Jaqueline Mendes Soares

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1994), graduação em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá- UNESA (2005), graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2015), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (1997) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2011). Atuou como Consultora Técnica na área de Propriedade Industrial de Produtos e Processos Farmacêuticos na Coordenação de Propriedade Intelectual (COOPI) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA (2001-2005); Membro da equipe responsável pela estruturação de um Banco de Dados de Patentes na área de Química Fina (Projeto: ALERTA PATENTES) na Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina - ABIFINA (2005-2007). Tem experiência na área de Química e Medicamentos com ênfase em Propriedade Industrial. Atualmente é pesquisadora em propriedade industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e membro colaborador do Instituto de Tecnologia em Fármacos - FIOCRUZ. Participou da elaboração de diretrizes de exame do INPI na área farmacêutica. Atualmente cursa administração pública na Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química e Medicamentos com ênfase em Propriedade Industrial.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2007 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Direitos de propriedade intelectual e saúde pública: das normas de regulação às práticas de exame de patentes na área farmacêutica no Brasil
Marilena Corrêa. Palavras-chave: Patentes; Antiretrovirais; Acesso a Medicamentos; Polimorfismo em farmacos.

Mestrado em Química

1995 - 1997

Instituto Militar de Engenharia
Título: estudos sobre alquilação da guanina,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: jose daniel figueroa villar
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: alquilação; guanina.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: síntese orgânica. Setores de atividade: Fabricação de Produtos Químicos.

Graduação em andamento em Administração Pública

2017 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Direito

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Ações governamentais na area de propriedade industrial para aumentar o acesso da população aos medicamentos
Orientador: Marilson Santana

Graduação em Farmácia

2003 - 2005

Universidade Estácio de Sá
Título: Tendências da concessão de Patentes do tipo grupo Markush para inibidores da Cox, depositados no Brasil
Orientador: Carlos Augusto Peregrino

Graduação em Química Industrial

1991 - 1994

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Capacitación en herramientas EPO para Examinadores de patentes. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2017 - 2017

CURSO SOBRE TÉCNICAS DE MICROENCAPSULAÇÃO DE AGENTES ATIVOS. (Carga horária: 12h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2017 - 2017

Diretrizes de Exame na área de patentes farmacêuticas. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Altos Estudos, Política e Estratégia. (Carga horária: 720h). , Escola Superior de Guerra, ESG, Brasil.

2007 - 2007

Classificação Internacional de Patente. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2003 - 2003

Estratégias Racionais de Desenvolvimento F&TDT. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2002 - 2002

Introdução à Patente de Invenção: Fundamentos, .... (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, Brasil.

2002 - 2002

Informação Tecnológica. (Carga horária: 12h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Curta Duração. , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Propriedade Intelectual.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: direito.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso INPI. Apenas participante. 2013. (Congresso).

Congresso Brasileiro em Ciências Sociais e Humanas em Saúde. O perfil patentário de uma substancia farmacologicamente ativa: o caso efavirenz. 2008. (Congresso).

Congresso Brasileiro em Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A patente como fonte de informação para gerar inovação na área da saúde. 2008. (Congresso).

simpósio de química medicinal.química medicinal. 2004. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marlede Souza Menezes

Wanise Barroso;Soares, J. M.; Priscila Rito. Estudo patentométrico relacionado à terapia de Tuberculose pulmonar.. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria) - Instituto de Tecnologia em Fármacos - FIOCRUZ.

Aluno: Raquel Cristina Henriques Marchetti

Priscila da Nóbrega Rito; Ana Cláudia de Oliveira; Wanise Barroso;Soares, J. M.. Proposta de fluxograma e modelo do parecer de análise técnica da empresa para mudanças pós-registros de medicamentos novos, similares e genéricos. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria) - Instituto de Tecnologia em Fármacos - FIOCRUZ.

Aluno: Danielle Cristina Pessôa Reis da Silva

Soares, J. M.; Wanise Barroso;Marilena Cordeiro Dias Villela Correa; Costa, Jorge; Meirino, M. J.; MACEDO, E. V.. Proposta para auxílio na estratégia de produção de medicamentos antineoplásicos com risco de desabastecimento no Brasi. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria) - Instituto de Tecnologia em Fármacos - FIOCRUZ.

Aluno: Vinícius Moraes da Gama Campos

Priscila da Nóbrega Rito; RODRISandra Aurora Chavez Perez Rodrigues; Tatiana Tavares da Silva;Soares, J. M.. Perspectivas regulatórias em pesquisa clínica no Brasil: as atualizações do sistema CEP-CONEP e ANVISA e o panorama dos estudos cliínicos concduzidos no país. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria) - Instituto de Tecnologia em Fármacos - FIOCRUZ.

Aluno: Silvia Pereira da Silva Santos

Marilena Cordeiro Dias Villela Correa; ALENCAR, M. S. M.; CHAVES, G. C.;Soares, J. M.. Monitoramento e identificação de medicamentos ARV com possibilidade de desenvolvimento e produção por laboratórios farmacêuticos nacionais. 2017.

Aluno: Carlos Eduardo Collozo Pontes

Soares, J. M.; Priscila da Nóbrega Rito; MAGALHAES, J. L.. Estudo Mercadológico e Patentário de medicamentos Biotecnológicos: o caso da insulina. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria) - Instituto de Tecnologia em Fármacos - FIOCRUZ.

Aluno: Henrique Marques Villardi Miranda

Soares, J. M.. Saúde pública, patentes farmacêuticas, acesso a medicamentos: arranjos para a produção de medicamentos essenciais no Brasil (1960-2013). 2014.

Aluno: Koichi Kameda de Figueiredo Carvalho

Marilena Cordeiro Dias Villela CorreaSoares, J. M.. Saúde pública, inovação e propriedade intelectual: o desenvolvimento de um novo medicamento contra malária no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Soares Bemvindo Hashimoto

Soares, J. M.; IOLANDA, M. F.; ANTUNES, A. M. S.; LUCIO, C.. Patentes de combinações farmacêuticas: exame da atividade inventiva nos escritórios de patente no Brasil, Europa e Esatdos Unidos. 2019. Tese (Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação) - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Aluno: Leticia Galeazzi Winkler Ferraz

Soares, J. M.; Heloisa Helena Barbosa; Reinaldo Gumiarães. Contrato e transferência de tecnologia como instrumento de desenvolvimento tecnológico na área de saúde. 2018. Tese (Doutorado em BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Cristina de Freitas da Silveira

Soares, J. M.; SILVA, D. M.; MAGALHAES, J. L.. Saúde Pública, direitos de propriedade intelectual e políticas para o acesso a medicamentos: um estudo do antirretroviral atazanavir, Ano de obtenção. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Marcelo Lira

Soares, J. M.; FIERRO, I. M.. Avaliação geral e avaliação da caracterização da fase cristalina em pedidos de patentes de formas cristalinas de fármacos depositados no Brasil entre 1995-2005.. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Graziela Salvan Cerveira

MAGALHAES, J. L.; Wanise Barroso;Soares, J. M.; CAMPORESE, E. F.. SEparação com mebranas aplicada ao tratamento de efluentes líquidos: cenários tecnológicos mundial e nacional. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Propriedade Intelectual e Inovação) - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Aluno: Leticia Galeazzi Winkler Ferraz

Soares, J. M.; MELO, M. P. C. E.; FIORI, M. C. S. V. C.; BARBOZA, H. H. G.. Contratos de Transferência de tecnologia como instrumento de desenvolvimento tecológico na área da saúde. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Cristina de Freitas Silveira

Soares, J. M.. O Impacto do Sistema de Patentes para o Acesso a Medicamentos Antirretrovirais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Ribas de Biase Guimarães

Soares, J. M.Marilena Cordeiro Dias Villela Correa. Saúde pública e propriedade intelectual de medicamentos no Brasil: a anuência prévia da ANVISA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Ribas de Biase Guimarães

Soares, J. M.. Saúde pública e propriedade intelectual de medicamentos no Brasil: a anuência prévia da ANVISA. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Warner Bruce Kover

Villar, José Daniel Figueroa;KOVER, W. B.; Aguiar, Alcino Palermo. Estudos sobre Alquilação da Guanina. 1997. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto Militar de Engenharia.

Joana Mara Teixeira Santos

FIGUEROAVILLAR, José Daniel; SOARES, J. M.;SANTOS, Joana Mara. Estudos sobre Alquilação da Guanina. 1997. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto Militar de Engenharia.

Maria Andrea Loyola

CORREA, Marilena Cordeiro Dias Villela;LOYOLA, M. A.; BARROSO, W. B. G.; LIMA, D. M. M.; CASTRO, C. G. O. S.. Direitos de propriedade intelectual e saúde pública: das normas de regulação às práticas de exame de patentes na área farmacêutica no Brasil. 2011.

Maria Andrea Loyola

CORRÊA, Marilena Cordeiro Dias VillelaLOYOLA, M. A.; BARROSO, W. B. G.; LIMA, D. M. M.. Patentes, medicamentos e saúde pública: um estudo das flexibilidades do acordo TRIPS no Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Medicina Social da UERJ.

Claudia Garcia Serpa Osório de Castro

Lima, D. M. M.; Loyola, M.A.R.; Corrêa, M.C.D.V.;OSORIO-DE-CASTRO, C. G. S.; Barroso, W.B.G.. Direitos de propriedade intelectual e saúde pública: das normas de regulação às práticas de exame de patentes na área farmacêutica no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Wanise Borges Gouvea Barroso

CORREA, M. C. D. V.; LOYOLA, M. A. R.; LIMA, Denise M. M.; CASTRO, C. G. O. S.;BARROSO, Wanise Borges Gouvea. Direitos de Propriedade Intelectual e Saúde Pública: das normas de regulação às práticas de exame de patentes na área farmacêutica no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Wanise Borges Gouvea Barroso

BARROSO, Wanise Borges GouveaCORREA, M. C. D. V.; LOYOLA, M. A. R.; SOARES, J.. Patentes, Medicamentos e Saúde Pública: um estudo das flexibilidades do acordo TRIPS no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marilena Cordeiro Dias Villela Corrêa

Corrêa, Marilena Cordeiro Dias Villela; LIMA, D. M. M.;LOYOLA, Maria AndréaBARROSO, W.; CASTRO, C. G. O. S.. Direitos de propriedade intelectual e saúde pública: das normas de regulação às práticas de exame de patentes na área farmacêutica no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social.

Marilena Cordeiro Dias Villela Corrêa

Corrêa, Marilena Cordeiro Dias VillelaBARROSO, W.; LIMA, D. M. M.;LOYOLA, Maria Andréa. Patentes, medicamentos e saúde pública: um estudo das flexibilidades do Acordo Trips no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social.

Denise Maria Menezes de Lima

CORREA, M. C. D. V.; LOYOLA, M. A.; CASTRO, C. O. G. S.;LIMA, D. M. M.; BARROSO, W. B. G.. Direitos de propriedade intelectual e saúde pública: das normas de regulação às práticas de exame de patentes na área farmacêutica no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Denise Maria Menezes de Lima

CORREA, M. C. D. V.; LOYOLA, M. A.;LIMA, D. M. M.; BARROSO, W. B. G.. Direitos de propriedade intelectual e saúde pública: das normas de regulação às práticas de exame de patentes na área farmacêutica no Brasil. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Clarissa Pires de Almeida Naback

SANTANA, . S.; TERRO, A. D. G.;NABACK, C. P. A.. Direitos de propriedade intelectual e saúde pública: um estudo das ações governamentaus para aumentar o acesso da população aos medicamentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alessandra Dale Giacomin Terra

SANTANA, M.;TERRA, A. D. G.; NABACK, C. P. A.. Direitos de Propriedade Intelectual e Saúde Pública: um estudo das Ações governamentais para aumentar o acesso da população a medicamentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ariane Gonçalves Petrow

Estratégia de depósidot de patentes no setor farmacêutico e o enfretamento por subsídios: o caso sofosbuvir; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria) - Instituto de Tecnologia em Fármacos - FIOCRUZ; (Coorientador);

Ariane Geonçalves Petrow

Estratégia de depósito de patentes no setor farmacêutico e o enfretamento por subsídio: o cao sofosbuvir; 2019; Dissertação (Mestrado em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria) - Instituto de Tecnologia em Fármacos - FIOCRUZ,; Coorientador: Jaqueline Mendes Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Daniel Figueroa-Villar

Estudo da Alquilação de Guaninas; 1997; Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto Militar de Engenharia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Daniel Figueroa-Villar;

Carlos Augusto de Freitas Peregrino

Tendencias do pedidos de concessão de patentes do grupo markush, e o acesso a medicamentos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Carlos Augusto de Freitas Peregrino;

Marilena Cordeiro Dias Villela Corrêa

2014; Instituto de Medicina Social,; Marilena Cordeiro Dias Villela Corrêa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Soares, J. M. ; Marilena Cordeiro Dias Villela Correa . Como pesquisar o perfil patentário de um fármaco? O caso efavirenz. Química Nova (Online) , v. 33, p. 1216-1219, 2010.

  • Soares, J. M. ; Marilena Cordeiro Dias Villela Correa ; Liane Caldeira Lage . Patentes de Formas Polimórficas na Área de Fármacos no Brasil e o Impacto na Saúde Pública. RECIIS. Revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde (Edição em português. Online) , v. 4, p. 43-52, 2010.

  • Soares, J. M. . Conflito no acesso a medicamentos protegidos por patentes farmacêuticas: a ameaça à dignidade humana em"O Jardineiro Fiel". In: Carlos Maurício Ardissone. (Org.). A propriedade intelectual na visão do cinema. Olhares interdisciplinares. 1ed.rio de janeiro: Lumen Juris, 2019, v. 1, p. 197-211.

  • Soares, J. M. ; EDUARDO, G. . Polymorph drug patents and their public healthy impact. In: Maurice Cassier e Marilena Correa. (Org.). Health Innovation and Social Justice in Brazil. 1ed.Londres: Palgrave Macmillan, 2019, v. 1, p. 219-320.

  • Soares, J. M. ; Marilena Cordeiro Dias Villela Correa ; Barroso, Wanise . A patente como fonte de informacao para gerar inovacao na area da saude. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Soares, J. M. . Direitos de Propriedade Intelectual e saúde pública: um estudo das ações governamentais para aumentar o acesso da população aos medicamentos 2015 (Trabalho de Conclusão de Curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Soares, J. M. ; RABI, J. . 2',3'-Dideoxi-2',3'-didehidrocitidina-Fd4C. 2000.

Soares, J. M. ; RABI, J. . Lamivudina-3TC. 1999.

Soares, J. M. ; RABI, J. . Zeatina e 2-Isopenteniladenina. 1999.

Soares, J. M. ; RABI, J. . Estavudina-D4T. 1998.

Soares, J. M. ; VILLAR, J. D. F. ; RABI, J. . Estudos de Alquilação da Guanina. 1997.

Soares, J. M. . Busca e Determinação do Estado da Técnica. 2004.

Soares, J. M. . Concessão de Anuência de Patentes. 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2010

    Argumentos para o subsídio (oposição) ao exame de patente de medicamentos estratégicos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marilena Cordeiro Dias Villela Corrêa em 01/09/2019., Descrição: A política de acesso universal aos medicamentos foi fundamentada na Constituição Brasileira e estabelece a saúde como direito de todos e dever do Estado. O Ministério da Saúde (MS) tem comprado medicamentos essenciais, excepcionais e de combate à aids, por cumprir o estabelecido na Constituição. Entretanto, com a Lei da Propriedade Industrial 9.279/96 o Brasil passou a conceder patentes para produtos farmacêuticos, desde então estes passaram a ter um preço extremamente elevado, para não se dizer abusivo. Por outro lado, quanto à epidemia de AIDS, houve a incorporação de novos medicamentos patenteados no Consenso Terapêutico, ocasionando a necessidade da elevação do orçamento público destinado à aquisição de antrretrovirais e comprometendo a sustentabilidade da resposta nacional ao HIV/AIDS (pela importação de medicamentos patenteados). Grande parte do orçamento na compra de medicamentos são destinados à aquisição de medicamentos de alto custo, comprometendo desta forma os demais programas do Ministério da Saúde. Assim, é de extrema relevância para o governo federal, manter o monitoramento constante dos medicamentos já existentes no mercado, bem como aqueles que estão prestes a serem lançados, tanto em relação a novas tecnologias quanto ao preço de comercialização, praticados pelos laboratórios. Desta forma, o presente projeto pretende monitorar os pedidos de patente depositados no INPI brasileiro de modo a verificar em que casos pode-se anexar subsídios ao exame dos pedidos de patente de medicamentos de modo a impedir a concessão indevida dos mesmos no país. O Código da Propriedade Industrial 5.972/71 previa a possibilidade de oposição a pedidos de patente, entretanto, como o código proibia o patenteamento de produtos químicos e químico-farmacêuticos este dispositivo não era utilizado na área de química. Com a Lei da Propriedade Industrial 9.279 de 14/05/96 o Brasil passou a conceder patentes para produtos químicos e farmacêuticos, e, ao invés de oposição,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jaqueline Mendes Soares - Integrante / Marilena Cordeiro Dias Villela Correa - Coordenador / Wanise Barroso - Integrante / tabak, david - Integrante / Cassier, Maurice - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2010

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2007 - Atual

    Instituto Nacional da Propriedade Industrial

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em propriedade industrial, Carga horária: 40

  • 2006 - 2007

    sociedade de Pró Inovação Tecnologica

    Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 30

  • 2001 - 2005

    Agência Nacional de Vigilância Sanitária

    Vínculo: Contrato pela UNESCO, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE PATENTES DE FÁRMACOS /MEDICAMENTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Implementação programas de avaliação e consolidação de dados de inspeção do setor; definição da metodologia de trabalho em equipe; acompanhamento e execução das metas e ações da ANVISA; elaboração, implantação, monitoramento e avaliação dos projetos de capacitação e desenvolvimento dos recursos humanos da ANVISA; planejamento e coordenação de planos de trabalhos, projetos básicos; organização da área de informação de dados do setor; elaboração e digitação de ofícios e memorandos relativos a procedimentos técnicos internos; emissão de pareceres sobre documentos, espedientes, processos de registros, notificações com base na legislação vigente; participação em reuniões e eventos do setor com outros setores da ANVISA; implementação de melhorias aos sistemas corporativos utilizados pelo setor; implementação de modelos de atendimento a consultas do público interno e externo sobre assuntos relativos ao setor e verificação do cumprimento de exigências legais que envolveram o setor. Avaliação da situação de patentes para fins de pedido de licença compulsória; Busca e determinação do estado da técnica patenteada; particiapção da implementação da concessão de anuência prévia para fins de concessão de patentes pelo INPI, conorme determinação legal Lei 10.196 de 14/02/01.

    Atividades

    • 03/2001 - 03/2005

      Serviços técnicos especializados , MINISTERIO DA SAUDE, .,Serviço realizado, ANALISTA DE PATENTES NA ÁREA DE FÁRMACOS E MEDICAMENTOS.

  • 1997 - 2001

    Microbiologica-Química e Farmacêutica Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação na implementação e desenvolvimento da tecnologia de purificação do antiretroviral Estavudina (D4T; Monitoramento e avaliação da implementação de nova rota sintética para a obtenção do hormônio vegetal: Zeatina; Execução e pesquisa da síntese total do antiviral Ganciclovir, assim como desenvolvimento de novas tecnologias de purificação e avaliação dos resultados obtidos. experiência em técnicas de separação e purificação (extração, cromatografia em camada fina e em coluna). determinação estrutural através de dados espcetroscópicos: infravermelho(IV); Ultra-Violeta (UV); Ressonãncia Magnética Nuclear (RMN) de H e C, em uma e duas dimensões; Espectrometria de Massa (m/e) e Cromatografia Líquida de Alta rEsolução (CLAE).

  • 1995 - 1997

    Microbiologica-Química e Farmacêutica Ltda

    Vínculo: contrato serviço, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação na implementação do projeto tecnológico, que envolveu o estudo, a síntese, a otimização em escala de laboratótio e produção em escala industrial do fármaco anti-HIV: Lamivudina (3TC). Participação no desenvolvimento e pesquisa da síntese total do 2'-3'-dideoxi-2'-3'didehidro-5-fluorcitidina (Fd4C) de escala laboratorial par aescala de planta piloto e supervisaõ da plant apiloto durante a implementação da transferência de escala para a nova tecnologia do Fd4C.

    Atividades

    • 03/1996 - 02/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , microbiológica, .,Linhas de pesquisa

  • 1994 - 1995

    Biotécnica Ltda.

    Vínculo: Contrato de Trabalho, Enquadramento Funcional: Química, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Função de imunização e prvenção contra insetos rasteiros, extermínio e controle de roedores nocivos.

    Atividades

    • 07/1994 - 03/1995

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Responsável Técnico.

  • 2019 - Atual

    Instituto de Tecnologia em Fármacos - FIOCRUZ

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro colaborador

    Outras informações:
    Membro colaborador do PPG Mestrado e Doutorado Profissional em Gestão, da Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica da Fundação Oswaldo Cruz.