetti da Camara

França, J.A.; REIS FILHO, C. A.;CAMARA, C. A. P.. Um Transdutor de Umidade Baseado na Reflexão Difusa no Infravermelho Próximo.. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Leonimer Flávio de Melo

MELO, L. F.; FRANCA, M. B. M.; SILVA, N.. Controle de acesso de ambientes, usando uma fechadura inteligente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Newton da Silva

SILVA, Newton da; FRANÇA, Maria Bernadete de Morais; MELO, Leonimer Flavio de. Controle de Acesso de Ambientes, usando uma Fechadura Inteligente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina.

Orientou

Thiago Henrique Silva Campos

Projeto e Métodos de Acionamentos em Automação Residencial; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Diogo Kaoru Takayama;

Foi orientado por

José Alexandre de França

Um Transdutor de Umidade Baseado na Reflexão Difusa no Infravermelho Próximo; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrica) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: José Alexandre de França;

Newton da Silva

Controle de Acesso de Ambientes, usando uma Fechadura Inteligente; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Newton da Silva;

Produções bibliográficas

  • TAKAYAMA, Diogo Kaoru ; PEREIRA, R. V. ; CAMARGO, V. L. A. ; ABRAO, T. . Implementacao eficiente de filtros adaptativos utilizando a plataforma TMS320C6713. Semina. Ciências Exatas e Tecnológicas (Impresso) , v. 32, p. 115-131, 2011.

Outras produções

TAKAYAMA, Diogo Kaoru . Sistema Manual de Aquisição de Temperatura. 2005.

TAKAYAMA, Diogo Kaoru . Sistema Automático de Aquisição de Temperatura. 2005.

TAKAYAMA, Diogo Kaoru . Workshop Inovação, Desenvolvimento de Produtos e Prototipagem. 2017. .

TAKAYAMA, Diogo Kaoru . Oficina de Inovação e Desenvolvimento de Produtos. 2016. .

TAKAYAMA, Diogo Kaoru . OFICINA DE INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS. 2016. .

TAKAYAMA, Diogo Kaoru . Projeto para Captação de Recursos de Inovação. 2016. .

TAKAYAMA, Diogo Kaoru . Ciclo de Treinamento para os Graduandos de Engenharia Elétrica - Orcad. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    SISTEMA DE MEDICAO DE UMIDADE BASEADO NA REFLEXAO DIFUSA NO INFRAVERMELHO PROXIMO, Descrição: EM DIVERSOS SETORES DA INDUSTRIA, A MEDICAO DE UMIDADE E UMA TAREFA FUNDAMENTAL COMO, POR EXEMPLO, NA INDUSTRIA ALIMENTICIA, DE PROCESSAMENTO/ESMAGAMENTO DE GRAOS, DE PAPEL, USINAS DE ACUCAR ETC. O METODO CLASSICO DE MEDICAO DE UMIDADE REQUER UMA ANALISE DA AMOSTRA EM LABORATORIO. ESTE E UM PROCESSO DESTRUTIVO, CARO E DEMORADO. ALEM DO MAIS, COMO A UMIDADE DA MATERIA-PRIMA PODE VARIAR BASTANTE AO LONGO DO DIA, SAO NECESSARIAS VARIAS MEDICOES EM LABORATORIO AO LONGO DO PERIODO. POR OUTRO LADO, COM O PROCESSO DE MEDICAO ON-LINE DE UMIDADE, A PERCENTAGEM DE AGUA E CONHECIDA INSTANTANEAMENTE, LOGO TEM-SE CONTROLE DO PROCESSO DE PRODUCAO SEM PERDAS, COM MAXIMO LUCRO E QUALIDADE. ATUALMENTE, EXISTEM POUCOS FABRICANTES DESTE TIPO DE EQUIPAMENTO E NAO EXISTE NENHUM FABRICANTE NESTE PAIS, O QUE RESULTA EM UM CUSTO ELEVADO PARA INDUSTRIAS PEQUENAS. EM VISTA DISTO, PROPOE-SE, NESTE PROJETO, O DESENVOLVIMENTO DE UM MEDIDOR ON-LINE DE UMIDADE BASEADO NO PRINCIPIO DE ABSORCAO DA LUZ, ONDE MOLECULAS DA AGUA ABSORVEM PARTE DA RADIACAO INCIDENTE, BASEADO EM UM PRINCIPIO FISICO QUE FAZ COM QUE A LUZ SEJA ABSORVIDA POR LIGACOES QUIMICAS CARACTERISTICAS DA MOLECULA DE AGUA. TAL INSTRUMENTO SERA CAPAZ DE EFETUAR A MEDICAO DE UMIDADE NA PROPRIA LINHA DE PRODUCAO, INSTANTANEAMENTE E INSENSIVEL A GRANDES VARIACOES DE TEMPERATURA, PERMITINDO O AJUSTE DO PROCESSO PRODUTIVO DE IMEDIATO AO VALOR PROPOSTO, EVITANDO PERDAS, REPROCESSO DE PRODUTO E REDUZINDO CUSTOS COM MEDICOES QUIMICAS, INFRA-ESTRUTURA E MAO-DE-OBRA. ALEM DISSO, UMA VEZ DESENVOLVIDA A TECNICA, ESTA PODERA SER FACILMENTE ESTENDIDA A MEDICAO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Diogo Kaoru Takayama - Integrante / José Alexandre de França - Coordenador / Dari O. Toginho Filho - Integrante / Maria Bernadete de Morais França - Integrante / Suzana Lucy Nixdorf - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2005

    Sistema manual de aquisição de temperatura, Descrição: Projeto desenvolvido entre os meses de fevereiro e março de 2005. Aparelho portátil que faz aquisição manual de temperatura em silos de armazenamento de grãos. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Financiador(es): Ectom Engenharia e Montagens Ltda - Remuneração.

  • 2005 - 2005

    Sistema automático de aquisição de temperatura, Descrição: Projeto desenvolvido entre os meses de maio a setembro de 2005. Central microcontrolada para aquisição programada / manual de temperatura de silos e graneleiros de armazenagem de grãos e controle de aeração com comunicação com computador por protocolo TCP/ IP 802.11b. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Financiador(es): Ectom Engenharia e Montagens Ltda - Remuneração.

  • 2005 - 2005

    Sistema automático de aquisição de temperatura, Descrição: Projeto desenvolvido entre os meses de maio a setembro de 2005. Central microcontrolada para aquisição programada / manual de temperatura de silos e graneleiros de armazenagem de grãos e controle de aeração com comunicação com computador por protocolo TCP/ IP 802.11b.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Diogo Kaoru Takayama - Coordenador., Financiador(es): Ectom Engenharia e Montagens Ltda - Remuneração.

  • 2005 - 2005

    Sistema manual de aquisição de temperatura, Descrição: Projeto desenvolvido entre os meses de fevereiro e março de 2005. Aparelho portátil que faz aquisição manual de temperatura em silos de armazenamento de grãos. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Diogo Kaoru Takayama - Coordenador., Financiador(es): Ectom Engenharia e Montagens Ltda - Remuneração.

  • 2005 - 2005

    Sistema manual de aquisição de temperatura, Descrição: Projeto desenvolvido entre os meses de fevereiro e março de 2005. Aparelho portátil que faz aquisição manual de temperatura em silos de armazenamento de grãos. Projeto de pesquisa e desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Diogo Kaoru Takayama - Coordenador., Financiador(es): Ectom Engenharia e Montagens Ltda - Remuneração.

  • 2005 - 2005

    Sistema automático de aquisição de temperatura, Descrição: Projeto desenvolvido entre os meses de maio a setembro de 2005. Central microcontrolada para aquisição programada / manual de temperatura de silos e graneleiros de armazenagem de grãos e controle de aeração com comunicação com computador por protocolo TCP/ IP 802.11b.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Diogo Kaoru Takayama - Coordenador., Financiador(es): Ectom Engenharia e Montagens Ltda - Remuneração.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • RTN Produtos Eletônicos Ltda. , Rua General Tasso Fragoso, 344, Bancários, 86062050 - Londrina, PR - Brasil, Telefone: (43) 30390102, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

RTN Produtos Eletônicos Ltda

Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2016 - 06/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2016 - 05/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

2009 - Atual

RTN Engenharia Ltda

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista

Atividades

  • 02/2016 - 08/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2015 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2015 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2015 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2015 - 11/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2015 - 10/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2014 - 11/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2014 - 11/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2014 - 11/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2014 - 11/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 10/2012 - 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2013 - 12/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2013 - 11/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2013 - 11/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2012 - 11/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2010 - 12/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Pesquisa e Desenvolvimento, .,Linhas de pesquisa

2010 - 2012

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assitente A, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2010 - 10/2012

    Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Digitais A

  • 04/2010 - 10/2012

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Eletromagnética

  • 03/2010 - 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Computação.,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Ciências da Computação.

  • 02/2011 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Engenharia Elétrica.,Cargo ou função, Vice-Coordenador de Estágio.

  • 06/2011 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Engenharia Elétrica.,Cargo ou função, Membro da Comissão para a Criação do Curso de Engenharia de Computação.

2010 - Atual

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Credenciado

2009 - 2010

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Agente de Inovação

Atividades

  • 11/2012

    Serviços técnicos especializados , Escritório Regional de Londrina, Escritório Regional de Londrina.,Serviço realizado, Consultoria Especializada (Consultor Senior) em Inovação - Apucarana.

  • 10/2012

    Serviços técnicos especializados , Escritório Regional de Londrina, Escritório Regional de Londrina.,Serviço realizado, Consultoria Especializada (Consultor Senior) em Inovação - Londrina.

  • 08/2011 - 02/2012

    Serviços técnicos especializados , Sebrae, .,Serviço realizado, Consultoria Especializada em Inovação para empresas do PAPPE Subvenção Paraná.

2012 - 2012

FACULDADE DE ENGENHARIA E INOVAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Carga horária: 20

2010 - 2018

Universidade de Uberaba

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2010

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletricidade Aplicada

  • 08/2010

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Digitais, Eletrotécnica, Teoria Eletromagnetica, Eletrônica

2005 - 2007

Ectom Engenharia e Montagens Ltda

Vínculo: Vinculo mensal., Enquadramento Funcional: mensal, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2005 - 11/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Privado, .,Linhas de pesquisa

  • 06/2005 - 09/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Privado, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2005 - 03/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Privado, .,Linhas de pesquisa

2007 - 2007

IG Transmissão e Distribuição Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20

2011 - 2012

Faculdade Pitágoras de Londrina

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3