Eli de Souza Junior

Formação Acadêmica: Título de Mestre em Engenharia Aeroespacial na área de Mecânica dos Sólidos e Estruturas pelo ITA Instituto de Tecnologia Aeronáutica (2012). Especialista em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada, também pelo ITA (2010). Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Engenharia Aeronáutica pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Possui Curso Técnico em Mecânica Industrial pelo CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1996). Formação Profissional: Iniciou sua carreira como Técnico Mecânico na CEMIG no ano de 1996. Em seguida ingressou no curso de Engenharia Mecânica da UFMG com participação em projetos extracurriculares para estudantes de Engenharia como o campeonato SAE-Aerodesign. Formando-se com ênfase em Engenharia Aeronáutica, foi trabalhar na Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A (EMBRAER) como Engenheiro de desenvolvimento de produto, no departamento de Engenharia de Estruturas e Materiais. Atuou inicialmente no grupo de suporte à produção das Aeronaves, de 2004 a 2007. Trabalhou em seguida, na HEAI (Harbin Embraer Aircraft Industry) em Harbin, China, no início do ano de 2008, atuando como MRB responsável por todas as etapas de fabricação das aeronaves Embraer fabricadas neste país. Após seu retorno ao Brasil, em março de 2008, até Janeiro de 2009, trabalhou como Engenheiro de análise estrutural, utilizando como ferramenta principal de cálculo o método dos elementos finitos. De 2009 à 2011 se dedicou ao mestrado, onde atuou numa parceira entre o ITA e o INPE no desenvolvimento da estrutura de um satélite, o ITASAT. Em 2012 retornou à Embraer, desta vez na nova unidade de Belo Horizonte, voltando a trabalhar como Engenheiro de desenvolvimento de produto na área de cálculo estrutural.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica

2009 - 2012

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Airton Nabarrete.

Especialização em PE-Safety, Segurança de Aviação e Aer. Continuada

2010 - 2010

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Orientador: Cláudio Jorge Pinto Alves

Graduação em Engenharia Mecânica

1997 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Antônio Ferreira Ávila

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mecânica Industrial

1993 - 1995

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2000 - 2003

Engenharia Aeronáutica. (Carga horária: 660h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: AERONÁUTICA.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Estruturas Aeroespaciais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Estruturas Aeroespaciais/Especialidade: Projeto de Estruturas Aeroespaciais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Materiais e Processos para Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Seminário AIM de Manufatura. 2008. (Seminário).

II Seminário AIM de Manufatura. 2007. (Seminário).

CREEM - VIII Congresso Nacional para Estudantes de Engenharia Mecânica. Reengenharia - Projeto de uma extrusora para PET a partir de componentes usados. 2001. (Congresso).

SEMUNE - I Semana Unificada de Engenharia da UFMG. 2001. (Congresso).

CREEM - VII Congresso Nacional para Estudantes de Engenharia Mecânica. 2000. (Congresso).

CREEM - VI Congresso Nacional para Estudantes de Engenharia Mecânica. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Airton Nabarrete

Donadon, Maurício V;A. Nabarrete; BUSSAMRA, Flávio Luiz de Silva; Rade, D.A.. Análises Dinâmicas Harmônica e Aleatória em Projeto Preliminar da Estrutura do Satélite ITASAT-1. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Antônio Eustáquio de Melo Pertence

AMARAL, Danilo;PERTENCE, A. E. M.. Análise Experimental e Comparativa entre Juntas Fabricadas em Compósitos e Unidas por Adesivos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Mauricio Vicente Donadon

DONADON, M. V.; NABARRETE, A.; BUSSAMRA, F.; RADE, D. A.. Análises Dinâmicas Senoidal e Aleatória em Projeto Preliminar de Estrutura do Satélite ITASAT-1. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeronautica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Domingos Alves Rade

DONADON, M. V.; NABARRETE, A.; Bussamra, F.L.S.;RADE, D. A.. Análises Dinâmicas Senoidal e Aleatória em Projeto Preliminar da Estrutura do Satélite ITASAT-1. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Flávio Luiz de Silva Bussamra

BUSSAMRA, F. L. S.; DONADON, Maurício Vicente; Nabarrete, A.; RADE, D. A.. Projeto preliminar e análises dinâmicas harmônica e aleatória da estrutura do satélite ITASAT-1. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Danilo Amaral

Análise Experimental e Comparativa entre Juntas Fabricadas em Compósitos e Unidas por Adesivos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Danilo Amaral;

Airton Nabarrete

Análises Dinâmicas Harmônica e Aleatória em Projeto Preliminar da Estrutura do Satélite ITASAT-1; 2012; Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Agência Espacial Brasileira; Orientador: Airton Nabarrete;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA JUNIOR, E. . Reengenharia - Projeto de uma extrusora para PET a partir de componentes usados. In: CREEM - VIII Congresso Nacional para Estudantes de Engenharia Mecânica, 2001, Salvador - BA. VIII CREEM - Anais. Salvadior, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2001 - 2003

    Análise experimental comaparativa entre juntas, Descrição: Área da Proposta: Reparos Aeronáuticos. Neste trabalho foi proposto um novo tipo novo de junta unida por adesivo: a junta ondulada ("wavy-lap"). Os corpos de prova para ensaio foram confeccionados em composito (fibra de vidro + resina epoxy). Sua ondulação na região da união fez com que as tensões provenientes da excentricidade geométrica, existentes na juntas simples ("single-lap"), não ocorressem. Esta excentricidade diminui a eficiência da junta. A intenção foi a de quantificar o ganho em eficiência, em relação à junta simples, com um novo tipo de construção, que visa eliminar esta excentricidade; daí a idéia de se introduzir uma ondulação na região da união, fazendo com que ambas abas ficassem alinhadas após a união. O ganho em eficiência medido foi de aproximadamente 40%, mostrando o sucesso da proposta. Porém, esta junta é de difícil confecção, devido a sua complexidade geométrica, o que dificultaria seu processo de fabricação e sua utilização no campo, tornando-se assim de difícil aplicação para o mercado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2008

    HEAI - Harbin Embraer Aircraft Industry

    Vínculo: Funcionário - Engenheiro MRB, Enquadramento Funcional: MRB - Engenharia de Estruras/Qualidade, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2004 - 2008

    Empresa Brasileira de Aeronáutica

    Vínculo: Funcionário - Eng. Estruturas, Enquadramento Funcional: Desenvelv. e Suporte ao Produto - Estruturas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - 2004

    Flender Brasil Ltda

    Vínculo: Estagio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Certificação sertor Montagem normas internac., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2001 - 2004

    Society Of Automotive Engineers

    Vínculo: Competidor - SAE Aerodisign, Enquadramento Funcional: Projetista e Construtor

    Outras informações:
    Feitos Importantes: Conquista do 2º lugar no campeonato nacional SAE Aerodesign 2003 em São José dos Campos-SP e do vice campenato mundial SAE Aerodesign 2004, Orlando - Flórida, EUA.

  • 2001 - 2004

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Pesquisa e trab. de graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisas no Laboratório Materiais Compósitos

  • 2002 - 2002

    Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen

    Vínculo: Estágio Internacional, Enquadramento Funcional: Projeto de componentes mecânicos e compositos, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1998 - 2003

    Silkar Mecânica, Lanternagem e Pintura Ltda

    Vínculo: Funcionário - Respons. Técnico, Enquadramento Funcional: Gerenciamento das atividades tecnicas da cia, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1996 - 1996

    Companhia Energética de Minas Gerais S/A

    Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Técnico em Mecânica Industrial e Manutenção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.