Alex Pereira Leuterio

Doutorando e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUCSP. Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidad de Salamanca/ES. Especialista em Direito pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Graduado Tem graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Professor convidado dos cursos preparatórios para carreiras jurídicas Marcato Concursos, Federal Concursos e do Dotto & Monteiro cursos jurídicos e da Escola Paulista de Direito. Professor Tutor dos Cursos de Direito Digital e Gestão do Risco Eletrônico do SENAC. Fundador e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Bioética, Direito e Medicina (GBDM/USP). Membro do IBCCRIM, da AIDP, da AASP, do IBGC, dentre outros institutos. Membro efetivo da Comissão de Direito Criminal da OAB/SP e da Comissão de Compliance do IASP. Sócio fundador da Pereira Leutério Sociedade de Advogados. Advogado e Consultor Jurídico nas áreas de Governança Corporativa, de Compliance, de Bioética e de Direito Penal Econômico.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Direito Penal

2016 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: CRIMINAL COMPLIANCE EM INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS: mecanismos de prevenção à criminalidade corporativa e à violação de princípios bioéticos,
Roberto Augusto de Carvalho Campos. Palavras-chave: Direito Penal; Criminal Compliance; Bioética.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Direito Penal

2012 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Consentimento Informado e a Responsabilidade Penal Médica,Ano de Obtenção: 2015
Roberto Augusto de Carvalho Campos.

Mestrado em Direito

2009 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Estado de Exceção em Giorgio Agamben: da politização da vida nua à comunidade que vem,Ano de Obtenção: 2014
Willis Santiago Guerra Filho.

Especialização em DIREITO PENAL ECONÔMICO

2013 - 2013

Universidad de Salamanca
Título: O TERRORISMO NO DIREITO PENAL BRASILEIRO
Orientador: Prof. Dr. José Luis Gonzalez Cussac

Aperfeiçoamento em CURSO EXTENSIVO DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO

2004 - 2005

Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus
Título: A ATUAL APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA NO DIREITO PENAL. Ano de finalização: 2005
Orientador: FERNANDO CAPEZ

Graduação em Direito

1998 - 2002

Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Título: O Princípio da Insignificância como excludente de tipicidade penal no furto privilegiado
Orientador: Dr. Antônio Wagner Rosino

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasil-Alemanha de Direito Penal FGV/AASP ? 23 horas.. 2009. (Congresso).

Congresso OAB/SP - 25 anos da Lei de Execução Penal e o Processo Penal ? 8 horas. 2009. (Congresso).

I Congresso de Direito Militar ? OAB/SP ? 16 horas.. 2009. (Congresso).

I Congresso de Direito Militar do Centro de Estudos sobre o Federalismo Ellis Katz ? 20 horas.. 2009. (Congresso).

8ª SEMANA JURÍDICA E CULTURAL DA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. O TRIBUNAL DO JÚRI COMO GARANTIA CONSTITUCIONAL - DR.LUIZ FLÁVIO GOMES. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernando Ferreira Campinho

LEUTÉRIO, A. P.SANTOS, JOSE CARLOS DAUMASTASSI JR., JORGE BERNARDINO. CRIME ORGANIZADO E A LAVAGEM DE DINHEIRO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Aluno: Marcelo de Souza Tavares

LEUTÉRIO, A. P.TASSI JR., JORGE BERNARDINOSANTOS, JOSE CARLOS DAUMAS. DELIMITAÇÃO DA IMPUTAÇÃO PENAL ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA TEORIA DA IMPUTAÇÃO OBJETIVA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Aluno: FERNANDO ANTONIO NUNES

LEUTÉRIO, A. P.OLIVEIRA, H. D.COSTA, TAILSON PIRES. A PROGRESSÃO DO REGIME DE CUMPRIMENTO DE PENA NOS CRIMES HEDIONDOS, EVOLUÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL NO ÂMBITO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Aluno: Paula Maria Baldini

COSTA, TAILSON PIRESLEUTÉRIO, A. P.OLIVEIRA, H. D.. A INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA COMO EXCLUDENTE DE CULPABILIDADE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Aluno: Vitor Raatz Bottura

LEUTÉRIO, A. P.SANTOS, JOSE CARLOS DAUMASSANTOS, ANDRÉ LUIS NASCIMENTO. A PRISÃO PREVENTIVA COMO GARANTIA DA EFETIVAÇÃO DA TUTELA PENAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Aluno: Bruno Pigozzi Silveira

LEUTÉRIO, A. P.SANTOS, ANDRÉ LUIS NASCIMENTOSANTOS, JOSE CARLOS DAUMAS. AS PROVAS OBTIDAS POR MEIOS ILÍCITOS E SUA ADMISSIBILIDADE NO PROCESSO PENAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Aluno: Clayton Brito Correia dos Santos

LEUTÉRIO, A. P.SANTOS, ANDRÉ LUIS NASCIMENTOSANTOS, JOSE CARLOS DAUMAS. JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS: SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Aluno: Isabelle Simone Casanova Campos

LEUTÉRIO, A. P.SANTOS, ANDRÉ LUIS NASCIMENTOSANTOS, JOSE CARLOS DAUMAS. PRESCRIÇÃO ANTECIPADA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Aluno: Rafael Galati Sabio

LEUTÉRIO, A. P.SANTOS, ANDRÉ LUIS NASCIMENTOSANTOS, JOSE CARLOS DAUMAS. APLICAÇÃO DO PERDÃO JUDICIAL NO CRIME DE HOMICÍDIO CULPOSO E A NATUREZA JURÍDICA DA SENTENÇA QUE O CONCEDE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Aluno: Alex Reinaldo Januário Cavalcante

LEUTÉRIO, A. P.SANTOS, ANDRÉ LUIS NASCIMENTOSANTOS, JOSE CARLOS DAUMAS. INFANTICÍDIO: ASPECTOS GERAIS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Patrícia Caldeira

Antonio Wagner Rosino;CALDEIRA, P.; Carmela Dell'Isolla. Furto e o princípio da insignificância como excludente de tipicidade penal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Alvino Augusto de Sá

CAMPOS, Roberto Augusto de Carvalho;SÁ, Alvino Augusto de; PANCHERI, Ivanira. Consentimento informado e a responsabilidade penal médica. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Willis Santiago Guerra Filho

GUERRA FILHO, W. S.; ALVIM, Márcia Cristiana de Souza; CARNIO, H. G.. Estado de Exceção em Giorgio Agamben: da politização da vida nua à comunidade que vem. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Willis Santiago Guerra Filho

GUERRA FILHO, W. S.; ALVIM, Márcia Cristiana de Souza; CASTANHATO, Camila. Estado de Exceção na obra de Giorgio Agamben: Da Politização da Vida(Nua) à Comunidade que Vem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

João Daniel Rassi

SHECAIRA, Sergio Salomão; SAAD-DINIZ, Eduardo;RASSI; JORGE JUNIOR, Jose Jarjura; OLIVEIRA, Reinaldo Ayer de. Criminal compliance em indústrias farmacêuticas: mecanismos de prevenção à criminalidade corporativa e à violação de princípios bioéticos. 2019. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade de São Paulo.

Luciano Anderson de Souza

CAMPOS, R. A. de C.SÁ, A. A. deSOUZA, L. A.. A tutela penal da engenharia genética humana na sociedade do risco. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Direito Penal) - Universidade de São Paulo.

Eduardo Saad Diniz

CAMPOS, Roberto Augusto de Carvalho; SHECAIRA, Sérgio Salomão;SAAD-DINIZ, Eduardo; RASSI, João Daniel; AYER DE OLIVEIRA, Reinaldo; JORGE JUNIOR, José Jarjura. Criminal compliance em indústrias farmacêuticas: mecanismos de prevenção à criminalidade corporativa e à violação de princípios bioéticos. 2019. Tese (Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito da USP.

Eduardo Saad Diniz

CAMPOS, Roberto Augusto de Carvalho; AYER DE OLIVEIRA, Reinaldo;SAAD-DINIZ, Eduardo. Criminal compliance em indústrias farmacêuticas: mecanismos de prevenção à criminalidade corporativa e à violação de princípios bioéticos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Direito) - Faculdade de Direito da USP.

Henrique GARBELLINI CARNIO

CARNIO, Henrique Garbellini; Guerra Filho, Willis Santiago; ALVIM, M. C. S.. Estado de Exceção na obra de Giorgio Agamben: da politização da vida à comunidade que vem. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Roberto Augusto de Carvalho Campos

CAMPOS, ROBERTO AUGUSTO DE CARVALHO; JOSE JARJURA; REINALDO AYER; DANIELRASSI, J.; EDUARDO SAAD; schecaira, sergio salomão. Criminal Compliance em indústrias farmacêuticas. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Direito Penal) - USP Faculdade de Direito.

Roberto Augusto de Carvalho Campos

CAMPOS, Roberto Augusto de Carvalho; EDUARDO SAAD. CRIMINAL COMPLIANCE EM INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Direito Penal) - USP Faculdade de Direito.

Roberto Augusto de Carvalho Campos

SA, Augusto de Sá; SOUZA, L. A.;CAMPOS, Roberto Augusto de Carvalho. O Consentimento Informado e Esclarecido Na Responsabilidade Penal do Médico. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado direito penal) - USP Faculdade de Direito.

Ivanira Pancheri

CAMPOS, R. A. C.; SA, A.;PANCHERI, I.. CONSENTIMENTO INFORMADO E A RESPONSABILIDADE PENAL MÉDICA.. 2015. Dissertação (Mestrado em Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) - Faculdade de Direito da USP.

Márcia Cristina de Souza Alvim

GUERRA FILHO, Willis SantiagoALVIM, Marcia Cristina de Souza; CARNIO, H. G.. Estado de Exceção na obra de Giorgio Agamben: Da politização da Vida à Comunidade que vem. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Márcia Cristina de Souza Alvim

GUERRA FILHO, Willis SantiagoALVIM, Marcia Cristina de Souza; CASTANHATO, C.. Estado de Exceção na obra de Giorgio Agamben: Da Politização da Vida(Nua) à Comunidade que Vem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

EVANDRO DIZERÓ SELICANI

A IMPUTABILIDADE PENAL NOS CRIMES PASSIONAIS; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; (Orientador);

ALEX BRUNO SILVA

OS REFLEXOS DA NOVA LEI DE DROGAS NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; (Orientador);

RODRIGO FUENTES MENDES

A NOVA LEI DE DROGAS - CRIMES EM ESPÉCIE; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; (Orientador);

FLÁVIO GIANPIETRO GISSONI

A REGULAMENTAÇÃO DO USO DE ALGEMAS NOS CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; (Orientador);

JULIANA DA SILVA PARANHOS

ABORTO EUGÊNICO; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; (Orientador);

RAFAEL MARTINS SALVADOR

CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO CONTRA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Wagner Rosino

Furto e o princípio da insignificância como excludente de tipicidade penal; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Orientador: Antonio Wagner Rosino;

Willis Santiago Guerra Filho

Estado de Exceção em Giorgio Agamben: da politização da vida nua à comunidade que vem; 2014; Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Willis Santiago Guerra Filho;

Roberto Augusto de Carvalho Campos

CRIMINAL COMPLIANCE EM INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Direito Penal) - USP Faculdade de Direito; (Orientador);

Roberto Augusto de Carvalho Campos

consentimento informado e a responsabilidade penal médica; 2015; Dissertação (Mestrado em mestrado direito penal) - USP Faculdade de Direito,; Orientador: Roberto Augusto de Carvalho Campos;

Roberto Augusto de Carvalho Campos

Criminal Compliance em Indústria Farmacêutica: Mecanismos de Prevenção á Criminalidade Corporativa e à Violação de Princípios Bioéticos; 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Direito Penal) - USP Faculdade de Direito,; Orientador: Roberto Augusto de Carvalho Campos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEUTÉRIO, A. P. . O futuro do Direito Penal. Conteudo Juridico, p. 01 - 28, 19 maio 2014.

  • LEUTÉRIO, A. P. . Criminal Compliance e o pensamento penal de Silva-Sanchez. Boletim Conteúdo Jurídico, p. 01 - 21, 17 maio 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LEUTÉRIO, A. P. . DIREITO PENAL E A CRIMINALIDADE ORGANIZADA ? Teoria, Prática e Jurisprudência. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEUTÉRIO, A. P. . TEORIA DO CRIME e IMPUTAÇÃO OBJETIVA ? Teoria, Prática e Direito Comparado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEUTÉRIO, A. P. . NOVA LEI DE DROGAS ? CRIMES EM ESPÉCIE ? ASPECTOS PRÁTICOS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEUTÉRIO, A. P. . Direito Penal do Inimigo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LEUTÉRIO, A. P. . A EMBRIAGUEZ E A IMPUTABILIDADE PENAL EM FACE DE INOVAÇÕES LEGISLATIVAS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LEUTÉRIO, A. P. . RECURSOS DO PROCESSO PENAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LEUTÉRIO, A. P. . ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA NOVA LEI DE DROGAS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LEUTÉRIO, A. P. . CURSO DE PRÁTICA PENAL E PROCESSUAL PENAL. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2009

    Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de Direito Penal Parte Geral - 2 ano e de Prática Jurídica Penal- 5 ano