Cynthia Fernanda Ferreira César

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL-PUC-SP, Professora de Língua Inglesa há 25 anos, com mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL- PUC-SP e especialização em Língua Inglesa - UNITAU - SP. Seu projeto de pesquisa de doutorado tem como foco a vivência do professor de Língua Inglesa em contexto inclusivo. No mestrado realizou pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de inglês para alunos com distúrbio do processamento auditivo. Já lecionou em escolas de idiomas e escolas regulares. Atualmente leciona no Colégio Vera Cruz no Ensino Fundamental I e II.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

2009 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A vivência do professor de língua inglesa com alunos com dificuldades de aprendizagem
Profª Drª Maria Antonieta Alba Celani. Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem; Língua Inglesa; ensino-aprendizagem; formação de professores.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

2006 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Profª Drª Maria Antonieta Alba Celani.Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem; distúrbio do processamento auditivo; ensino-aprendizagem; necessidades educacionais especiais; Língua Inglesa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Língua Inglesa

1994 - 1995

Universidade de Taubaté

Graduação em Secretário Executivo

1990 - 1992

Universidade de Taubaté

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 0

Proficiency Course. (Carga horária: 300h). , Cultura Inglesa.

2007 - 2007

Oxford Teachers' Academy Professional Development. (Carga horária: 15h). , University of Oxford.

2006 - 2006

Caminhos para a Aprendizagem. (Carga horária: 10h). , Psico Associados - Psicoterapia e Psicopedagogia Ltda.

1994 - 1994

Advanced Full-Time Course in English. (Carga horária: 150h). , EF International Language Schools.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Internacional de Pedagogia 2009 - Cuba. O ensino-aprendizagem de alunos com distúrbio do processamento auditivo: uma experiência nova ao professor. 2009. (Congresso).

17º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica: teoria e prática na investigação dos fenômenos o assistir a aulas e o assistir a aulas de inglês. 2009. (Congresso).

I Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica PUC SP.A vivência de professores de língua inglesa com alunos com dificuldades de aprendizagem: percepções, desafios e práticas. 2009. (Encontro).

8º Fórum ILCAE - "Ensino de Alunos com Necessidades Especiais". 2008. (Simpósio).

8º Fórum ILCAE - "Ensino de Alunos com Necessidades Especiais"."O ensino-aprendizagem de língua inglesa para alunos com distúrbio do processamento auditivo". 2008. (Simpósio).

Encontro Psicopedagógico - Psicopedadogia: possibilidades de desafios. 2008. (Simpósio).

Palestra "A contribuição da Neuropsicologia na construção da inteligência e da afetividade no processo de aprendizagem". 2008. (Outra).

Palestra " Atuação Psicopedagógica e autoria de pensamento: labirintos, esconderijos no jogo de aprender". 2008. (Outra).

16º INPLA. Ensino-aprendizagem de Inglês para alunos com distúrbio do processamento auditivo. 2007. (Congresso).

Oxford Teachers' Academy Professional Development Programme. 2007. (Seminário).

Simpósio Ação Cidadã - Colaboração e Criatividade na Ação Social. 2007. (Simpósio).

Wordsmith Tools. 2007. (Oficina).

Mini-curso "Language and Activity" - Prof. Engestron. 2007. (Oficina).

Palestra "Language as a right, language as a resource, language as a commodity: developing a postcolonial methodology for TEFL. 2007. (Encontro).

Palestra "The first years of a literate community: the relationship of languages and their users. 2007. (Encontro).

Mini- Curso "Language and Activity" - Yrjö Engeström. 2007. (Outra).

5º ILCAE - palestra "Strengths and limitations os Activity Theory in Social Science Research"- Harry Daniels. 2007. (Outra).

33º ISFC- Inrternational Systemic Functional Congress. 2006. (Congresso).

Caminhos para a Aprendizagem - percursos e obstáculos -. 2006. (Oficina).

Os efeitos da pós-modernidade nas práticas escolares - Prof. Dr. Júlio Groppa Aquino. 2006. (Encontro).

33º ISFC - mini-curso "Teachers using systemic functional grammar" - John Polias. 2006. (Outra).

33º ISFC - mini-curso "Learning to read: Reading to Learn" - David Rose. 2006. (Outra).

33º ISFC - mini-curso "Texto e contexto na Lingüística sistêmico-funcional:estratificação, metafunção e outros parâmetros para o estudo da linguagem". 2006. (Outra).

Cellep - Second Young Learners and Teens Conference: The challenge of Success in Language Learning. 2005. (Congresso).

Saber - Temas Transversais e os Projetos na Escola. 2004. (Congresso).

Centro de Estudos da Escola da Vila - A Heterogeneidade nas Aulas de Língua Estrangeira como boa estratégia de ensino aprendizagem. 2004. (Oficina).

Disal - Jack Scholes - Curiosidades do Inglês. 2004. (Oficina).

Saber - Do domínio de turma à gestão em sala de aula. 2004. (Encontro).

Saber - Adolescência: Identidade e grupos de pertinência. 2004. (Encontro).

Cellep - Young Learners and Teens Conference: The challenge of success in language learning. 2003. (Congresso).

Longman Conference. 2003. (Congresso).

Oxford Seminar. 2003. (Seminário).

Semana Pearson de Educação. 2003. (Simpósio).

IX Spring Conference - Turning it Inside out: Theory and Practice in Classroom work. 1995. (Congresso).

Macmillan - Teaching English in Large Classes. 1995. (Seminário).

Prentice Hall Regents - Training Yourself and Developing Fluency Through Skills. 1995. (Oficina).

Prentice Hall Regents - How Much Do You Correct Your Student's Oral Performance?. 1995. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Antonieta Alba Celani

CELANI, M. A. A.; FREIRE, Maximina Maria; FACHIN, M.; DESPOSITO, M. E. W.; NEVES, R. C.. A Vivência de Professores de Língua Inglesa em Contexto Inclusivo. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Es) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Antonieta Alba Celani

CELANI, M. A. A.; FREIRE, Maximina Maria; DESPOSITO, M. E. W.. A vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Es) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rogério da Costa Neves

Freire, Maximina Maria; Desposito, Maria Eugenia W.;COSTA NEVES, R.; Celani, M.A.A.. A vivência de professores de Língua Inglesa em Contexto Inclusivo. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Eugenia Witzler D'esposito

D'ESPOSITO, M. E. W.; SOARES, M. F.; FREIRE, M. M.; NEVES, R. C.; CELANI, M. A. A.. A vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Eugenia Witzler D'esposito

D'ESPOSITO, M. E. W.; CELANI, M. A. A.; FREIRE, M. M.. A vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maximina Maria Freire

FREIRE, M. M.; CELANI, M. A. A.; SOARES, M. F.. O ensino-aprendizagem de língua inglesa para alunos com distúrbio do processamento auditivo (título provisório). 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maximina Maria Freire

FREIRE, M. M.; CELANI, M. A. A.; MELLO, D. M.. A vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem: uma experiência em aulas de língua inglesa. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maximina Maria Freire

FREIRE, M. M.; CELANI, M. A. A.; SOARES, M. F.; D'ESPOSITO, M.E.W.; NEVES, R. C.. A vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maximina Maria Freire

FREIRE, M. M.; CELANI, M. A. A.; D'ESPOSITO, M.E.W.. Avivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo (título provisório). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maximina Maria Freire

FREIRE, M. M.; CELANI, M. A. A.; POLIFEMI, M. C.. A vivência de professores de língua inglesa do Ensino Fundamental II com alunos com dificuldades de aprendizagem: percepções, desafios, práticas, a busca por reflexões e possíveis mudanças (título provisório). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maximina Maria Freire

FREIRE, M. M.; CELANI, M. A. A.. A vivência de professores de língua inglesa do Ensino Fundamental II com alunos com dificuldades de aprendizagem:percepções, desafios, práticas, a busca por reflexões e possíveis mudanças (título provisório). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MARIA FACHIN SOARES

SOARES, M. F.; CELANI, M.A.A.; FREIRE, M.M.. Exame de qualificação de mestrado acadêmico. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MARIA FACHIN SOARES

SOARES, M. F.; CELANI, M.A.A.; Maximina Freire; Desposito, M. E. W.; NEVES, R. C.. A vivência de professores de Língua Inglesa em contexto inclusivo. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Antonieta Alba Celani

A vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem: uma experiência em aulas de língua inglesa; 2008; Dissertação (Mestrado em Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Es) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Maria Antonieta Alba Celani;

Maria Antonieta Alba Celani

a formação do professor de Inglês com vistas ao atendimento de necessidades especiais; 2009; Tese (Doutorado em Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Es) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Maria Antonieta Alba Celani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CÉSAR, C. F. F. . Inclusão Escolar - uma realidade possível. Revista Anhembi Tenis Clube, São Paulo - SP, p. 01 - 20, 04 out. 2013.

  • CÉSAR, C. F. F. . O ensino-aprendizagem de alunos com distúrbio do processamento auditivo: uma experiência nova ao professor.. In: Congresso Internacional de Pedagogia 2009 - Cuba, 2009, Havana. Congresso de Pedagogia 2009, 2009. v. 01.

  • CÉSAR, C. F. F. ; GEAHF . A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica: teoria e prática na investigação dos fenômenos o assistir a aulas e o assistir a aulas de inglês. In: 17º INPLA - PUC - SP, 2009, São Paulo. 17º INPLA, 2009. v. 01.

  • CÉSAR, C. F. F. . Ensino-Aprendizagem de inglês para alunos com distúrbio do processamento auditivo. In: 16º INPLA, 2007, São Paulo. 16º INPLA. SÃO PAULO: PUC - LAEL, 2007. v. 1. p. 1-537.

  • CÉSAR, C. F. F. . O DPA e as dificuldades de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CÉSAR, C. F. F. . A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica como metodologia de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CÉSAR, C. F. F. . O aluno com dificuldade de aprendizagem no contexto de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÉSAR, C. F. F. ; Perez, Gemima ; Santos, F.A.C ; Perondi, L. F. . Desafios para o professor de inglês: dificuldade de aprendizagem, desenvolvimento profissional, falação em sala de aula e ressignificação de práticas pedagógicas.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÉSAR, C. F. F. . As crenças e a vivência do aluno com DPA no contexto de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CÉSAR, C. F. F. . O ensino-aprendizagem de alunos com distúrbio do processamento auditivo: uma experiência nova ao professor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÉSAR, C. F. F. ; GEAHF . A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica: teoria e prática na investigação dos fenômenos o assistir a aulas e o assistir a aulas de inglês. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CÉSAR, C. F. F. ; GEAHF . O assistir a aula e o assistir a aulas de inglês: dois fenômenos e o compartilhamento no processo de interpretação na abordagem hermenêutico-fenomenológica AHF. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CÉSAR, C. F. F. . A vivência de professores de língua inglesa com alunos com dificuldades de aprendizagem: percepções, desafios e práticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CÉSAR, C. F. F. . A vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CÉSAR, C. F. F. . O ensino-aprendizagem de língua inglesa para alunos com distúrbio do processamento auditivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CÉSAR, C. F. F. . Ensino-aprendizagem de inglês para alunos com distúrbio do processamento auditivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CÉSAR, C. F. F. . Reflexões acerca de um desenho de curso de Língua Inglesa à luz da complexidade: uma proposta inclusiva. em andamento, 2013 (Artigo científico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CÉSAR, C. F. F. . A vivência do Professor de Língua Inglesa com alunos com dificuldades de aprendizagem. 2009. (Relatório de pesquisa).

CÉSAR, C. F. F. . A vivência do aluno com distúrbio do processamento auditivo no contexto de ensino-aprendizagem. 2006. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2013

    A vivência do professor de língua inglesa com alunos com dificuldades de aprendizagem., Descrição: Esta pesquisa pretende investigar como é a vivência do professor de língua inglesa com alunos com dificuldades de aprendizagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cynthia Fernanda Ferreira César - Coordenador.

  • 2006 - 2008

    O ensino-aprendizagem de língua inglesa para alunos com distúrbio do processamento auditivo, Descrição: projeto de pesquisa de mestrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cynthia Fernanda Ferreira César - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1993 - 1994

    Yázigi International

    Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de inglês, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - Atual

    Colégio Vera Cruz

    Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de lingua inglesa, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2008

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: aluna de mestrado, Enquadramento Funcional: pesquisa de mestrado

  • 2003 - 2007

    Escola Jardim das Nações

    Vínculo: professora de inglês, Enquadramento Funcional: professora de inglês do ensino fundamental II, Carga horária: 17, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2004

    PróLínguas Escola de Idiomas

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora de inglês, Carga horária: 20

  • 2001 - 2003

    WIZARD

    Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora de inglês, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1998 - 1998

    Escola Stockler

    Vínculo: professora ensino fundamental, Enquadramento Funcional: professora de inglês do ensino fundamental II, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.