DIOGO DE OLIVEIRA

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santas Catarina (2009), atuando vinculado ao Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE/UFSC) por quatro anos e ao Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica (LEHE/CCB-UFSC), desenvolvendo pesquisas junto aos indígenas Guarani do litoral de Santa Catarina, especialmente nas áreas de etnobotânica, gestão ambiental e manejo da agrobiodiversidade. Mestre em Antropologia Social pela mesma universidade, realizando pesquisas interdisciplinares na linha de etnologia e etnohistória vinculado ao Núcleo de Estudos de Saberes e Saúde Indígena (NESSI/PPGAS-UFSC). Desde 2012 atua como Indigenista Especializado junto à Fundação Nacional do Índio, cargo de nível superior, com atribuições voltadas às atividades especializadas de promoção e defesa dos direitos assegurados pela legislação brasileira às populações indígenas, a sua proteção e melhoria de sua qualidade de vida; realização de estudos voltados à demarcação, regularização fundiária e proteção de suas terras; regulação e gestão do acesso e do uso sustentável das terras indígenas; formulação, articulação, coordenação e implementação de políticas dirigidas aos índios e suas comunidades; planejamento, organização, execução e avaliação de atividades inerentes à proteção territorial, ambiental, cultural e dos direitos indígenas; acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades; estudos e pesquisas; bem como atividades administrativas e logísticas, de nível superior, inerentes às competências institucionais de seu órgão ou entidade de lotação, tendo estado em exercício Cargo exercido na Coordenação Técnica Local em Guaíra-PR (Coordenação Regional da Funai no Interior Sul), e na função de Coordenador de Antropologia, na Coordenação Geral de Identificação e Delimitação (Diretoria de Proteção Territorial / Funai-sede).

Informações coletadas do Lattes em 11/02/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2014 em Antropologia Social

2012 - Interrompido

Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Oscar Calavia Saez
Ano de interrupção: 2014

Mestrado em Antropologia Social

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Arandu Nhembo'ea: Cosmologia, Agricultura e Xamanismo entre os Guarani-Chiripá no litoral de Santa Catarina.,Ano de Obtenção: 2011
Esther Jean Langdon.Bolsista do(a): Instituto Brasil Plural, IBP, Brasil. Palavras-chave: índios Guarani; conhecimento; experiência; arandu.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do conhceimento. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Perspectivismo.

Graduação em andamento em Licenciatura em Ciência Biológicas

2003 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas

2003 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Nhanderukueri Ka'aguy Rupa - As florestas que pertencem aos deuses: Etnobotânica e territorialidade Guarani na Terra Indígena Mbiguaçu-SC
Orientador: Maria Dorothea Post Darella

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Sistema de Informações Geográficas com Quantum GIS. (Carga horária: 32h). , Fundação Nacional do Índio, FUNAI, Brasil.

2007 - 2007

Qualificação dos profissionais da Educação. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.

2007 - 2007

Bioconstrução. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2007 - 2007

EIA/RIMA. (Carga horária: 20h). , Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas, ACESA, Brasil.

2006 - 2006

Cultivo Agroecológico de plantas medicinais. (Carga horária: 20h). , Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.

2006 - 2006

Fitogeografia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2004

Restauração de áreas degradadas. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Guarani

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: direitos indígenas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Territorialidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnodesenvolvimento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Educação Indígena.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnobotânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, D. . Vivência: Aldeia inígena Morro dos Cavalos e Massiambu. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário.GT 11 - Demarcação de Terras Indígenas. 2016. (Seminário).

9ª Primavera dos Museus.Territórios, memórias e direitos indígenas. 2015. (Seminário).

Curso Básico de Formação em Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas - PNGATI/Bioma Mata Atlântica Sul/Sudeste.Módulo III: Poder e Sustentabilidade dos Povos e Territórios Indígenas. 2014. (Seminário).

II Simpósio de políticas públicas, democracia e poder judiciário. 2013. (Simpósio).

IV Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental. 2013. (Congresso).

11º Encontro das Nações.A presença da cultura Guarany em Florianópolis. 2011. (Encontro).

Permangola.Curso de permacultura e bioconstrução. 2008. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. POtencialização dos Cultivos Tradicionais dos ìndios Guarani no Litoral de Santa Catarina. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Dorothea Post Darella

DARELLA, Maria Dorothea Post; LITAIFF, Aldo; Peroni, Nivaldo. Nhande Ka'aguy Rupa - As florestas que pertencem aos deuses. Etnobotânica e Territorialidade Guarani na Terra Indígena M'biguaçu/SC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jorge Colla Junior

PORTAL, L.; LEITE, .. J. A. N.;COLLA JUNIOR, J.COLLA, J. JR.. Redução de perda de extrato em uma linha de cerveja retornável na cervejaria Ambev ? Filial Santa Catarina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aldo Litaiff

LITAIFF, A.; DARELLA, M. D. P.; HANAZAKI, N.; PERONI, N.. "Nhande Ka'aguy Rupa - sobre as plantas e os deuses: etnobotânica e territorialidade guarani. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Juliano Augusto Nascimento Leite

PORTAL, L.; COLLA JUNIOR, J.;LEITE, J. A.N. Redução de perda de extrato em uma linha de cerveja retornável na cervejaria AMBEV - Filial Santa Catarina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Planalto Catarinense.

Marco Aurélio de Oliveira

FUTAMI, A. H.;OLIVEIRA, M. A.; FERREIRA, C. V.; VALENTINA, L. V. O.. Avaliação do processo de outsourcing no desenvolvimento de um novo produto: um estudo de caso em uma empresa de transformação de plásticos. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

Marco Aurélio de Oliveira

FUTAMI, A. H.;OLIVEIRA, M. A.; VALENTINA, L. V. O.; LANZER, E. A.. Uma proposta de estruturação do processo de outsourcing no desenvolvimento de um novo produto: um estudo de caso em uma empresa de transformação de plásticos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

Cristiano Vasconcellos Ferreira

FERREIRA, C. V.; OLIVEIRA, M. A.; VALENTINA, L. V. O. D.; FUTAMI, A. H.. Avaliação do Processo de Outsorcing no desenvolvimento de um novo produto: um estuo de caso em uma empresa de transformação de plástico. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro Universitário Sociesc''.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Giselle de Souza Paula Pires

Co-orientação de Estágio Curricular Obrigatório; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Giselle de Souza Paula Pires;

Maria Dorothea Post Darella

Nhande Ka'aguy Rupa - As florestas que pertencem aos deuses; Etnobotânica e Territorialidade Guarani na Terra Indígena M'biguaçu/SC; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Dorothea Post Darella;

Maria Clara Ferrari

A importância das ferramentas da qualidade na agroindústria madeireira: Estudo de Caso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Itapetininga; Orientador: Maria Clara Ferrari;

Marco Aurélio de Oliveira

Avaliação do processo de outsourcing no desenvolvimento de um novo produto: um estudo de caso em uma empresa de transformação de plásticos; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) - Sociedade Educacional de Santa Catarina,; Coorientador: Marco Aurélio de Oliveira;

Dioni Paulo Pastorio

Estudos sobre peer instruction e just in time teaching; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, D. . Articulações e transformações entre as parcialidades Guarani no sul do Brasil. In: Dominique Tilkin Gallois; Valéria Macedo. (Org.). Nas redes Guarani: saberes, traduções e transformações. 1ed.São Paulo: Hedra, 2018, v. 1, p. 305-320.

  • OLIVEIRA, D. . Os Avá-Guarano no oeste do Paraná: história e resistência de um povo indígena. In: Carlos Frederico Marés de Souza Filho; Heline Sivini Ferreira; Caroline Barbosa Contente Nogueira. (Org.). Direito socioambiental: uma questão para América Latina. 1ed.Curitiba: Letra da Lei, 2014, v. 1, p. 161-176.

  • OLIVEIRA, D. . O ambientalista e o etnógrafo: articulação produtiva de saberes entre a etnobiologia e a experiência.. In: Alberto Groisman; Bianca Ferreira Oliveira; Fernanda Cruz; Priscila Noernberg; Rose Mary Gerber. (Org.). Theatrum Ethnographicum: campo, experiência e agência.. 1ed.Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012, v. , p. 151-182.

  • OLIVEIRA, D. . Os movimentos migratórios dos guaranis e a antropogenia da Mata Atlântica: apontamentos sobre a etnobotânica guarani e a flora do litoral catarinense. In: Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2010, Florianópolis. Anais do Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. Florianópolis: UFSC-CFH-PPGH, 2010. p. 537-561.

  • OLIVEIRA, D. . Variações na relação Natureza-Cultura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, D. . 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista - etapa regional Dourados/MS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, D. . Povos indígenas na tríplice fronteira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, D. . A questão indígena Avá-Guarani no oeste do Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. . Os Avá-Gurani no oeste do Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. . THEATRUM ETNOGRAPHICUM - Etnografando o ambientalista: reflexões autobiográfica, etnobiologia e inspiração etnográfica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. . Nhanderukueri Ka'aguy Rupa - As florestas que pertencem aos deuses: Etnobotânica e territorialidade Guarani na Terra Indígena Mbiguaçu-SC 2009 (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • DARELLA, M. D. P. ; MELLO, F. C. ; SILVA, F. ; KAMAYURÁ. R. K. ; OLIVEIRA, D. ; LADEIRA, M. I. ; PERONI, N. . Estudo de Impacto Socioambiental da duplicação da rodovia BR280, trecho São Francisco do Sul - Jaraguá do Sul, população Indígena Guarani 2008 (EIA/RIMA).

  • MEDEIROS, J. D. ; OLIVEIRA, D. . Laudo pericial - terreno na Praia do Santinho, Florianópolis, SC 2006 (Laudo Pericial).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CASTRO, P. R. A. E. ; OLIVEIRA, D. ; OLIVEIRA NETO, L. F. ; PEDREIRA, J. L. ; ALBURQUERQUE, I. S. ; LIMA, J. R. P. ; APURINA, E. S. A. . Estudos multidisciplinares de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Baixo Seruini / Baixo Tumiã - AM. 2017.

FIGUEIREDO, M. V. ; FARIAS, C. S. ; OLIVEIRA, D. ; NILSSON, M. S. T. . Estudos multidisciplinares de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavirá (Guaíra e Terra Roxa - PR). 2014.

Hoffmann, K. ; Paula, S. ; OLIVEIRA, D. ; VASCONCELOS, V. C. C. ; DALDEGAN, R. A. . Estudos Multidisciplinares de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Ygua Porã (anteriormente denominada Amâncio) - SC. 2012.

HOFFMANN, K. D. ; PAULA, S. A. ; OLIVEIRA, D. ; VASCONCELOS, V. C. C. ; DALDEGAN, R. A. . Estudos multidisciplinares de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Kaaguy Ovy (anteriormente denominada Mbiguaçu) - SC. 2012.

ALMEIDA, L. K. ; OLIVEIRA, D. . Fortalecimento da Agrobiodiversidade Guarani. 2010.

OLIVEIRA, D. . Bioconstrução. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, D. . Vivência da cultura Guarani M'bya na Terra Indígena M'biguaçu. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Experimentações perspectivistas com o arandu guarani: o conhecimento como tomar consciência no tempo-espaço, Descrição: O projeto visa realizar um estudo ontológico da noção de arandu para os índios guarnis a partir de da experiência antropológica de participação nas aldeias situadas na Bacia do Rio Tijucas/SC. Arandu é uma expressão que aglutina o sentido de duas concepções semânticas da língua guarani: ara - que significa e tempo-espaço visto desde sua integralidade, pois não é possível expressar o tempo e o espaço separadamente no idioma nativo; e andu - que significa ?dar-se conta?, ?aperceber-se?, ou ?tomar consciência?. O termo arandu é frequentemente traduzido conhecimento, estabelecendo uma homonímia de sentidos que não possui outro referente em comum se não a experiência na condição humana. Esta relação levou-me a formulação da seguinte pergunta: ?como os guaranis conhecem o mundo?? - ou seja, o que torna particular a experiência no mundo do ponto do ponto de vista guarani. Neste sentido, o projeto visa realizar experimentações mentais perspectivistas sobre o entendimento e a experiências dos guaranis no mundo sob o ponto de vista do arandu. Esta experiência compartilhada será analisada do ponto de vista da antropologia do conhecimento, enfocando no conhecimento ao longo do caminho, que atenta para elementos perceptivos e fenomenológicos como o chão, o ar, o mundo-clima, o descobrir-caminho, o mapear, as habilidades práticas e toda integralidade sensorial que compõem a existência no mundo sob a condição humana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Diogo de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Instituto Brasil Plural - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Nhanderu ka'aguy rupá: as florestas que pertencem aos deuses - etnobotânica e territorialidade Guarani na Terra Indígena Mbiguaçu/SC, Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Diogo de Oliveira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2009

    Estudo de Impacto Socioambiental da duplicação da rodovia BR 280, trecho São Francisco do Sul - Jaraguá do Sul. População Indígena Guarani, Descrição: Atuação como técnico etno-ambiental com estudo sobre o modelo de ocupação indígena, as relações de parentesco, o sistema de susbistência, manejo florestal, análise do uso e percepção da etnia dos corpos hídrico e análise ecológica da paisagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Diogo de Oliveira - Integrante / Flávia Cristina de Mello - Integrante / Maria Dorothea Posta Darella - Coordenador / Fabiana da Silva - Integrante / Raoni Kriegel Kamayurá - Integrante / Maria Inês Ladeira - Integrante / Nivaldo Peroni - Integrante., Financiador(es): Centro de Excelência em Engenharia de Transportes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Estudo de Impacto Socioambiental da duplicação da rodovia BR 280, trecho São Francisco do Sul - Jaraguá do Sul. População Indígena Guarani, Descrição: Atuação como técnico etno-ambiental com estudo sobre o modelo de ocupação indígena, as relações de parentesco, o sistema de susbistência, manejo florestal, análise do uso e percepção da etnia dos corpos hídrico e análise ecológica da paisagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Diogo de Oliveira - Integrante / Flávia Cristina de Mello - Integrante / Maria Dorothea Posta Darella - Coordenador / Fabiana da Silva - Integrante / Raoni Kriegel Kamayurá - Integrante / Maria Inês Ladeira - Integrante / Nivaldo Peroni - Integrante., Financiador(es): Centro de Excelência em Engenharia de Transportes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Estudo de Impacto Socioambiental da duplicação da rodovia BR 280, trecho São Francisco do Sul - Jaraguá do Sul. População Indígena Guarani, Descrição: Atuação como técnico etno-ambiental com estudo sobre o modelo de ocupação indígena, as relações de parentesco, o sistema de susbistência, manejo florestal, análise do uso e percepção da etnia dos corpos hídrico e análise ecológica da paisagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Diogo de Oliveira - Integrante / Flávia Cristina de Mello - Integrante / Maria Dorothea Posta Darella - Coordenador / Fabiana da Silva - Integrante / Raoni Kriegel Kamayurá - Integrante / Maria Inês Ladeira - Integrante / Nivaldo Peroni - Integrante., Financiador(es): Centro de Excelência em Engenharia de Transportes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Estudo de Impacto Socioambiental da duplicação da rodovia BR 280, trecho São Francisco do Sul - Jaraguá do Sul. População Indígena Guarani, Descrição: Atuação como técnico etno-ambiental com estudo sobre o modelo de ocupação indígena, as relações de parentesco, o sistema de susbistência, manejo florestal, análise do uso e percepção da etnia dos corpos hídrico e análise ecológica da paisagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Diogo de Oliveira - Integrante / Flávia Cristina de Mello - Integrante / Maria Dorothea Posta Darella - Coordenador / Fabiana da Silva - Integrante / Raoni Kriegel Kamayurá - Integrante / Maria Inês Ladeira - Integrante / Nivaldo Peroni - Integrante., Financiador(es): Centro de Excelência em Engenharia de Transportes - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Estudo de Impacto Socioambiental da duplicação da rodovia BR 280, trecho São Francisco do Sul - Jaraguá do Sul. População Indígena Guarani, Descrição: Atuação como técnico etno-ambiental com estudo sobre o modelo de ocupação indígena, as relações de parentesco, o sistema de susbistência, manejo florestal, análise do uso e percepção da etnia dos corpos hídrico e análise ecológica da paisagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Diogo de Oliveira - Integrante / Flávia Cristina de Mello - Integrante / Maria Dorothea Posta Darella - Coordenador / Fabiana da Silva - Integrante / Raoni Kriegel Kamayurá - Integrante / Maria Inês Ladeira - Integrante / Nivaldo Peroni - Integrante., Financiador(es): Centro de Excelência em Engenharia de Transportes - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Nacional do Índio, Coordenação-Geral de Identificação e Delimitação. , SBS Quadra 02 Lote 14 Ed. Cleto Meireles, Setor Bancário Sul, 88036000 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 32477030, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Fundação Nacional do Índio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Indigenista Especializado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Indigenista Especializado: cargo de nível superior, com atribuições voltadas às atividades especializadas de promoção e defesa dos direitos assegurados pela legislação brasileira às populações indígenas, a sua proteção e melhoria de sua qualidade de vida; realização de estudos voltados à demarcação, regularização fundiária e proteção de suas terras; regulação e gestão do acesso e do uso sustentável das terras indígenas; formulação, articulação, coordenação e implementação de políticas dirigidas aos índios e suas comunidades; planejamento, organização, execução e avaliação de atividades inerentes à proteção territorial, ambiental, cultural e dos direitos indígenas; acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades; estudos e pesquisas; bem como atividades administrativas e logísticas, de nível superior, inerentes às competências institucionais de seu órgão ou entidade de lotação; Cargo exercido na Coordenação Técnica Local em Guaíra-PR (Coordenação Regional da Funai no Interior Sul), e na função de Coordenador de Antropologia, na Coordenação Geral de Identificação e Delimitação (Diretoria de Proteção Territorial / Funai-sede)

2010 - 2011

Associação Rondon Brasil

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 5

Outras informações:
Atuação em projeto de ATER indígena para apoio a agricultura tradicional, manejo agroflorestal, construção de casas de reza tradicionais e restauração ambiental sistêmica.

2009 - 2010

Associação Rondon Brasil

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 20

2006 - 2006

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/2006 - 12/2006

    Extensão universitária , Museu Universitário, .,Atividade de extensão realizada, Aconpanhamento geral do projeto.

  • 05/2005 - 12/2005

    Extensão universitária , Centro ded Ciências Biológicas, .,Atividade de extensão realizada, entrevistas e relatórios.

2007 - 2009

Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico Sócio-Ambientalista, Carga horária: 20

2008 - 2009

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como professor na Escola Indígena de Educação Básica (EIEB) Wherá Tupã-Poty Dja, localizada na Terra Indígena Mbiguaçu/SC (Guarani Chiripá). Atuação no ensino fundamental, disciplina Ciências e no ensino médio técnico em meio ambiente, disciplinas Ciências Naturais e Gestão Ambiental.

2007 - 2007

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2006 - 2006

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação junto ao Ensino Fundamental ministrrando aulas de Ciências

Atividades

  • 04/2007 - 12/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências

  • 05/2006 - 12/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências