Patricia Morais Lopes Pereira

Possui graduação em Ciências Biológicas e Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana/FIOCRUZ-BA. Atualmente é doutoranda em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina.Tem experiência na área de avaliação da atividade enzimática de leveduras, produção de polissacarídeos com ênfase em farmacologia da dor, produção de bioinseticida bacteriano e teste de vacinas para uso veterinário. Atualmente atua na área de Microbiologia e Biologia Molecular de microrganismos com ênfase em Protozoologia.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Microbiologia

2016 - Atual

Universidade Estadual de Londrina
Sueli Fumie Yamada Ogatta.

Mestrado em Biotecnologia

2013 - 2015

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: PRODUÇÃO, CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTINOCICEPTIVA DE POLISSACARÍDEOS OBTIDOS DE Sporidiobolus ruineniae,Ano de Obtenção: 2015
Sandra Aparecida de Assis.Coorientador: Elinalva Maciel Paulo. Palavras-chave: microbiologia; Biotecnologia; exopolissacarídeos; farmacologia.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Ciências Biológicas

2010 - 2012

Universidade Estadual de Feira de Santana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Sepulveda, Claudia ; PEREIRA, P. M. L. . Seminário em Desenvolvimento colaborativo de Inovações Educacionais no Ensino de ciências e Biologia. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXIV Congresso Latino americano de Microbiologia. Selective antiprotozoal activity of a series of benzoylthioureas against Trypanosoma cruzi.. 2018. (Congresso).

II CONGRESSO PARANAENSE DE MICROBIOLOGIA E SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL. EXTRAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTINOCICEPTIVA DE EXOPOLISSACARÍDEOS PRODUZIDOS POR SPORIDIOBOLUS RUINENIAE. 2016. (Congresso).

Seminário em Desenvolvimento Colaborativo de Inovações Educacionais no Ensino de Ciências e Biologia. 2012. (Seminário).

Seminário em Desenvolvimento Colaborativo de Inovações Educacionais no Ensino de Ciências e Biologia.Ensino de Evolução. 2012. (Seminário).

X SEMINÁRIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA ENZIMÁTICA. 2012. (Seminário).

X SEMINÁRIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA ENZIMÁTICA.Otimização da Enzima Invertase Produzida pela Levedura Kluyveromyces marxianus Isolada do Semi-árido Baiano. 2012. (Seminário).

XVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.SELEÇÃO DE LEVEDURAS ISOLADAS DA REGIÃO DO SEMI-ÁRIDO BAIANO, COM ATIVIDADE ENZIMÁTICA DA SACARASE E ISOMALTASE VISANDO UTILIZÁ-LAS COMO COADJUVANTE NA TERAPIA DA INTOLERÂNCIA A SACAROSE-ISOMALTOSE.. 2012. (Seminário).

XV Seminário de Iniciação Científica.Monitora. 2011. (Seminário).

Estudos de Impactos Ambientais dos Represamentos sobre a Fauna Aquática. 2007. (Encontro).

Seminário de Plantas Medicinais. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Liana Maria Barbosa

SEPULVEDA, C. A. S. E.; FREIXO, A. A.;BARBOSA, L. M.. Princípiios de design para a abordagem da noção de tempo geológico na literatura em ensino de Evolução. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Manoelito Coelho dos Santos Junior

ASSIS, Sandra A;SANTOS JUNIOR, M. C.; BENEVIDES, C. M. J.. Produção, caracterização estrutural e avaliação da atividade antinociceptova de polissacarídeos obtidos de Sporidiobolus ruineniae. 2015. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Alessandra Alexandre Freixo

SEPULVEDA, Cláudia Alencar Serra e;FREIXO, Alessandra Alexandre; BARBOSA, Liana Maria. Princípios de Design para a abordagem da noção de tempo geológico na literatura em ensino de Evolução. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Clicia Maria de Jesus Benevides

BENEVIDES, C. M. J.; ASSIS, S. A.; JUNIOR, M.C.S. Produção,caracterização estrutural e avaliação da atividade antinociceptiva de polissacarídeos obtidos de Sporidiobolus ruineniaae. 2015. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPÚLVEDA

FREIXO, A. A.;SEPULVEDA, Claudia; BARBOSA, L. M.. Princípios de design para a abordagem da noção do tempo geológico na literatura em ensino de evolução. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flávia Oliveira de Lima

Produção, caracterização estrutural e avaliação da atividade antinociceptiva de polissacarídeos obtidos de Sporidiobolus ruineniae; 2013; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Coorientador: Flávia Oliveira de Lima;

Sueli Fumie Yamada Ogatta

Seleção de substâncias naturais e sintéticas com atividade antimicrobiana em Trypanosoma cruzi; Início: 2016; Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Gislayne Fernandes Lemes Trindade Vilas-Boas

Colonização de larvas de Bombyx mori por linhagens de Bacillus thuringiensis e Bacillus cereus; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná; Orientador: Gislayne Fernandes Lemes Trindade Vilas-Boas;

Elinalva Maciel Paulo

Produção de beta gucana; 2013; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Elinalva Maciel Paulo;

Elinalva Maciel Paulo

Seleção de leveduras isoladas da região do semi-árido baiano, com atividade enzimática da sacarase e isomaltase visando utilizá-las como coadjuvante na terapia da intolerância a sacarose-isomaltose; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Elinalva Maciel Paulo;

CLAUDIA DE ALENCAR SERRA E SEPÚLVEDA

Princípios de design para a abordagem da noção do tempo geológico na literatura em ensino de evolução; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Claudia de Alencar Serra e Sepulveda;

Sandra Aparecida de Assis

Avaliação da atividade antiinflamatória e antioxidante de expolissacarídeos (EPS) produzidos por micro-organismos isolados da região do semiárido baiano; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana,; Orientador: Sandra Aparecida de Assis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, P. M. L. ; ASSIS, S. ; PAULO, E. M. . Screening of yeast from the semi-arid region of Bahia, with sucrase activity in aiming to use them as adjuvant therapy in sucrose intolerance. In: The 9th International Congress on Extremophiles, 2012, Sevilla. The 9th International Congress on Extremophiles, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2015

    OBTENÇÃO DE PRODUTOS DE INTERESSE INDUSTRIAL A PARTIR DE FUNGOS, Descrição: O projeto tem por objetivo a obtenção de enzimas, corantes e biopolímeros a partir fungos isolados do semi-árido. Os biopolímeros microbianos são polissacarídeos produzidos por micro-organismos, que têm a capacidade de formar géis e soluções viscosas em meio aquoso e também são conhecidos como gomas. Esses polissacarídeos são uma alternativa válida, pois possuem propriedades específicas que o qualificam para o desenvolvimento de novos produtos, podendo ser utilizados como estabilizantes, gelificantes e espessantes. Carotenóides são compostos com funções anticarcinogênica, imunomoduladora e antioxidante, cujo interesse comercial tem se ampliado nos últimos anos. O semiárido representa um grande campo à prospecção biotecnológica, pois microrganismos adaptados a um ambiente físico heterogêneo podem ser dotados de características próprias de interesse industrial. Assim, este trabalho propõe selecionar microrganismos produtores de enzimas, biopolimeros e corantes de interesse industrial, a partir do semiárido baiano. As etapas serão: isolamento, purificação e manutenção dos isolados; seleção e identificação dos micro-organismos produtores de enzimas, biopolímeros e corantes de interesse industrial; estudo dos produtos de interesse industrial. Espera-se obter produtos que possam ser utilizadas em indústrias, além de contribuir para o conhecimento da biodiversidade nativa da região semi-árida baiana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Morais Lopes Pereira - Integrante / Sandra Assis - Coordenador / Elinalva Maciel Paulo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    A dinâmica de um grupo colaborativo de pesquisa e o desenvolvimento profissional de professores de Ciências e Biologia, Descrição: O projeto pretende investigar a dinâmica de um grupo colaborativo de pesquisa formado por professores da educação básica, pesquisadores da universidade e estudantes de licenciatura, que colaboram na investigação e desenvolvimento de intervenções didáticas para o ensino médio de Biologia.Pretende-se: (1) caracterizar a dinâmica de trabalho colaborativo; (2) investigar a relação entre colaboração e desenvolvimento profissional, a partir da perspectiva da teoria da prática social de Lave e Wenger; (3) caracterizar a pesquisa realizada pelos professores no que diz respeito às dimensões epistemológicas, metodológicas e axiológicas; (4) caracterizar as intervenções educacionais desenvolvidas em termos de princípios de design que orientaram seu aperfeiçoamento, com base na abordagem da design research... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Morais Lopes Pereira - Integrante / Charbel Niño El-Hani - Integrante / Claudia de Alencar Serra e Sepulveda - Coordenador / Vanessa Perpetua Garcia Santana Reis - Integrante / Mariangela Cerqueira Almeida - Integrante / Cássia Regina Reis Muniz - Integrante / Daiane Moura De Santana - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Feira de Santana - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    CONTRIBUIÇÃO À BIOSSEGURANÇA DO USO DO BIOINSETICIDA À BASE DE BACILLUS THURIGIENSIS : ESTUDOS DE ECOLOGIA GENÉTICA COM VISTAS A TAXONOMIA, Descrição: Pesquisa sobre o uso de Inseticidas comerciais baseados em Bacillus thuringiensis utilizados para o controle biológico do Aedes aegypti. Analise da mortalidade da larva do Aedes aegypti através da realização de bioensaios com diferentes concentrações de bioinseticida à base Bacillus thuringiensis .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Morais Lopes Pereira - Integrante / Gislayne Fernandes Lemes Trindade Vilas-Boas - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Feira de Santana, DCBIO/LAMASP. , AV. UNIVERSITÁRIA S/N CAMPOS UNIVERSITÁRIO - LAB. LAMASP, 44031-460 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 32248018, Ramal: 8178, Fax: (75) 32248019

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2013

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiaria voluntária

  • 2002 - 2003

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividades Realizadas - Coleta, prensagem, alimentação do banco de dados, montagem e identificação de materiais botânicos.

  • 2016 - Atual

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2008

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividades realizadas Atividades gerais em laboratório, preparo de meios de cultura, observação e isolamento de bactérias de interesse, estudo taxonômico e realização de bioensaios para a determinação da concentração letal de bioinseticida em larvas de Aedes aegypti.