Rogério Matias Ferreira

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2012) e graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é advogado no escritório FJR Advocacia & Consultoria e professor na SEE do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área Jurídica, com ênfase em Direito Trabalho, Cível, Imobiliário, Ambiental e Processual , atuando principalmente nos seguintes temas: Novo Código Florestal, Direitos Trabalhistas, contratos, Processo Civil, Responsabilidade Civil entre outros.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Direito

2008 - 2012

Faculdade de Direito de Franca
Título: Aspectos Jurídicos ambientais na cadeia produtiva da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo
Orientador: Antônio Carlos Caetano de Menezes

Graduação em Geografia

2001 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Aprender a Empreender Telessala Sebrae. (Carga horária: 24h). , Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

2003 - 2003

Público e Privado no Espaço Urbano. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2003 - 2003

Segurança Ambiental e Sustentabilidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2003 - 2003

Filosofia Pen. Geográfico e Crise da Modernidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2003 - 2003

Introdução Às Abordagens Clássicas Sobre A Cidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Mapinfo Professional. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Trab de Campo Em Microbacias Hidrográficas. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2002 - 2002

Reestruturação Industrial e Comercial. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2002 - 2002

Estatística Aplicada à Geografia. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Urbana/Especialidade: Produção do Espaço Urbano.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERREIRA, Rogério Matias . Comissão Organizadora do I Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia. 2004. (Outro).

FERREIRA, Rogério Matias . Monitor do XIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2002. (Congresso).

FERREIRA, Rogério Matias . Auxiliar de coordenação no I Encontro de Geografia da Unesp. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

39º Semana de Estudos Jurídicos -FDF - "O Ensino Jurídico e Constitucionalização do Direito". 2011. (Outra).

Simpósio EJUR 2010 - Direito Internacional (UNESP - FRANCA). 2010. (Simpósio).

37ª Semana de Estudos Jurídicos(FDF) - "20 Anos de Constituição Democrática". 2009. (Outra).

IX Ciclo de Estudos Jurídicos(UNESP-FRANCA) - "Direito Ambiental e uma Hermenêutica para a Função Socio-Ambiental da Propriedade". 2009. (Outra).

36º Semana de Estudos Jurídicos - "O Direito Internacional no Mundo Contemporâneo" - FDF. 2008. (Outra).

Encontro sobre agricultura e desenvolvimento da 10a. Região Administrativa. 2003. (Encontro).

I Semana da Engenharia Ambiental e V Semana da Geografia (FCT/Unesp). 2003. (Outra).

IV Fórum de Ciências da FCT/Unesp.IV Fórum de Ciências da FCT/Unesp. 2003. (Outra).

V Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. 2003. (Encontro).

XIX Semana da Geografia (Universidade Estadual de Londrina).XIX Semana da Geografia (Universidade Estadual de Londrina). 2003. (Outra).

Fórum regional de desenvolvimento. 2002. (Outra).

I Encontro de Geografia da Unesp. 2002. (Encontro).

IV Semana da Geografia (FCT/Unesp).IV Semana da Geografia (FCT/Unesp). 2002. (Outra).

XIII Encontro Nacional de Geógrafos.XIII Encontro Nacional de Geógrafos. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antônio dos Santos Moraes Júnior

Menezes, Antonio Carlos Caetano de;MORAES JÚNIOR, Antônio dos Santos; SILVEIRA, Marcelo Augusto da. Aspectos Jurídicos Ambientais na Cadeia Produtiva da Cana de Açúcar no Estado de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Franca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antônio Carlos Caetano de Menezes

Aspectos jurídicos ambientais na cadeia produtiva da cana-de-açucar no Estado de São Paulo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Franca; Orientador: Antônio Carlos Caetano de Menezes;

Claudio Benito Oliveira Ferraz

Localização e levantamento dos sistemas didáticos da rede privada de ensino de Presidente Prudente; 2004; 47 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cláudio Benito Oliveira Ferraz;

Everaldo Santos Melazzo

Distribuição das atividades econômicas no espaço intra-urbano de Presidente Prudente - SP; 2002; 65 f; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP - Pró-Reitoria de Extensão Universitária; Orientador: Everaldo Santos Melazzo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, Rogério Matias . Distribuição das atividades econômicas no espaço intra-urbano de Presidente Prudente-SP (1991-2000): Contribuição para análise da inclusão/exclusão sócio-espacial. In: IV Fórum de Ciências da FCT/Unesp, 2003, Presidente Prudente. Anais em CD-ROM, 2003.

  • FERREIRA, Rogério Matias . O plano diretor como instrumento de planejamento intra-urbano. In: I Semana da Engenharia Ambiental e V Semana da Geografia (FCT/Unesp), 2003, Presidente Prudente. Caderno de Resumos, 2003.

  • FERREIRA, Rogério Matias . Distribuição da atividades econômicas no espaço intra-urbano de Presidente Prudente-SP ( 1991-2000): contribuição para a análise da inclusão/exclusão socioespacial. In: IV Semana de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, 2002, Presidente Prudente-SP. Caderno de Resumos - A Geografia e as possibilidaes de intervenção na realidade. Presidente Prudente-SP: Departamento de Geografia, 2002. p. 71.

  • FERREIRA, Rogério Matias . Distribuição das atividades econômicas no espaço intra-urbano de Presidente Prudente. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2002, Presidente Prudente. Resumos em CD-ROM, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA, Rogério Matias . Gestão dos Recursos Hídricos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Aspectos Jurídicos Ambientais da Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, Descrição: Este trabalho tem como principal objetivo analisar a cadeia produtiva da cana-de-açúcar sob a ótica do Direto Ambiental. Diante da preocupação com o meio ambiente, o Direito Ambiental passou a ser um ramo do Direito de fundamental importância. Isso refletiu na própria Constituição Federal que trouxe um capítulo específico sobre o tema. Em seu artigo 225 e parágrafos, a Carta Magna apresentou os princípios fundamentais que norteariam toda legislação brasileira no que diz respeito ao meio ambiente. Entre os vários princípios do Direito Ambiental previstos constitucionalmente, há de se destacar o princípio do desenvolvimento sustentável. É a partir dele que toda sociedade passa a refletir sobre o binômio crescimento econômico/conservação do meio ambiente. A geração de renda, empregos e riqueza pelo país é necessária, porém também é imprescindível que haja, de certa forma, um equilíbrio com a natureza, tomando dela somente aqueles recursos que não farão falta para as gerações atuais e futuras, isto é, utilizar-se dos recursos naturais sem causar o seu esgotamento. É necessário gerar renda e riqueza agredindo o mínimo possível o meio ambiente. Frente a essa marcante realidade ambiental, este estudo que será apresentado, visa contribuir dentro de suas limitadas proporções com uma análise, no contexto do Direito Ambiental, de um setor econômico que a cada ano ganha destaque no cenário nacional que é a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rogerio Matias Ferreira - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    A relevância das cidades de porte médio no Brasil:um estudo de indicadores sócio-econômicos. O caso do Estado de São Paulo, Descrição: Como resultados alcançados, obtivemos informações de diferentes censos demográficos realizados a partir de 1970, com informações referentes a todas as cidades com mais de 50 mil habitantes no Brasil. Com a finalidade de facilitar a compreensão destes dados, resolvemos usar o critério da divisão regional do Brasil e separar o conjunto de cidades acima do valor citado, anteriormente, por grandes regiões (Sudeste, Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sul). Além dessa desagregação por grandes regiões, reunimos também informações demográficas específicas do Estado de São Paulo. No tratamento dos dados demográficos, montamos tabelas que representam informações relativas à população total residente em cidades com mais de 50 mil habitantes. Outro tipo de tabela organizada foi a de evolução do número de cidades com mais de 50 mil habitantes ao longo do período pesquisado. As tabelas foram feitas para cada mesoregião brasileira.No caso do Estado de São Paulo, recorte espacial desta pesquisa, além das tabelas que mostram a evolução da população residente em cidades com mais de 50 mil habitantes e o aumento das mesmas no período estudado, buscamos, também, separar as cidades com mais de 50 mil residentes em categorias ou faixas populacionais, baseando-nos nas idéias de classificação de cidades médias propostas por ANDRADE & SERRA (2001), que defendem a proposta de que elas devem somar entre 50 mil e 500 mil habitantes. Apresentaremos, além disso, em anexo, informações relativas ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e à renda per capita paulista, para todos os municípios, dando destaque a algumas cidades médias. Esse projeto foi desenvolvido sob a orientação do Professor Dr. Eliseu Savério Sposito.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogerio Matias Ferreira - Integrante / Eliseu Savério Sposito (orientador) - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Bacharel em Direito, Faculdade de Direito de Franca.

2005

Licenciatura Plena em Geografia, Universidade Estadual Paulista.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2012

    Faculdade de Direito de Franca

    Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Estágio na Assistência Judiciária da Faculdade de Direito de Franca(FDF) conveniada com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

  • 2005 - Atual

    Governo do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Efetivo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na cidade de Franca-SP.

  • 2004 - 2005

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Aluno bolsista do CNPq, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

  • 2003 - 2005

    empresa junior geoambiental

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor-Presidente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação na idealização e fundação da Empresa Júnior Geoambiental juntamente com os demais colaboradores.