Paula Cristina Luersen

Doutora em Artes Visuais (História, Teoria e Crítica) pela UFRGS com a tese "Torreão, lugar de rastros" (2018). Foi bolsista CAPES durante toda a formação em pós-graduação. Em 2019, foi professora do curso de Artes Visuais (Licenciatura) na UEM. Até 2014, foi coordenadora do Departamento de Artes Visuais na FUNDARC Gravataí, dirigindo o Quiosque da Cultura. Mestre em Artes Visuais pela UFSM (2012). Graduada em Artes Visuais (Licenciatura) pela UFPel (2009). Sua pesquisa se insere na linha de Arte Contemporânea - Arte e Cultura.

Informações coletadas do Lattes em 01/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais

2014 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Torreão, lugar de rastros
Mônica Zielinsky. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Artes Visuais

2010 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Ação do público como instauradora da obra: propostas participativas na arte contemporânea,Ano de Obtenção: 2012
Blanca Luz Brites.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Artes Visuais - Licenciatura

2006 - 2010

Universidade Federal de Pelotas
Título: Arte contemporânea: a dimensão sensorial e corporal da experiência receptiva
Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns
Bolsista do(a): Secretaria de Educação Superior/Ministério da Educação, SESU/MEC, Brasil.

Formação complementar

2015 - 2017

Extensão universitária em Doutorado em História, Teoria e Crítica de Arte. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2014 - 2014

Encontro de Orientação para Educadores. (Carga horária: 4h). , Fundação Iberê Camargo, FIC, Brasil.

2013 - 2013

Programa de Formação de Agentes Culturais. (Carga horária: 12h). , Fundação de Arte e Cultura de Gravataí, FUNDARC, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Formação de Mediadores. (Carga horária: 108h). , Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, FBAVM, Brasil.

2010 - 2010

Treinamento do Portal de Periódicos CAPES. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em SIGAM - Simpósio Internacional sobre Gênro, Arte e Memória. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Falando de Arte. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Ciclo de Cinema e História da Arte. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em II DesigneRS - VII Festival de Design. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Arte e ensino da Arte: Da Concepção ao Siginificad. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Laboratório de Teatro. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Tudo é Motivo - 1ª Semana Acadêmica do IAD. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Vivências teatrais, plásticas e musicais. (Carga horária: 66h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

LUERSEN, P. C. ; Elias Maroso ; DONADUZI, C. . A frente e o verso do olho. 2018. (Exposição).

LUERSEN, P. C. ; Elias Maroso ; DONADUZI, C. ; MONTEIRO, E. . A frente e o verso do olho. 2018. (Exposição).

LUERSEN, P. C. . Hyphenated-Americans: Diversity enriches - An Art Show. 2017. (Festival).

LUERSEN, P. C. ; Elias Maroso . Dos ritmos da pesquisa: sobre produção e produtivismo. 2016. (Outro).

LUERSEN, P. C. ; PELLIN, Vera ; SIMÕES, Igor ; RAMIREZ, Alex . 1º Prêmio de Incentivo a Produção em Artes Visuais Quiosque da Cultura. 2014. (Outro).

LUERSEN, P. C. . Acervo Fundarc: Arte através dos anos. 2013. (Exposição).

LUERSEN, P. C. ; LOFF, C. . Gravataí, por Dulce Helfer. 2013. (Exposição).

LUERSEN, P. C. ; ROZA, Willy P. ; GONÇALVES, Caio M. . Janelas Urbanas. 2013. (Exposição).

LUERSEN, P. C. ; COSTA, V. . Nerdesenhos. 2013. (Exposição).

LUERSEN, P. C. ; SOUZA, Eduardo C. . Lugares e contrastes que vi e vivi. 2013. (Exposição).

LUERSEN, P. C. ; RODRIGUES, Fernanda . Intromissões no Belo. 2013. (Exposição).

LUERSEN, P. C. ; BENNETT, Adão . Estudo Impressionista. 2013. (Exposição).

LUERSEN, P. C. ; HASELOF, Lina ; ALFARO, Agostinho . Pixels e Pinceis. 2013. (Exposição).

SANTOS, Nara Cristina ; GASPARETTO, D. A. ; LUERSEN, P. C. ; VARES, M. . ARTE: Participação e Interação. 2012. (Exposição).

SANTOS, Nara Cristina ; LUERSEN, P. C. . 5º Simpósio de Arte e Tecnologia: Poéticas Digitais. 2010. (Outro).

PELLEGRIN, José ; LUERSEN, P. C. . COTADA. 2009. (Exposição).

SILVA, Ursula ; LORETO, M. L. ; LUERSEN, P. C. . SIGAM - Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória: Abrindo a Caixa de Pandora. 2008. (Outro).

LUERSEN, P. C. . II DesignRS - VII Festival de Design. 2008. (Outro).

Participação em eventos

26 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? Memórias e inventAÇÕES. Dos encontros e incongruências do tempo: Torreão e Pierre Menard. 2017. (Congresso).

BSA Symposium.Torreão: dos rastros da arte contemporânea no Brasil. 2017. (Simpósio).

XV Congresso Internacional da ABRALIC. ?I stay alive to try that look?: Berthe Morisot pelos olhos de Anne Waldman. 2017. (Congresso).

25 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? A arte: seu espaço e/em nosso tempo.. Reconfigurar o tempo: a experiência junto à arte como resistência ao automatismo da memória.. 2016. (Congresso).

Encontro de História, Teoria e Crítica de Arte - Poéticas, Políticas e Escrita de Mulheres.Da História às histórias: a persistência da arte efêmera em questão. 2016. (Encontro).

24 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Do arquétipo à diferença nas estratégias curatoriais: três modos de revisitar o efêmero. 2015. (Encontro).

VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.A memória da arte contemporânea - Em busca de passados presentes. 2015. (Seminário).

22 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.O público e as propostas participativas: exigências e experiências. 2013. (Encontro).

As arquiteturas do medo e o insólito ficcional.Do real ao real imaginado: a imagem como fascinação. 2013. (Encontro).

I Seminário de Pesquisa em História das Artes. 2011. (Seminário).

IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Do real ao real imaginado: a imagem como fascinação. 2011. (Seminário).

Seminário Internacional Ensaios da Geopoética. 2011. (Seminário).

X Jornada de História Cultural: sensibilidades.Arte contemporânea: a dimensão sensorial e corporal da experiência receptiva. 2011. (Seminário).

Ciclo de Palestras PPGART. 2010. (Encontro).

Colóquio internacional de arte contemporânea e museus: Transversalidades Poéticas e Políticas. 2010. (Encontro).

I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação. Contemplação e participação: Considerações sobre a recepção na arte contemporânea. 2010. (Congresso).

Encontro Ensino da Arte e Interritorialidade. 2009. (Encontro).

XII Sulpet - Encontro dos Grupos PET da Região Sul. 2009. (Encontro).

XVIII Congresso de Iniciação Científica. A experiência sensorial e corporal no primeiro contato com a arte contemporânea.. 2009. (Congresso).

XVIII Seminário de História da Arte.A originalidade do Barroco no Brasil pela transposição de materiais e técnicas. 2009. (Seminário).

Falando em Educação. 2008. (Outra).

V Seminário de Metodologia de Pesquisa em Arte.Interfaces metodológicas na pesquisa de arte e literatura.. 2008. (Seminário).

XVII Congresso de Iniciação Científica. Lavoura Arcaica: a interpenetração entre arte e literatura.. 2008. (Congresso).

Seminário de História da Arte.A construção plástica do movimento em Stanislavski. 2007. (Seminário).

XVI Congresso de Iniciação Científica. Entre a transpiração e a inspiração: questões sobre o "sistema" de Stanislavski. 2007. (Congresso).

Tudo é Motivo - 1ª Semana Acadêmica do IAD. 2006. (Outra).

Participação em bancas

LUERSEN, P. C.. PRÊMIO DANA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO EM ARTES VISUAIS. 2017. Quiosque a Cultura.

LUERSEN, P. C.. VII Festival Estadual Nossa Arte. 2013. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Porto Alegre (RS).

Comissão julgadora das bancas

Mario de Souza Maia

MAIA, M. S.; BOHNS, N.; LORETO, M. L.. Arte Contemporânea: a dimensão corporal e sensorial da experiência receptiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas.

Caleb Faria Alves

Brittes, Blanca L.;ALVES, C. F.; Giancalana, Gisela R.. Ação do público como instauradora da obra: propostas participativas na arte contemporânea. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Mari Lúcie da Silva Loreto

LORETO, M. L. S.; BONHS, N.; Hernandez, A.. Arte Contemporânea: a dimensão corporal e sensorial da experiência receptiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas.

Tania Mara Galli Fonseca

ZIELINSKY, M.; STOLF, M. R. S.; SILVEIRA, P. A. M. P.; RIBEIRO, N. A. L.;FONSECA, T. M. G.. Torreão, um lugar de rastros. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eduardo Ferreira Veras

VERAS, E.; RIBEIRO, N.; BOHNS, N. M. F.; ZIELINSKY, M. (orientadora). Torreão, um lugar de rastros. 2016 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira

ZIELINSKY, M.; FONSECA, T. M. G.; RIBEIRO, N. L.;SILVEIRA, P. A. M. P.; STOLF, R.. Torreão: lugar de rastros. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Blanca Luz Brites

ALVES, C. F. ( Caleb Faria Alves);BRITES, B. L.; BIANCALANA, G. R.; LUERSEN, C.. Arte Contemporânea: a abertura da obra à participação corporal. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós Graduação em Artes Visuais.

Mônica Zielinsky

ZIELINSKY, Mônica; STOLF, M. R. S.; FONSECA, T. G.; SILVEIRA, P.; RIBEIRO, N. A. L.; LUERSEN, P.. Torreão, um lugar de rastros. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - UFRGS.

Mônica Zielinsky

ZIELINSKY, Mônica; RIBEIRO, N. A. L.; VERAS, E.; BOHNS, N.. Torreão, lugar de rastros. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Niura Aparecida Legramante Ribeiro

RIBEIRO, Niura A. Legramante; ZIELINSKY, M.; FONSECA, T. M. G.; STOLF, M. R.; SILVEIRA, P. A. M.. Torreão, lugar de rastros. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Gradução em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Niura Aparecida Legramante Ribeiro

RIBEIRO, Niura A. Legramante; VERAS, E.; BOHNS, N. M.; ZIELINSKY, M.. Torreão, lugar de rastros. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gisela Reis Biancalana

BRITES, B. L.; ALVES, C. F.;BIANCALANA, G. R.. Ação de Público como Instauradora da Obra:propostas Participativas na arte contemporânea. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Gisela Reis Biancalana

BRITES, B. L.;BIANCALANA, G. R.; ALVES, C. F.. Arte Contemporânea: a abertura da obra à participação corporal. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Raquel da Silva Stolf

ZIELINSKY, M.; FONSECA, T. M. G.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; SILVEIRA, P. A. M. P.; RIBEIRO, N. L.. TORREÃO - Lugar de rastros. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Neiva Maria Fonseca Bohns

BOHNS, N. M. F.; MAIA, M. S.; CHAVES, L. P.. A experiência sensorial e corporal no primeiro contato com a arte contemporânea. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas.

Foi orientado por

Mari Lúcie da Silva Loreto

Licenciatura em Artes: de onde viemos, o que somos, para onde vamos?; 2008; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais Modalidade Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mari Lucie da Silva Loreto;

Maristani Polidori Zamperetti

Orientação e Supervisão de Estágio Curricular Supervisionado - Estágio II; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Artes Visuais) - Instituto de Artes e Design - UFPel; Orientador: Maristani Polidori Zamperetti;

Altamir Moreira

Docência orientada I - Apreciação da Arte I; 2010; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Altamir Moreira;

Mônica Zielinsky

Torreão, um lugar de rastros; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Artes Visuais) - Instituto de Artes UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mônica Zielinsky;

Neiva Maria Fonseca Bohns

A experiência sensorial e corporal no primeiro contato com a arte contemporânea; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns;

Neiva Maria Fonseca Bohns

A experiência sensorial e corporal no primeiro contato com a arte contemporânea; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Neiva Maria Fonseca Bohns;

Produções bibliográficas

  • LUERSEN, P. C. . Ashes, de Steve McQueen. PORTO ARTE , v. 21, p. 231-241, 2018.

  • LUERSEN, P. C. . Entre o que houve e o que ouve: desafios do discurso historiográfico no encontro com a arte efêmera.. RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura , v. 25, p. 47-66, 2017.

  • LUERSEN, P. C. . Propostas experimentais e efêmeras na arte contemporânea: o que é o original?. Interartive: a platform for contemporary art and thought , v. Special, p. http://original, 2015.

  • LUERSEN, P. C. . Flerte na Feira de Ciências. Arte ConTexto , v. 3, p. 14-18, 2015.

  • LUERSEN, P. C. . Como lidar com o imprevisível: o artista propositor e a obra em risco. Arte & Ensaio (UFRJ) , v. XXI, p. 86-95, 2014.

  • LUERSEN, P. C. . Arte contemporânea: a dimensão corporal e sensorial da experiência receptiva. Revista Latino-Americana de História , v. 1, p. 116-129, 2012.

  • LUERSEN, P. C. . Informação e Experiência: relações entre obra e público nos vídeorretratos de Bob Wilson. Revista Valise , v. 1, p. 95-104, 2011.

  • LUERSEN, P. C. . A arte como forma de tornar sensível. Expressão (Santa Maria) , v. 14, p. 61-69, 2010.

Outras produções

LUERSEN, P. C. . Fotografia e Arte. 2013. .

LUERSEN, P. C. . Fotografia e Arte. 2012. .

LUERSEN, P. C. . Arte e Videoclipe. 2012. .

LUERSEN, P. C. . Quadrinhos na contemporaneidade. 2012. .

LUERSEN, P. C. . Apropriação da arte pelo público: processos colaborativos na Arte Contemporânea. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, A. M. ; LUERSEN, P. C. . Stanislavskiana n 2 - "E o gato não comeu...". 2007. Teatral.

OLIVEIRA, A. M. ; LUERSEN, P. C. . Stanislavskiana n 1 - "A mais forte". 2007. Teatral.

LUERSEN, P. C. . Exposição A Frente e o Verso do Olho. 2018. Outra.

LUERSEN, P. C. ; Elias Maroso ; DONADUZI, C. . Exposição 'A Frente e o Verso do Olho'. 2018. Outra.

MAX, Waldemar ; LUERSEN, P. C. . Texto de apresentação 'As coisas que não estão'. 2016 (Texto de apresentação para a exposição Coisas que não estão).

LUERSEN, P. C. ; SANTOS, Nara Cristina ; GASPARETTO, D. A. ; VARES, M. . Exposição Arte: participação e interação. 2012 (Curadoria).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2010

    Do teatro como representação ao teatro como veículo: estudos e práticas com atores e não-atores., Descrição: A pesquisa prevê o estudo teórico e a experimentação prática dos conceitos de Stanislavski e Grotowski, importantes mestres do teatro do século XX. A prática de interpretação envolve textos de outros teatrólogos, na construção de um exercício público. O projeto está ligado a extensão, ao levar apresentações teatrais para dentro das escolas e trazer as escolas para um espaços teatrais. O estudo e experimentação são acompanhados produção escrita, na forma de artigos acadêmicos e relatos de experiência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Paula Cristina Luersen - Integrante / Adriano Moraes de Oliveira - Coordenador / Marta Botini - Integrante / Renata Neves - Integrante.

Prêmios

2012

Aprovação em 1 lugar no Concurso Público para Técnico Superior em Artes Visuais, Fundação de Arte e Cultura de Gravataí.

2010

Aprovação em 1 lugar no Mestrado em Artes Visuais, Universidade Federal de Santa maria.

2009

Menção Honrosa no Curso de Artes Visuais - Modalidade Licenciatura, turma 2009/2, Universidade Federal de Pelotas.

2009

Premiação por apresentação oral no XVI Congresso de Iniciação Científica (área de Letras, Linguístiica e Artes), Universidade Federal de Pelotas.

2006

Aprovação em 1 lugar no vestibular para Artes Visuais (Licenciatura), Universidade Federal de Pelotas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de doutorado, Carga horária: 40

2012 - 2014

Fundação de Arte e Cultura de Gravataí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica Superior em Artes Visuais, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuante na função de coordenação do Quiosque da Cultura, espaço público de arte. Aprovada em Concurso Público da Fundação de Arte e Cultura de Gravataí para o cargo de Técnico em Artes Visuais.

2011 - 2011

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 22

Outras informações:
Atuação como mediadora no espaço Casa M.

2010 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2009 - 2010

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET Artes Visuais, Carga horária: 20

2004 - 2005

Banco do Brasil - Direção Geral

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30