Natália de Andrade Fernandes

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Docente da Faculdade Pitágoras São Luís (MA). Advogada. Pós-graduada em Direito Ambiental pelo Instituto Superior do Ministério Público do Rio de Janeiro (ISMP/AMPERJ). Graduada em Direito pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). Desenvolve estudos e pesquisas em Direito Ambiental, patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável, especificamente sobre políticas públicas aplicadas aos referidos temas.

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Cultura e Sociedade

2017 - 2019

Universidade Federal do Maranhão
Título: AS AÇÕES DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA SOCIEDADE DE RISCO: uma crítica à luz do tombamento federal do Centro Hisórico de São Luís - MA,Ano de Obtenção: 2019
Mônica Teresa Costa Sousa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Tombamento. Patrimônio Cultural.; Efetividade.; Proteção..Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Administrativo. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.

Especialização em Especialização em Direito Ambiental

2010 - 2011

Instituto Superior do Ministério Público
Título: O tombamento como proteção efetiva do meio ambiente cultural: uma análise das ações de tombamento do Centro Histórico de São Luís - MA
Orientador: Rosângela Maria de Azevedo Gomes

Graduação em Direito

2005 - 2009

Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Título: A intervenção do Estado na propriedade: uma análise das ações de tombamento do Centro Histórico de São Luís - MA
Orientador: Profa. Dra. Mônica Teresa Costa Sousa

Formação complementar

2006 - 2006

Sistema Carcerário Brasileiro. (Carga horária: 6h). , Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, UNDB, Brasil.

2006 - 2006

Processo de Conhecimento Aplicado. (Carga horária: 6h). , Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, UNDB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Ambiental.

Participação em eventos

Congresso Internacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável á. 2021. (Congresso).

Seminar The Changing Climate of Climate Change Policy. 2021. (Seminário).

1 CURSO DE DIREITO DO PATRIMÔNIO CULTURAL. 2020. (Outra).

Festival do Conhecimento - Universidade Viva.Patrimônio cultural: entre a norma e a prática. 2020. (Outra).

IX EIDC - Encontro Internacional de Direitos Culturais. 2020. (Encontro).

Semana Jurídica da Faculdade Pitágoras.A SOCIEDADE DE RISCO DE ULRICH BECK;. reflexões sobre a tutela do meio ambiente na pós-modernidade. 2019. (Outra).

Semana Jurídica da Faculdade Pitágoras.A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE CULTURAL NA PERSPECTIVA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL: uma análise do Centro Histórico de São Luís. 2019. (Outra).

Tourism & Managements Studies Internacional Conference Algarve 2018.A proteção do patrimônio cultural para a promoção do turismo sustentável: uma proposta pedagógico-digital de educação patrimonial para o Centro Histórico de São Luís - Maranhão - Brasil. 2018. (Outra).

V SEMANA ACADÊMICA DO PGCULT: desafios e experiências na construção interdisciplinar.A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL COMO PRESSUPOSTO PARA A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL A CULTURA: uma análise do Centro Histórico de São Luís ? MA sob a perspectiva dos Direitos Humanos de terceira dimensão. 2018. (Outra).

II Simpósio Interdisciplinar em Cultura e Sociedade. 2017. (Simpósio).

II Simpósio Interdisciplinar em Cultura e Sociedade.O MEIO AMBIENTE CULTURAL E A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO. 2017. (Simpósio).

II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação - Tecnologias Digitais e Aprendizagem Significativa.Reflexões sobre a utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da Educação Patrimonial no Brasil. 2017. (Simpósio).

II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação - Tecnologias Digitais e Aprendizagem Significativa. 2017. (Simpósio).

IV SEMANA ACADÊMICA DO PGCULT: A pesquisa Interdisciplinar em perspectiva.A efetividade do tombamento para a proteção do patrimônio cultural na sociedade de risco: uma análise do Centro Histórico de São Luís - MA. 2017. (Outra).

IV SEMANA ACADÊMICA DO PGCULT: A pesquisa Interdisciplinar em perspectiva. 2017. (Outra).

Minicurso Afetos e Trabalho em Redes Digitais. 2017. (Outra).

VIII Semana do Hoteleiro, do II Seminário Patrimônio Cultural & Cidades Criativas e da VI Mostra da Gastronomia. 2017. (Seminário).

I Simpósio Resíduos Sólidos e Políticas Públicas: diálogos entre universidade, poder público e empresa.Os reflexos da modernidade na geração de resíduos sólidos: uma análise do fenômeno da globalização à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2013. (Simpósio).

Palestra "Desenvolvimento Sustentável, Cultura e Patrimônio". 2013. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Advocacia Ambiental. 2011. (Congresso).

VII Jornada Luso-Brasileira de Direito do Ambiente. Licitação Sustentável: uma análise do instituto à luz da legislação Fluminense. 2010. (Congresso).

V Simpósio Dano Ambiental na Sociedade de Risco.Conjunto Arquitetônico do Centro Histórico de São Luís-MA: uma análise do instituto do tombamento e o fundamental papel do Município para a proteção do meio ambiente cultural. 2010. (Simpósio).

IV Simpósio sobre o Dano Ambiental na Sociedade de Risco.Projeto de extensão da Avenida Litorânea: utilidade pública ou interesse social?. 2009. (Simpósio).

Fórum Nacional de Direito Civil e Processo Civil. 2008. (Seminário).

Seminário Maranhense de Direito Civil e Processo Civil. 2008. (Seminário).

III Jornada Jurídica da UNDB. 2006. (Congresso).

II Jornada Jurídica da UNDB - em defesa da Constituição. 2006. (Congresso).

Mini-curso "Processo de conhecimento aplicado". 2006. (Oficina).

Mini-curso "Sistema Carcerário Brasileiro". 2006. (Oficina).

Seminário Comemorativo da OAB/MA aos 18 anos de vigência da Constituição Federal. 2006. (Seminário).

I Jornada Jurídica da UNDB. 2005. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Edmilson Rodrigues Costa Neto

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ANTISSOCIAL: UM OLHAR ACERCA DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Thaigo Barros Aragão

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. ATIVISMO JUDICIAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Mylena Salgueiro Porto de Sá

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. OS REFLEXOS NO ORDENAMENTO JURÍDICO SOBRE AS PESSOAS COM DISCERNIMENTO REDUZIDO NA VISÃO DA LEI N 13.146/15. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Marcos Daniel de Jesus Costa

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. ASPECTOS GERAIS DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E SUA ORIGEM. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Marcelo Rodrigues Silva

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. DISCURSO DE ÓDIO E OS LIMITES DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Marcela Lucena de Andrade Waiandt

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. O ACESSO À JUSTIÇA PELA POPULAÇÃO HIPOSSUFICIENTE: O AMPARO AOS DIREITOS DOS MENOS FAVORECIDOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Joyciara dos Santos da Guia

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. DANO MORAL NO DIREITO PREVIDENCIÁRIO PELOS INDEFERIMENTOS DOS BENEFÍCIOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Isaias Rocha Almeida

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. E-COMMERCE E OS DIREITOS DO CONSUMIDOR NA INTERNET: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO FRENTE À ESTAGNAÇÃO DA LEGISLAÇÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Gutierrez Menezes Queiroz

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. UMA ABORDAGEM DOS DIREITOS DO ACIONISTA NA DIVISÃO DO RESULTADO NAS COMPANHIAS ABERTAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Gislaine Guterres Costa

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. DIREITO DO ANIMAL NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Francisco Werlan Feitosa de Oliveira

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA: A CONTRIBUIÇÃO SOCIAL COMO MECANISMO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DE DIREITOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Cesar Augusto da Silva Barros

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. PUBLICIDADE ABUSIVA E ENGANOSA NO DIREITO DO CONSUMIDOR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Anna Letícia Salazar Silva

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. CONCESSÃO DE BENS PÚBLICOS: CONCESSÃO DE CASARÕES DE SÃO LUÍS/MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Eulália Aline Pereira Guterres

FACANHA, J. C. R. F.;FERNANDES, N. A.. ADOÇÃO HOMOAFETIVA: A CONSTRUÇÃO DE FAMÍLIAS POR DIREITO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Kalyne Correia Rego

FACANHA, J. C. R. F.;FERNANDES, N. A.. DOS DIREITOS DO NASCITURO UMA BREVE ANÁLISE SOBRE AS TEORIAS QUE RESGUARDAM A VIDA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Luis Fernando Veloso da Silva

FERNANDES, N. A.; FACANHA, J. C. R. F.. ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS: SURGIMENTO DE UMA NOVA FAMÍLIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Tarcísio Chaves Jansem

FACANHA, J. C. R. F.;FERNANDES, N. A.. MÉTODOS LEGAIS PARA O PROCESSO DE ADOÇÃO HOMOPARENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Alexando Ferreira da Silva

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. SANÇÕES POLÍTICAS: APREENSÃO COERCITIVA DE MERCADORIAS E SEUS EFEITOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Bianca Queiroz da Silva

GOMES, A. C. L.;FERNANDES, N. A.. A JUSTIÇA E O DIREITO: ASPECTOS DA REPÚBLICA DE PLATÃO E DO JULGAMENTO DE SÓCRATES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Cleudimar Soares Lopes

PEREIRA, C. L. A.;FERNANDES, N. A.. APOSENTADORIA RURAL: A IMPORTÂNCIA DA SÚMULA 149 DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA NO PROCESSO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DE SEGURADO ESPECIAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Iris Maria Rodrigues Pereira

CONCEICAO, W. M. F.;FERNANDES, N. A.. BULLYING NAS ESCOLAS E A RESPONSABILIDADE CIVIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Welton Silva Martins

SANTOS, C. G.;FERNANDES, N. A.. DIREITOS E DEVERES DA SOCIEDADE À LUZ DO DIREITO AMBIENTAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Adelúcia Moura dos Santos

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA AMBIENTAL E SEUS ASPECTOS JURÍDICOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Michelle Correa Mendes

LIMA, B. M. B.;FERNANDES, N. A.. O TRIBUTO E A SUA FUNÇÃO SOCIAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Patrick Sousa Oliveira

FACANHA, J. C. R. F.;FERNANDES, N. A.. A IMPORTÂNCIA DO TABELIONATO E DO OFÍCIO DE REGISTROS PARA O DIREITO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Antônio Manoel da Silva

FACANHA, J. C. R. F.;FERNANDES, N. A.. O REGISTRO DE IMÓVEIS NO BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Lucas Carvalho Coimbra de Melo

ABRANTES, T. S.;FERNANDES, N. A.. ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: TELEMARKETING. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Emilene Trindade Ericeira

ABRANTES, T. S.;FERNANDES, N. A.. ASSÉDIO MORAL E SEXUAL: NA ESFERA DO AMBIENTE DE TRABALHO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Adrielly Sousa Araújo

ABRANTES, T. S.;FERNANDES, N. A.. ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO E AS LEIS TRABALHISTAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Ramisia Velozo Trovão

MORAES, A. J. L.;FERNANDES, N. A.. ATUAÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL: RESPONSABILIDADE OBJETIVA NA ORDEM CIVIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Silvia Maria Rocha de Amorim

MORAES, A. J. L.;FERNANDES, N. A.. A RESPONSABILIDADE CIVIL NAS RELAÇÕES FAMILIARES E O ABANDONO AFETIVO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Rodrigo Ribeiro dos Santos

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. OS EFEITOS DA PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA NA RELAÇÃO DE CONSUMO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Taylane Silva Martins dos Santos

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. ABUSIVIDADE NAS RELAÇÕES DE CONSUMO À LUZ DA LEI N 8.078/90. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Drielly Karine Almeida Frazão

RODRIGUES, E. L. M.; CALDAS, A. M.;FERNANDES, N. A.. DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E CRIMES CONTRA A HUMANIDADE: Possibilidades de vinculação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ADGELSON SERRA

GOMES, A. C. L.;FERNANDES, N. A.. TRABALHO INFANTIL: TRABALHO DOMÉSTICO UMA REALIDADE A SER COMBATIDA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Alessandro dos Santos Gomes

GOMES, A. C. L.;FERNANDES, N. A.. ABUSIVIDADE DA EQUIPARAÇÃO DE COMPRAS E VENDAS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: ALLONSO CARVALHO ANDRADE

GOMES, A. C. L.;FERNANDES, N. A.. ALIENAÇÃO PARENTAL: SANÇÕES APLICADAS AO GENITOR DE ACORDO COM A LEI 12.318/2010. 2019.

Aluno: AMANDA MARIA ALMEIDA SILVA

GOMES, A. C. L.;FERNANDES, N. A.. JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE O ALCANCE DE TRATAMENTOS PELA VIA JUDICIAL. 2019.

Aluno: BENEDITO DE ARAÚJO CARVALHO FILHO

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. PROCEDIMENTOS NA INSTITUIÇÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI: O PRINCÍPIO DA PLENITUDE DE DEFESA NO TRIBUNAL DO JÚRI. 2019.

Aluno: CLAUDIA REJANE REGO BRITO

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. A OBRIGAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE ALIMENTOS ENTRE PAIS E FILHOS. 2019.

Aluno: CLEDSON RUI FERREIRA AZEVEDO

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA FASE DE APURAÇÃO DO INQUÉRITO POLICIAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: DAYVISON RIBAMAR MORAES MARAVALHO

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. A DEFASAGEM DE INFORMAÇÃO NO SETOR DO CONSUMO: UMA ANÁLISE ACERCA DA OFERTA E PUBLICIDADE ANTE O CDC. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: DIOGENES NASCIMENTO AVELAR

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. A REALIDADE DO MERCADO DE TRABALHO E O DIREITO DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: EDMAR JOSÉ SANCHES ARAGÃO JUNIOR

MENDES, R. F. A.;FERNANDES, N. A.. LICITAÇÃO PÚBLICA: VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DO PREGÃO ELETRÔNICO SOBRE A MODALIDADE PRESENCIAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Faculdade Pitágoras.

Comissão julgadora das bancas

HUGO ASSIS PASSOS

PASSOS, H. A.. A intervenção do Estado na propriedade: uma análise das ações de tombamento no Centro Histórico de São Luís. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.

Heloísa Gomes Medeiros

MEDEIROS, H. G.; CUTRIM, K. D. G.; SOUSA, M. T. C.. As ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico - IPHAN para a proteção patrimônio cultural na sociedade de risco: uma crítica à luz do tombamento federal do centro histórico de São Luís - MA. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Vinicius Leal Cavalleiro

CAVALLEIRO, V. L.. O Tombamento como proteção efetiva do Meio Ambiente Cultural: uma análise das ações de tombamento do Centro Histórico de São Luis - MA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Direito Ambiental) - Instituto Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM

SOUSA, M.T.C;CUTRIM,Kláutenys Dellene Guedes.; MEDEIROS, H. G.. As ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN para a proteção do Patrimônio Cultural na Sociedade da Risco: uma crítica à luz do tombamento federal do Centro Histórico de São Luís - MA. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM

SOUSA, M.T.C;CUTRIM,Kláutenys Dellene Guedes.; FRANCA, L. G.. As ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN para a proteção do Patrimônio Cultural na Sociedade da Risco: uma crítica à luz do tombamento federal do Centro Histórico de São Luís - MA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Mônica Teresa Costa Sousa

COSTA SOUSA, MÔNICA TERESA; MEDEIROS, H. G.; CUTRIM, K. D. G.. As ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - para a proteção do patrimônio cultural na sociedade de risco: uma crítica à luz do tombamento federal do centro histórico de São Luís - MA. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Mônica Teresa Costa Sousa

SOUSA, M. T. C.; CUTRIM, K. D. G.; FRANCA, L. G.. As ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a proteção do patrimônio cultural na sociedade de risco: uma crítica à luz do tombamento federal do Centro Histórico de São Luís (Ma). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

José Humberto Gomes de Oliveira

OLIVEIRA, J. H. G.; Mônica Teresa Costa. A intervenção do Estado na propriedade: uma análise das ações de tombamento no Centro Histórico de São Luís. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.

Foi orientado por

Mônica Teresa Costa Sousa

As ações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - para a proteção do patrimônio cultural na sociedade de risco: uma crítica à luz do tombamento federal do centro histórico de São Luís - MA; 2019; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mônica Teresa Costa Sousa;

Produções bibliográficas

  • SILVA, I. C. ; SILVA, L. M. ; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. ; CARVALHO, C. M. B. ; FERNANDES, N. A. . Reflexões Sobre a Utilização das Tecnologias no Pro cesso de Ensino- Aprendizagem da Educação Patrimonial no Brasil. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 22, p. 1, 2017.

  • SILVA, Ivanilde da Conceição ; SILVA, Luciana Mendonça da ; FERNANDES, N. A. ; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista ; CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de Carvalho . Reflexões Sobre a Utilização das Tecnologias no Processo de Ensino-Aprendizagem da Educação Patrimonial no Brasil. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 22, p. 1-15, 2017.

  • FERNANDES, N. A. ; RIBEIRO, K. G. . Licitação Sustentável: uma análise do instituto à luz da legislação Fluminense. Jornada Luso-Brasileira de Direito do Ambiente , v. 01, p. 600-617, 2010.

  • FERNANDES, N. A. . Os reflexos da modernidade na geração de resíduos: uma análise do fenômeno da globalização à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos. In: José Rubens Morato Leite; Germana Parente Neiva Belchior. (Org.). Resíduos Sólidos e Políticas Públicas: Diálogos entre Universidade, Poder Público e Empresa. 1ed.Florianópolis: Insular, 2014, v. , p. 125-139.

  • FERNANDES, N. A. . Os reflexos da modernidade na geração de resíduos sólidos: uma análise do fenômeno da globalização à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos. In: I Simpósio Resíduos Sólidos e Políticas Públicas: diálogos entre universidade, poder público e empresa, 2013, Fortaleza - CE. I Simpósio Resíduos Sólidos e Políticas Públicas: diálogos entre universidade, poder público e empresa, 2013.

  • FERNANDES, N. A. ; RIBEIRO, K. G. . Licitação Sustentável: uma análise do instituto à luz da legislação fluminense. In: VII Jornada Luso-Brasileira de Direito Ambiental, 2010, Florianópolis - SC. VII Jornada Luso-Brasileira de Direito Ambiental, 2010.

  • FERNANDES, N. A. ; RIBEIRO, K. G. . Conjunto Arquitetônico do Centro Histórico de São Luís - MA: uma análise do instituto do tombamento e o fundamental papel do Município para a proteção do meio ambiente cultural. In: V Simpósio Dano Ambiental na Sociedade de Risco, 2010, Curitiba - PR. V Simpósio Dano Ambiental na Sociedade de Risco, 2010.

  • FERNANDES, N. A. . Projeto de extensão da Avenida Litorânea: interesse social ou utilidade pública?. In: IV Simpósio sobre o Dano Ambiental na Sociedade de Risco, 2009, Florianópolis. Anais do Iv Simpósio de Dano Ambiental na Sociedade de Risco, 2009.

  • FERNANDES, N. A. ; SILVA, L. M. ; SOUSA, M. T. C. ; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. . A proteção do patrimônio cultural para a promoção do turismo sustentável: uma proposta pedagógico-digital de educação patrimonial para o Centro Histórico de São Luís - Maranhão - Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERNANDES, N. A. . Os reflexos da modernidade na geração de resíduos sólidos: uma análise do fenômeno da globalização à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, N. A. ; RIBEIRO, K. G. . Licitação Sustentável: uma análise do instituto à luz da legislação fluminense. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, N. A. ; RIBEIRO, K. G. . Conjunto Arquitetônico do Centro Histórico de São Luís - MA: uma análise do instituto do tombamento e o fundamental papel do Município para a proteção do meio ambiente cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, N. A. . Projeto de extensão da Avenida Litorânea: utilidade pública ou interesse social?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERNANDES, N. A. . Breves considerações sobre a proteção do Conjunto Arquitetônico do Centro Histórico de São Luís - MA a partir da análise do instituto do tombamento. Porto Alegre: Via Jus, 2009 (Artigo).

Outras produções

FERNANDES, N. A. ; SILVA, L. M. ; SOUSA, M. T. C. ; CUTRIM, K. D. G. . A proteção do patrimônio cultural em análise interdisciplinar: abordagens pedagógicas e jurídicas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2009

    Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental, Descrição: O Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental é coordenado pela Profa. MSc. Melissa Ely Melo e tem por objetivo a difusão dos estudos recentes acerca do Direito Ambiental por meio de reuniões semanais e aresentação de seminários. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Natália de Andrade Fernandes - Coordenador.

  • 2006 - Atual

    GRUPO DE ESTUDO E PESQUISAS EM PATRIMÔNIO CULTURAL, Descrição: O Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural ? GPPC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade ? PGCULT da Universidade Federal do Maranhão ? UFMA é um grupo formado por pesquisadores internos e externos que atuam nas diversas áreas do patrimônio cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Natália de Andrade Fernandes - Coordenador / Ivanilde da Conceição Silva - Integrante / Luciana Mendonça da Silva - Integrante / Conceição de Maria Belfort de Carvalho - Integrante / Kláutenys Dellene Guedes Cutrim - Integrante / Maria da Graça Reis Cardoso - Integrante / Aremys Nascimento Santos - Integrante / Felipe Pereira Costa - Integrante / Gilvane Carvalho Ferreira - Integrante / Izenilde Ferreira Santos - Integrante / Milena Alves Mourão Pereira - Integrante / Sarany Rodrigues da Costa - Integrante / José Ribamar da Costa Filho - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2014

Fernandes & Carvalho Advocacia e Consultoria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assessor jurídico da ouvidoria, Carga horária: 20

2009 - 2009

Núcleo de Prática Jurídica da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2009

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2009

Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Partcipante, Carga horária: 2

2006 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Fernandes & Ribeiro Escritório de Advocacia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 40

2019 - Atual

Faculdade Pitágoras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12