Marlice Aparecida Sípoli Marques

Possui graduação em Farmácia, com especialidades na área de Indústria e bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), pós graduação na área de medicamentos (UFRJ), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado sanduíche em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Nacional de Saúde Pública ARO/RIVM, Holanda (1996) . Atualmente é professora adjunto do Departamento de Química Analítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacocinética, dopagem, bioequivalência e biodisponibilidade de fármacos, e análise de resíduos em alimentos. Desenvolvimento e validação de metodologias segundo os critérios e regulamentos adotados em diferentes áreas. Técnicas instrumentais, como cromatografia gasosa conevincional e por fluido supercritico e líquida acopladas a diferentes detectores, principalmente ao espectrômetro de massas. Conhecimento em diferentes técnicas de extração de diferentes resíduos de diversas matrizes, como por exemplo: matriz biológica, ambiental, etc.

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

1992 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma nova abordagem em extração por fluido supercrítico (SPE)SFE-SPE e sua aplicação à análise de anabolizantes, bem como a comparação desta metodologia com a de SPE.
Orientador: Francisco Radler de Aquino Neto e Rainer Stephany
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Extração por fluido supercrítico; Extração por fase sólida; Urina; figado; Espectrometria de massas de alta resolução; anabolizante. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental. Setores de atividade: Nutrição e Alimentação; Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários.

Mestrado em Química

1989 - 1992

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Método de Triagem de Resíduos de Anabolizantes em Urina de Rebanho Brasileiro,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Francisco Radler de Aquino Neto e Rainer W. Stephany
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Urina; CG-EM; Anabolizantes; Extração por fase sólida.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental. Setores de atividade: Nutrição e Alimentação; Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários.

Graduação em Farmácia

1982 - 1987

Universidade Federal de Juiz de Fora

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1998 - 1999

Pós-Doutorado. , Institute fur Biochemie, Deutsche Sporthochschule Koln, Germany.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2012

EAD. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2007 - 2007

Estabilidade de medicamentos. (Carga horária: 30h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro.

2006 - 2006

GLP. (Carga horária: 30h). , Instituto de Tecnologia de Alimentos.

2003 - 2003

ISO 17025. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise e Controle de Medicamentos.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análise Toxicológica.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Separação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elsa Scott Figueira

MARQUES, M. A. S.Cardoso, J.N.; MOREIRA, J. C.; LOPES, C. C.; ABRANTES, S. M.. Determinação de halofenóis no café torrado. 1999. Dissertação (Mestrado em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Beatriz Bicalho

MARQUES, M. A. S.. Contribuição ao estudo químico do pendúculo floral do cajueiro. 1999. Dissertação (Mestrado em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Henrique Marcelo Gualberto Pereira

MARQUES, M. A. S.Cardoso, J.N.Pereira, H.M.G.. Validação de metodologia analítica para anfetamina e metanfetamina. 1999. Dissertação (Mestrado em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bernadete Ferraz Spisso

MARQUES, M. A. S.. Determinação de b2-agonistas em urina animal: comparação de dois procedimentos de extração/clean-up por CGAR-EM. 1998.

Aluno: GABRIELA KERNICK CARVALHAES

MARQUES, M. A. S.F.R. Aquino Neto. Estudo do Impacto ambiental do aterro sanitário de serrana na qualidade da água do aquífero Botucatu-Ribeirão Preto. 2010. Tese (Doutorado em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Felipe Alves Moreira

MARQUES, M. A. S.F.R. Aquino Neto; TRUGO, L. C.. caracterização dos méis de caju e marmeleiro e das mudanças físico-químicas desenvolvidas nessas matrizes durante o armazenamento em condições tropicais. 2003. Tese (Doutorado em pós graduação em alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: GABRIELA KERNICK CARVALHAES

MARQUES, M. A. S.F.R. Aquino Neto. AVALIACAO DO IMPACTO AMBIENTAL DO "LIXAO" DE RIBEIRAO PRETO. 2001. Tese (Doutorado em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Egnaldo Olegário Maciel

Custodio Leite, Z.T.;MARQUES, M. A. S.. Cárie dental-tema contextualizador de aprendizado no ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARQUES, M. A. S.; SANTOS, C. Y.. concurso professor substituto. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Warner Bruce Kover

Cardoso, Jari Nóbre;KOVER, W. B.; Lopes, Cláudio Cerqueira; Moreira, Josino Costa; Scofield, Arthur de Lemos. Uma Nova Abordagem em Extração por Fluido Supercritico: o Acoplamento(SPE) SFE-SPE e sua Aplicação á Análise de Anabolizantes ,bem como a Comparação desta Metodologia com a de SPE. 1996. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cláudio Cerqueira Lopes

LOPES, C. C.. . Uma nova abordagem em extraçaõ por fluido supercrítico: o acoplamento (SPE)SFE_SPE e sua aplicação à análise de anabolizantes, bem como a comparação desta metologia com a de SPE.. 1996. Tese (Doutorado em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Douglas Pereira Pinto

Determinação de L-alfa-metil-Dopa em plasma por CLAE-UV; Início: 2003; Dissertação (Mestrado em Química Analítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Abdoral Miranda

Análise de esteróides endógenos por Cromatografia Gasosa-combustão- acoplada a espectrometria de massas por razão isotópica; Início: 2002; Dissertação (Mestrado profissional em Química Analítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bernardete Spisso

EFEITOS DO PROCESSAMENTO TÉRMICO SOBRE ANTIBIÓTICOS IONÓFOROS POLIÉTERES EM NÍVEIS RESIDUAIS EM TECIDOS DE FRANGOS ALIMENTADOS COM RAÇÕES MEDICADAS; Início: 2006; Tese (Doutorado em Vigilância Sanitária) - Instituto Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ; (Orientador);

Carla Rodrigues Cardoso

Análise de oximetholona por CGAR-EM em plasma, saliva e urina de humanos e aplicação para estudos farmacocinéticos; Início: 2002; Tese (Doutorado em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);

Henrique Marcelo Gualberto Pereira

Desenvolvimento e validação de método de análise de glicucorticóide em urina; Início: 2001; Tese (Doutorado em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Felipe Martins Alves Pereira

Determinação de glicuconjugados de esteróides androgênios na urina por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em engenharia quimica) - universidade federal do rio de janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Cristiane Barbosa Araujo

Análise de Oximetolona em saliva humana por Cromatografia Gasosa de Alta Resolução Acoplada à Espectrometria de Massas; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Isadora Bastos Talhas

MÉTODO DE CONFIRMAÇÃO DE b2-AGONISTAS: FORMAÇÃO DE DERIVADOS TETRAHIDROISOQUINOLINA E TRIMETILSILILA; Início: 2002; Iniciação científica (Graduando em pré-vestibular) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

CRISTIANE BARBOS ARAÚJO

ANÁLISE DE OXIMETOLONA E SEUS METABÓLITOS EM SALIVA DE PACIENTES PORTADORES DE ANEMIA DE FANCONI, ANEMIA APLÁSTICA E VOLUNTÁRIOS SADIOS POR CROMATOGRAFIA GASOSA DE ALTA RESOLUÇÃO ACOPLADA A ESPECTROMETRIA DE MASSAS; Início: 2001; Iniciação científica (Graduando em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Diógenes Galvão

Determinação de pentoxifilina em plasma humano por CLAE-EM-EM com aplicação em estudo de bioequivalência; 2008; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Marlice Aparecida Sípoli Marques;

Douglas Pereira Pinto

Determinação de antivirais ganciclovir e aciclovir em plasma por CLAE/EM/EM com; 2005; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação Química Analítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Marlice Aparecida Sípoli Marques;

Rebecca Soares Nicolich

Desenvolvimento e validação de método de triagem e confirmação de cloranfenicol em; 2005; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação Química Analítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marlice Aparecida Sípoli Marques;

Carlos Henrique Brasil Bizzarri

Desenvolvimento de metodologia de análise de multi-resíduos de anabolizantes; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Marlice Aparecida Sípoli Marques;

Tânus Celmar Costa França

Avaliação de metodologia de análise de anabolizante em dopagem de atletas; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Marlice Aparecida Sípoli Marques;

Henrique Marcelo Gualberto Pereira

Análise de córticóide por CG-EM; 2004; Tese (Doutorado em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marlice Aparecida Sípoli Marques;

Carla Rodrigues Cardoso

Análise de oximetolona por cgar-em EM PLASMA, SALIVA E URINA DE HUMANOS E APLICAÇÃO PARA ESTUDOS FARMACOCINÉTICOS; 2002; Tese (Doutorado em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marlice Aparecida Sípoli Marques;

Tânia Freitas

Monitoramento terapêutico do bussulfano em plasma de pacientes portadores de leucemia mielóide crônica submetidos ao transplante de médula óssea; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Marlice Aparecida Sípoli Marques;

Luciana Rego Monteiro dos Santos

Análise de anabolizantes em dopagem de atletas: comparação de diferentes técnicas de purificação e detecção; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Marlice Aparecida Sípoli Marques;

Cristiane Barbosa Araujo

CGEM-IT: Uma nova abordagem na análise de esteróides androgênios e b2-agonistas em urina; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Química Orgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marlice Aparecida Sípoli Marques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Radler de Aquino Neto

Método de triagem de resíduos de anabolizantes em rebanho bovino brasileiro por CG-EM/C; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Radler de Aquino Neto;

Francisco Radler de Aquino Neto

UMA NOVA ABORDAGEM EM EXTRACAO POR FLUIDO SUPERCRITICO: O ACOPLAMENTO (SPE)-SFE-SPE E SUA APLICACAO A ANALISE DE ESTEROIDES, DA MICOTOXINA ZEARALENONA, ZERANOL E SEUS METABOLITOS COM ATIVIDADE ANABOLICA EM URINA BOVINA, BEM COMO A COMPARACAO DESTA METODOLOGIA COM A DE SPE; 1996; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Radler de Aquino Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Spisso, B.F. ; Nobrega, A.W. ; MARQUES, M. A. S. . Resíduos e contaminantes químicos em alimentos de origem animal no Brasil: histórico, legislação e atuação da vigilância sanitária e demais sistemas regulatórios. Ciência & Saúde Coletiva , v. 2, p. 5-15, 2009.

  • MARQUES, M. A. S. ; Souza, A.S. ; Pereira Pinto, D. ; Pinto, O.W. ; Barroso, P.T.W. ; Ferreira-Filho, M. ; Werneck-Barroso, E. . Simple and rapid method determination for metformin in human plasma using high performance liquid chromatography tandem mass spectrometry: Application to pharmacokinetic studies. Journal of Chromatography. B, Biomedical Applications , v. 852, p. 308-316, 2007.

  • MARQUES, M. A. S. ; Food safety evaluation: Detection and confirmation of chloramphenicol in milk by high performance liquid chromatography-tandem mass spectrometry. Analytica Chimica Acta , v. 565, p. 97-102, 2006.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; F.R. Aquino Neto . DNA typing: an accessory evidence in doping control. Journal of Forensic Sciences , v. 50, p. 587-592, 2005.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; F.R. Aquino Neto . Initial study of incidental contamination of clostebol in athletes by sexual intercourse.. Clinical Chemistry (Baltimore) , USA, v. 50, p. 456-457, 2004.

  • MARQUES, M. A. S. ; TALHAS, I. B. ; Pereira, H.M.G. ; F.R. Aquino Neto ; OLIVEIRA, M. C. . Validation of the determination of tibolone in human urine and saliva using GC-MS for doping control and clinical studies Recent Advances in Doping Analyses. Recent Advances in Doping Analyses, Alemanha, v. 12, p. 155-160, 2004.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; TALHAS, I. B. ; F.R. Aquino Neto . Analysis of trenbolone, tetrahydrogestrinone and gestrinone by GC/MSD. Clinical Chemistry acta, USA, 2004.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; TALHAS, I. B. ; OLIVEIRA, M. C. ; F.R. Aquino Neto . Analysis of glucocorticosteroids by GC-MS in Doping Control. Recent Advances in Doping Analyses. Recent Advances in Doping Analyses, Alemanha, v. 12, p. 19-23, 2004.

  • MARQUES, M. A. S. ; Hubernein, A ; F.R. Aquino Neto ; Pereira, A.S. . Improvement of steroid screening in doping control with special emphasis on stanozolol. Journal of Chromatography , USA, v. 985, p. 375-386, 2003.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; TALHAS, I. B. ; OLIVEIRA, M. C. ; F.R. Aquino Neto . Oxandrolone: its reaction with methanol during storage: metabolites and artifact formation due to the incorporation of an ethylmercapto group into persilylated oxandrolones. Recent Advances in Doping Analyses, Alemanha, v. 12, p. 277-281, 2003.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; TALHAS, I. B. ; OLIVEIRA, M. C. ; F.R. Aquino Neto . Determination of urinary androgenic glucuronides by gas chromatography-mass spectrometry. Recent Advances in Doping Analyses, v. 12, p. 19-23, 2003.

  • MARQUES, M. A. S. ; TALHAS, I. B. ; Pereira, H.M.G. ; F.R. Aquino Neto . Analysis of tetrahydroisoquinoline beta-2-agonists by GC-MS-ITD. Recent Advances in Doping Analyses, Alemanha, v. 11, p. 283-287, 2003.

  • MARQUES, M. A. S. ; L.M.P. Damasceno ; Pereira, H.M.G. . Consumo de maconha por ingestão oral de doce tipo "brigadeiro": estudo de um caso clínico. Revista Brasileira de Toxicologia, Brasil, v. 16, n.1, p. 216-216, 2003.

  • MARQUES, M. A. S. ; L.M.P. Damasceno ; F.R. Aquino Neto . Doping control during the VII South American games in Brazil. Recent Advances in Doping Analyses, Alemanha, v. 11, p. 377-382, 2003.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; F.R. Aquino Neto ; Cardoso, J.N. . Análise de glicucorticosteróides por CG-EM: uma nova abordagem para o controle de dopagem no esporte. Química Nova , Brasil, v. 25, n.6b, p. 1096, 2002.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; F.R. Aquino Neto . Controle de dopagem no esporte: aspectos químicos e farmacológicos que afetam a detecção de drogas no cabelo. Revista Brasileira de Ciências farmacêuticas, São Paulo, v. 38, n.3, p. 259-271, 2002.

  • MARQUES, M. A. S. ; Cardos, C.R. ; F.R. Aquino Neto . Extraction method validation of oxymetholone in human plasma using gas chromatography-mass spectrometry. Application to pharmacokinetic studies. Journal of chromatography B: Biomedical Sciences and applications, Estados Unidos, v. 775, n.1, p. 1-8, 2002.

  • MARQUES, M. A. S. ; Cardos, C.R. ; MARQUES, M. A. S. ; F.R. Aquino Neto . Validação de método analítico para a detecção de Oximetolona em plasma por Cg-EM. II Congresso Internacional de Metrologia em Química, Curitiba, p. 1-6, 2002.

  • MARQUES, M. A. S. ; Cardos, C.R. ; F.R. Aquino Neto ; R.C., Caminha. . Determination of oxymetholone in human plasma and saliva by high resolution gas chromatography-mass spectrometry. Recent Advances in Doping Analyses, Alemanha, v. 10, p. 217-221, 2002.

  • MARQUES, M. A. S. ; BIZZARRI, C. H. B. ; CARDOSO, J. N. . Screening and confirmation of anabolic substances: b2-agonists and steroids at low concentrations levels by ion trap (GC-MS-MS). Acta Toxicológica Argentina, Argentina, v. 9, n.1, p. 27-28, 2001.

  • MARQUES, M. A. S. ; Determination of b2-agonists in animal urine: comparison of two extraction/clean-up analytical procedures for HRMS analysis. Journal Of Analytical Toxicology, Estados Unidos, v. 2, n.5, p. 12-18, 2000.

  • MARQUES, M. A. S. ; Effect of Finasteride on the urinary steroid profile: A case study. Recents Advances In Doping Analysis, Germany, v. 7, p. 317-322, 2000.

  • MARQUES, M. A. S. ; Austrália 2000 (revisor DR). Informação sobre o uso de medicaMENTOS NO ESPORTE. Revista Brasileira de Medicina, p. 20-36, 2000.

  • MARQUES, M. A. S. ; Devlopment and validation of a screening method for DES, zeranol and beta-zearalenol in bovine urine by HRGC-MS and evaluation of robustness for routine survey of the brazilian herd. Journal Of Analytical Toxicology, Estados Unidos, v. 22, n.5, p. 367-373, 1999.

  • MARQUES, M. A. S. ; Recent Devlopments on Analytical methods for clean-up procedure of complex matrices. Proceedings International Workshop On Organic Micropollutants In The Environment, Brasil, v. 1, p. 29-36, 1998.

  • MARQUES, M. A. S. ; Supercritical fluid extraction of veterinary drugs and growth promoting agents from food and other biological matrices. Seminary In Food Analysis, Estados Unidos, v. 1, p. 117-132, 1996.

  • MARQUES, M. A. S. ; STEPHANY, R. W. ; GINKEL, V. K. ; STOLKER, A. . Extraction of zearalenone, zeranol and their metabolites from fortified bovine urine using a coupled SFE/SPE technique. Proceedings of the VII Symposium SFC/SFE, Holanda, v. 9, p. 7-8, 1996.

  • MARQUES, M. A. S. ; STOLKER, A. ; GINKEL, V. K. ; STEPHANY, R. W. . A Extraction of zearalenone, zeranol and their metabolites from fortified bovine urine using a coupled SFE/SPE technique. Proceedings of the Euro Residue II conference, v. 2, p. 23-23, 1996.

  • MARQUES, M. A. S. ; STOLKER, A. ; GINKEL, V. K. ; STEPHANY, R. W. . A coupled (SPS)SFE-SPE technique; its application to the recovery of anabolic steroids from bovine urine. Proceedings of the VII International Symposium on Supercritical Fluids, p. 12-13, 1996.

  • MARQUES, M. A. S. ; STOLKER, A. ; GINKEL, V. K. ; STEPHANY, R. W. . A coupled (SPS)SFE-SPE technique; its application to the recovery of anabolic steroids from bovine urine. Proceedings of the VII International Symposium on Supercritical Fluids, p. 12-13, 1996.

  • Cardoso, J.N. ; ROSE, E. D. . 2000 - AUSTRÁLIA 2000: INFORMAÇÕES SOBRE O USO DE MEDICAMENTOS NO ESPORTE. RJ: COB, 2000. v. 1. 62p .

  • MARQUES, M. A. S. ; Cardos, C.R. ; F.R. Aquino Neto . Validação de metodo analítico para a detecção de oximetolona em plasma. In: Metrosul III, 2002, Curitiba. Anais do Metrosul. Curitiba, 2002. v. 1. p. 1-6.

  • MARQUES, M. A. S. ; Quantificação de bussulfano em plasma de paciente portador de leucemia mielóide crônica submetido ao transplante de medula óssea. In: SBQ - 23 Reunião Anual, 2000, Poços de Caldas. SBQ - 23 Reunião Anual, 2000. p. QA046.

  • MARQUES, M. A. S. ; Anabolizantes em doping: Avaliação do procedimento de extração por fase sólida (C18 e amino) para a confirmação de anabolizantes esteroidais em atletas, bem como a comparação da nova metodologia com o método de triagem em uso (C18 e alumina). In: IX Encontro de Química Analítica (ENQA), 1997, cAMPINAS. IX Encontro de Química Analítica (ENQA), 1997. v. 9. p. 3-3.

  • MARQUES, M. A. S. ; A influência da etapa de hidrólise e sua aplicação na confiabilidade do controle de anabolizantes no rebanho bovino. In: IX Encontro de Química Analítica (ENQA), 1997, Campinas. IX Encontro de Química Analítica (ENQA), 1997. v. 9. p. 321-321.

  • MARQUES, M. A. S. ; F.R. Aquino Neto . Recent Devlopments on Analytical Methods for clean-up of complex matices In: Workshop on organic micropolltants in the environmemt. In: Workshop on organic pollutants in the environment, 1997, Rio de Janeiro. Workshop on organic pollutants in the environment, 1997. p. 29-36.

  • MARQUES, M. A. S. ; F.R. Aquino Neto . Recent Devlopments on Analytical Methods for clean-up of complex matices In: Workshop on organic micropolltants in the environmemt. In: Workshop on organic pollutants in the environment, 1997, Rio de Janeiro. Workshop on organic pollutants in the environment, 1997. p. 29-36.

  • MARQUES, M. A. S. ; QUANTIFICATION OF CLONAZEPAM IN HUMAN PLASMA BY HIGH-PERFORMANCE. In: American Society for Clinical Pharmacology and therapheutics, 2007, California. aspct 2007 Annual Meeting, 2007. v. 07. p. 22-22.

  • MARQUES, M. A. S. ; Rapid and sen sitive method for determination of nimesulide in human plasma. In: II simposio de Crmatografia (SIMCRO), 2006, São Pedro, SP. II simposio de Crmatografia (SIMCRO), 2006. v. 2. p. 11-11.

  • MARQUES, M. A. S. ; aN lc-ms-ms METHOD FOR THE DETERMINATION OF lAMIVUDINE AND ZIIDOVUDINE AN ANTIRETROVIRALS, IN HUMAN PLASMA. In: II SIMPÓSIO DE CROMATOGRAFIA (SIMCRO), 2006, São Pedro, SP. II SIMPÓSIO DE CROMATOGRAFIA (SIMCRO), 2006. v. 2. p. 31-30.

  • MARQUES, M. A. S. ; A LC/MS/MS method for the determination of atenolol in human plasma. In: II Simpósio de Cromatografia (SIMCRO), 2006, São Pedro , SP. II Simpósio de Cromatografia (SIMCRO), 2006. v. 2. p. 12-13.

  • MARQUES, M. A. S. ; Determinação e quantificação de amoxicilina em plasma humano por LC/MS/MS. In: XLVI Congresso Brasileiro de Química CBQ, 2006, Bahia. XLVI Congresso Brasileiro de Química CBQ, 2006. v. XLVI. p. 9-11.

  • MARQUES, M. A. S. ; Desenvolvimento de método simples e rápido para determinação de metformina no plasma por cromatografia líquida acoplada ã espectrometria de massas (CLAE/EM): aplicação a estudos de farmacocinética. In: XLVI Congresso Brasileiro DE qUÍMICA cbq, 2006, Bahia. XLVI Congresso Brasileiro DE qUÍMICA cbq, 2006. v. XLVI. p. 23-23.

  • MARQUES, M. A. S. ; Hubernein, A ; Pereira, A.S. ; F.R. Aquino Neto . Improvement of steroid screening in doping control with special emphasis to stanozolol. In: 25th International Symposium on Capilary Chromatography, 2002, Riva Del Garda. 25th International Symposium on Capilary Chromatography. Riva Del Garda, 2002. v. 1. p. 1.

  • MARQUES, M. A. S. ; F.R. Aquino Neto ; Pereira, H.M.G. ; Pereira, F.M.A. . Avaliação da extração Líquido-Líquido de Glicucorticosteróides com sistema solvente ternário. In: 25a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Caxambu. 25a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Caxambu, 2002. p. qa130.

  • MARQUES, M. A. S. ; Cardos, C.R. ; F.R. Aquino Neto . Determination of oxymetholone in human plasma and saliva by high resolution gas chromatography-mass spectrometry. In: 20th Cologne Workshop on Dope Analysis, 2002, Cologne. Proceedings of the Cologne Workshop on Dope Analyses. Colônia, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • MARQUES, M. A. S. ; Hubernein, A ; Pereira, A.S. ; F.R. Aquino Neto . Improvement on anabolic agents by GC-MSD analysis. In: 20th Cologne Workshop on Dope Analyses, 2002, Cologne. Proceedings of the 20th Cologne workshop on Dope Analysis. Cologne, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; F.R. Aquino Neto . Initial study of incidental contamination of clostebol in athlets by sexual intercourse. In: 20th Cologne Workshop on Dope Analysis, 2002, Cologne. Proceedings of the 20th Cologne Workshop on Dope Analysis. Cologne, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • MARQUES, M. A. S. ; Cardos, C.R. ; F.R. Aquino Neto . Estudo dos parâmetros farmacocinéticos da oximetolona em plasma de voluntários sadios por CGAR-EM. In: 25a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. 25a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - Livro de resumos. Poços de Caldas, 2003. v. 1. p. QA085-QA085.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; Pereira, F.M.A. ; F.R. Aquino Neto . Avaliação da extração líquido-líquido de glicucorticóides com sistema ternário. In: 25a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. 25a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - Livro de Resumos. Poços de Caldas, 2003. v. 1. p. QA130-QA130.

  • MARQUES, M. A. S. ; F.R. Aquino Neto ; ARAUJO, C. B. . CG-EM-IT: Uma nova abordagem na análise de esteróides androgênios e b2-agonistas em urina. In: 25a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. 25a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - Livro de Resumos. Poços de Caldas, 2002. v. 1. p. QA210-QA210.

  • MARQUES, M. A. S. ; A derivatization study of corticosteróides by GC-MS. In: Recent Advances in Doping Analysis, 2001, Colônia. Procedings of Manfred Donike Workshop. March 2001. KOLN: Vrlag SPORT und BUCH Straub, 2001. v. 10. p. 12-17.

  • MARQUES, M. A. S. ; F.R. Aquino Neto ; TALHAS, I. B. . Método de confirmação b2-agonistas: formação de derivados tetrahidroisoquinolina e trimetilsilila. In: 11o Encontro Nacional de Química Analítica, 2001, Campinas. 11o ENCA Livro de resumos 2001. Campinas, 2001. v. 1. p. SE-82-SE-82.

  • MARQUES, M. A. S. ; Cardos, C.R. ; TALHAS, I. B. ; F.R. Aquino Neto . Análise de oximetolona em saliva humana: uma nova abordagem no monitoramento terapêutico de fármacos. In: 11 Encontro Nacional de Química Analítica, 2001, Campinas. 11o ENCA Livro de Resumos 2001. Campinas, 2001. v. 1. p. 1-1.

  • MARQUES, M. A. S. ; BIZZARRI, C. H. B. ; Cardoso, J.N. ; F.R. Aquino Neto . Estudo comparativo da análise de anabolizantes em urina humana empregando CG-EM e CG-EM-EM-IT. In: 24a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas. 24a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - livro de resumos. Poços de Caldas, 2001. v. 1. p. QA121-QA121.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; F.R. Aquino Neto ; Cardoso, J.N. . Derivatização de corticosteróides para dopagem de atletas por CG-EM: formação de metoximas e trimetilsilil derivados. In: 24a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas. 24a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - Livro de Resumo. Poços de Caldas, 2001. v. 1. p. QA150-QA150.

  • MARQUES, M. A. S. ; Pereira, H.M.G. ; F.R. Aquino Neto . Estudo inicial da contaminação acidental de clostebol em atletas por via sexual. In: XII Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2001, Porto Alegre. XII Congresso Brasileiro de Toxicologia - livro de Resumos. Porto Alegre. v. 1. p. 10-10.

  • MARQUES, M. A. S. ; Triagem e conirmação de anabolizantes: b2-agonistas e esteróides, por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas-ion trap. In: 23 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas. 23 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000. p. qa043.

  • MARQUES, M. A. S. ; Estudo de excreção da oxandrolona em urina humana por CG-EM e CG-EM-IT. In: SBQ - 23 Reunião Anual de Qimica, 2000, Poços de Caldas. SBQ - 23 Reunião, 2000. p. qa045.

  • MARQUES, M. A. S. ; Metodologia de análise de oximetolona em plasma humano: efeito do pH da extração. In: SBQ - 23 Reunião Anual, 1999, Poços de Caldas. SBQ - 23 Reunião Anual, 1999.

  • MARQUES, M. A. S. ; FREITAS, T. ; F.R. Aquino Neto . Análise de bussulfano em plasma de paciente portador de leucemia mielóide crônica por CG/EM. In: XXII Reunião anual da sociedade brasileira de Química, 1999, Poços de Caldas. XXII Reunião anual da sociedade brasileira de Química, 1999. v. QB-056.

  • MARQUES, M. A. S. ; BIZZARRI, C. H. B. ; F.R. Aquino Neto . Análise de níveis de testosterona em soro de cão por CG-EM. In: XXII Reunião anual da sociedade brasileira de Química, 1999, Poços de Caldas. XXII Reunião anual da sociedade brasileira de Química, 1999. p. qa 55.

  • MARQUES, M. A. S. ; SANTOS, C. Y. ; MARQUES, M. A. S. ; F.R. Aquino Neto . Caracterização da fração de compostos polares na atmosfera de localidades circunvizinhas a um omplexo termoelétrico de florianopólis, SC. In: XXII Reunião anual da sociedade brasileira de Química, 1999, Poços de Caldas. XXII Reunião anual da sociedade brasileira de Química, 1999. p. AB-16.

  • MARQUES, M. A. S. ; Desenvolvimento e otimização de metodologia aplicada na análise de anabolizantes em fígado. In: COLACRO VII Latian-American Congress, 1998, São Paulo. COLACRO VII Latian-American Congress, 1998. v. 7. p. 45.

  • MARQUES, M. A. S. ; Triagem de anabolizantes em urina de rebanho bovino brasileiro. . In: COLACRO, VII Latin American Congress on Cromatography and related Techniques, 1997, São Paulo, 1997. v. 7. p. 52-52.

  • MARQUES, M. A. S. ; Análise estatística: Uma ferramenta no estudo experimental na avaliação dose-efeito farmacológico. In: IX Encontro de Química Analítica (ENQA), 1997, cAMPINAS. IX Encontro de Química Analítica (ENQA), 1997. v. 9. p. 4-4.

  • MARQUES, M. A. S. ; Extraction agents from biological matrices using a combined SFE/SPE technique. In: Proceedings of the Euro Residue III conference, 1996, Veldhoven. Proceedings of the Euro Residue III conference, 1996. v. 3. p. 23-23.

  • MARQUES, M. A. S. ; Extraction of zearalenone, zeranol and their metabolites from fortified bovine urine using a coupled SFE/SPE technique. In: VII Symp[osium SFC/SFE, 1996, Indianapólis. Proceedings of the VII Symposium SFC/SFE. v. 7. p. 8-8.

  • MARQUES, M. A. S. ; A coupled (SPE)SFE-SPE technique; its application to the recovery of anabolic steroids from bovine urine. In: Proceedings of the VII International Symposium on Supercritical Fluids, 1995, Upsala. Proceedings of the VII International Symposium on Supercritical Fluids, 1996. v. 7. p. 12-12.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARQUES, M. A. S. ; Manutenção e calibração de Instrumentos de CLAE/EM-EM. 2007.

MARQUES, M. A. S. ; Controle de resíduos de anabolizante em atletas. 2000.

MARQUES, M. A. S. ; Controle de anabolizante em animal. 2000.

MARQUES, M. A. S. ; F.R. Aquino Neto . Análise de metabólitos de Nitrofuranos em aves. 2003.

Apostila das aulas práticas Química A Experimental - IQA112. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2003

Mensão honrosa na Jornada de Iniciação Científica de 2003 da UFRJ, CCMN/IQ/ufrj.

2003

Trabalho de Iniciação Científica obteve o primeiro lugar do Departamento de química Orgância, SR2 - CCMN-IQ/UFRJ.

2003

Escolha do melhor painel da seção, SR2-CCMN/IQ/UFRJ.

2002

Melhor painel da seção da jornada de iniciação científica do IQ?DQO/UFRJ, SR2-CCMN-IQ-UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Departamento de Química Analítica. , Centro de Tecnologia , bloco A, laboratório 512, Ilha do Fundão, 21949-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25627546, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2004 - 2007

    Serviço de Farmacocinética

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Não tenho, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Apoio ao desenvolvimento de métodos e aplicação na área de estudos de bioequivalência e biodisponibilidade. Laboratório onde forão realizadas as teses sob minha orientação e demais pesquisas. Genéricos

  • 1999 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2002

      Ensino, Pós-graduação Química Analítica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de resíduos II

  • 1998 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora do curso de pós-graduação em Química Analítica (DQA/UFRJ).

    Atividades

    • 11/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, comissão de Jornada de Iniciação científica - seleção dos resumos.

    • 06/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, sbq, .,Cargo ou função, revisor da revista brasileira de qu;imica.

    • 01/2002

      Estágios , LADETEC/IQ/UFRJ, .,Estágio realizado, calibraçao de equipamentos de CG/EM, banho-maria e vidrara volumétrica.

    • 06/2000

      Ensino, Química Analítica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química de Resíduos II

    • 10/1999

      Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

    • 10/1999

      Outras atividades técnico-científicas , Sub-Reitoria de Ensino para Graduados e Pesquisa, .,Atividade realizada, Auxílio no credenciamento do laboratorio de dopagem de atletas da UFRJ junto ao INMETRO.

    • 03/1999

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Química Experimental A (IQA115), Química experimental A (IQA112)

    • 08/1998

      Direção e administração, LADETEC/IQ/UFRJ, .,Cargo ou função, Responsável pelo setor de análise de anabolizante em atletas do LABDOP.

    • 03/1997

      Estágios , Sub-Reitoria de Ensino para Graduados e Pesquisa, .,Estágio realizado, Espectrometria de massas.

    • 03/1997

      Serviços técnicos especializados , Sub-Reitoria de Ensino para Graduados e Pesquisa, .,Serviço realizado, credenciamento de laboratorio de referencia do ministerio da agricultura para analise de anabolizantes em animal.

    • 03/1997

      Treinamentos ministrados , Sub-Reitoria de Ensino para Graduados e Pesquisa, .,Treinamentos ministrados, treinamento ministrado a alunos da escola tecnica na area de dopagem de atletas

    • 03/1989

      Direção e administração, LADETEC/IQ/UFRJ, .,Cargo ou função, RESPONSÁVEL PELO SETOR DE ANÁLISE DE ANABOLIZANTE EM CARNE DE GADO PARA EXPORTAÇÃO.

    • 12/2002 - 12/2004

      Estágios , Laboratório de controle de dopagem e drogas de abuso, .,Estágio realizado, Análise de droga de abuso e anabolizantes por CG-EM-IT.

    • 02/1996 - 02/2004

      Serviços técnicos especializados , Ministério da Agricultura (MAPA - CLA), .,Serviço realizado, aumento do escopo do credencionamento do LADETEC/IQ/UFRJ junto ao MAPA para análise de outros resíduos em carne animal.

    • 10/2003 - 01/2004

      Extensão universitária , Instituto de Química, departamento de Química Analítica, .,Atividade de extensão realizada, curso Análise de Resíduos II.

    • 01/2003 - 01/2004

      Direção e administração, LADETEC/IQ/UFRJ, .,Cargo ou função, responsável peloa parte de estudos de bioequivalência e biodisponibilidade (genéricos) junto a ANVISA-DF.

    • 01/2003 - 01/2004

      Direção e administração, LADETEC/IQ/UFRJ, .,Cargo ou função, RESPONSÁVEL PELOS ESTUDOS DE DROGAS FORENSES - anabolizantes - junto a ANVISA.

    • 02/2003 - 05/2003

      Serviços técnicos especializados , LADETEC/IQ/UFRJ, .,Serviço realizado, Credenciamento junto a ANVISA-DF (REDBLAS) - Análise Forense.

    • 04/2003 - 04/2003

      Serviços técnicos especializados , Anvisa, .,Serviço realizado, Credencimento do LADETEC junto a ANVISA (Etapa analítica e Estatística) - estudos de bioequivalência.

    • 12/2002 - 03/2003

      Estágios , TRIBEL, .,Estágio realizado, ESPECTROMETRIA DE MASSAS POR ARMADILHA DE ÍONS (CG-EM-IT).

    • 10/1998 - 11/2002

      Serviços técnicos especializados , Conselho Superior de Coordenação Executiva, .,Serviço realizado, Responsável pelo credenciamento do setor de anabolizantes do LABDOP/IQ/UFRJ junto ao COI.

    • 01/2001 - 07/2002

      Serviços técnicos especializados , LADETEC/IQ/UFRJ, .,Serviço realizado, credenciamento do LADETEC-LABDOP junto ao INMETRO (ISO 17025).

    • 01/2002 - 02/2002

      Extensão universitária , Instituto de Química, departamento de Química Analítica, .,Atividade de extensão realizada, Curso de espectrometria de massas.

  • 1996 - 1998

    Instituto Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ

    Vínculo: Recém-Doutor, Enquadramento Funcional: recém-Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.